Primming durante Cold Crash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EvandroLS

Well-Known Member
Joined
Apr 11, 2020
Messages
239
Reaction score
154
Bom dia pessoal,

Eu engarrafo ainda minhas cervejas, está nos planos ainda começar a por no keg mas por hora, é na garrafa mesmo

Uma dificuldade que tenho encontrado é colocar o primming sugar, ja fiz dos seguintes modos:
- Jogar o acucar diretamente na garrafa -> deu trabalho, calculei direitinho quanto de acucar em cada garrafa e pesei direitinho
- Jogar a solução com primming num segundo balde, passar a cerveja pra ele, e de la engarrafar -> também da um trabalho, menor que a primeira opção, porém tem que ficar trocando de balde a cerveja, aumenta a chance de contaminação e aumenta a oxidação da cerveja final, que é foda porque eu faço muita cerveja lupalada

Qual a idéia que eu tive:
- Jogar a solução direto no fermentador durante o final do cold crash: a levedura não vai fermentar o açucar porque vai estar a zero graus, e a atividade dela é muito baixa nessa temperatura, a cerveja nao vai ficar turva porque eu deixo mais um dia no cold crash, e vou poder engarrafar direto diminuindo oxidação da cerveja. E acredito que esse processo seja o mais agil de todos.


Qual a opinião dos mais experientes?
 
Bom dia pessoal,

Eu engarrafo ainda minhas cervejas, está nos planos ainda começar a por no keg mas por hora, é na garrafa mesmo

Uma dificuldade que tenho encontrado é colocar o primming sugar, ja fiz dos seguintes modos:
- Jogar o acucar diretamente na garrafa -> deu trabalho, calculei direitinho quanto de acucar em cada garrafa e pesei direitinho
- Jogar a solução com primming num segundo balde, passar a cerveja pra ele, e de la engarrafar -> também da um trabalho, menor que a primeira opção, porém tem que ficar trocando de balde a cerveja, aumenta a chance de contaminação e aumenta a oxidação da cerveja final, que é foda porque eu faço muita cerveja lupalada

Qual a idéia que eu tive:
- Jogar a solução direto no fermentador durante o final do cold crash: a levedura não vai fermentar o açucar porque vai estar a zero graus, e a atividade dela é muito baixa nessa temperatura, a cerveja nao vai ficar turva porque eu deixo mais um dia no cold crash, e vou poder engarrafar direto diminuindo oxidação da cerveja. E acredito que esse processo seja o mais agil de todos.


Qual a opinião dos mais experientes?

Problema que vc precisaria agitar o balde pra homogeinizar a solução, fazendo com que o trub volte a subir além de dissolver oxigênio na cerveja. Pra mim o melhor método e fazer uma solução de priming e adicionar em cada garrafa com uma seringa e depois envasar
 
Entendi o ponto...
Mas nao daria pra fazer como a gente faz com a gelatina, joga um dia, mistura, deixa 1 dia a zero grau e depoiss tira?
 
Acho que a calda cristalizaria, seria bem difícil homogeneizar.
 
Faz o Primming com calda com açúcar invertido e coloca na seringa, tenta deixar na proporção de açúcar que fique com 5 ML na seringa, e trabalhe com uma seringa de 10 ML
 
Sugestão: testa e conta para a gente! faça calda com açúcar invertido, aí não tem perigo de cristalizar.
Verdade, se você fizer viro seu fã, pois já tive a mesma idéia e não tive coragem de fazer...
 
Eu já fiz misturando o invertido direto no balde fermentador antes de engarrafar. Até que funciona, faz um pequeno whirlpool e joga o açúcar. mas realmente, fazendo no primeiro dia do Cold Crash parece ser melhor
 
Jogar açucar direto na pode contaminar a breja?
Vou jogar no começo do cold crash o açucar e seja o que Deus quiser
 
Jogar açucar direto na pode contaminar a breja?
Vou jogar no começo do cold crash o açucar e seja o que Deus quiser
Acho que é muito difícil de ter colônias de bactérias no açúcar, você já viu açúcar puro estragar? Mas não custa dar uma fervida também pra garantir, né...
 
