Projeto de Cervejaria (Start-Up)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioPapai

Well-Known Member
Joined
Jan 10, 2014
Messages
49
Reaction score
17
E ai pessoal, como vão tudo bem ?

No inicio de 2010 tive a ideia de criar uma nova Cerveja Gourmant do Tipo Weissbier.

Porem como sabemos por muitos motivos foi ficando para trás e meu empreendimento teve uma morte rápida.

Mas sempre acompanhei o movimento (com uma certa distancia)! Com a entrada de ano revi alguns de meus valores e decidi reviver o projeto...e tenho estudado muito.

NUNCA fiz nenhuma brassagem....e também não encontrei nenhum curso aqui por SP...mas isso não vem ao caso agora.

Gostaria da opinião de você:

Sei que preciso montar a receita antes de produzir, mas minha duvida é no investimento inicial, compro um Kit de panelas para na raça montar a formula e aprender os processos, ou invisto em um equipamento do nível da MECBier ?

Sei que essa primeira fase o equipamento será basicamente descartável, pois minha visão é ser regulamentado pelo MAPA e registrar a cerveja, sendo assim os Kits iniciais não seriam mais uteis na segunda fase.

Fora isso, gostaria de saber se alguém poderia me indicar cursos ou me ajudar com um processo como "mentor" nesse primeiros passos. Tenho muitos conceitos inovadores nessa "marca" de cerveja que tem potencial para ser um diferencial!

Abraços e Muito Obrigado desde já!
 
Se vc tem ideia de fazer uma coisa para registrar .. acho melhor começar com equipamentos certos que são liberados pelo MAPA .

Como os da Mec acima de 100 litros, Dragon Bier, D&E Inox, jhonasbier entre outras ... só a cozinha com tanque de mostura, filtragem e fervura .. vai sair de 25 mil a 40 mil ...

Agora se a intenção é primeiro começar a fazer em pequenas escalas, não vejo problema em comprar panelas para fazer uns 20 - 40 litros por leva. ( de R$1.000,00 até R$3.000,00 monta um tranquilo)

Nesses fabricantes que passei existe o equipamento caseiro, feito de Inox bem bonito tudo pronto .. vc vai gastar de R$3.500,00 a R$10.000,00 ... em equipamentos até 50 litros (obs: sem fermentador) nesse caso não sei se o MAPA vai aprovar. ( eu não vejo problema neles aprovarem, mas sabe como são as leis e os fiscais )
 
E ai Diogo Beleza?

Prazer em ter o primeiro contato com você cara.

Então...eu dei uma olhada em alguns Kits com panela e tudo mais...estava acompanhando um tópico que o pessoal comprou um equipamento da Mec, achei bem legal, ainda mais que tem a opção de customização para algumas coisas.

A primeiro momento eu não vou registrar nada no MAPA, acho que eu tenho que aprender muito ainda e fechar a receita, então o investimento vai ser basicão mesmo!

Ah uma coisa que eu pesquisei e achei interessante mas não sei muitooo bem ainda, qual a diferença do processo de fermentação no balde e no fermentador cônico ?

E pelo que eu andei vendo aqui..a Weissbier é uma das mais chatinhas para se fazer né ?

Bom os primeiros passos eu já dei, me cadastrei aqui no forum, pedi uns orçamentos e me inscrevi no Acerva Paulista, vamos ver se o pessoal me aprova, já que a quantidade de brassagem é 0 kkkk, acho que sou o caçula.

Abraços e obrigado
 
Caio, eu comprei um MEC de 30 litros. Tive alguns problemas. Hoje só uso ele para filtrar e fervura, a mostura faço na panela ( perdi 3 levas com a farinha que ficou na resistência e literalmente torrou, deixando um gosto e cheiro horríveis.)
Começa então com equipamentos de panela, existe alguns de inox para vender que ficam em torno de R$1.500,00 para 20~30litros.
Eu tenho fermentador cônico e fermentador de balde, pra mim a diferença é apenas trabalho a menos para não fazer a transfega para o maturador, pois no cônico você pode ir expurgando o fermento e a sujeira que ficam na parte de baixo até poder transferir para o barril ou engarrafar. Geralmente o pessoal gosta de cônico para volumes maiores que dão bem mais trabalho.
As cervejas Weiss vejo muita gente com problemas para filtrar, no meu caso nunca tive problemas de filtração. Sei lá são diversos fatores que podem atrapalhar e dar trabalho..rs.. acho que o controle T na fermentação é trabalhoso tb.
O pessoal da Acerva Paulista é super gente boa, acredito que nem todos precisam fazer cerveja para fazer parte. Tem uma lista aberta para partipar de trocas de e-mails tb. (https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR#!forum/acervapaulista )

Bem vindo ao mundo dos cervejeiros caseiros.

