Primeira fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fernando1

New Member
Joined
Sep 23, 2013
Messages
3
Reaction score
1
Olá pessoal.

Sábado passado fiz minha primeira cerveja (English Pale Ale).

O borbulhador do fermentador só teve atividade no 1º dia e agora não tem mais. Não tenho nenhum controlador de temperatura, então a cerveja está em temperatura ambiente agora de +-16°.

Pode estar acontecendo algum problema? Ou isso é normal pela temperatura baixa ou até mesmo pela pouca quantidade de cerveja no fermentador que é de 20L e produzi 10L?

Abraço e agradeço pela ajuda.
 
Provavelmente tua cerveja está fermentando. Claro que seria melhor ter a temperatura controlada, mas a atenuação deve estar ocorrendo. Vc tem algum instrumento para medição? Como densímetro o refratometro? Se tiver fica fácil de vc verificar a atenuação, mas espere mais alguns dias. Vai dar certo.
 
Sim, eu tenho um densímetro.
Como fiz apenas 10L de cerveja, não gostaria de "perder" para a medição, mas acho que vai ser inevitável mesmo.
 
Fernando,
O mais garantido é medir! Só assim você vai saber se a fermentação já terminou ou não, pra poder decidir o que fazer.

Como você está utilizando só 50% da capacidade do fermentador e 16°C é o limite inferior para atuação dos fermentos ale (suponho que você esteja usando um), pode ser que a atividade do fermento tenha diminuído, mas ainda esteja fermentando, e como tem um grande espaço vazio fica mais difícil notar a atividade no borbulhador.
 
Quais foram as temperaturas da brassagem?
Qual foi a OG?
Qual fermento e qual a quantidade inoculada?
Quanto a tirar uma amostra, eu acho que tu pode esperar um pouco mais para fazer isto.
De qualquer forma, acho muito difícil a fermentação estar concluída.
 
Fiz a brassagem em 3 escalas (45°, 55° e 65°) e a OG foi de 1052.
Usei levedura S 04... porém não sei exatamente a quantidade, pois comprei um kit pronto.
Acabei medindo ontem a noite e deu 1020, então acho que a fermentação está acontecendo normalmente.
 
Bem, com estas temperaturas de brassagem o mosto deve ter um perfil bastante fermentável, portanto, a densidade ainda deve baixar.
O S-04 é um fermento bem rápido e aliado a uma temperatura inicial mais alta, deve ter promovido a atividade intensa no primeiro dia. Como as temperaturas aqui no RS na verdade estão abaixo dos 16 °C durante a maior parte do dia, a tua cerveja provavelmente está abaixo disto e, mesmo estando dentro da faixa de atuação do fermento, o processo ocorre de forma mais lenta.
Também, com a redução da temperatura, ocorre a contração do líquido e dos gases e também aumenta a solubilidade do CO2 na cerveja. Isto tudo , além da possibilidade de vazamento, pode causar a impressão de que não está fermentando pois a atividade é quase imperceptível. Seria interessante aumentar e manter a temperatura, pelo menos um pouco, para dar mais conforto ao fermento.
A fermentação é um processo bem complexo, que precisa de controle de temperatura e tempo. Tem que ter paciência e esperar o trabalho dos bichinhos, afinal, eles estão fazendo cerveja.
Acho que tu pode aguardar mais uns dias antes de fazer uma nova avaliação da densidade. Eu normalmente deixo as "ales" pelo menos 15 dias em temperatura de fermentação e só então parto para a maturação.
 
Back
Top