Projeto de Cervejaria (Start-Up)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu não estou mto confiante com a fermentação.

Foi muito dificil controlar a temperatura com um termômetro analógico...não sei se tive um bom aproveitamento.

Fiz a reidratação do fermento tambem e fiquei meio desconfiado se fiz certo ou não.

Até agora o airlock não trabalhou....vamos esperar
 
fui olhar agora....a fermentação está rolando!

O airlock está borbulhando....agora é só esperar pra ver oque vai acontecer rs.
 
Caio, fechei o fermentados às 4 da madruga com 10L de weiss, minha terceira cerveja feita também a partir de um kit de grãos. Quanto tempo a tua levou pra começar a borbulhar?
Tô nessa expectativa também.
:mug:
 
Machado,

Fechei ontem por volta das 3 da tarde, só notei a fermentação hoje agora pouco.

Você tem reidratado o fermento?
 
Caio, reidratei sim, numa calda composta por uma xícara de água com uma colher cheia de açúcar, de morna pra fria.
Recém fez 7h, vamos ver o que acontece nas próximas horas.
.
 
Machado. Eu me confundi lendos os posts hahah pensei "Quando que eu escrevi isso?"
( Qual teu nome? Sou de Porto Alegre também mas vim para SSão Paulo alguns anos atras. Minha familia Machado é toda dai.)


Minha primeira leva também foi cheia de duvidas, mas no geral acho que saiu ok. Engarrafei ela ontem de madrugada.

Deu um rendimento muito baixo, preciso mudar algumas coisas no processo, acho que acabou perdendo mais do que eu esperava na fervura.

Acho que minha cerveja vai se chamar IPA Small Blind. Foi totalmente as cegas, sem controle de OG e FG, sem controle de temperatura na fermentação. Mas ela ta bem gostosa na degustação antes de engarrafar hehe.
 
rMachado, isso também aconteceu comigo ontem mesmo, quando escrevi isso?! O meu r é de Ricardo, rs.

Essa foi minha terceira leva que também rendeu menos do que eu esperava. Estava com a intenção de não corrigí-la mas acabei completando com água mineral com receio que ela ficasse concentrada demais ou até estragasse.

Na verdade tentei seguir - mais ou menos - o guia que veio com o kit. Só que ao invés de 7 litros de água para o mosto, usei 8 porque achei pouca água para os 2,5k de malte, que não pareciam ficar completamente cobertos pela água. Falha minha por estar preparando a receita para 10L num caldeirão de 32L - deixei o de 22L pra fervura.

O grain bag atrapalhou um pouco, nesse caso.Depois usei mais 3L para lavagem dos grãos e queria ver como ficaria só assim, mas acho que depois da fervura deve ter sobrado uns 4L apenas, então resolvi corrigir, o que constava como "permitido" na receita.

O que me deixa um pouco tranquilo é que aconteceu algo parecido quando fiz a minha weiss anterior e no final das contas ficou bem boa. Só que dessa vez queria deixá-la mais concentrada. Agora vamos ver como fica. Se ficar igual a anterior já quebra um talhão. Mas tive que fazer render porque prometi algumas garrafas pra uma pá de gente, rs.

Em tempo, saí de POA e estou morando no MS a quase 4 meses, mas sou de lá também.
:mug:
 
Caraca, pra qual Machado eu respondo? kkkkkkkk

Agora nem eu sei mais quem fez o que kkkkkk

Enfim...

Que bom que está borbulhando....está constante ou demora um tempo entre uma bolha e outra ?
 
Caio, a tua resposta foi pra mim, o Machado sem o r. Rss.
Está borbulhando constantemente o dia todo. Estou fermentando em temperatura ambiente, que ficou entre 22 e 27 graus o dia todo, não consegui comprar uma geladeira extra ainda só pra fermentar. Será que com essa temperatura devo reduzir o tempo de fermentação previsto para 7 dias.
:mug:
 
Entendi....o meu estava trabalhando com longos intervalos.

Já Já vou conferir
 
Caio, reidratei sim, numa calda composta por uma xícara de água com uma colher cheia de açúcar, de morna pra fria.
Recém fez 7h, vamos ver o que acontece nas próximas horas.
.

Machado, cuidado com a questão da reidratação do liofilizado.

O ideal é fazer a reidratação somente com água, filtrada e estéril, mais nada.

O açúcar refinado tem carboidratos diferentes do açúcar do mosto e pode causar um "choque" no fermento liofilizado, que precisa se preparar para metabolizar os açúcares presentes no mosto.

A temperatura da água para reidratação também deve ser a mesma em que o fermento está. O ideal é temperatura ambiente (para os dois, água e fermento).

10 minutos de fervura em água filtrada para esterilizar, deixe a temperatura se igualar e inocule o fermento na água.

O Guenther manja bastante de fermentação e vai saber te dar mais detalhes dos "porquês".

Guenther, dá um pitaco aí pra gente... falei bobagem?
 
Machado, cuidado com a questão da reidratação do liofilizado.

O ideal é fazer a reidratação somente com água, filtrada e estéril, mais nada.

