Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Meus caros, hoje fiz minha primeira brassagem e tenho várias erros a relatar.

Para fazer aproximadamente 9 Litros, fiz a seguinte receita:

1,4 kg de Malte Pale Ale
0,6 kg de Malte Pilsen
Água Inicial: 5,5 Litros
Água para Sparge: 8 Litros
01 Pacote de fermento S-04
Lúpulos Opal(5') e Magnum (60')

Minha OG foi de 1.035 (muito baixa) e gostaria de saber o quê pode ter acontecido. Vou mandar algumas fotos em anexo para facilitar que vocês me deem uma ajuda.
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    143.2 KB · Views: 208
  • 2.jpg
    2.jpg
    132.3 KB · Views: 197
  • 3.jpg
    3.jpg
    144.9 KB · Views: 192
  • 4.jpg
    4.jpg
    225 KB · Views: 235
  • 5.jpg
    5.jpg
    150 KB · Views: 194
Blz?
Pode ser muita coisa...temperatura, recirculação...
Parece que tem muito malte inteiro na foto!
Vc usou densímetro ou refratômetro para achar essa densidade?
Já já a rapaziada mais experiente dá uma ajuda!
 
Sim, acredito que pode ser isso sim. A recirculação, no meu humilde ponto de vista, parece que foi bem feita.
A moagem realmente ficou a desejar, eu percebi quando vi o comparativo com outras receitas. Mas era deixar desse jeito ou deixar quase igual uma farinha. :(
 
Sim, acredito que pode ser isso sim. A recirculação, no meu humilde ponto de vista, parece que foi bem feita.
A moagem realmente ficou a desejar, eu percebi quando vi o comparativo com outras receitas. Mas era deixar desse jeito ou deixar quase igual uma farinha. :(

Mesmo se tu ficasse 10 horas recirculando nao iria aumentar tua SG, pq teus graos estão inteiros, é o mesmo que tentar chupar bala sem tirar o plastico.
Além dos fatores que já foram falados, o pH também interfere diretamente na tua eficiência, mas acho que aqui não seja o caso.
 
Bom dia!

Também sou iniciante. Determino que minha moagem está satisfatória quando pego um punhado na mão e conto três ou quatro grãos inteiros.

Abraço
 
Bom dia!

Também sou iniciante. Determino que minha moagem está satisfatória quando pego um punhado na mão e conto três ou quatro grãos inteiros.

Abraço
 
Moi com liquidificador na função de quebra gelo para não deixar os grãos que nem farinha. O resultado realmente não ficou satisfatório. Para a próxima brassagem (daqui a 15 dias), já terei comprado um moedor para evitar este problema.
Obrigado pela dica @seuguima!
Bela comparação @Andreguetti.
Quanto ao pH, usei aquelas tiras de papel para medir pH e apareceu a cor entre 5 e 6, estando um pouco mais para 5.
Mesmo assim, prosseguirei com a fermentação para que possa saber e identificar os impactos da minha 'cagada'.
Muito obrigado pela ajuda, pessoal.
 
Meus caros, hoje fiz minha primeira brassagem e tenho várias erros a relatar.

Para fazer aproximadamente 9 Litros, fiz a seguinte receita:

1,4 kg de Malte Pale Ale
0,6 kg de Malte Pilsen
Água Inicial: 5,5 Litros
Água para Sparge: 8 Litros
01 Pacote de fermento S-04
Lúpulos Opal(5') e Magnum (60')

Minha OG foi de 1.035 (muito baixa) e gostaria de saber o quê pode ter acontecido. Vou mandar algumas fotos em anexo para facilitar que vocês me deem uma ajuda.


Amigo, fiz minha segunda brassagem e acho que tive o mesmo problema que você. Já postei no fórum também, se quiser acompanhar:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406882
 
chuckedw, vi sua primeira brassagem e ela estava bem complexa.

A minha estava mais humilde que a sua (rs).

Sou iniciante, mas ao usar o beersmith consegui ter uma noção boa e melhor do processo.

Quanto a água, googlei e tive uma noção boa neste caso.

