Primeira brassagem - American Pale Ale - Muito amarga

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cidalhi

Active Member
Joined
Oct 25, 2015
Messages
34
Reaction score
2
Pessoal, minha primeira cerveja foi uma American Pale Ale.

Após o primming e carbonatação, fui provar minha primeira cerveja.
Achei o amargor muito acima do padrão para o estilo apesar do beersmith indicar que iria ficar dentro do estilo.

O amargor ficou bem mais forte que algumas Imperial IPA de mercado. Podem me ajudar a identificar o que pode ter ocorrido?

Utilizei a receita abaixo:

Malte:
4,6 kgs Pale Ale
0,5 kgs Munich

Lúpulos:
16 grs – 60 Min - CENTENNIAL
15 grs – 30 Min - HALLERTAU PERLE
16 grs – 05 Min - STYRIAN GOLDING
01 - Pastilha - 05 Min - WHIRFLOCK

Fermento:
1 – Pacote 11,5 grs - US-04

Brassagem
68°C durante 60 minutos
Teste do Iodo
Mais 15 minutos para atingir o objetivo do teste do iodo

Lavagem:
14 litros d’água à temperatura de 76°C

Fervura:
60 minutos

Fermentação:
7 dias entre 18º e 20º
7 dias 2º

Primming:
6g açúcar refinado por litro

Envase e mais 7 dias

20151109054910.jpg
 
American Pale Ale ? Unico lupulo americano ai é o Centennial, o fermento é inglês ...

Quantos litros de cerveja foi a receita ?

Não me soa amarga...
 
Pelo valor de Alfa Acidos que eu tenho destes lupulos tua cerveja ficou com aproximadamente 50 IBU, isso não é nada de absurdo, é amargo, sim mas nada de mais,

Agora o que tu quer dizer com amargor de mais ? Adstringencia ? Amargo limpo no retrogosto duradouro ?

Quando tentas reproduzir um estilo no caso American Pale Ale, tente buscar referências de porque ele se chama assim, quais as características do mesmo, não é apenas os numeros( OG, IBU, SRM...) que fazem uma cerveja como comentei antes, usasse apenas um lupulo americano e a levedura é inglesa.
 
Me parece que faltou tempo de fermentação secundária. Talvez se deixar ela maturando fora da geladeira este amargor diminua. Na minha primeira leva, não tive muita paciência de esperar a fermentação secundária e ela ficou adstringente, depois de umas semanas engarrafada ela melhorou bastante.
 
Esse amargor é adstringente e duradouro. Vou retirar da geladeira e deixar um tempo para fazer um teste se melhora.
 
Estou querendo fazer esse tipo na minha primeira brassagem. Quanto tempo de fermentação você utilizou?
Pelo pouco conhecimento que tenho (adquirido aqui no fórum), parece que seu tempo foi pequeno e é bem possível que a fermentação secundária não tenha terminado.
A temperatura baixa de 2 C pode ter interrompido a fermentação haja vista que o S-04 possui um range de temperatura entre 12-25C.

O link do fornecedor abaixo mostra isso.

http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2012/02/SFA_S04.pdf
 
Só a titulo de curiosidade e calculo da relacao do amargor com a OG.

Qual tua OG, FG e IBU?
 
@RodrigoIlha, seguem dados:
- OG => 1,063
- FG => 1,024
- IBU => 30,5
- ABV => 5,1
 
Vendo os números, eu teria cuidado com as garrafas fora da geladeira, como a FG está alta, pode ser que a fermentação primária não tenha acabado. Simulei a receita no Brewer's Friend e teria uma FG estimada de 1.016.

Como não passei por esta situação, não saberia dizer como proceder, deixo para os mais experientes.
 
@peguzman, eu já tinha gelado e decidi segui uma dica de tentar deixar um pouco mais de tempo na garrafa para tentar melhorar.
Para minimizar o problema, já que não tenho o manômetro, retirei uma garrafa em um dia e as demais no outro. Se ocorrer algum problema com a primeira eu já adiciono as demais na geladeira. Estou comprando um manômetro para as futuras brassagens.
 
Pessoal, minha primeira cerveja foi uma American Pale Ale.