Abraço
 
Caro Caio, quando pensei em fazer cervejas, fui fazer um curso de 1 dia, foi legal e tal, e comecei brassagens de 20 lts, mas em matéria de aprendizado, uma das minhas biblias foi o blog do Bode, fantástico, e também o livro do Jonh Palmer...vale a pena vc ver o link do Bode abaixo. Sucesso e abçs

henrikboden.blogspot.com.br
 
Caio, se você nunca fez uma brassagem, por que não monta um equipamento de 20 litros e treina primeiro. Participe de todas as listas, adiciona os mestres no Facebook, todos eles são muito solicitos em ajudar a gente.

Equipamento para fazer cerveja tem N tipos de N métodos e indicar um assim, principalmente sem voce nunca ter feito uma leva, é igual indicar médico. O que me curou pode não resolver nada pra você.

Depois, com mais vivencia no assunto, ai voce mesmo vai começar a entender cada um, testar e ver qual método é melhor pra você, e ai sim o pessoal pode te ajudar a fazer o upgrade. Até por que, depois é bem fácil vender seu equipamento menor para aumentar.

Perda de cerveja, as vezes levas inteiras, fazem parte do processo de aprendizado (eu já perdi uma completamente e tive uma que ficou complicada de beber) e pode crer, perder 10 litros já é ruim, imagina perder 100?

Então é isso, comece pequeno e aprenda tudo que puder, para poder mais tarde bater no peito e dizer "eu sei fazer cerveja".

Abraço!
 
Diogo,

Entendi! Vou rever meus conceitos sobre por onde começar, estou entendendo que é melhor começar com as panelas mesmo! E isso tem toda lógica, porque ficará mais fácil de eu aprender os processos visto que todos serão aprendidos no braço! hahaha
Vou entrar no fórum!


lcmpedrosa,

Eu entrei no blog e reparei que eu já tinha visitado, mas não com toda atenção que eu deveria! Vou prestar mais atenção a partir de hoje!
Em relação aos livros, reparei que aqui no brasil temos poucas opções e se não me engano o único site que eu encontrei livros importados é no site do Lamas, mas achei meio caro, entrei no site da amazon e o preço é mais acessível e com mais opções. Para compra de livros não paga a taxa de imposto, mas o frete fica meio caro para dependendo de quantos livros se compra. Eu vi que tem um tópico aqui para compras coletivas, não li ainda se existe algo para compra dos livros. Se não tiver, vou começar um movimento para importar esses livros, o que acha ?


drelimainacio,

É isso ai, vou começar na panelas mesmo e subir degrau a degrau e com a ajuda da galera vou fazendo o upgrade. É uma pena eu não ter Facebook :( não sejo sentido nele hehehehe.
Mas é isso ai, vou do principio mesmo vou de panelas mesmo! A unica duvida fica com o fermentador cônico.


A duvida é: Começo só quando eu tiver uma geladeira dedicada para isso ?

Obrigado a Todos!!!!!!!!!!!!!!
:tank:
 
Mas é isso ai, vou do principio mesmo vou de panelas mesmo! A unica duvida fica com o fermentador cônico.


A duvida é: Começo só quando eu tiver uma geladeira dedicada para isso ?

Obrigado a Todos!!!!!!!!!!!!!!
:tank:

Muitas das boas cervejas nacionais começaram nas panelas dos caseiros, dessas panelas nascem grandes ideias e grandes cervejas.

O fermentador cônico é melhor, sem dúvidas, mas muita gente usa baldes e bombas de plástico alimentício, agora o que não deve faltar são as geladeiras com um controlador de temperatura, melhora muito a qualidade das cervejas produzidas. Uma fermentação feita do modo correto só traz ganhos, pois a levedura pode exercitar todo o seu potencial, com atenuação, aromas e sabores.
 
Em relação ao conico, não deixe de fazer cerveja por não ter um. Em relação a geladeira...bom, ai é sua decisão. Eu fiz acho que umas 10 levas sem nenhum controle...por sorte só perdi duas, mas não recomendo. Sem controle de temperatura voce não consegue controlar as características da fermentação. Na verdade eu fui tão nó cego que fiz 4 levas sem NENHUM controle de nada, nem de densidade, nem de fermentação, nada...não recomendo isso pra ninguém.

Compra uma geladeira sim, isso vai fazer toda diferença. O resto voce vai aprendendo no braço.

Abraço!
 
Bom, então visto esse cenário, vou comprar a geladeira dedicada para isso =)

Onde posso achar as primeiras receitas de Weiss para ter uma base ?
 
poe ''recipes'' e ''weissbier'' no google que aparece um monte, ai vai lendo a descrição delas e escolha uma para ser teu ponto de partida
 
Sobre o fermentador cônico, não é "sempre o melhor" não, depende. Eu por exemplo tive um logo depois que comecei a fazer cerveja por achava que era o máximo, bonito, etc, e depois de um tempo vendi por concluí friamente que pra mim era muito mais negócio ter um fermentador estilo bombona, pois ocupa muito menos espaço, é mais fácil de limpar, e a "vantagem" do cone que muitos pensam, pra mim não era nenhum pois eu praticamente nunca reaproveito fermento. Ou seja, no meu caso, qual era a vantagem do fermentador cônico? Nenhuma, pelo contrário.

