Primeira brassagem - OG baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JohhnyR

Member
Joined
Dec 22, 2015
Messages
20
Reaction score
2
Boa tarde a todos.
No sábado passado (dia 27 de fevereiro) fiz minha primeira brassagem, que era para ser uma ESB, porém, creio que por desconhecimento ou despreparo, a breja ficou com uma cor bem mais escura do que o que era para ser ... hehe
Pois bem. A receita que eu usei foi a seguinte:

Para 20 litros
3 kg Malte Pale Ale
1,25 kg Malte Chateau Crystal
0,15 kg Malte Wheat Belga
Brassagem a 66 graus durante 60 minutos, após Mash Out a 75 graus por 10 minutos (10,5 litros de água).
Recirculação / Lavagem (16 litros)
Fervura do mosto por 60 minutos (adição de lúpulos):
- Challenger (20 g) - 60 '
- East Kent Goldings (14 g) - 15'
- Challenger (14 g) - 15'
- Whirlfloc - 15'
- East Kent Goldings (30 g) - 1'
- 0,40 kg Brown Sugar - 1'

Até aí, tudo tranquilo. Resfriamento do mosto a 27 graus em 32 minutos (creio que foi bom). Inoculação da levedura (hidratada anteriormente) 18 gramas - S-04.
Quando fui medir a densidade, a expectativa era atingir 1055 (segundo cálculo do BeerSmith), mas deu 1048 (já com a correção da tabela).
Pergunto: o que pode ter acontecido além de, acho que por inexperiência, a eficiência (calculada) foi de 65%?
Agradeço aos brothers que puderem me dar uma mão para as próximas brassagem.
Saudações.

Obs: Seguem algumas fotos da brassagem
 

Attachments

  • 20160227_135847.jpg
    20160227_135847.jpg
    208.1 KB · Views: 77
  • 20160227_152320.jpg
    20160227_152320.jpg
    140.2 KB · Views: 76
  • 20160227_152332.jpg
    20160227_152332.jpg
    122.2 KB · Views: 73
Olá Johny

Em primeiro lugar acredito que essa diferença na tua OG não vai impactar muito na tua cerveja, não vi a OG para o teu estilo mas é bem provável que esteja dentro da faixa de tolerância. A causa mais provável dessa pequena variação é experiência mesmo e não apenas em 1 ponto mas no contexto de toda a obra...são tantas variáveis, como exemplo principais, a moagem dos grão, a quantidade de água que você colocou, a “força” com fez a fervura, enfim muitas possibilidades e como falei acredito que não vai te prejudicar.

Estou indo para a sexta leva e quanto mais o tempo passa mais cuidadoso eu fico porém menos cirúrgico Tb. Quando digo isso quero dizer que temos que ter cuidados com muitas coisas porém algumas não temos pelo controle então muitas vezes se ficarmos só olhando o “mostrador” pra atingir algo o resultado sair pior do que se deixarmos ao natural.

Ah e sobre a cor ela normalmente da uma clareada depois de gelada e filtrada então o resultado que você teve ali ainda esta um pouco longe do final.
 
Olá Johny

Em primeiro lugar acredito que essa diferença na tua OG não vai impactar muito na tua cerveja, não vi a OG para o teu estilo mas é bem provável que esteja dentro da faixa de tolerância. A causa mais provável dessa pequena variação é experiência mesmo e não apenas em 1 ponto mas no contexto de toda a obra...são tantas variáveis, como exemplo principais, a moagem dos grão, a quantidade de água que você colocou, a “força” com fez a fervura, enfim muitas possibilidades e como falei acredito que não vai te prejudicar.

Estou indo para a sexta leva e quanto mais o tempo passa mais cuidadoso eu fico porém menos cirúrgico Tb. Quando digo isso quero dizer que temos que ter cuidados com muitas coisas porém algumas não temos pelo controle então muitas vezes se ficarmos só olhando o “mostrador” pra atingir algo o resultado sair pior do que se deixarmos ao natural.

Ah e sobre a cor ela normalmente da uma clareada depois de gelada e filtrada então o resultado que você teve ali ainda esta um pouco longe do final.

aferreira, boa tarde.
Obrigado pelas informações, não sei se é ansiedade também ... hehe
Abraços.
 
fica tranquilo, na minha primeira eu medi a OG errada e minha Blonde ao invés de ir pro fermentador a uns 1045 foi quase a 1060...

galera bebeu ela numa boa e saia tudo com os olhinho brilhando
 
Pergunto: o que pode ter acontecido além de, acho que por inexperiência, a eficiência (calculada) foi de 65%?
Agradeço aos brothers que puderem me dar uma mão para as próximas brassagem.
Saudações.

Obs: Seguem algumas fotos da brassagem


65% de eficiência para a primeira brassagem não é ruim.

