Primeira receita de English IPA!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoavila

Active Member
Joined
May 31, 2015
Messages
33
Reaction score
5
Prezados,
Boa noite.

Sou um cervejeiro iniciante, e vou começar a postar minhas receitas e processos utilizados, com a finalidade de discutir com vocês melhores práticas.
Tenho um KIT para 20L e ainda preciso conseguir uma forma eficaz de controlar a temperatura de fermentação, sei que é o ponto mais importante na fabricação da cerveja e vou tentar resolver isto logo. Até porque ficar esperando uma temperatura adequada em Porto Alegre para fermentação é algo meio difícil né?


Fiz essa IPA Sábado, 30/05.

Brassagem:
- Pilsen 3kg;
- Pale Ale 2kg;
- Cara120 0,3kg;
- Cara50 0,3kg;
- 66C por 60 minutos;
- Mash OUT.

Fervura:
- Columbus 15g 60mim;
- Hallertau Magnum 15g 60mim;
- Cascade 25g 5mim.

Fermentação:
- US-05.
*Desde sábado não deu indições de borbulhas no airlock. A temperatura está entre 15C a 18C. Vou retirar uma amostra da densidade amanhã a noite.


Estastísticas do BeerSmith:
OG: 1,058 (medi 1,053)
IBU: 62
Color: 22,8 EBC
ABV: 6%

No decorrer nos dias vou atualizando por aqui.

Abraços e boa cerveja a todos!
:mug:
 
Last edited:
Fizeste duas brassagens em um dia? ... Esse é nego veio! Quanto ao airlock parado verifica se a vedação esta correta do fermentador. As vezes fica escapando co2 por causa disso e não borbulha. Se atenuar beleza. Já aconteceu de eu inocular o fermento e o airlock começar a borbulhar na hora, outras somente no outro dia.
 
@leonerd
Fiz com ajuda de um amigo! Estamos fazendo juntos!
Fui dar uma conferida na IPA que não estava borbulhando e ela baixou para 1,039, em 24 horas. Além de um ótimo sinal de fermentação dentro do balde. O anel e uma espuma bem espessa em toda a superfície dela. Apesar de não borbulhar, está fermentando! (espero) :eek:
 
@Raisoshi
Porque tu achas isto? Fermento?
Segui os padrões pelo BJCP/Beer Smith.
 
@Raisoshi
Porque tu achas isto? Fermento?
Segui os padrões pelo BJCP/Beer Smith.

E ai Leo, tudo bem? Você seguiu parametros BJCP / Beersmith seguindo as barrinhas do Beersmith? Elas te servem de parametro para ficar dentro do estilo no que se refere a OG, Cor, Amargor e Álcool. Mas você tem que ler o BJCP antes e ver o que o estilo pede em aroma, sabor, corpo, etc. Parametros esses que não estão no software.

No caso da sua receita, o Columbus e o Cascade são lúpulos americanos classicos, citricos. O Magnum ainda é neutro e até poderia ser utilizado. Para ser English vc poderia ter utilizado Admiral para amargor, por exemplo, e Fuggle para aroma.

O fermento também, US-05 é americano, limpo, neutro. O fermento seco da Fermentis para escola inglesa é o S-04.

Recomendo fortemente ler o BJCP e, se gosta de seguir estilos, ter ele como seu livro de cabeceira. Antes de criar uma receita, sempre ler ele antes. E ai, bastante estudo e muita experiencia, para saber o resultado de cada malte, lupulo e fermento.

De toda forma, sua receita me parece legal, se correr uma boa fermentação, vai ficar muito boa. Mas será uma American IPA!

Abraço!
 
@Raisoshi
Porque tu achas isto? Fermento?
Segui os padrões pelo BJCP/Beer Smith.

Vamos analisar ingrediente por ingrediente:
Começando pelo "principal", o fermento. Tu usou fermento americano (US05). É um fermento bem neutro, que vai dar destaque para os demais ingredientes da tua cerveja, característico de cervejas norte americanas. Na English, se usaria por exemplo o S04, que tem um sabor um pouco mais presente e esterificado.
Malte: No caso, numa English IPA, o maior destaque seria destaque ao lúpulo, mas o sabor maltado é presente (neste caso, foi usado uma quantidade de caramelo compatível com uma English)
Lúpulo - Tanto o Columbus (usado corretamente para amargor) quanto o Cascade (usado corretamente para aroma) são lúpulos americanos dos mais clássicos, e compõe o que chamamos dos 3 C's americanos (Cascade, columbus e centennial). Com certeza são os 3 mais usados em receitas de APA's A-IPA's e aí por diante.

Mas nem te preoucupa, a cerveja vai sim ficar boa.
 
Galera,
Muito obrigado pelas dicas! Fico feliz em ter acertado pelo menos o balanço da IPA. Era o que mais me preocupava! Hehehhe!
Vou seguir estudando e a próxima quero acertar no estilo, também!
Amanhã cedo eu viajo e só retorno na Sexta-feira. Nesta sexta, completando 6 dias de Fermentação vou tirar outra amostra de densidade, que apesar de não estar borbulhando o airlock, já baixou em 24 horas de 1053 para 1039 (segundo o BeerSmith, a final deve bater 1013).

No decorrer dos dias vou atualizando por aqui.
Mais uma vez, obrigado a todos!
 
O pessoal explicou aí. No guia do BJCP tem uma parte de ingredientes que dá uma base pra começar a pensar na receita. No beersmith mesmo vc encontra se abrir as informações do estilo, tá tudo transcrito lá.
 
Complementando a informação, existe também o app BJCP Styles que é i BJCP eletrônico .
 
Galera,
Bom dia!

Ontem a noite cheguei de viagem e fiz a segunda medição: SG 1016. Sendo que a minha FG esperada eram 1013. Tendo em vistas alguns problemas de que meu airlock não borbulhou e usei a quantidade de fermento inferior a esperada (apenas 1pct), o que vocês me recomendariam?

Segue um print do estado atual dela ontem. Essas borbulhas seriam sinais de fermentação, ainda?
2e2528c4fde389c6f4e741a2ef377d944ec3f146.jpg



Experimentei e senti bem o sabor do lúpulo entre amargor e aroma. Um pouco etílica também.
 
Espera mais uns 2 dias e se continuar nessa gravidade é porque possivelmente a fermentação primária terminou aí mesmo.
 
Back
Top