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-calcular-a-quantidade-de-agua/

Quanto a moagem, existe uma granulometria ótima? Ou um perfil de grãos ideal? Tenho um conjunto de peneiras com mesh's diferentes e pensei em fazer um sistema para isso.
 
Update 17/11/2015:

O mosto já está no fermentador, houve borbulha do airlock, mas ela cessou.
 
chuckedw, vi sua primeira brassagem e ela estava bem complexa.

A minha estava mais humilde que a sua (rs).

Sou iniciante, mas ao usar o beersmith consegui ter uma noção boa e melhor do processo.

Quanto a água, googlei e tive uma noção boa neste caso.

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-calcular-a-quantidade-de-agua/

Quanto a moagem, existe uma granulometria ótima? Ou um perfil de grãos ideal? Tenho um conjunto de peneiras com mesh's diferentes e pensei em fazer um sistema para isso.

É verdade. A primeira eu fiz um monte de asneiras.

Mas nessa segunda vez meu problema de fato foi a questão da eficiência. Vou baixar para 65% no Beersmith e moer bem mais na próxima vez, só cuidando para não esfarelar tudo, é claro.

Mas a quantidade de variáveis que existem no processo de fabricação de uma cerveja simples é extremamente grande. Quem diz que é fácil fazer cerveja ou faz errado ou tá mentindo. Só pode.

Ou eu que sou muito burro, também pode. kkkk
 
Sim, existe uma quantidade de variáveis gigantescas mesmo. Vou adotar como critério no Beersmith uma eficiência de uns 55, 60% de brassagem para a próxima brassagem com a finalidade de, se errar algo, já estar incluso na conta.

Realmente, são infinitas variáveis e possibilidades, mas ao fazer vamos pensando em várias alternativas para extrair o máximo rendimento, eficiência E tempo, né?!

Você viu algo relacionado a reaproveitamento de leveduras? Você vai fazer isso chuckedw?
 
Sim, existe uma quantidade de variáveis gigantescas mesmo. Vou adotar como critério no Beersmith uma eficiência de uns 55, 60% de brassagem para a próxima brassagem com a finalidade de, se errar algo, já estar incluso na conta.

Realmente, são infinitas variáveis e possibilidades, mas ao fazer vamos pensando em várias alternativas para extrair o máximo rendimento, eficiência E tempo, né?!

Você viu algo relacionado a reaproveitamento de leveduras? Você vai fazer isso chuckedw?

Já vi sim, inclusive no livro do John Palmer ele cita. Mas por enquanto não vi necessidade disto. Acredito que valha a pena pra quem fabrica muitas centenas de litros por mês. Eu ainda to fazendo levas de 10 litros, pra aprender mesmo.
 
Já vi sim, inclusive no livro do John Palmer ele cita. Mas por enquanto não vi necessidade disto. Acredito que valha a pena pra quem fabrica muitas centenas de litros por mês. Eu ainda to fazendo levas de 10 litros, pra aprender mesmo.

Eu vou fazer para já ir praticando mesmo. Minhas levas são de 10 litros também, mas li várias técnicas a respeito disso e acho que vale a pena.
 
Fui medir a densidade e cheguei no valor de SG de 1,011. Na OG, cometi um erro ao não corrigir com a temperatura e, na verdade, ela era de 1,038. A aparência da cerveja até agora está na foto em anexo. A ABV deu, inicialmente, 3,7%.
 

Attachments

  • 6.jpg
    6.jpg
    165.4 KB · Views: 130
Fiz o envase da cerveja com a técnica de priming relatada no tópico fixo e, acredito que em breve poderei experimentá-la e sentir o preço do meu erro (rs). Estava com um cheiro maravilhoso, segue em anexo as fotos logo após o envase e 02 dias após.
 

Attachments

  • 7.jpg
    7.jpg
    112.6 KB · Views: 116
  • 8.JPG
    8.JPG
    359.7 KB · Views: 110
Pessoal, uma dúvida, qual o tempo de envase mínimo? Não possuo o manometro ainda e ontem, ao abrir uma, percebi pouca formação de gás. Mais tarde posto uma foto aqui.
 