É uma questão de entender melhor os processos e fazer pequenos ajustes. Moagem, temperatura, tempo, perfil de equipamento no BS, tudo isso conta.

Minha sugestão? Desencana, porque só faz cerveja boa quem faz cerveja.

Aprenda a fazer cerveja, e vá ajustando os parafusos a medida que eles forem aparecendo.
 
Na minha opinião você usou pouco malte base para uma receita de 20L, e também uma carga mto grande de malte modificado para uma ESB, o que escureceu bem ela...mas mesmo assim, como vc brassou mais baixo, acho que vai atenuar um pouco mais, então talvez a diferença na OG não vai ser mto perceptível...só acho que ela vai ficar um pouco menos encorpada
 
65% de eficiência para a primeira brassagem não é ruim.

É uma questão de entender melhor os processos e fazer pequenos ajustes. Moagem, temperatura, tempo, perfil de equipamento no BS, tudo isso conta.

Minha sugestão? Desencana, porque só faz cerveja boa quem faz cerveja.

Aprenda a fazer cerveja, e vá ajustando os parafusos a medida que eles forem aparecendo.

Obrigado pela ajuda, brother.
Acho que, pela pouca (ou nenhuma) experiência que tenho, juntamente com a ansiedade, acabei ou moendo o malte de maneira não muito adequada, ou às vezes o tempo de brassagem pode não ter sido suficiente (esqueci de fazer o teste do iodo ... hehe)
Mas valeu pelas dicas, e vou aguardar, postando aqui a evolução do trabalho.
Abraços.
 
Na minha opinião você usou pouco malte base para uma receita de 20L, e também uma carga mto grande de malte modificado para uma ESB, o que escureceu bem ela...mas mesmo assim, como vc brassou mais baixo, acho que vai atenuar um pouco mais, então talvez a diferença na OG não vai ser mto perceptível...só acho que ela vai ficar um pouco menos encorpada

Então, acho que, da próxima vez, eu usarei mais malte base.
Agradeço pela dica.
 
Eu não faço teste de iodo, mas faço a mosturação sempre em 90 minutos..

Nunca utilizei nenhum tipo de açúcar, então não posso afirmar, mas será que esse Brown Sugar que você usou não contribuiu para a cor mais escura ??
 
Eu não faço teste de iodo, mas faço a mosturação sempre em 90 minutos..

Nunca utilizei nenhum tipo de açúcar, então não posso afirmar, mas será que esse Brown Sugar que você usou não contribuiu para a cor mais escura ??

Se o Brown Sugar for o nosso Açucar mascavo, sim vai contribuir com cor.
 
Nunca utilizei nenhum tipo de açúcar, então não posso afirmar, mas será que esse Brown Sugar que você usou não contribuiu para a cor mais escura ??[/QUOTE]

Boa tarde.
Então, na verdade a cor escura ficou antes de adicionar o açúcar.
Este eu adicionei apenas no final da fervura.
E quanto à brassagem por 90 minutos, acho válida a dica, eu só fiz em 60 porque ainda estou aprendendo (iniciante é complicado).
Valeu.
 
Boa tarde, galera.
Ontem ,no 5º dia de fermentação, eu medi a densidade e vi que ela baixou para 1017 (já com a correção da tabela). E a cor também alterou, clareou um pouco. E o sabor e aroma estão bons também (apenas achei ela com pouco corpo).
Amanhã, vou medir de novo (ansiedade de iniciante ... hehe), porque o air lock tá parado - e ver se já dá para maturar.
Abraços.
 
Olá, Johnny. Você colocou a receita no Beersmith? Qual a FG esperada para a sua cerveja? Como minha leva é menor (de 10 litros), eu costumo fazer intervalos maiores nas medições (a cada dois ou três dias após o airlock parar de borbulhar), uma vez que não quero ficar desperdiçando esse líquido sagrado rsrs

Você mostura com BIAB? 65% de eficiência para a primeira leva está bom!

Abraços e boas cervejas.
 
Olá, Johnny. Você colocou a receita no Beersmith? Qual a FG esperada para a sua cerveja? Como minha leva é menor (de 10 litros), eu costumo fazer intervalos maiores nas medições (a cada dois ou três dias após o airlock parar de borbulhar), uma vez que não quero ficar desperdiçando esse líquido sagrado rsrs

Você mostura com BIAB? 65% de eficiência para a primeira leva está bom!

Abraços e boas cervejas.

Cara, eu joguei no BeerSmith, a FG deu 1010 a 1015.
Fiquei bem feliz, para ser sincero, por ser a minha primeira leva.
Medi no sábado e a densidade se manteve no 1017, então já achei que já era, né? Aí, pus na maturação a uns 3 graus e estou no aguardo.
Valeu pelas informações, brother.
 
Back
Top