Primeira brassagem feita - fermentando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joao_maluf

Active Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
41
Reaction score
37
Colegas,

fizemos nossa primeira brassagem de uma APA no sábado. 5,5kg de malte para 20 litros de cerveja.
O equipamento bem simples que mostrei no Meu Setup funcionou muito bem.
A moagem foi tranquila, não deu grande trabalho na filtração com a bazzoka, o trub quente - foto -se formou bem e o circuito fechado com duplo chiller - foto - resfriou o mosto fervido em 25 minutos. A densidade original estava em 1.046.

Só o meu velho fogão Brastemp sofreu para levar o mosto à fervura. Para a próxima pensei em pesquisar um fogão duas bocas na Paula Souza. Algo que permita - talvez - uma brassagem de 30 ou 40L.

Agora ela está na geladeira a 18 oC. Hoje a noite vejo a densidade e coloco aqui.

Joao Maluf
 

Attachments

  • IMG-20141207-WA0017.jpg
    IMG-20141207-WA0017.jpg
    401.7 KB · Views: 182
  • 20141206_221301.jpg
    20141206_221301.jpg
    714.5 KB · Views: 130
  • IMG-20141207-WA0018.jpg
    IMG-20141207-WA0018.jpg
    602.7 KB · Views: 144
Parabens mestre, qualquer dúvida estamos aí no que pudermos ajudar. As fotos ficaram bem legais.
Só uma dica, ao invés de comprar fogão procure fogareiro, são mais baratos e mais fortes. Existem alguns modelos com estrutura que vc pode colocar a panela direto em cima dele e outros para embutir em alguma estrutura.
 
Parabéns pela cerveja!

Está com uma cara muito boa.

Só teria uma sugestão a fazer.

Já considerou colocar o chiller dentro da panela de fervura? Colocar uns 5 minutos antes de desligar o fogo, assim você garante que o chiller vai estar completamente sanitizado, e também, mesmo o balde sendo alimentício, ainda é de plástico, e eu tenho minhas dúvidas se realmente ele não desprende nenhuma substância quando submetido a altas temperaturas.

Abraço
 
trub quente - foto -se formou bem e o circuito fechado com duplo chiller - foto -

Caraca... trub 'profissa' para uma primeira brassagem! Parabéns!
 
Fiz o redemoinho uma vez, fechei a panela e fiquei cavreiro. Abri e fiz uma segunda vez. Só sosseguei quando vi o trub no final da transferência para a panela de fervura.

A densidade original foi alta, 1.067, eu errei no post acima. Ontem a noite estava 1.056 e bem carbonatada apesar do airlock estar só desnivelado.
 

Attachments

  • 20141208_191621.jpg
    20141208_191621.jpg
    74.7 KB · Views: 107
Lembra de remover o CO2 residual pra medir a densidade, dá bastante diferença! Eu faço chacoalhando a proveta tampada, você vai ver que forma pressão. Faço até não formar mais pressão e depois deixo descansar. Pode fazer passando de um copo pra outro também. E lembra também de corrigir a temperatura.

Está começando com o pé direito hein @joao_maluf, parabéns!
 
Lembra de remover o CO2 residual pra medir a densidade, dá bastante diferença! Eu faço chacoalhando a proveta tampada, você vai ver que forma pressão. Faço até não formar mais pressão e depois deixo descansar. Pode fazer passando de um copo pra outro também. E lembra também de corrigir a temperatura.

Está começando com o pé direito hein @joao_maluf, parabéns!

eu faço colocando em uma garrafa de água mineral de 500 ml, tampando e sacudindo... é bem prático. deixo ela sanitizada e depois engarrafo as amostras fazendo priming, ou na própria garrafa de água ou em garrafa de cerveja de 250 mL.
 
Obrigado pela dica e incentivo, @valtert. A interferência do CO2 na media do densímetro passou batido.

Fiz uma amostragem ontem removendo o CO2 e deu 1.038. Os bichos estão trabalhando!
 
Usou algum clarificante Maluf?

que tal colocar umas abraçadeiras metálicas no seu chiller? Tenha certeza de que não haja nenhum vazamento de água para dentro do teu balde fermentador! deu medo com essas abraçadeiras plásticas hehe
 
Não usei clarificante. Vou tentar manter o mais básico possível para aprender onde estão os pulos do gato. O chiller não apresentou vazamento mas a ideia da abraçadeira parece interessante.

A fermentação aconteceu em 18 C e a gravidade específica estacionou em 1.015 depois de seis dias. Comecei a subir a temperatura em 1 grau por dia até chegar em 22, o que deve acontecer na tarça. Quarta derrubo para 2 e deixo dez dias.

Vamos ver...
 
O forum não aceita video então coloco esta foto do momento whirlpool.
A maior dificuldade foi orientar o passo da colher para que ela não saia de controle.

Apoiei a ponta da colher com uma mão enquanto usei a outra segurando mais embaixo para girar.
 

Attachments

  • IMG_2174.JPG[1].jpg
    IMG_2174.JPG[1].jpg
    113.2 KB · Views: 74
Colegas,

Desculpa a demora, Não usei clarificante nesta primeira brassagem. Eu não percebi vazamento com as braçadeiras, Rohde. Mas antes da próxima brassagem vou comprar um fogareiro de duas bocas. Meu fogão demorou 1h30 para levar o mosto ao início de fervura.

Desde o dia 17 ela está em 1,5 oC na geladeira. Dia 27 vou transferir para um balde, colocar o primmer e engarrafar.

Andei tomando algumas amostras - 30 ml - ao longo desdes dias e é impressionante a mudança durante a fermentação secundária e maturação.

Feliz Natal a todos

João
 
Colegas,

Dia 27 de dezembro engarrafamos a primeira APA e hoje abrimos a primeira garrafa. Ficou com 32 IBUs e 6.8 ABV. O centennial gerou um amargor intenso mas não entregou aromas muito interessantes. A espuma ficou bonita mas gerou algumas bolhas grandes. Pouca espessura e média persistência.
Não conheço off flavors mas não sentimos nada gritante; nem diacetil nem oxidados.
Ela ficou brava no álcool talvez porque tivemos alguma dificuldade em manter a temperatura de conversão em 65.5 e demorou pacas a ferver gerando uma alta evaporação. Esquecemos de compensar.

A próxima a deve ser uma English IPA já com um.fogareiro mais nervoso.
 

Attachments

  • hdr_00231_0.jpg
    hdr_00231_0.jpg
    311.2 KB · Views: 63
  • IMG-20150105-WA0023.jpg
    IMG-20150105-WA0023.jpg
    353.2 KB · Views: 53
Gostei da cor!
Quais foram os maltes?!
Talvez um pouco de cara-pils desse uma estabilizada na espuma!!
Cheers!!:mug:
 
Tavares,

Foi 3 Pale Ale, 2 Pilsen e 0,5 Carablonde e três adições de centennial; 15, 10 e 10 aos 60, 30 e 5 minutos do fim da fervura.

AntonioMartins e Galhardo. O rótulo é papel craft tipo de embrulho. Bem rústico.

Fiquei contente com o resultado. Estou animado para fazer uma English IPA e depois uma wit.


E o azuleijo veio de demolição. :)
 
Back
Top