Após o primming e carbonatação, fui provar minha primeira cerveja.
Achei o amargor muito acima do padrão para o estilo apesar do beersmith indicar que iria ficar dentro do estilo.

O amargor ficou bem mais forte que algumas Imperial IPA de mercado. Podem me ajudar a identificar o que pode ter ocorrido?

Utilizei a receita abaixo:

Malte:
4,6 kgs Pale Ale
0,5 kgs Munich

Lúpulos:
16 grs – 60 Min - CENTENNIAL
15 grs – 30 Min - HALLERTAU PERLE
16 grs – 05 Min - STYRIAN GOLDING
01 - Pastilha - 05 Min - WHIRFLOCK

Fermento:
1 – Pacote 11,5 grs - US-04

Brassagem
68°C durante 60 minutos
Teste do Iodo
Mais 15 minutos para atingir o objetivo do teste do iodo

Lavagem:
14 litros d’água à temperatura de 76°C

Fervura:
60 minutos

Fermentação:
7 dias entre 18º e 20º
7 dias 2º

Primming:
6g açúcar refinado por litro

Envase e mais 7 dias

View attachment 116380
Uma pergunta off-topic: percebi que você utilizou o site beerlabelizer.com para criar o rótulo da cerveja. Como você colou o rótulo na garrafa ? Mandou fazer em gráfica ou usou alguma técnica caseira como leite ?

Valeu
 
Uma pergunta off-topic: percebi que você utilizou o site beerlabelizer.com para criar o rótulo da cerveja. Como você colou o rótulo na garrafa ? Mandou fazer em gráfica ou usou alguma técnica caseira como leite ?

Valeu
Mandei imprimir em uma gráfica. Saiu "caro" porque foi em pequena quantidade. Mas queria fazer algo diferente na minha primeira. [emoji4]
 
Legal! Eu estou tentando evitar a gráfica justamente por isso. Como a quantidade é pequena, deve sair caro. Mas de qualquer forma, vou fazer uns orçamentos por aqui.
Também pretendo testar outros métodos mais caseiros..

Valeu!
 
Depois de quantos dias engarrafada vc tomou?
Deixa 15+ dias e experimente de novo! pode ser que de uma melhorada!

O trub que vai não tem tanto problema.
O Gunther mesmo disse isso no post fixo aqui dos Iniciantes.

Editado: Pega umas APAs pra referencia. Tem da Dortmund, Brooklyn, Jupiter, e sei la qual mais. Coloca as duas lado a lado e da uma comparada.
 
Pelo tempo de fermentação que você colocou, provavelmente a fermentação não havia acabado. Como ainda tem fermento vivo na garrafa, ele está terminando de fazer o serviço. Outra coisa, são partículas de trub em suspensão que decantam e que poderiam causar amargor, bem como o processo de envelhecimento da cerveja que tende a diminui o amargor.
 
Posso estar errado mas eu acho que é porque rola uma refermentação na garrafa e isso deixaria ela mais homogenea como um todo.

O gunther mesmo escreveu:
- Tempo de refermentação na garrafa (primming)

Eu sei... quando a gente começa, quer logo tomar a cerveja, etc. Eu chamo esse problema de quase uma "ejaculação precoce cervejeira".

Não adianta se afobar. Querer acelerar as coisas no geral só vai causar problemas, como pegar cerveja mal carbonatada, ou interromper um processo de refermentação que ainda não terminou direito.

Além disso, não basta que a "pressão do manômetro pare de subir". O CO² precisa de mais uns dias para se dissolver direito e deixar a cerveja REALMENTE carbonatada (sensação de líquido carbonatado na boca). Se pegar uma cerveja que acabou de carbonatar (parou de subir a pressão) colocar na geladeira, e tomar, ela pode gerar um monte de espuma, mas o líquido em si não vai estar carbonatado direito, com aquele efeito de ficar saindo bolhas do fundo do copo, então seja paciente.

No geral, com temperatura apropriada, nem chegue perto das garrafas antes de duas semanas, a não ser para verificar uma eventual super carbonatação ou explosão de garrafas.
 
Back
Top