Primming Forçado na Garrafa - Pouca gaseificação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RenanEduardo

Active Member
Joined
Oct 8, 2016
Messages
26
Reaction score
1
Seguinte eu faço primming forçado no Barril de 50L a 3 bar ( 42 psi). Chacoalho que nem louco por alguns minutos pelo menos 1 vez por dia até o 5º dia. O Barril durante este tempo fica a 2ºC na geladeira direto. O gás insiro toda vez que for chacoalhar e normalmente no primeiro dia deixo 24h ligado direto.

Problema é: Quando eu vou engarrafar e tiro uma amostra, consigo ver que ele está bem gaseificado e cremoso... mas depois que passo para as garrafas, fecho e no outro dia vou experimentar e estão pouco gaseificadas e zero cremosidade.... Acho improvável ser a vedação com as tampinhas pois ja fiz centenas de cervejas super cremosas com primming natural sem dar problema.

Será que é o tempo da cerveja em contato com o CO2?
 
Primeiro: primming forçado?????
Não, mano. Vc faz carbonatação forçada. Na verdade, "primming" é o nome que se dá à solução de açucar destinada à realização da carbonatação por refermentação.
Não misture alhos com bugalhos.

Sobre seu problema: como vc faz o envase pras garrafas? Utiliza um sistema de contra-pressão?
 
Perdoe a leiguice :D

Isso mesmo carbonatação forçada. Uso um sistema de contra-pressão parecido com a segunda foto deste artigo do Lamas:

http://www.lamasbier.com.br/2013/05/dica-como-usar-um-enchedor-de-contra-pressao.html

A cerveja espuma muito na garrafa, quando vc transfere?

Isso não deveria estar acontecendo, ainda mais com o nível de carbonatação que vc tá usando, 3 bar contínuos por 5 dias a 2ºC, sacudindo alguns minutos uma vez por dia? Isso deveria resultar em uma carbonatação bem alta.
 
Uma ou outra garrafa. 99% fica perfeita quando transfiro, nem borbulha/espuma.

Sim. Pensei também o modo que faço para gaseificar no barril. Vi 2 videos em que os caras utilizam uma peça de segurança para a cerveja não jorrar pro teto. Ela serve tbm (a principio) para quando gaseificam a cerveja, eles deixam a valvula extratora de saída aberta (nao vai jorrar por causa desta peça) e introduzem o C02. Um deles usava uma porca borboleta com uma moeda de 10 centavos com vedação. O outro usava uma vedação. Será que isso tem haver com a eficiência da gaseificação???
 
Uma ou outra garrafa. 99% fica perfeita quando transfiro, nem borbulha/espuma.

Sim. Pensei também o modo que faço para gaseificar no barril. Vi 2 videos em que os caras utilizam uma peça de segurança para a cerveja não jorrar pro teto. Ela serve tbm (a principio) para quando gaseificam a cerveja, eles deixam a valvula extratora de saída aberta (nao vai jorrar por causa desta peça) e introduzem o C02. Um deles usava uma porca borboleta com uma moeda de 10 centavos com vedação. O outro usava uma vedação. Será que isso tem haver com a eficiência da gaseificação???

Sim Renan, na verdade é requisito usar essa peça. Vc estava tentando carbonatar a cerveja sem baixar a alavanca da válvula extratora? Se foi isso, vc não introduziu o CO2 para dentro em nenhum momento.

A espuma que a cerveja gerou ao ser servida provavelmente foi só da pressão com que ela saiu do barril, e não o gás contido nela. Ela fica gaseificada, com sensação de gás, dentro dela? Somente a espuma não indica que tem gás dentro.

Abraço
 
Sim Renan, na verdade é requisito usar essa peça. Vc estava tentando carbonatar a cerveja sem baixar a alavanca da válvula extratora? Se foi isso, vc não introduziu o CO2 para dentro em nenhum momento.

A espuma que a cerveja gerou ao ser servida provavelmente foi só da pressão com que ela saiu do barril, e não o gás contido nela. Ela fica gaseificada, com sensação de gás, dentro dela? Somente a espuma não indica que tem gás dentro.

Abraço

Vix! Kkkkk

Na real ela gaseifica de forma meia boca.

Mas qual o nome dessa pecinha???? Onde posso comprar?

Não vi lugar nenhum venderem isso. Quando eu comprei com os caras que vendem insumos eles tbm não falaram nada :/

Puuutz
 
Vix! Kkkkk

Na real ela gaseifica de forma meia boca.

Mas qual o nome dessa pecinha???? Onde posso comprar?

Não vi lugar nenhum venderem isso. Quando eu comprei com os caras que vendem insumos eles tbm não falaram nada :/

Puuutz

É uma tampa, ou tampão pra extratora, tipo essa:
http://loja.weconsultoria.com.br/tampao-de-inox-para-extratora-p50065/

Tem umas de plástico também.
Vc deve encontrar isso aí em alguma loja de equipamentos e insumos. Não é uma peça rara.

Abraço
 
Back
Top