O açúcar refinado tem carboidratos diferentes do açúcar do mosto e pode causar um "choque" no fermento liofilizado, que precisa se preparar para metabolizar os açúcares presentes no mosto.

A temperatura da água para reidratação também deve ser a mesma em que o fermento está. O ideal é temperatura ambiente (para os dois, água e fermento).

10 minutos de fervura em água filtrada para esterilizar, deixe a temperatura se igualar e inocule o fermento na água.

O Guenther manja bastante de fermentação e vai saber te dar mais detalhes dos "porquês".

Guenther, dá um pitaco aí pra gente... falei bobagem?
Reidratar com água e açúcar normal talvez seja a pior opção de todas pois além da presença de açúcar nos primeiros momentos de hidratação ser prejudicial, açúcar comum é não tem maltose, o que faz o fermento inibir futuramente seu consumo deste tipo de açúcar.

A temperatura de hidratação deve ser preferencialmente mais quente, entre 30 e 35 graus, e então depois basta se certificar que a diferença de temperatura do fermento hidratado e do mosto onde vamos inocular não seja maior que 8 graus.

Reidratar com água fria também é ruim.

Tudo isso está no livro Yeast, pra quem quiser consultar.

Abraço,
 
Pois é rapaziada, reidratei a levedura com açúcar seguindo a "receita" que veio com o kit.
Valeu pelas dicas.
:mug:
 
Pois é rapaziada, reidratei a levedura com açúcar seguindo a "receita" que veio com o kit.
Valeu pelas dicas.
:mug:
É, infelizmente o mundo cervejeiro tá cheio de receitas, tutoriais e até cursos assim.

Pra vocês terem uma ideia, fiquei sabendo da história de um cara que fez curso aqui em Porto Alegre com uma pessoa que não vou obviamente dizer o nome, e este aluno ficou surpreso ao saber, posteriormente ao curso, que deveria reidratar o fermento. Um outro amigo meu, indagando o professor numa outra situação, perguntou se ele tratava disso no curso, e o cara falou "Não falo de reidratação no curso básico pois depois vou ter menos coisas ainda pra falar no curso avançado".

Dá pra acreditar?

Abraço,
 
Vivam os fóruns com dicas e trocas de informações!
Lendo e aprendendo.
:mug:
 
...açúcar comum é não tem maltose, o que faz o fermento inibir futuramente seu consumo deste tipo de açúcar.

Isso! Era disso que eu lembrava!

Já vi muito absurdo por aí também nessa questão de cursos e kits para fabricação. Sou meio cabreiro, por exemplo, quando vejo pra vender os tais "clones" de cervejas famosas... fico bem preocupado pois um iniciante, ou mesmo um cara que já fez várias levas, muito provavelmente não consiga chegar no sabor igual o da cerveja que ele quer clonar (ou que o kit diz clonar) por diversos fatores.

Acho que esse tipo de coisa queima um pouco os bons nomes no meio...

De qualquer forma, obrigado pelo detalhamento na questão da reidratação, Guenther.

Machado, não sei se você já viu este post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f163/hidratar-ou-nao-o-fermento-seco-403083/

Tem bastante informação sobre reidratação.

Abraços!
 
Contribuindo um pouco com esse lance de fermentação já estou na minha 5 leva e nunca ativei o fermento com agua antes de colocar no mosto. Sempre espero o mosto esfriar até 30 graus (ou temperatura ambiente), passo o mosto para o fermentador, coloco o fermento em cima e dou uma leve misturada. Depois disso é tampar, airlock e pronto.

E como meu fermentador é pequeno coloco dentro da minha adega onde consigo manter uma temperatura 10 graus menor do que a ambiente (pq verão no Rio ta complicado).

Obs. Minhas levas são de 3.8 litros por conta do tamanho do meu fermentador (um garrafao de vidro). Uso sempre 1/2 pacote de fermento.
 
Contribuindo um pouco com esse lance de fermentação já estou na minha 5 leva e nunca ativei o fermento com agua antes de colocar no mosto. Sempre espero o mosto esfriar até 30 graus (ou temperatura ambiente), passo o mosto para o fermentador, coloco o fermento em cima e dou uma leve misturada. Depois disso é tampar, airlock e pronto.

E como meu fermentador é pequeno coloco dentro da minha adega onde consigo manter uma temperatura 10 graus menor do que a ambiente (pq verão no Rio ta complicado).

Obs. Minhas levas são de 3.8 litros por conta do tamanho do meu fermentador (um garrafao de vidro). Uso sempre 1/2 pacote de fermento.
Pois é, isso é justamente o que não se deve fazer. Basicamente, está matando mais ou menos 50% das células jogando o fermento seco direto no mosto.

No tópico fixo "hidratar ou não o fermento" tem a explicação.

Agora, claro, como tu fermenta 3,8 litros e coloca 5,5 gramas, é bem possível que não haja problemas já que está colocando bem mais fermento que o necessário.

Abraço,
 
A Unica vacilada que eu dei foi de agitar um pouco o fermento.