Sobre o projeto de cervejaria, etc, cara, não tem como dizer sem saber exatamente qual é o objetivo. Teu objetivo pode ser simplesmente ganhar dinheiro, ou pode ser reconhecimento por ter realmente uma Weiss sensacional, e por aí vai.

É preciso ter em mente uma coisa hoje em dia no Brasil: o mercado absorve TUDO. Conheço muitos cervejeiros que sabem muito pouco sobre cerveja, mas tinham condições ou investidores, montaram cervejaria, e estão super bem, vendendo tudo que produzem, mas muitas vezes produzem uma cerveja medíocre, ou nem sabem exatamente o motivo de usar determinado lúpulo, ou o motivo de fazer uma rampa de temperatura, etc.

Todo o santo dia no Facebook eu recebo uma notificação "Fulado está confidando você para curtir a página da Cervejaria ABCDEFG Bier".

Acontece com todo mundo o que aconteceu comigo logo que comecei a fazer cerveja... você faz um churrasco em casa, serve sua cerveja, e todos os seus convidados elogiam, ficam enlouquecidos com a cerveja, perguntam qual é o "nome" da cervejaria, perguntam se vai vender, etc. Isso acontece com todo mundo, só que essa opinião dos "amigos" de churrasco, que não entendem de cerveja, não vale de nada. A verdadeira opinião é aquela dada por outros cervejeiros com grande experiência, que vão saber realmente explicar o que acharam da cerveja, e que tem menos chance de ficar com vergonha de te dizer que estão sentindo algo "estranho".

Mais um pensamento pra manter em mente... fazer cerveja boa é EXTREMAMENTE FÁCIL, e o público em geral só precisa disso. Fazer cerveja que se destaque no meio cervejeiro (digo, entre cervejeiros e sommeliers), e que ganhe concursos, aí é outra história.

Então, voltando ao negócio de abrir cervejaria, eu vejo sempre algumas opções:

- Opção 1 - Objetivo: simplesmente querer entrar no negócio como um negócio MESMO, e tendo bastante grana pra investir: comece já grande, contrate um cervejeiro que possa desenvolver as próprias receitas da cervejaria, alguns ajudantes, e pronto. Com um bom marketing, vende bastante. Existem muitas cervejarias cujo sucesso é muito mais pelo marketing que pela própria cerveja.

- Opção 2 - Objetivo: entrar no negócio começando pequeno, gastando pouco, e praticamente sem conhecimento/experiência como cervejeiro. Cara, conheço alguns casos assim, e na minha opinião, é um caminho certo para o fracasso. Pode até se sustentar durante alguns anos pois como eu disse, o mercado absorve tudo atualmente, mas a chance de fracasso com o tempo é grande pois como não tem muito conhecimento pode acabar caindo na clássica fabricação de receitas como "Nossa cervejaria tem Pilsen, Weiss, e Dunkel", ou seja, as cervejas mais comuns e mais presentes que vemos nas cervejarias. Como essas receitas são comuns, existe MUITAS concorrentes, e concorrentes grandes que já estão lá nas dezenas de miliares de litros por mês, e que conseguem vender muito mais barato, com a mesma qualidade, e por aí vai. Tudo que acontece nos EUA, acontece aqui também uns 20 anos depois. Há 30 ou 40 anos nos EUA todo mundo começou a ter carro grande, SUVs, e agora isso começou no Brasil. Lá eles já estão começando a ir para os carros pequenos. Há uns 20 anos nos EUA abriram milhares de cervejarias, e depois 80% delas quebraram. Bolha imobiliária... mesma coisa. Essas coisas vão acontecer aqui também.

- Opção 3 - Objetivo: começar uma cervejaria porque realmente curte e quer viver disso, mesmo que não ganhe muita grana (ou por vezes muito pouco mesmo), e porque realmente quer fazer uma cerveja de destaque, que fique famosa, etc. Bom, fazer isso depende de estudo, MUITO estudo, então o cara que for fazer isso precisa JÁ ter o conhecimento, ou passar ANOS fazendo cerveja, estudando, etc. Se o cara já ter o conhecimento, ou estiver disposto a estudar muito (não basta só fazer cursos), aí realmente vale a pena pois seria uma cervejaria que com um investimento inicial não muito alto, mas que teria base e objetivos sólidos, procurando um longo prazo.

Resumindo, se vai começar a fazer só para desenvolver uma receita já pensando na venda e num negócio, na MINHA opinião, está começando errado.

E não pense que isso é receita. Receita é uma das coisas menos importantes de TODAS. Não existe receita milagrosa que vire ouro. Um grande exemplo que eu dou sempre o caso do Jamil Zainasheff e do Gordon Strong. Os caras são mega-ultra-****ers ganhadores de concursos de cerveja nos EUA... cada um já ganhou DEZENAS de concursos, e as receitas deles estão quase TODAS disponíveis na internet. Por que então as pessoas daqui não pegam essas receitas, fazem elas, e ganham concursos também? Porque não é a receita... que ganha... é o conjunto da obra. Receita é só UM dos ingredientes, os outros são conhecimento de técnicas, fermentação, equipamento, ter um equipamento que faça o mínimo necessário mas sobretudo dominar esse equipamento, cuidado no envase, nas temperaturas, etc, e isso tudo...... isso demanda TEMPO.... dedicação, amor pela arte de fazer cerveja.

