Primeira weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dudulomeu

Active Member
Joined
Nov 9, 2014
Messages
25
Reaction score
5
E ai pessoal, fiz minha 3 brassagem, sendo a primeira vez que faço uma weiss, notei algumas coias estranhas gostaria de saber se é normal:
Está fermentando a 6 dias, temperatura atual: 24º

- Fermento boiando
- Atividade minima no airlock (coloquei mais agua que as outras vezes, pode ser isso, mais de meia garrafa)

fiz algo errado? a temperatura está alta?
 
E ai pessoal, fiz minha 3 brassagem, sendo a primeira vez que faço uma weiss, notei algumas coias estranhas gostaria de saber se é normal:
Está fermentando a 6 dias, temperatura atual: 24º

- Fermento boiando
- Atividade minima no airlock (coloquei mais agua que as outras vezes, pode ser isso, mais de meia garrafa)

fiz algo errado? a temperatura está alta?

- temperatura depois de 6 dias - 24ºC é alta?
Depende. Pode ser que sim, pode ser que não. A temperatura depois de 6 dias pode ser esta, depende mais de qual temperatura tu manteve nos 2 a 3 primeiros dias. Pra uma Weiss, acredito que 1 dia a 18ºC, 1 a 19ºC, 1 a 20º, 1 a 21ºC, 1 a 22ºC e 1 a 24ºC (ficando 24ºC no 6º dia) seria OK. Agora, se desde o 1º dia está a 24ºC, aí acho que está alta. O que é ruim é ter temperaturas mais altas no início da fermentação. Mais pro final da fermentação, é inclusive indicado.
Tradicionalmente, 24ºC seria alcançado um pouco depois. um controle de temperatura tradicional para ales seria
2 a 3 dias a 18ºC
subir 1ºC por dia até 25ºC
garantir ao menos uns 3 dias a temperatura mais alta (23 ~ 25ºC) depois de acabada a atenuação para fermentação secundária.


- Fermento boiando - formou espuma? normal para uma Ale em atividade

- (coloquei mais agua que as outras vezes, pode ser isso, mais de meia garrafa) não entendi? tá usando blow off com água ao invés de airlock, é isso? se for, pode ser sim.
 
cara, 6 dias já é pra fermentação estar acabando..
Mediu com o densimetro? sabe qual a atenuação?

abs
 
- temperatura depois de 6 dias - 24ºC é alta?
Depende. Pode ser que sim, pode ser que não. A temperatura depois de 6 dias pode ser esta, depende mais de qual temperatura tu manteve nos 2 a 3 primeiros dias. Pra uma Weiss, acredito que 1 dia a 18ºC, 1 a 19ºC, 1 a 20º, 1 a 21ºC, 1 a 22ºC e 1 a 24ºC (ficando 24ºC no 6º dia) seria OK. Agora, se desde o 1º dia está a 24ºC, aí acho que está alta. O que é ruim é ter temperaturas mais altas no início da fermentação. Mais pro final da fermentação, é inclusive indicado.
Tradicionalmente, 24ºC seria alcançado um pouco depois. um controle de temperatura tradicional para ales seria
2 a 3 dias a 18ºC
subir 1ºC por dia até 25ºC
garantir ao menos uns 3 dias a temperatura mais alta (23 ~ 25ºC) depois de acabada a atenuação para fermentação secundária.


- Fermento boiando - formou espuma? normal para uma Ale em atividade

- (coloquei mais agua que as outras vezes, pode ser isso, mais de meia garrafa) não entendi? tá usando blow off com água ao invés de airlock, é isso? se for, pode ser sim.

no inicio deixei a uns 20 graus, no segundo uns 22 e no terceirio em diante deixei 24~25, das outras vezes eu fiz experiencias e ficou a mesma coisa a ipa que eu deixei no inicio a 18 graus e a outra vez deixei 20 22.. tb ceu certo, mas agora por ser weiss posso ter me equivocado.
exatamente, blow off, nem sabia que era esse o nome do sistema, sabia que substituia o airlock haha.
valeu!
 
cara, 6 dias já é pra fermentação estar acabando..
Mediu com o densimetro? sabe qual a atenuação?

abs

cara, não deu pra usar o densimetro, até comprei ele, mas esqueci da proveta dai vai ficar pra próxima mesmo...
 
Cara, não acho necessariamente que pra uma Weiss tenham sido temperaturas muito elevadas. Pode ficar boa sim, só dá uma caprichada na secundária se não tiver com muita pressa...

Mas realmente, 6 dias e ainda com atividade pra estas temperaturas não é normal... ainda mais pra fermento Weiss que geralmente atenua rápido...
qual o fermento que tu ta usando? do M20 já ouvi falar que ele continua atenuando um pouquinho por bastante tempo, mas daí praticamente nem se nota movimentação no airlock

Não tem sinais de contaminação na parte superior da cerveja?
 
Back
Top