Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fala Turon. Sobre o Ardbir, você precisa de um pouco de experiência no assunto. Primeiro pra fazer e montar a placa. Depois pra programar o Arduino. Tem tudo na net, nada impossível de aprender. Na página do face da galera do Ardbir tem o esquema da placa. Tem também um diagrama elétrico e o software pra descarregar no Arduino. Depois de montada a placa e descarregado o software, o resto é mais fácil. É só montagem mecânica e fiação. Se não quiser se estressar, tenho umas placas prontas já montadas. Posso te mandar programada. O Guto Santaella aqui do fórum vende o kit completo, mais pratico ainda.
Mas se a disposição é pra montar mesmo e economizar uns pila, vale muito o aprendizado. No site arduino.cc tem o software e muitos tutoriais sobre como compilar e descarregar.
Valeu pela resposta @felipealex.
Já comprei quase todos os componentes necessários para a montagem (ainda estou esperando eles chegarem). Vou tentar montar na raça mesmo. Mas a parte que me dá mais medo é a instalação elétrica mesmo, como a grossura dos fios e etc.
 
Alguém sabe dizer se posso controlar a potência da resistência durante o início da brassagem ou é apenas a potência de fervura que pode ser controlada?
 
Alguém sabe dizer se posso controlar a potência da resistência durante o início da brassagem ou é apenas a potência de fervura que pode ser controlada?


Só a de fervura. Pode diminuir o P no ajuste de PID. Isso vai diminuir a rampa de subida, mas pode não controlar legal a temperatura. Faz esse teste pra ver.
 
Valeu pela resposta @felipealex.
Já comprei quase todos os componentes necessários para a montagem (ainda estou esperando eles chegarem). Vou tentar montar na raça mesmo. Mas a parte que me dá mais medo é a instalação elétrica mesmo, como a grossura dos fios e etc.


Cara, faz tudo 220V. Diminui bem a corrente. Eu fiz 127V mas agora quero trocar. Inclusive vou acabar vendendo minhas tralhas todas por causa disso. O disjuntor na minha casa não aguenta a corrente em 127V.
 
Amigos estou programando o arduino com o firmaware 2.8RC8 e ao compilar está gerando um erro. Será que falta alguma biblioteca para funcionar? Alguem poderia me dizer quais as bibliotecas que tenho que adicionar ou se estou deixei para trás algum passo importante? Abraço e obrigado
 
Amigos estou programando o arduino com o firmaware 2.8RC8 e ao compilar está gerando um erro. Será que falta alguma biblioteca para funcionar? Alguem poderia me dizer quais as bibliotecas que tenho que adicionar ou se estou deixei para trás algum passo importante? Abraço e obrigado


Qual erro?
 
Olá Felipealex! Uma série de "warnings" em relação ao LCD com as seguintes mensagens:
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]


O seguinte erro abaixo:

C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\PID_v1\PID_v1.cpp:8:22: fatal error: WProgram.h: No such file or directory

#include <WProgram.h>

^

compilation terminated.

exit status 1
Erro compilando.
Biblioteca inválida encontrada em C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master: C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master


Obrigado!
 
Carreguei novamente a biblioteca do PID. Agora não gerou erro ao compilar, somente ao enviar o programa. Segue abaixo:


O sketch usa 31.638 bytes (98%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32.256 bytes.
Variáveis globais usam 1.316 bytes (64%) de memória dinâmica, deixando 732 bytes para variáveis locais. O máximo são 2.048 bytes.
Biblioteca inválida encontrada em C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master: C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master
Biblioteca inválida encontrada em C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master: C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master
 
Opa eliminei a biblioteca inválida e consegui compilar e carregar sem erro, porém as diversas mensagens de "warning" para o display LCD permanecem. Meu LCD está mostrando apenas os caracteres abaixo. Achei que pdoeria ser o contraste mas não é.
 