Abraço!
 
Sobre o fermentador cônico, não é "sempre o melhor" não, depende. Eu por exemplo tive um logo depois que comecei a fazer cerveja por achava que era o máximo, bonito, etc, e depois de um tempo vendi por concluí friamente que pra mim era muito mais negócio ter um fermentador estilo bombona, pois ocupa muito menos espaço, é mais fácil de limpar, e a "vantagem" do cone que muitos pensam, pra mim não era nenhum pois eu praticamente nunca reaproveito fermento. Ou seja, no meu caso, qual era a vantagem do fermentador cônico? Nenhuma, pelo contrário.

Sobre o projeto de cervejaria, etc, cara, não tem como dizer sem saber exatamente qual é o objetivo. Teu objetivo pode ser simplesmente ganhar dinheiro, ou pode ser reconhecimento por ter realmente uma Weiss sensacional, e por aí vai.

É preciso ter em mente uma coisa hoje em dia no Brasil: o mercado absorve TUDO. Conheço muitos cervejeiros que sabem muito pouco sobre cerveja, mas tinham condições ou investidores, montaram cervejaria, e estão super bem, vendendo tudo que produzem, mas muitas vezes produzem uma cerveja medíocre, ou nem sabem exatamente o motivo de usar determinado lúpulo, ou o motivo de fazer uma rampa de temperatura, etc.

Todo o santo dia no Facebook eu recebo uma notificação "Fulado está confidando você para curtir a página da Cervejaria ABCDEFG Bier".

Acontece com todo mundo o que aconteceu comigo logo que comecei a fazer cerveja... você faz um churrasco em casa, serve sua cerveja, e todos os seus convidados elogiam, ficam enlouquecidos com a cerveja, perguntam qual é o "nome" da cervejaria, perguntam se vai vender, etc. Isso acontece com todo mundo, só que essa opinião dos "amigos" de churrasco, que não entendem de cerveja, não vale de nada. A verdadeira opinião é aquela dada por outros cervejeiros com grande experiência, que vão saber realmente explicar o que acharam da cerveja, e que tem menos chance de ficar com vergonha de te dizer que estão sentindo algo "estranho".

Mais um pensamento pra manter em mente... fazer cerveja boa é EXTREMAMENTE FÁCIL, e o público em geral só precisa disso. Fazer cerveja que se destaque no meio cervejeiro (digo, entre cervejeiros e sommeliers), e que ganhe concursos, aí é outra história.

Então, voltando ao negócio de abrir cervejaria, eu vejo sempre algumas opções:

- Opção 1 - Objetivo: simplesmente querer entrar no negócio como um negócio MESMO, e tendo bastante grana pra investir: comece já grande, contrate um cervejeiro que possa desenvolver as próprias receitas da cervejaria, alguns ajudantes, e pronto. Com um bom marketing, vende bastante. Existem muitas cervejarias cujo sucesso é muito mais pelo marketing que pela própria cerveja.

- Opção 2 - Objetivo: entrar no negócio começando pequeno, gastando pouco, e praticamente sem conhecimento/experiência como cervejeiro. Cara, conheço alguns casos assim, e na minha opinião, é um caminho certo para o fracasso. Pode até se sustentar durante alguns anos pois como eu disse, o mercado absorve tudo atualmente, mas a chance de fracasso com o tempo é grande pois como não tem muito conhecimento pode acabar caindo na clássica fabricação de receitas como "Nossa cervejaria tem Pilsen, Weiss, e Dunkel", ou seja, as cervejas mais comuns e mais presentes que vemos nas cervejarias. Como essas receitas são comuns, existe MUITAS concorrentes, e concorrentes grandes que já estão lá nas dezenas de miliares de litros por mês, e que conseguem vender muito mais barato, com a mesma qualidade, e por aí vai. Tudo que acontece nos EUA, acontece aqui também uns 20 anos depois. Há 30 ou 40 anos nos EUA todo mundo começou a ter carro grande, SUVs, e agora isso começou no Brasil. Lá eles já estão começando a ir para os carros pequenos. Há uns 20 anos nos EUA abriram milhares de cervejarias, e depois 80% delas quebraram. Bolha imobiliária... mesma coisa. Essas coisas vão acontecer aqui também.

- Opção 3 - Objetivo: começar uma cervejaria porque realmente curte e quer viver disso, mesmo que não ganhe muita grana (ou por vezes muito pouco mesmo), e porque realmente quer fazer uma cerveja de destaque, que fique famosa, etc. Bom, fazer isso depende de estudo, MUITO estudo, então o cara que for fazer isso precisa JÁ ter o conhecimento, ou passar ANOS fazendo cerveja, estudando, etc. Se o cara já ter o conhecimento, ou estiver disposto a estudar muito (não basta só fazer cursos), aí realmente vale a pena pois seria uma cervejaria que com um investimento inicial não muito alto, mas que teria base e objetivos sólidos, procurando um longo prazo.

