Sobre o fermentador cônico, não é "sempre o melhor" não, depende. Eu por exemplo tive um logo depois que comecei a fazer cerveja por achava que era o máximo, bonito, etc, e depois de um tempo vendi por concluí friamente que pra mim era muito mais negócio ter um fermentador estilo bombona, pois ocupa muito menos espaço, é mais fácil de limpar, e a "vantagem" do cone que muitos pensam, pra mim não era nenhum pois eu praticamente nunca reaproveito fermento. Ou seja, no meu caso, qual era a vantagem do fermentador cônico? Nenhuma, pelo contrário.
Sobre o projeto de cervejaria, etc, cara, não tem como dizer sem saber exatamente qual é o objetivo. Teu objetivo pode ser simplesmente ganhar dinheiro, ou pode ser reconhecimento por ter realmente uma Weiss sensacional, e por aí vai.
É preciso ter em mente uma coisa hoje em dia no Brasil: o mercado absorve TUDO. Conheço muitos cervejeiros que sabem muito pouco sobre cerveja, mas tinham condições ou investidores, montaram cervejaria, e estão super bem, vendendo tudo que produzem, mas muitas vezes produzem uma cerveja medíocre, ou nem sabem exatamente o motivo de usar determinado lúpulo, ou o motivo de fazer uma rampa de temperatura, etc.
Todo o santo dia no Facebook eu recebo uma notificação "Fulado está confidando você para curtir a página da Cervejaria ABCDEFG Bier".
Acontece com todo mundo o que aconteceu comigo logo que comecei a fazer cerveja... você faz um churrasco em casa, serve sua cerveja, e todos os seus convidados elogiam, ficam enlouquecidos com a cerveja, perguntam qual é o "nome" da cervejaria, perguntam se vai vender, etc. Isso acontece com todo mundo, só que essa opinião dos "amigos" de churrasco, que não entendem de cerveja, não vale de nada. A verdadeira opinião é aquela dada por outros cervejeiros com grande experiência, que vão saber realmente explicar o que acharam da cerveja, e que tem menos chance de ficar com vergonha de te dizer que estão sentindo algo "estranho".
Mais um pensamento pra manter em mente... fazer cerveja boa é EXTREMAMENTE FÁCIL, e o público em geral só precisa disso. Fazer cerveja que se destaque no meio cervejeiro (digo, entre cervejeiros e sommeliers), e que ganhe concursos, aí é outra história.
Então, voltando ao negócio de abrir cervejaria, eu vejo sempre algumas opções:
- Opção 1 - Objetivo: simplesmente querer entrar no negócio como um negócio MESMO, e tendo bastante grana pra investir: comece já grande, contrate um cervejeiro que possa desenvolver as próprias receitas da cervejaria, alguns ajudantes, e pronto. Com um bom marketing, vende bastante. Existem muitas cervejarias cujo sucesso é muito mais pelo marketing que pela própria cerveja.
- Opção 2 - Objetivo: entrar no negócio começando pequeno, gastando pouco, e praticamente sem conhecimento/experiência como cervejeiro. Cara, conheço alguns casos assim, e na minha opinião, é um caminho certo para o fracasso. Pode até se sustentar durante alguns anos pois como eu disse, o mercado absorve tudo atualmente, mas a chance de fracasso com o tempo é grande pois como não tem muito conhecimento pode acabar caindo na clássica fabricação de receitas como "Nossa cervejaria tem Pilsen, Weiss, e Dunkel", ou seja, as cervejas mais comuns e mais presentes que vemos nas cervejarias. Como essas receitas são comuns, existe MUITAS concorrentes, e concorrentes grandes que já estão lá nas dezenas de miliares de litros por mês, e que conseguem vender muito mais barato, com a mesma qualidade, e por aí vai. Tudo que acontece nos EUA, acontece aqui também uns 20 anos depois. Há 30 ou 40 anos nos EUA todo mundo começou a ter carro grande, SUVs, e agora isso começou no Brasil. Lá eles já estão começando a ir para os carros pequenos. Há uns 20 anos nos EUA abriram milhares de cervejarias, e depois 80% delas quebraram. Bolha imobiliária... mesma coisa. Essas coisas vão acontecer aqui também.
- Opção 3 - Objetivo: começar uma cervejaria porque realmente curte e quer viver disso, mesmo que não ganhe muita grana (ou por vezes muito pouco mesmo), e porque realmente quer fazer uma cerveja de destaque, que fique famosa, etc. Bom, fazer isso depende de estudo, MUITO estudo, então o cara que for fazer isso precisa JÁ ter o conhecimento, ou passar ANOS fazendo cerveja, estudando, etc. Se o cara já ter o conhecimento, ou estiver disposto a estudar muito (não basta só fazer cursos), aí realmente vale a pena pois seria uma cervejaria que com um investimento inicial não muito alto, mas que teria base e objetivos sólidos, procurando um longo prazo.
Resumindo, se vai começar a fazer só para desenvolver uma receita já pensando na venda e num negócio, na MINHA opinião, está começando errado.
E não pense que isso é receita. Receita é uma das coisas menos importantes de TODAS. Não existe receita milagrosa que vire ouro. Um grande exemplo que eu dou sempre o caso do Jamil Zainasheff e do Gordon Strong. Os caras são mega-ultra-****ers ganhadores de concursos de cerveja nos EUA... cada um já ganhou DEZENAS de concursos, e as receitas deles estão quase TODAS disponíveis na internet. Por que então as pessoas daqui não pegam essas receitas, fazem elas, e ganham concursos também? Porque não é a receita... que ganha... é o conjunto da obra. Receita é só UM dos ingredientes, os outros são conhecimento de técnicas, fermentação, equipamento, ter um equipamento que faça o mínimo necessário mas sobretudo dominar esse equipamento, cuidado no envase, nas temperaturas, etc, e isso tudo...... isso demanda TEMPO.... dedicação, amor pela arte de fazer cerveja.
Abraço!