Attachments

  • Display.jpeg
    Display.jpeg
    330.3 KB · Views: 180
Verifica se você esta utilizando a placa correta. Essa pcb que tem no site do projeto é a do daniel xam
Opa eliminei a biblioteca inválida e consegui compilar e carregar sem erro, porém as diversas mensagens de "warning" para o display LCD permanecem. Meu LCD está mostrando apenas os caracteres abaixo. Achei que pdoeria ser o contraste mas não é.
 
Olá Gutosan, obrigado pela resposta. Sim, estou usando interface i2c.
 

Attachments

  • display 2.jpg
    display 2.jpg
    107.1 KB · Views: 190
Olá!!!
Baixei do site da GTO Control o ultimo firmware 2.8.3.RC8 já para Arduino Nano conforme post anterior lá na página 8. Eu fiz a pré configuração (placa + display 20x4 + português), porém ao compilar está retornando mensagem de estouro de memória, conforme abaixo:

O sketch usa 31.746 bytes (103%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.
Variáveis globais usam 1.312 bytes (64%) de memória dinâmica, deixando 736 bytes para variáveis locais. O máximo são 2.048 bytes.
processing.app.debug.RunnerException: Sketch muito grande; veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#size para dicas de como reduzi-lo.
at processing.app.debug.Compiler.size(Compiler.java:336)
at processing.app.debug.Compiler.build(Compiler.java:119)
at processing.app.Sketch.build(Sketch.java:1170)
at processing.app.Sketch.build(Sketch.java:1143)
at processing.app.Editor$BuildHandler.run(Editor.java:2016)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:745)
Sketch muito grande; veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#size para dicas de como reduzi-lo.

Já tentei outras versões de firmware mas retorna o mesmo erro, exceto quando utilizo display 16x2 ou escolho a placa do Uno, aí funciona perfeito tanto com display 20x4 quanto 16x2.

Alguém está utilizando o Nano ou tenho que alterar o firmware na "unha"?

Obrigado!!!
 
Olá Gutosan. Exato, inseri a biblioteca do display lcd i2c e acusa então falta de espaço. Você poderia me auxiliar na aquisição do display correto? Qual deve ser e onde conseguir? Obrigado pela ajuda.
 
Então Gutosan, eu consegui baixar os bootloader da Optiboot, onde já tem uma versão para o nano que consome apenas 0,5kb de memória, porém foi uma briga pra fazer o arduino 1.6.3 reconhecer essa placas, e quando mando gravar o optiboot p/ nano ele dá um erro na gravação.

Obvio que este sistema de escolher a placa do Uno você está "enganando" o processador, sem contar que perde as entradas analógicas, pq o nano tem 8 entradas analógicas contra 6 do Uno, mas funciona.

Se tiver este procedimento de como gravar o optiboot do nano, ficaria feliz pq tenho outros projetos e dou preferência por utilizar o nano pela praticidade e por ser compacto, e as vezes tenho que mudar p/ o uno só por causa da memória, e também a galera aqui as vezes quer saber também né?
Um pouco de conhecimento com uma breja gelada todo mundo gosta...
hehehehe...

Abraços!!!

Olá amigo,
Se está usando a placa GTO você precisará de uma programadora USBasp para trocar o bootloader do NANO para o Optiboot, ou gravar o NANO direto com IDE Arduino via programadora apenas selecionando Arduino UNO como se fosse a sua placa. (o Arduino UNO r3 já utiliza o Optiboot, então ele será substituído automaticamente com esse procedimento)
O optiboor tem 1/4 do tamanho do bootloader que vem no Nano, por isso não tem espaço.
 
Bizmarcelo,

Não precisa comprar outro display. É só tirar a placa I2C do display que você tem utilizando um ferro de solda e um sugador de solda, e soldar no lugar uma barra de pino macho.
Se não tiver a manha é só comprar outro mesmo e vender esse no ML ou OLX ou aqui mesmo.