Resumindo, se vai começar a fazer só para desenvolver uma receita já pensando na venda e num negócio, na MINHA opinião, está começando errado.

E não pense que isso é receita. Receita é uma das coisas menos importantes de TODAS. Não existe receita milagrosa que vire ouro. Um grande exemplo que eu dou sempre o caso do Jamil Zainasheff e do Gordon Strong. Os caras são mega-ultra-****ers ganhadores de concursos de cerveja nos EUA... cada um já ganhou DEZENAS de concursos, e as receitas deles estão quase TODAS disponíveis na internet. Por que então as pessoas daqui não pegam essas receitas, fazem elas, e ganham concursos também? Porque não é a receita... que ganha... é o conjunto da obra. Receita é só UM dos ingredientes, os outros são conhecimento de técnicas, fermentação, equipamento, ter um equipamento que faça o mínimo necessário mas sobretudo dominar esse equipamento, cuidado no envase, nas temperaturas, etc, e isso tudo...... isso demanda TEMPO.... dedicação, amor pela arte de fazer cerveja.

Abraço!

Guenther,

Mandou muito bem :mug:


Na minha opinião fazer cerveja na panela é algo extremamente diferente do que ter uma cervejaria
 
Em relação ao fermentador cônico, a duvida não era estética e sim praticidade, mas o ponto de ocupação de espaço pesa nesse fato e realmente nesse caso não é o melhor para o momento.

E você tem razão realmente quem toma Itaipava, não é parâmetro rs.

Acredito que o grande lance é pensar fora da curva, não só pra uma microcervejaria mas para todas as áreas. Como uma grande música já dizia "dinheiro não é tudo eu tenho muito a fazer", nós estamos pensando em levar algo diferente pro pessoal que realmente curte apreciar a cerveja, nós estamos pensando em como quem vai consumir vai se sentir, não estou sozinho nessa hehehe Porque fazer a cerveja e distribuir é muito fácil só pra ter uma noção, nós somos em 4 pessoas, Eu que sou gerente de projetos a 5 anos, uma outra pessoa que tem 15 anos de marketing de empresas enormes, uma outra pessoa que tem 30 anos de venda de grandes redes de supermercados e uma outra pessoa que trabalha com design e branding, então se parar pra pensar no potencial de venda é enorme, mas isso não é tudo como eu disse.

Até por isso eu me cadastrei aqui, pra procurar o conhecimento e opinião de vocês que tem muitooooo mais bagagem, só que alem disso, eu sou abusado e ousado pra caramba!

Já li bastante sobre as escolas, sei que é uma arte milenar! É que tem um grande movimento nos EUA. Mas o que eu venho me perguntando a algum tempo também é: Qual a possibilidade de criarmos um estilo nosso Brasileiro mesmo, com características daqui e não viver nas sobras ? Criar um estilo, sei lá BPA, algo como Brazilian Pale Ale, juntar algumas pessoas pra criar esse movimento...é muito disso que eu penso, alem de criar uma cerveja, criar um movimento dessa magnitude.

Eu sei que eu desvirtuei totalmente o assunto principal, mas essa visão, pelo menos pra mim é onde eu gostaria de chegar, não sozinho é claro!

Mas assim, a resposta sobre viver de cerveja, não é o objetivo, até porque, como eu mencionei todo mundo, não só nós, a galera do fórum também, investimos pesado em nossas carreiras e hoje é muito difícil abandonar pra viver disso, um dos objetivos maiores é participar desse movimento que está mudando o Brasil, o dinheiro vem depois.


Valeu pela Visão!!!

(em nenhum momento quis ser ignorante)
 
Excelente discussão pois acho que é desejo de muitos cervejeiros caseiros a criação de sua própia cervejaria.

Que tal fazermos deste POST um local para colocarmos aqui informações que ajudem às pessoas a seguir esse caminho?

Este link tem um documento do Sebrae sobre a abertura de microcervejarias.
Tem muita informação importante:

http://www.sebrae.com.br/momento/qu...lename=microcervejaria&titulo=microcervejaria

Me parece ter pouca informação sobre quais são as exigências do MAPA quanto ao local da construção da cervejaria e quanto às exigências dos equipamentos. Alguém tem essa informação?

Por exemplo: Será que esses equipamentos BIAB automáticos em INOX como os Masterbier, MEC Hobby, Braunsmeister, podem ser regularizados?

Abs.
Cristiano
 
Acho muito válido criar uma discussão sobre isso sim !

Mas eu não sou o mais indicado a abrir o tópico visto meu conhecimento básico sobre o assunto, acho que uma pessoa com mais bagagem possa fazer isso.