- Jogar a solução com primming num segundo balde, passar a cerveja pra ele, e de la engarrafar -> também da um trabalho, menor que a primeira opção, porém tem que ficar trocando de balde a cerveja, aumenta a chance de contaminação e aumenta a oxidação da cerveja final, que é foda porque eu faço muita cerveja lupalada
Apenas uma correção: não aumenta a oxidação! Com açúcar e leveduras viáveis o máximo que vai acontecer é aumentar a lama de cada garrafa. (presumindo que você não vá fazer a trasfega por splash!).
Quando há oxigênio no meio, junto com açúcar (do primming) a levedura consome o oxigênio e se multiplica. Caso não haja oxigênio, a levedura gera álcool.
Outro ponto é o seguinte: a cerveja já pronta tem menos perigo de contaminação (claro que ainda há, mas é menor do que "crua"), ainda mais sendo uma cerveja muito lupulada como você disse.
Agora segue o que sempre fiz (tem uns 5 anos):
Tudo devidamente sanitizado.
Um balde sobre uma mesa, o outro no chão. Joga a solução de primming, que pode estar quente, no fundo do 2º balde. Põe uma mangueira que chegue até o fundo do 2ª, bem presa na torneira do 1º balde (se ela estiver mal presa, vai entrar ar junto), abre a tampa do 1º e trasfega sobre o primming. Assim não precisa misturar pois a própria trasfega homogeiniza. Dáí é só engarrafar.
Espero que ajude!
 
Esclar
Apenas uma correção: não aumenta a oxidação! Com açúcar e leveduras viáveis o máximo que vai acontecer é aumentar a lama de cada garrafa. (presumindo que você não vá fazer a trasfega por splash!).
Quando há oxigênio no meio, junto com açúcar (do primming) a levedura consome o oxigênio e se multiplica. Caso não haja oxigênio, a levedura gera álcool.
Outro ponto é o seguinte: a cerveja já pronta tem menos perigo de contaminação (claro que ainda há, mas é menor do que "crua"), ainda mais sendo uma cerveja muito lupulada como você disse.
Agora segue o que sempre fiz (tem uns 5 anos):
Tudo devidamente sanitizado.
Um balde sobre uma mesa, o outro no chão. Joga a solução de primming, que pode estar quente, no fundo do 2º balde. Põe uma mangueira que chegue até o fundo do 2ª, bem presa na torneira do 1º balde (se ela estiver mal presa, vai entrar ar junto), abre a tampa do 1º e trasfega sobre o primming. Assim não precisa misturar pois a própria trasfega homogeiniza. Dáí é só engarrafar.
Espero que ajude!

Obrigado pela explicação

Eu estava fazendo dessa forma que voce ilustrou mesmo mas estava querendo testar jogar o primming direto no fermentador em baixa temperatura mesmo e depois de um dia engarrafar

Fiz desse jeito que descrevi
Em 15 dias falo o resultado!
 
Fiz calda com acucar mascavo e resfriei
Fiz um teste joguei um pouco em um copo de agua fria e nao cristalizou
Prossegui jogando e misturando na cerveja a zero graus
Domingo engarrafo
 
Fiquei com medo de perder a leva inteira com cervejas pouco carbonatadas então fiz o seguinte experimento
Fiz a solução numa concentração de 7,5g/L de açucar mascavo e coloquei no fermentador durante o cold crashing dois dias antes do envase.
Durante o envase separei em dois grupos
- grupo 1: envasei direto do fermentador
- grupo 2: envasei e adicionei uma solução de açucar totalizando 12,5g/L de açucar mascavo nessas garrafas

Meu grupo controle vai acabar sendo o grupo 1, se a carbonatação desse grupo estiver boa, acho que vou manter esse procedimento de jogar a calda durante o cold crashing.