Abaixo segue o link de onde comprei o meu.

http://www.filipeflop.com/pd-6b7e6-display-lcd-20x4.html?ct=&p=1&s=7

Olá Gutosan. Exato, inseri a biblioteca do display lcd i2c e acusa então falta de espaço. Você poderia me auxiliar na aquisição do display correto? Qual deve ser e onde conseguir? Obrigado pela ajuda.
 
Está usando a USBasp para gravar ou atualizou o Bootloader do Nano para gravar via USB dela?
Eu segui o tutorial do site do Arduino para gravar o bootloader via ICSP. Eu ví na IDE do Arduino que tem esse USBasp, mas não sei utilizar.

Eu recomendo usar USBasp, esse chip serial do Nano é complicado, pra te dizer a verdade eu compilo o firmware na IDE Arduino, pego o hexa e gravo direto no NANO com o programinha Avrdudess, nem de bootloader vai precisar...
Esse procedimento você precisa de um gravador ou posso utilizar um arduino uno como gravador ou é direto via usb?
Eu nunca fiz isso. Se puder dar mais detalhes ou fazer um tutorial aqui, agradeço.

Abraços!
 
Existe um tutorial explicando como gravar o bootloader num Arduino usando um segundo, mas isso não serve para utilizar como programador.

Com o USBasp instalado é só ir no menu Sketch da IDE Arduino e clicar "Carregar utilizando um Gravador" (esse texto depende da sua versão, mas vai saber...)

Eu segui o tutorial do site do Arduino para gravar o bootloader via ICSP. Eu ví na IDE do Arduino que tem esse USBasp, mas não sei utilizar.


Esse procedimento você precisa de um gravador ou posso utilizar um arduino uno como gravador ou é direto via usb?
Eu nunca fiz isso. Se puder dar mais detalhes ou fazer um tutorial aqui, agradeço.

Abraços!
 
Valeu Gutosan...
Já dei uma olhada na net e realmente o gravador custa em média R$35,00 e devo comprar um.
O esquema é bem mais simples do que pensei e não precisa ficar sofrendo com gravação de bootloader.
 
Bom dia amigos! Muito obrigado pela ajuda, finalmente funcionou. Agora é calibrar o PID e demais configurações. Abraços e novamente obrigado.
 

Attachments

  • foto (12).jpg
    foto (12).jpg
    394 KB · Views: 230
Bom dia amigos! Muito obrigado pela ajuda, finalmente funcionou. Agora é calibrar o PID e demais configurações. Abraços e novamente obrigado.
Que blz! Cara, meus componentes devem estar chegando e estou com um certo receio de não conseguir montar direitinho. Caso eu precise, vc pode me dar uma ajuda?
 
Vai postando suas dúvidas no forum Turon que o pessoal aqui é bem prestativo com os amigos cervejeiros. O que estiver ao meu alcance poderei ajudar.
 
Olá bravos cervejeiros,

Estou batalhando pra construir um clone de single vessel, pequenos aprontes 5/10 litros.
Como a resistência é de baixa potência, 1000W, modifiquei o Ardbir pra não precisar de rele de estado sólido.
Criei também uma PCB, pra não ter que usar o Arduino, estou usando apenas o microcontrolador.
Ainda não está finalizado, mas se alguém tiver interesse posso disponibilizar os arquivos Eagle e scketch na versão atual.

Abraço
 

Attachments

  • ControladorModificadoArdbir.jpg
    ControladorModificadoArdbir.jpg
    55.6 KB · Views: 320
Felipe, qual a potência desses resistores que você comprou?
6x Resistência 470 ohms
4x Resistência 10k ohms
1x Resistência 4.7k ohms

Editado: Já achei na documentação do projeto que todos os resistores são 1/4w 5%.
 