E como tive o gancho do amigo cnlemos, quem me acompanha em abrirmos um outro tópico para discussão e estudo de uma possível BPA (Brazilian Pale Ale) esse eu posso puxar e organizar...alguém me acompanha nessa loucura ?
 
Excelente discussão pois acho que é desejo de muitos cervejeiros caseiros a criação de sua própia cervejaria.

Que tal fazermos deste POST um local para colocarmos aqui informações que ajudem às pessoas a seguir esse caminho?

Este link tem um documento do Sebrae sobre a abertura de microcervejarias.
Tem muita informação importante:

http://www.sebrae.com.br/momento/qu...lename=microcervejaria&titulo=microcervejaria

Me parece ter pouca informação sobre quais são as exigências do MAPA quanto ao local da construção da cervejaria e quanto às exigências dos equipamentos. Alguém tem essa informação?

Por exemplo: Será que esses equipamentos BIAB automáticos em INOX como os Masterbier, MEC Hobby, Braunsmeister, podem ser regularizados?

Abs.
Cristiano
Cara, pode acreditar.. já acompanhei diversas regularizações de cervejarias junto ao mapa, e o menor dos problemas é o equipamento. Se fizer todo de inox... tá valendo.

Agora, as instalações do local, isso sim é que exige muito trabalho, reforma, etc.

Abraço!
 
Só queria deixar claro ao Caio e a todos que em nenhum momento eu quis dizer que você está fazendo algo errado, ou que está sendo um cara "do mau", hehehe.

Infelizmente, internet, e-mail, e expor idéias através de texto é sempre um risco pois cada um pode interpretar as coisas ao seu modo. Por vezes eu posso ler um texto achando que o cara está xingando o outro, e na verdade ele está totalmente de boa, tranquilo, expondo sua opinião. No caso do que eu escrevi, é justamente isso, mas claro, os que me conhecem sabem que sou um cara totalmente sincero, franco, sem papas na língua.. então dou minha opinião sempre, nua e crua, seja pra quem for, pois apesar de muitas vezes eu me prejudicar por causa disso, acredito que isso ajuda muita gente que precisa de opiniões sinceras. Sabem aquele seriado da globo com o Luis Fernando onde ele era um cara sincero demais? É mais ou menos isso. :)

Eu sigo um lema que é: "Posicione-se. A vida gosta de quem se posiciona!". :tank:

Abraço,
 
Exatamente, temos a facilidade de nos falarmos rapidamente através de mensagem, porem fica aberto a interpretação!

Mas nenhum mal entendido foi gerado :mug:
 
Achei excelente a discussão, e acredito que o ponto de vista do Guenther é bem realista, primeiro tem que se ter certeza do objetivo, pois as estratégias são completamente diferentes. Mas excelente discussão, eu penso em um dia quem sabe poder vender minha cerveja, pois estou apenas começando, meu conhecimento ainda é quase zero. Mas é justamente essa troca de experiências que vai fazer melhorar nosso país, e quem sabe uma BPA por aí hehe
 
Guenther,

interessante seu relato sobre a exigência apenas para que o equipamento seja em Inox.

Sempre tive a impressão de que o processo de produção tem que ser "fechado", ou seja, as panelas podem ter escotilha de inspeção mas nunca poderiam ficar abertas o tempo todo. O contato humano no processo deveria ser o minimo possível.

Pelo o que pude perceber de equipamentos BIAB, no processo de fabricação o equipamento fica aberto e expondo o mosto o tempo todo, certo?

Muito boa essa dicussão e opinões.
Abs,
Cristiano
 
Mas assim, a resposta sobre viver de cerveja, não é o objetivo, até porque, como eu mencionei todo mundo, não só nós, a galera do fórum também, investimos pesado em nossas carreiras e hoje é muito difícil abandonar pra viver disso, um dos objetivos maiores é participar desse movimento que está mudando o Brasil, o dinheiro vem depois.


Valeu pela Visão!!!

(em nenhum momento quis ser ignorante)

Pessoal, pra complementar o que o Guenther já muito bem colocou sobre abrir uma microcervejaria, vou escrever alguns pontos que considero importantes. Recebo contatos de pessoas dos mais diversos backgrounds querendo abrir microcervejarias praticamente todos os dias e, ao mesmo tempo que fico feliz com um colega homebrewer que deseja transformar seu hobby em profissão, também fico assustado com os aproveitadores de plantão. Costumo sempre "dar a real" logo de cara para ver quais as intenções da pessoa, se ela vai aguentar o tranco ou não. Caso a pessoa siga em frente e esteja decidida a realizar esse sonho, ajudo da melhor maneira que posso, sendo realista e sem esconder nada, faço projetos e receitas juntos, ajudo com detalhes técnicos, não interessa, qualquer coisa, pois pra mim é melhor que existam mais empresas sérias atuando no mercado. Mas tem que fazer direito. Olhem só:


- abrir uma empresa requer muito autoconhecimento. Saber até onde e até quando aguenta pressão, seja ela externa (clientes, fornecedores, parceiros), interna (problemas ligados aos processos internos ou ao produto, pressão financeira, psicológica); saber quais as suas habilidades técnicas e sociais; descobrir quantas horas você consegue aguentar acordado e manter a concentração; descobrir quantos "nãos" quebram o seu espírito (e como você faz para recolher os estilhaços e se levantar); entender quais as suas maiores deficiências e como você vai fazer para contorna-las...

