Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Opa,

Cara comigo quando deu isso, era uma solda fria em algum componente (eu refiz todas as soldas). Além disso, eu estanhei toda a trilha, pra ter certeza que não tinha nenhuma falha. Tenta fazer isso.

abs

Opa, vou fazer isso sim, valeu!
 
Olá Mordaz,

O GTO Control foi aprovado pelos core developers do ArdBir e todo o projeto inserido no repositório do grupo e reconhecido como hardware oficial compatível!
No próximo release do software ArdBir será possível selecionar GTO PCB no menu de compilação.
Fique muito contente pois agora o projeto está sendo montado por vária pessoas mundo a fora.
Abraço...
 
Galera, como fizeram os furos da placa ? Vi que tem varios tamanhos, quais os tamanhos de broca ? ou usuaram outro equipamento para furar ?
 
Galera, como fizeram os furos da placa ? Vi que tem varios tamanhos, quais os tamanhos de broca ? ou usuaram outro equipamento para furar ?
Vc pode usar um furador de placa que é bem melhor para os buracos pequenos ou comprar broca do tamanho dos furos. O inconveniente de usar brocas e que os furos ficam um pouco maior.
 
Vc pode usar um furador de placa que é bem melhor para os buracos pequenos ou comprar broca do tamanho dos furos. O inconveniente de usar brocas e que os furos ficam um pouco maior.

outra possibilidade é usar uma micro retífica, mas vc vai precisa de uma broca BEM pequena. Eu fiz 2 placas, uma usando o furador e outra usando a micro retifica.

Eu particularmente achei mais "fácil" fazer com a microretifica. Com o furador de placa, eu não consegui alinhar certinho todos os furos pq era meio difícil pra mim enxergar o local exato do furo.

Só lembre-se que a broca tem q ser fina, quase uma agulha.
 
Pessoal, preciso de uma ajuda.
Usando as imagens da pcb que estao no repositorio, dentro da pasta eagle tive problemas com o espacamento da pinagem.
Qual imagem usaram para o perfil Daniel Xman? Imprimiram direto do pdf?
Grato
 
Olá a tod@s.

Gostaria de informações sobre quais peças comprar para montar o painel.

Procurei no mercado livre e encontrei muitos kits de placas de arduino e não sei qual comprar.

Pelo que eu entendi devo comprar:

-Placa Arduino Nano ou Uno R3
- LCD 20x4
- SSR 40A
- Relé para Bomba
- Botões de comando (1,2,3,4)
...

O que mais deve ser comprado?
 
Olá a tod@s.

Gostaria de informações sobre quais peças comprar para montar o painel.

Procurei no mercado livre e encontrei muitos kits de placas de arduino e não sei qual comprar.

Pelo que eu entendi devo comprar:

-Placa Arduino Nano ou Uno R3
- LCD 20x4
- SSR 40A
- Relé para Bomba
- Botões de comando (1,2,3,4)
...

O que mais deve ser comprado?


Cara, baixe o projeto completo na página do facebook. Lá tem a lista de materiais e tudo o que você precisa para montar.
 
Pessoal por favor, alguem pode me ajudar com a impressao da PCB? Qual arquivo usaram? Como garantir a escala correta?
 
Pessoal por favor, alguem pode me ajudar com a impressao da PCB? Qual arquivo usaram? Como garantir a escala correta?
Olá leobeloni!
Eu tive problema ao imprimir o .bmp no Paint (Microsoft Windows) vinha na parte de "Configurar Página" ajustado como:

Ajustar para: 1 por 1 Página(s)

Mudei para:

Ajustar para: 100% tamanho normal

Resolveu o problema!
--------------------------------------------------
Quando fiz a minha placa era a PCB do Brauduino danielxan a que vinha com relé onboard. Pronta para bombas 220V.

A que está no arquivo zipado hoje, você tem que utilizar o OpnArdBir.bmp
------------------------------------------------
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403150&page=30

Saudações a todos!
 