Se a carbonatação ficar desigual vou saber que não funciona e vou ter as cervejas do lote 2 para beber com uma carbonatação adequada.
 
Só umas dicas:
1. cara cuidado com essa segunda leva aí heim... Deixe essas garrafas em um lugar isolado, de preferência dentro de alguma caixa do lado de fora de casa aonde não tenha muito trânsito... Nunca tive problemas com explosões, mesmo colocando 10g/l direto dentro da garrafa, mas pelo que o pessoal comenta por aí é melhor prevenir!
2. quando coloco mais açúcar que o recomendado o que eu faço é abrir uma a cada 5 dias pra testar a formação de CO2. Se estiver fraquinha tampo de novo e marco pra saber
3. Se você abrir uma da primeira leva e ela estiver boa, coloque imediatamente as do segundo lote pra refrigerar e diminuir o risco...

E não esqueça de ir postando os resultados!
 
Valeu pelos toques Edgar!
Vou seguir esse procedimento sim, minha intenção é ir abrindo uma de cada leva por vez, 5 dias, 10 dias e 14 dias
Isso se não explodir antes ne kkkk
ta tudo bem isolado, em um comodo da casa que ninguem usa
 
Fiquei com medo de perder a leva inteira com cervejas pouco carbonatadas então fiz o seguinte experimento
Fiz a solução numa concentração de 7,5g/L de açucar mascavo e coloquei no fermentador durante o cold crashing dois dias antes do envase.
Durante o envase separei em dois grupos
- grupo 1: envasei direto do fermentador
- grupo 2: envasei e adicionei uma solução de açucar totalizando 12,5g/L de açucar mascavo nessas garrafas

Meu grupo controle vai acabar sendo o grupo 1, se a carbonatação desse grupo estiver boa, acho que vou manter esse procedimento de jogar a calda durante o cold crashing.

Se a carbonatação ficar desigual vou saber que não funciona e vou ter as cervejas do lote 2 para beber com uma carbonatação adequada.
Mas você colocou quantidades diferentes de açúcar, claro que os resultados serão diferentes rs.

O certo é fazer pelos diferentes métodos, mas colocando a mesma quantidade de açúcar.
 
Eu coloquei açucar naquelas levas pra garantir que algumas cervejas vao ficar boas velho kkkkk
Pra titulo de experiencia so vai contar o grupo 1
O grupo 2 é pra eu ter alguma coisa pra tomar kkkk
 
Bom dia pessoal,

Eu engarrafo ainda minhas cervejas, está nos planos ainda começar a por no keg mas por hora, é na garrafa mesmo

Uma dificuldade que tenho encontrado é colocar o primming sugar, ja fiz dos seguintes modos:
- Jogar o acucar diretamente na garrafa -> deu trabalho, calculei direitinho quanto de acucar em cada garrafa e pesei direitinho
- Jogar a solução com primming num segundo balde, passar a cerveja pra ele, e de la engarrafar -> também da um trabalho, menor que a primeira opção, porém tem que ficar trocando de balde a cerveja, aumenta a chance de contaminação e aumenta a oxidação da cerveja final, que é foda porque eu faço muita cerveja lupalada

Qual a idéia que eu tive:
- Jogar a solução direto no fermentador durante o final do cold crash: a levedura não vai fermentar o açucar porque vai estar a zero graus, e a atividade dela é muito baixa nessa temperatura, a cerveja nao vai ficar turva porque eu deixo mais um dia no cold crash, e vou poder engarrafar direto diminuindo oxidação da cerveja. E acredito que esse processo seja o mais agil de todos.