- Fazer uma cervejaria nâo é uma corrida, é uma maratona.

- abrir uma empresa é algo difícil. Logo, precisa ser algo onde você seja apaixonado pelo que faz todos os dias. Se você não é apaixonado pelo que faz, nem comece.

- fazer cerveja é como fazer arte. Pra isso, é preciso prática. Beethoven estudava e treinava horas todos os dias; os Beatles começaram tocando na cena underground em Hamburgo por cerca de 6 horas todos os dias durante 2 anos. Pra estes artistas, isso não era cansativo; era treinamento. Treinamento gera prática, que por sua vez gera experiência. Seja essa prática vinda das mãos de um cervejeiro experiente contratado por você ou então de você mesmo, é algo extremamente necessário.

- tem que fazer cerveja com qualidade e consistência. No mercado não vale fazer um produto de um jeito uma vez e de outro jeito na segunda leva. E de outro jeito na terceira. O público não vai perdoar no longo prazo. E o pior: se você fizer e vender cerveja ruim, não é só a sua empresa que sairá prejudicada, mas também todas as outras que estão se esforçando para deixar suas marcas no ainda novo mercado cervejeiro. Se não tiver qualidade e consistência, nem comece.

- é preciso ter olhos de lince para as finanças - Uma cervejaria gera gastos. Muitos gastos. Não é só equipamento: insumos, barris, obras, garrafas, tampinhas, rótulos, caixas, fitas adesivas (sim se gastam quilômetros :D), filtros, ferramentas... tudo isso precisa ser comprado logo de cara, e são poucas as opções de financiamento. Por outro lado, suas vendas quase nunca são pagas à vista, logo, o seu fluxo de caixa precisa estar sempre sob controle.

- se você decidir abrir uma microcervejaria, lembre-se de que está entrando em um mercado ainda muito jovem. Logo, seu esforço não será apenas para manter o seu negócio, mas para manter e fazer crescer o mercado como um todo, um mercado onde o consumidor ainda precisa ser formado e informado. Para isso o empreendedor precisa transpirar além do que normalmente já precisa quando abre um outro tipo de negócio.

- uma microcervejaria, assim como uma indústria ou fabricante de produtos manufaturados, costuma estar no topo de uma cadeia bastante grande de dependências externas. Para o seu produto chegar até o cliente, você depende de fornecedores de malte, lúpulo, da companhia de água e luz que atende você, do seu fabricante de equipamento; das empresas que fazem os fretes das suas compras; dos seus fornecedores de barris, caixas, garrafas, tampinhas e rótulos; dos órgãos governamentais que regulamentam o seu negócio... Nesse sentido, a chance de alguma coisa dar errado é grande. Ou seja, é nem sempre as coisas saem certo para você, mas o que sai das portas da sua empresa para chegar no seu consumidor tem SEMPRE que sair certo, pois nenhuma falha vinda dos seus parceiros justifica um produto mal-feito.

- Seja humilde quando cometer algum erro. Se o produto ficou ruim e mesmo assim saiu das portas da sua empresa, a falha foi sua por não ter percebido. Isso é demonstração de maturidade.

- esteja sempre disposto a evoluir e melhorar em todos os conceitos.

- por último, mas não menos importante: fazer uma cervejaria da muito trabalho. Logo, precisa ser divertido. Espante o stress com uma cerveja de vez em quando. Relaxe em cima de uma cama de sacas de malte. Cheire um lúpulo de manhã (já fiz um travesseiro de lúpulo uma vez, é muito bom!). Leve muito a sério o seu negócio, mas não se leve tão a sério. Lembre-se, você trabalha em uma cervejaria, não em um hospital! :fro:

espero que ajude,
 
Quanto ao que o Guenther disse sobre o facebook é a pura verdade! Não tenho face mas tenho instagram, o que tem de perfil de cervejaria e de projeto ligado a cerveja querendo me seguir na ultima semana é um absurdo hahaha ! (Mas aceito e sigo todos)

Quanto aos pontos Leo:

Concordo plenamente em tudo que você disse. E isso vale não só para uma cervejaria, qualquer ramo de atividade que você quiser montar uma empresa, você tem que ter foco e inovação, fazer mais do mesmo não está com nada.

Por isso eu postei esse projeto aqui, pra ver a visão de todos que tem experiencia eu poderia mto bem ter comprado tudo e f***-s*, mas eu gosto disso de saber da visão da galera, porque cada um vai ter a colaboração na cerveja (já na cervejaria não sei porque pode não vir ao mundo rsrsrs) isso é muito saudável.

Vai ser bem bacana...