Galera, quem quiser, estou vendendo o meu KIT feito pelo Lael da Australia, eu comprei dele uma vez e acabei não montando pois estava sem tempo.

O kit vem completo com todos os reles, capacitores, PCB, display e tals, só faltando mesmo o Arduino UNO e os botões.

Eu paguei na epoca USD 70,00, como o dolar tava mais barato, faço a R$ 200,00 + o frete para quem quiser.

edit: agora que vi que voce quer: @felipeossantos
 

Attachments

  • IMAG5008.jpg
    IMAG5008.jpg
    156.4 KB · Views: 419
  • IMAG5009.jpg
    IMAG5009.jpg
    125.7 KB · Views: 324
  • IMAG5012.jpg
    IMAG5012.jpg
    97.7 KB · Views: 307
  • IMAG5013.jpg
    IMAG5013.jpg
    146.5 KB · Views: 319
  • IMAG5014.jpg
    IMAG5014.jpg
    118.8 KB · Views: 297
No ArdBir o SSR é ligado direto nas portas do Arduino ou ele utiliza aquele circuito com transistor e diodo?
 
Olá Leandro,

ele é acionado pelo circuito transistorizado!

Saudações
Carlos Barros
 

Attachments

  • Circuito eletrico.jpg
    Circuito eletrico.jpg
    95.8 KB · Views: 345
É o LED, que acende para demonstrar que a resistência está acionada.
 
Carlos, não consegui entender o circuito.

De onde vem a alimentação do Heater? Do pino 9, do Vin passando pelo diodo, ou do Vin passando pelo LED?

É o LED, que acende para demonstrar que a resistência está acionada.
 
Leandro este esquema de ligação eu peguei na internet quando estava estudando em montar a placa, no caso é a placa do Brauduino, mas serve para você ter uma base as ligações são as mesmas;

Saudações
Carlos Barros
 

Attachments

  • 12v_pump_connection.pdf
    68.4 KB · Views: 256
Ok, valeu pela consultoria Carlos!

[]'s

Leandro este esquema de ligação eu peguei na internet quando estava estudando em montar a placa, no caso é a placa do Brauduino, mas serve para você ter uma base as ligações são as mesmas;

Saudações
Carlos Barros
 
Carlos, não consegui entender o circuito.

De onde vem a alimentação do Heater? Do pino 9, do Vin passando pelo diodo, ou do Vin passando pelo LED?


O sinal do arduino para acionar o circuito da resistência vem pelo pino digital 9 e exita o Transistor Q2 que passa a conduzir levando o sinal Negativo até o P2.2. o que esta errado no desenho é que o pino P2.1 está ligado ao (-) GND e deveria estar Ligado ao Vin (+) Vcc.

No anexo está correto como segue grifado!

Saudações
Carlos Barros
 

Attachments

  • OpnArdBir-lc1.bmp
    270.5 KB · Views: 693
O sinal do arduino para acionar o circuito da resistência vem pelo pino digital 9 e exita o Transistor Q2 que passa a conduzir levando o sinal Negativo até o P2.2. o que esta errado no desenho é que o pino P2.1 está ligado ao (-) GND e deveria estar Ligado ao Vin (+) Vcc.

No anexo está correto como segue grifado!

Saudações
Carlos Barros
Ah bom, agora faz sentido. Valeu!
 
Galera, quem quiser, estou vendendo o meu KIT feito pelo Lael da Australia, eu comprei dele uma vez e acabei não montando pois estava sem tempo.

O kit vem completo com todos os reles, capacitores, PCB, display e tals, só faltando mesmo o Arduino UNO e os botões.

Eu paguei na epoca USD 70,00, como o dolar tava mais barato, faço a R$ 200,00 + o frete para quem quiser.

edit: agora que vi que voce quer: @felipeossantos

Pessoal, ainda esta a venda o KIT, aproveitem o final de ano pra montar.
 
Pessoal, como fizeram as configuracoes dos parametros PID no setup do sistema? Existe algum padrao ou tecnica?