Pessoal, uma dúvida, qual o tempo de envase mínimo? Não possuo o manometro ainda e ontem, ao abrir uma, percebi pouca formação de gás. Mais tarde posto uma foto aqui.


Com duas semanas, no mínimo. Mas também tem a questão de que quanto mais tempo ficar maturando, melhor ela fica.
 
Bem, bebi 03 garrafinhas. Uma quando completou 01 semana de carbonatação, outra quando completou a segunda semana de carbonatação e terceira com 16 dias de carbonatação. Realmente, quanto mais tempo, melhor ela fica. Segue em anexo a foto para vocês darem uma olhada.
 

Attachments

  • 9.jpg
    9.jpg
    138.2 KB · Views: 102
Pessoal, fiz a minha segunda leva e ficou fantástica! Ficou um pouco alcólica demais, mas a formação de espuma, estabilidade da espuma e sabor ficaram fantásticos!
Agora me sinto um pouco mais confortável com a técnica e gostaria de saber o que posso tentar melhorar na receita.

Vi no HBT gringo tem uma das melhores receitas do ano que eles utilizam casca de laranja. Pensei também em colocar 1% de floco de trigo no grist para aumentar a estabilidade da espuma também!

Aguardo sugestões!

Obrigado!
 
Pessoal, tudo bem? Fiz minha primeira brassagem e queria compartilhar e tentar ter algumas dúvidas esclarecidas. Receita de English Pale Ale.
Não sei se a panela entupiu ou se o fundo falso é muito estreito mas a recirculação e a lavagem foram bem lentas. Saía pouco mosto. A primeira dúvida é se a água para lavagem, indicada para estar em 76 graus, tem que estar nessa temperatura o tempo todo. Como o processo foi lento, eu acabei acendendo o fogão algumas vezes quando a temperatura baixava.
Uma dúvida que na hora me pegou de surpresa: como medir a temperatura durante o processo? Onde e como posicionar o termômetro (de mercúrio)? É só encostar o mercúrio no líquido? Tem que ser mais fundo? Já vi gente usando ele preso a um arame o tempo todo encostado na panela mas não sei se não fica mais quente por estar encostado no alumínio. Achei que se colocar o termômetro no meio da panela ele recebe o calor concentrado da chama (panela 38 - fogão de 8 caulins). Por fim, em determinado momento comecei a "mexer" o mosto com o termômetro, de forma que ele passasse por toda a panela...
A OG tinha que ser 1051 e deu 1052... me dei por feliz por ter "chegado perto"... acho que o processo foi o mais correto que poderia ser para uma primeira tentativa.
E dúvida final: o termostato está com set point em 18 graus, histerese de .2 - E na inércia térmica ele chega em 17.5... esse meio grau está ok? É normal? Procurei aqui no forum e vi que uma pessoa estava com quase 2 graus de IT... e que isso não seria "muito bom"... - O sensor está
colado como dever ser, na altura correta... mas está isolado com isopor... a própria loja me recomendou esse processo. Vi que vocês recomendam alumínio até...
Obrigado pela atenção.
Abraço
Edmilson
 
Edmilson,

Quanto mais perto do metal da panela mais quente fica, seja nas laterais ou no fundo. Para medir corretamente a temperatura o líquido deve estar em movimento, seja por mexer vigorosamente com a colher (quando se usa bazooka), seja por circulação ou transferência (quando se usa fundo falso).

Quanto ao TIC, meio grau está ótimo, desde que esteja medindo o mais perto possível do líquido. O problema maior são as variações de temperatura. Preocupe-se em manter a temperatura o mais estável possível. E quando for aumentar ou diminuir, o faça sempre devagar. Assim você não estressa as leveduras.

Att
 
Ah, e quanto a temperatura do sparge, ela deve ser medida só na água que está na outra panela. Não fique mexendo na cama de grãos. Procure sobre fly sparge (sparge contínuo). É a melhor técnica.