Last edited:
Olá Cervejeiros,

Sou totalmente leigo no assunto eletrônica, mas vi vários colegas, também leigos, conseguirem fazer o seu ardbir.
Como gosto de coisas novas e tal, decide tentar fazer o meu ardbir para automatizar as minhas brassagens.
Pelo que vi no link do Dropbox lá consta a relação de itens necessários que para a montagem da placa, conforme segue:
01 Arduino Nano
01 LCD 20x4 Blue background and White letters
01 mini size relay for 12V (not needed if used a SSR for pump)
01 Buzzer 12V

R8 - 120 Ohms
R2, R10, R11, R14, R15 - 1K Ohms
R1 - 2k7 Ohms
R4, R5, R6, R7 - 10k Omhs
R3, R9, R12, R13, R16 - 1M Ohms
P1 - 10k Ohms

D1, D2, D3 - 1N4007
Q1, Q2 - BC337
Q3, Q4 - IRFZ44N

08 Two Way PCB Mount Screw Terminals
02 Three Way PCB Mount Screw Terminals
01 Strip Line Connector Single Row Straight Terminals(come with 40 pins)
01 PCB sigle 11cm X 9cm

01 teclado, que pode ser: 1x4 Matrix Membrane Keypad ou 4 push-buttons as keypad.

Solicitei um orçamento para uma loja de eletronica da minha cidade, onde os nomes dos itens vieram todos diferentes da relação que havia passado para eles.

Algum amigo cervejeiro tem essa lista de itens completa (em português para facilitar a aquisição dos itens)?

Desde já agradeço a ajuda dos mais conhecedores do assunto @gutosan @sydney_ro
 
Algum amigo cervejeiro tem essa lista de itens completa (em português para facilitar a aquisição dos itens)?
Da uma olhada marcos. foi isso que comprei. Lembrando que o LCD pode ser o 16x2 (Custa uns R$: 19,00) que é muito mais barato.
Esse 20x4 custa uns 50 reais.

BORNE PASSO 5MM - 3 TERMINAIS Quantidade: 2
BORNE PASSO 5MM - 2 TERMINAIS Quantidade: 7
DIODO 1N4007 Quantidade: 2
TRANSISTOR BC337 Quantidade: 3
RESISTOR 470R 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 10K 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 4K7 1/4W 5 % Quantidade: 1
TRIMPOT HORIZONTAL 10K Quantidade: 1
RESISTOR 120R 1/4W 5 % Quantidade: 1
CONECTOR BARRA DE PINOS MACHO Quantidade: 1
Interruptor* MINI PUSHBOTTOM* Quantidade: 4
LCD DISPLAY HD44780 20X4 Quantidade: 1
 
@sidney_ro
Qual a diferença entre uma e outra? Eu não sabia que tem mais de um tipo de projeto...

@MeuBar

Muito obrigado pela ajuda, isso já dá um norte para o cara seguir.
 
Da uma olhada marcos. foi isso que comprei. Lembrando que o LCD pode ser o 16x2 (Custa uns R$: 19,00) que é muito mais barato.
Esse 20x4 custa uns 50 reais.

BORNE PASSO 5MM - 3 TERMINAIS Quantidade: 2
BORNE PASSO 5MM - 2 TERMINAIS Quantidade: 7
DIODO 1N4007 Quantidade: 2
TRANSISTOR BC337 Quantidade: 3
RESISTOR 470R 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 10K 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 4K7 1/4W 5 % Quantidade: 1
TRIMPOT HORIZONTAL 10K Quantidade: 1
RESISTOR 120R 1/4W 5 % Quantidade: 1
CONECTOR BARRA DE PINOS MACHO Quantidade: 1
Interruptor* MINI PUSHBOTTOM* Quantidade: 4
LCD DISPLAY HD44780 20X4 Quantidade: 1

Você usou qual PCB?
 
Usei a do daniel xan que é a que tem lá no dropbox do projeto. Tentei corroer em casa mas nao deu boa... Aí mandei fazer num cara que achei no mercadolivre

Usa bomba de 12v ou 220v? O lcd pode ser o 20x4 pra essa placa? Pergunto pq só achei referência com bomba 220v e com lcd 16x2.

Eu acho que sei quem é esse cara do ML. Eu cotei com ele. Sai mais barato do que comprar todo o equipamento e fazer uma ou duas placas só.
 
Back
Top