Qual a opinião dos mais experientes?
Cara é o seguinte : também faço cervejas lupuladas e um dos problemas é oxidação , então faço a fermentação primária .....secundária e lupulagem no MESMO balde .....não faço tranfega ....faço o cold crash ...também no mesmo balde .....como faço o priming : tiro da geladdeira o balde fermentador 1 dia antes e preparo o priming ( 5 gr/ lt + 3ml/gr) ...e deixo os dois chegarem a temperatura ambiente ....pois se jogar o priming logo após o cold .....vai cristalizar as partículas de açucar e não vai ter uma boa homogenização .....bom vamos ao processo..... eu tranfego para o balde de priming , por gravidade ....uma mangueira ligada a cada balde ...coloco a soluçao de priming no balde inferior ....tampo ...retiro o airlock do balde fermentador , abro as duas torneiras e o mosto vai descendo devagarzinho e vai se misturando na soluão de priming do segundo balde ....não há entrada de oxigenio ...tenho obtido ótimos resultados
 

Attachments

  • transfega.jpg
    transfega.jpg
    55 KB · Views: 35
IMG-20200501-WA0033.jpg


Fala galera
Deu certo a calda durante o cold crash!!!
Ja levei tudo pra geladeira pra aquelas que eu adicionei acucar mais nao explodir no armario!!
 
View attachment 123457

Fala galera
Deu certo a calda durante o cold crash!!!
Ja levei tudo pra geladeira pra aquelas que eu adicionei acucar mais nao explodir no armario!!


Fiz dryhop com amarillo nessa ipa
Acho qje ficou bem preservado visto que usei pouquissimo lupulo/litro de cerveja

Fiz a calda de acucar mascavo que homogenizou legal e nao cristalizoi quando joguei na agua fria num teste previo
 
Você não mencionou, qual foi a proporção de gramas de açúcar/ml de água na calda?
 
Vamos la
Nesse caso fiz com acucar mascavo
10 litros no fermentador
Pesei 75 gramas de acucar mascavo e dilui em 150 ml de agua filtrada
Fervi esperei esfriar e joguei no fermentador a zero graus e misturei um pouquinho bem de leve
Deixei mais dois dias a zero graus e engarrafei direto do fermentador
5 dias depois desci duas pra geladeira e ambas estavam carbonatadas
Hoje vou abrir mais duas pra ver se nao foi distribuicao desigual da calda

Interessante algumas coisas sobre o acucar mascavo que observei
- a calda nao endurece igual a com acucar refinado
- a quantidade de acucar necessaria é um pouco maior para carbonatar por isso fiz na proporcao de 7,5g/litro
- casou com o gosto da ipa, talvez numa stout combine ainda mais
 
Legal, tenho uma leva de 35l aqui, vou fazer igual, só não sei se com mel ou açúcar mascavo também.
 
Acho que só olhar aquela tabela de proporções para priming e deve dar no mesmo, calda com mel não cristaliza também acho
 
Vamos la
Nesse caso fiz com acucar mascavo
10 litros no fermentador
Pesei 75 gramas de acucar mascavo e dilui em 150 ml de agua filtrada
Fervi esperei esfriar e joguei no fermentador a zero graus e misturei um pouquinho bem de leve
Deixei mais dois dias a zero graus e engarrafei direto do fermentador
5 dias depois desci duas pra geladeira e ambas estavam carbonatadas
Hoje vou abrir mais duas pra ver se nao foi distribuicao desigual da calda

Interessante algumas coisas sobre o acucar mascavo que observei
- a calda nao endurece igual a com acucar refinado
- a quantidade de acucar necessaria é um pouco maior para carbonatar por isso fiz na proporcao de 7,5g/litro
- casou com o gosto da ipa, talvez numa stout combine ainda mais
Daew blz!? Então como estavam as que vc tomou no sábado? Abraço
 
Pessoal tudo carbonatado
As que eu adicionei acucar a mais desci pra geladeira
As qhe estao com somente a calda estao carbonataram mas da pra deixar mais alguns dias ainda a temperatura ambiente
Devo descer tudo pra geladeira na quarta quando der 10 dias
 
Back
Top