Deixando um pouco de lado o empreendedorismo hehehe

A opção vai ser um kit de 5 litros, o trampo é o mesmo, mas o volume para armazenamento é pequeno e no caso de algo der errado não gera tanto custo, certeza que no começo não vai ser tudo as mil maravilhas.

Estou gostando da participação da galera!!!
 
Vale lembrar também a possibilidade de fazer sua receita em outras cervejarias. Onde você vai poder unir sua experiência com a do mestre-cervejeiro do local.
Mas também não deixa de ser quase o mesmo trabalho. Uma coisa é certa quando se abre um negocio próprio, seja ele qual for, o dono acaba sendo um dos que mais trabalha.
- muitos empresários de sucesso dizem que trabalham no mínimo 16 horas por dia, de 5 a 6 dias por semana.
 
Alias, estava lendo o blog do Henrikboden que o lcmpedrosa indicou e realmente é muito bom, as informações sõa preciosas, pelo menos, para o meu perfil.
 
Bom, sou novo por aqui e virgem na questão de produção de cerveja. Mas, sou um apaixonado pela gastronomia e veja a cerveja como um grande prato.

Eu e meu irmão, por estarmos no fim do mundo (sim, o oeste paranaense pode ser considerado o fim do fim do mundo) estamos montando o nosso equipamento, como um hobby sim, mas também como laboratório.

Vejo que qualquer negócio é um jogo e mesmo sabendo as regras, você pode se dar muito mal.

Espero que pelo menos as nossas cervejas sejam tragáveis, depois vamos aprimorando...
 
Kitzinho de 5 Litros comprado no Lamas.
Curso do Pier Comprado.

Agora é só esperar para começar a fazer umas alquimias malucas kkkk
 
olha quem chegou....
 

Attachments

  • IMG-20140222-WA0009.jpg
    IMG-20140222-WA0009.jpg
    51.6 KB · Views: 486
  • IMG-20140222-WA0005.jpg
    IMG-20140222-WA0005.jpg
    32 KB · Views: 474
Fiz a compra do meu kit hj. Só esperar agora.

Mas acho que vou começar a ja brincar com umas "inmates brew" hahah
 
Agora vai hein Caio.....e lembre-se sempre dos mestres Guenther, Bode, Breda (breja do breda)e outros..... eles tem muito a nos mostrar.....sucesso ai e vai contando das alquimias..rs rs rs
 
Agora vai lcmpedrosa!

Vamos ver o que vai sair hehehe...mas estou animado!

rMachado

Comprou no Lamas tambem ?
 
Agora vai lcmpedrosa!

Vamos ver o que vai sair hehehe...mas estou animado!

rMachado

Comprou no Lamas tambem ?
 
CaioPapai

Foi sim.

Só ter paciência pra chegar agora. Correios de greve ainda pelo visto.
 
O KIT é bem legal...mas tem que comprar mais coisas pra ele ficar completão...tipo, não vem nem o triturador de grãos nem o medidor de densidade, mas isso ai vai sair mais uns 160 reais no maximo.

Provavelmente eu só faça minha primeira breja mês que vem
 
Comprei e compro meus produtos na LAMAS sim.....a última novidade, e estou aguardando ansiosamente é a MASTERBIER.....agora vai mesmo..rs.rsrs.....
Caio, vale a pena investir no densimetro ou refratometro (eu uso esse), o custo não é tão alto.....e quanto ao moedor, o da GUZZO (custo baixo também) atende ou, pede o grão já moido pra começar....neste caso, no início, eu pedia na www.ciadacerveja.net, pessoal bom também, e muito atencioso em SC, com a mestre cervejeira KARINA, super atenciosa, e malte vem moido legal, quando pedir o KIT, e eles tem uns muito bacanas, fiz e as cervejas, segundo os "entendidos", e não eu, ficaram muito legais....dá uma olhada por lá....abçs

PEDROSA
 
Vou comprar o moedor, densímetro e refratómetro!

Estou pensando em comprar esses KIT's mais para fazer o processo do que pra tomar uma cópia kkkkk:rockin:
 
Alem de hoje ser dia de Metallica aqui em SP...fiz a primeira ALE
 

Attachments

  • 2014-03-22_09-40-23_137.jpg
    2014-03-22_09-40-23_137.jpg
    27.6 KB · Views: 322
  • 2014-03-22_09-50-05_150.jpg
    2014-03-22_09-50-05_150.jpg
    56.8 KB · Views: 316
  • 2014-03-22_11-48-15_228.jpg
    2014-03-22_11-48-15_228.jpg
    21.7 KB · Views: 309
  • 2014-03-22_14-46-11_18.jpg
    2014-03-22_14-46-11_18.jpg
    41 KB · Views: 309
  • 2014-03-22_14-52-21_352.jpg
    2014-03-22_14-52-21_352.jpg
    14.9 KB · Views: 315
Vai contado como foi a fermentação Caio.

A minha ta maturando, devo engarrafar hoje ou amanhã.

Ao som de metallica obvio.

A e o meu "grain bag" rasgou um buraco logo no inicio. Mas da pra reaproveitar de boa até.
 

Latest posts

Back
Top