Aproveito pra agradecer a ajuda, tem sido de grande valia

Abs
 
De padrão acho que o pid vem como P=100/I=100/D=100. Eu uso 80,100,80. Mas depende de cada equip. Tem que calibrar com água no volume da brassagem e ir testando.
 
Olá!
Minha Panela é uma MecHobby 30 o PID está configurado com Kp 100, Ki 10, Kd 50 Sampletime 1500 WindowSet 3000.
Com esta configuração está chegando rápido na temperatura e estabilizando também. Não tenho os tempos para informar, sendo apenas percepção com relação a outras configurações.
 
Tem que começar pelo P, com I e D zerados. Com P muito baixo o sistema nunca chega ao Setpoint. Com o P muito alto o sistema passa do Setpoint. Com o P ideal o sistema tende ao Setpoint, mas a temperatura aumenta cada vez mais devagar à medida em que ela vai se aproximando dele, e ao chegar lá começa a oscilar.

O parâmetro I entra pra diminuir a oscilação, mas ele não pode ser muito grande pra não provocar Integral Windup. Quanto maior o tempo necessário pra ir da temperatura corrente até o Setpoint, menor deve ser o I. O segredo é ir, aos poucos, aumentando I e diminuindo P, pois o erro do sistema será a soma P+I. Em geral, I costuma ser bem menor que P.

O parâmetro D serve pra evitar mudanças bruscas, tanto subindo quanto descendo. Não uso D atualmente.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=wbmEUi2p-nA[/ame]

Pessoal, como fizeram as configuracoes dos parametros PID no setup do sistema? Existe algum padrao ou tecnica?

Aproveito pra agradecer a ajuda, tem sido de grande valia

Abs
 
Olá, estou com vontade de montar um sistema com ardbir mas não entendo nada da parte elétrica. Existe algum tutorial detalhado sobre isso? Se não alguém pode me dar umas dicas? Ví que tem alguns tipos de placas diferentes então qual é a mais indicada para ser usada no projeto?
 
Olá, estou com vontade de montar um sistema com ardbir mas não entendo nada da parte elétrica. Existe algum tutorial detalhado sobre isso? Se não alguém pode me dar umas dicas? Ví que tem alguns tipos de placas diferentes então qual é a mais indicada para ser usada no projeto?

Amigo, se quiser eu tenho um Kit com a placa shield e tudo mais...somente sem o Arduino Uno que estou vendendo, no link abaixo:
https://www.dropbox.com/s/c4a9h3tzkne7fnr/Braumiser build lael james.docx?dl=0#

Manda um inbox se tiver interesse.

Abs,
 
Olá, estou com vontade de montar um sistema com ardbir mas não entendo nada da parte elétrica. Existe algum tutorial detalhado sobre isso? Se não alguém pode me dar umas dicas? Ví que tem alguns tipos de placas diferentes então qual é a mais indicada para ser usada no projeto?


Fala Turon. Sobre o Ardbir, você precisa de um pouco de experiência no assunto. Primeiro pra fazer e montar a placa. Depois pra programar o Arduino. Tem tudo na net, nada impossível de aprender. Na página do face da galera do Ardbir tem o esquema da placa. Tem também um diagrama elétrico e o software pra descarregar no Arduino. Depois de montada a placa e descarregado o software, o resto é mais fácil. É só montagem mecânica e fiação. Se não quiser se estressar, tenho umas placas prontas já montadas. Posso te mandar programada. O Guto Santaella aqui do fórum vende o kit completo, mais pratico ainda.
Mas se a disposição é pra montar mesmo e economizar uns pila, vale muito o aprendizado. No site arduino.cc tem o software e muitos tutoriais sobre como compilar e descarregar.
 
Olá amigos, só um detalhe para os ajuste do PID do ArdBir, quando fizer alguma alteração nos parâmetros, depois de clicar em sair(ele irá armazenar na eeprom) desligue e volte a ligar o controlador para que os valores novos sejam considerados...



Abraço,



Guto Santaella


Show de dica. Eu não sabia disso. Devo ter feito isso sem nem saber.
Valeu
 

Latest posts

Back
Top