Calcule sempre uns 1 ou 2 minutos por litro. É o tempo médio pra um fly sparge minimamente bem feito. Demora mesmo. E também veja se não está moendo demais os grãos. Tem que deixar cascas inteiras, pelo menos uns 30%.

Att
 
Legal cara!! Tem fotos da cerva dessa segunda leva? Foi a mesma receita?

Segue a foto! Foi a mesma receita mesmo!

O que voces sugerem para melhorar a receita?
 

Attachments

  • foto.jpg
    foto.jpg
    200.9 KB · Views: 54
Ah, e quanto a temperatura do sparge, ela deve ser medida só na água que está na outra panela. Não fique mexendo na cama de grãos. Procure sobre fly sparge (sparge contínuo). É a melhor técnica.

Calcule sempre uns 1 ou 2 minutos por litro. É o tempo médio pra um fly sparge minimamente bem feito. Demora mesmo. E também veja se não está moendo demais os grãos. Tem que deixar cascas inteiras, pelo menos uns 30%.

Att

Sim... a temperatura a que me referi era a da panela da fervura. Estava a 76 no início... mas como demorou, eu acabei aquecendo mais algumas vezes. E eu não expus a cama de grãos, não. Tentei sempre deixar um pouco de líquido acima e lavei usando o métoda da escumadeira... rsrs...
Hoje medi a minha primeira medida da FG: a receita estimava 1013... e deu 1013!!!!! Fiquei contente. Mas tá bem turva e com sedimentos... - Vamos ver.
Obrigado!
Edmilson
 
Edmilson,

Quanto mais perto do metal da panela mais quente fica, seja nas laterais ou no fundo. Para medir corretamente a temperatura o líquido deve estar em movimento, seja por mexer vigorosamente com a colher (quando se usa bazooka), seja por circulação ou transferência (quando se usa fundo falso).

Quanto ao TIC, meio grau está ótimo, desde que esteja medindo o mais perto possível do líquido. O problema maior são as variações de temperatura. Preocupe-se em manter a temperatura o mais estável possível. E quando for aumentar ou diminuir, o faça sempre devagar. Assim você não estressa as leveduras.

Att

Cara, quanto à temperatura então: a fermentação deve terminar amanhã ou depois, se a leitura continuar igual. Para ir de 18 para 0 graus... faço como? Em quanto tempo?
Obrigado
Abraço
Edmilson
 
Cara, quanto à temperatura então: a fermentação deve terminar amanhã ou depois, se a leitura continuar igual. Para ir de 18 para 0 graus... faço como? Em quanto tempo?
Obrigado
Abraço
Edmilson

Mas como foi tua agenda de fermentação até agora?

Geralmente eu começo em 18º graus, espero parar de borbulhar, daí subo 1º por dia até 24º, aí volto também aos poucos para o 18º e então abaixo para a temperatura de maturação, geralmente uns 12º. Espero terminar o tempo de maturação e só então abaixo para a clarificação a 0,5º.
 
Cara, estou seguindo a receita que ganhei no meu curso de cerveja: Receita para English Pale Ale: fermenta a 18º por 10 dias/3 leituras de densidade iguais, e depois matura a 0º por 28 dias. Essa é minha agenda!
Obrigado.
Edmilson
 
Cara, estou seguindo a receita que ganhei no meu curso de cerveja: Receita para English Pale Ale: fermenta a 18º por 10 dias/3 leituras de densidade iguais, e depois matura a 0º por 28 dias. Essa é minha agenda!
Obrigado.
Edmilson

Então.. na verdade pularam a maturação. Muita gente faz isso, mas não é o correto. A maturação de Ale deve ser de no mínimo uns 10 dias a uns 12º.

Veja... a 0ºC não existe maturação, pois as leveduras estão todas dormindo. O que acontece a 0º é a clarificação, que não precisa de tanto tempo assim. No máximo 1 semana a 0ºC depois da maturação, é claro.

http://www.lamasbier.com.br/2013/12/a-importancia-da-maturacao.html
 
Back
Top