Mas eu li o How to Brew que o pessoal traduziu e disponibilizou nesse link abaixo, esse é o livro que o proprio autor disponibilizou no site, então não tem problema compartilhar essa informação se tiver problema peço desculpas aos moderadores.
http://howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/Página_principal

Esse lance de "jogar" o fermento seco no mosto está em todo lugar, até na websérie da Cerveja Feita em Casa de uma marca famosa.

Tem uns videos da gringa que dá até medo de ver como os caras fazem cerveja, ontem eu vi um video How to Brew Beer que é sinistro rs.

Enfim, cometi diversos erros em todo o processo, e isso eu já esperava, mesmo lendo teorias desde dezembro, na pratica a conversa é outra.

Foi F*** controlar a temperatura no termômetro analógico, o grain bag não ficou parado na panela, tive que ficar regulando diversas vezes, na hora de fazer a lavagem dos grãos eu fui fazer uma manobra que eu ASSISTI na web quase deu certo, se não fosse o fato de eu ter tomado um banho de mosto quente! A fervura e a fermentação não tiveram muito segredo, a ativação do fermento aconteceu exatamente como o Guender descreveu, surgiram algumas montanhas.

Mas enfim, a minha intenção e minha lucidez já sabiam que ali não sairia uma boa cerveja e sim para conhecer o processo, e graças a todos esses erros o próximo processo vai sair bem mais eficiente. Tenho noção que só vou fazer uma boa leva de Cerveja com C na quinta ou sexta vez.

Outro pronto é farei o curso no Pier aqui em SP dia 11/04, alguem mais vai fazer ?

Estou com uma duvida....como estou em duvida se o processo vai gerar alguma cerveja e que está rolando alguma fermentação, da pra retirar uma amostra e provar ?
 
Até dá, mas ela vai estar cheia de sub-produtos e off flavors... Eu ainda não domino a arte de detectar problemas, creio que tu também não... Então tirar uma amostra antes, para avaliar se vale a pena ou não continuar, acho que não é necessário. Ainda mais que a leva é pequena, acho que vale mais a pena esperar a fermentação concluir, e tu desfrutar ela prontinha, e analisar como ficou definitivamente...

Eu deixo para fazer essa experimentação, quando meço a densidade no fim da fermentação. Quanto menos desperdício melhor.

A propósito: a minha proveta é de 250ml, sempre fico com um dó no coração a cada medição. Existe e vale a pena usar uma proveta menor??
 
Sei que tem um "mini densímetro" que usa cerca de 50/80ml de mosto na proveta...Mas ai teria que comprar mais 2 coisas.

E eu ainda to colocando na balança se compro o densímetro padrão ou um refratometro. Vejo que nem sempre da pra confiar muito no calculo de FG do refratometro depois da conversão. Mas o fator desperdício em levas pequenas como a nossa pesa mais no bolso eu acho.
 
"Densímetro em produção de galão, năo rola...."

Porque rcorreas ?

E quando você diz galão, ao que você se refere ?

Abraço
 
Me refiro às levas de 5 litros....

Com densímetro a perda é muito grande....
 
Da os 27 obamas COM o frete.

Ta 18,50 + 8,50 de frete.

Se pudesse ja comprava agora. Já que vai demorar pra chegar. Mas cartão não ta liberado ainda :D
 
O rMachado já respondeu... Custou 27 dólares já com o frete, mas pode ser que não demore tanto pra chegar pra vocês. O meu levou esse tempo todo porque eu fiz a compra em dezembro e essa época de festas é muito complicada.
 
O rMachado já respondeu... Custou 27 dólares já com o frete, mas pode ser que não demore tanto pra chegar pra vocês. O meu levou esse tempo todo porque eu fiz a compra em dezembro e essa época de festas é muito complicada.

Está demorando igual, ou até mais....

Depois da greve dos Correios, tem pilhas de encomendas de quase 5 andares nos depósitos em Curitiba e São Paulo....

Em tempo, o meu eu comprei por 24 Obamas no Aliexpress, e neste momento, ele deve estar em uma destas pilhas monstruosas que eu relatei...
 
Pessoal, mas cuidado com o refratometro. ele NAO é indicado para ser usado depois que houve fermentação. o resultado sai distorcido.
 
Bom,

A vida de abrir uma cervejaria não é fácil.
A essência é a receita, e identidade é a marca.

Então...pra galera que pensa em registrar a marca...é bom pensar no plano A e B
O Registro da Marca está saindo R$ 1.000,00 fora que nem sempre o nome que se deseja estará disponivel....ou seja..quem quiser se registrar, tenha mais de um nome em mente...caso tenham o azar de já ter uma marca registrada.
 
First!
 

Attachments

  • 2014-04-09_23-17-01_600.jpg
    2014-04-09_23-17-01_600.jpg
    29.7 KB · Views: 270
Prezados, boa tarde.

Temos procurado a legislação (a qual limos ávidamente) e temos algumas dúvidas a ser tiradas.

Alguem dispõe do numero de telefone do MAPA, em São Paulo, para podermos limpas as dúvidas que tem surgido?

Grato/Abçs
 
Back
Top