Primeira brasagem, duvida quanto a receita.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 10, 2014
Messages
16
Reaction score
1
Boa noite, estou iniciando as atividades como cervejeiro de panela e queria tirar algumas duvidas, quanto a receita...
Garimpando pela net me deparei com essa receita no "grabenwasser".

American Pale Ale.

ingredientes:
2kg de malte pilsner
2kg de malte munich
25gr de lúpulo cascade (60min)
30gr de lúpulo cascade (20min)
1 sache fermento Safale s-04

mostura:
66ºC durante 1hora
76ºC durante 15min e para lavagem dos grãos.

Fervura:
1h seguindo as etapas dos lúpulos.

Fermentação:
primaria de 7 dias.
secundaria de 7dias.

Primming de 7gr/litro de açucar.

rendimento final: 17L
eficiencia 75%
OG: 1.050 / FG: 1.013
ABV: 4,93% / IBU: 39%
_____________________________

Minha duvida é a seguinte:
essa receita é confiável?
para dar o volume final de 17L, quanto de água uso para a mostura e quanto adiciono na lavagem dos grão?
sempre fui fã de cerveja bem lúpulada, dry hopping iria bem? quanto uso de lúpulo para o mesmo?
na fermentação inicial, começo no 23ºC? e na segunda?

se alguém tiver alguma sugestão pra mudar a receita também é bem vindo...

Obrigado desde já!
 
Pessoalmente, eu acho que uma cerveja com 50% de Munich ficará maltada demais para uma APA. Eu usaria uns 10%, não mais.

Uma adição de lúpulo no final da fervura também não iria mal (30 a 60g). Pode fazer dry hopping se quiser (30g é um bom ponto de partida).

Se for usar o S-04, fermente a uma temperatura bem mais baixa, 16 ou 17 graus. Essa levedura tende a produzir cervejas muito frutadas em temperaturas mais elevadas. O US-05 ou o Nottingham são boas opções. Deixe duas semanas em temperatura de fermentação, depois resfrie pra perto de zero e deixe no mínimo mais uma. Se for fazer dry hopping, adicione o lúpulo no começo da segunda semana, ainda em temperatura de fermentação.

Não use tanto açúcar no priming. 5 ou 6g por litro são mais que suficientes.

Calcule 3 litros de água por kg de malte na mosturação. A quantidade de água para lavagem depende do seu equipamento, mas, a grosso modo você calcula assim:

Água da lavagem = Volume Final + perda por evaporação + perda nos grãos + Volume morto da panela de mosturação - água adicionada na mosturação

Onde:
Volume final = volume de mosto no final da fervura
Perda por evaporação = a quantidade de água que vai evaporar na fervura (considere uns 15% do volume final)
Perda nos grãos = a quantidade de água que vai ficar retida nos grãos úmidos (1 litro/kg de malte é um bom chute)
Volume morto da panela de mosturação: o volume que fica abaixo do nível da válvula
Água da mosturação: os 3 litros/kg de malte que você adicionou inicialmente

Colocando todos esses chutes numa fórmula, ficaria:

Água_Mosturação = 3*kg_de_malte
Água_Lavagem = 1,15*Volume_Final -2*kg_de_malte + Volume_morto

Supondo que o volume morto da sua panela de mosturação deja igual a 2 litros, você terá:

kg_de_malte = 4
Volume_Final = 17
Volume_Morto = 2

Portanto:

Água_Mosturação = 3*kg_de_malte = 3*4 = 12 litros
Água_Lavagem = 1,15*Volume_Final -2*kg_de_malte + Volume_morto = 1,15*17 -2*4 + 2 = 13,5 litros

Isso é uma aproximação grosseira. Com o tempo, você vai conhecendo o seu equipamento e ajustando esses valores.

Softwares como o Beer Smith e Beer Tools calculam isso pra você, desde que você configure corretamente o perfil do seu equipamento.
 
Opa, buenas Adeilton!

Olha só, não sou dos mais experientes (na verdade sou bem iniciante, kkk), MAS, já percebi que o mais importante nem é tanto a receita.... mas sim o PROCESSO!

Explico, a melhor receita pra que tu faça no início é aquela que teu equipamento permite, principalmente no que diz respeito à fermentação... Se tu tiver como fazer o controle da temperatura, aí a receita que tu indicou acima vai funcionar... Claro, como o Paulo bem indicou, 50% de Munich vai escurecer e dar características malteadas que talvez tu não queira para uma primeira leva... (acho que os 10% indicado pelo Paulo seria legal, mais um pouco de caramelo - 5% ou 10% - e completa com pilsen!)

Agora, se não tiver como controlar a temperatura, eu sugiro que tu opte por alguma receita que permita uma fermentação com temperatura mais alta, como uma hefe-weizen (desde que tu goste de banana, pq temp alta na weizen vai bananar a ceva...)

Boas cevas!!!!
 
Boa tarde.
Paulo. Essa adição de lúpulo no fim da fervura é de 30 a 60gr tirando as 55gr que colocarei seguindo as rampas?
Quanto aos maltes, seria interessante colocar 3.700kg de pilsner, 200gr de munich e 100 de caramelo?
Oswaldoborba, para o primeiro lote vou controlar na geladeira sem sem termostato... espero que de certo, mais nas proximas vou investir no termostato para ter mais exatidão no controle de temperatura.
 
Sim, me referia a uma adição extra de lúpulo no final da fervura.
Mantenha a receita simples, não precisa usar mais de 2 maltes. Escolha Munich ou caramelo e use uns 300 ou 400g.

A receita é muito menos importante do que o controle da temperatura de fermentação. Você pode fazer cerveja boa com qualquer tipo de malte, lúpulo e fermento, mas não com qualquer temperatura. Economize em malte e lúpulo nas primeiras levas e invista num termostato.
 
Boa dica Paulo, já estou indo atrás do termostato...
teria alguma marca ou modelo boa no custo beneficio?
Outra pergunta, seria necessário uma airlock no maturador? Assim como no fermentador. Já que quando a cerveja passa para o maturador o fermento já agiu!?
 
O termostato mais usado por aí é o TIC-17RGTI da Full Gauge. Tem em lojas de refrigeração.

A rigor, você não precisa de airlock nem no fermentador nem no maturador. Se você for usar balde ou bombona, basta deixar uma folga na tampa pro CO2 escapar durante a fermentação.

A propósito, você não precisa de maturador. Exceto em cervejas que irão maturar por vários meses, você pode fermentar e maturar no mesmo recipiente (com ou sem airlock) com mais benefícios do que prejuízos à qualidade da cerveja.
 
Boa tarde.
Paulo. Essa adição de lúpulo no fim da fervura é de 30 a 60gr tirando as 55gr que colocarei seguindo as rampas?
Quanto aos maltes, seria interessante colocar 3.700kg de pilsner, 200gr de munich e 100 de caramelo?
Oswaldoborba, para o primeiro lote vou controlar na geladeira sem sem termostato... espero que de certo, mais nas proximas vou investir no termostato para ter mais exatidão no controle de temperatura.

Só uma curiosidade... como vc ia controlar a temperatura de fermentação, que deve ser por volta dos 17ºC, sem termostato, se a geladeira tende a manter por volta dos 5ºC?
 
É que na verdade Paulo, eu ja tenho os dois fermentadores, ai tava pesquisando o preço da airlock, e não é caro. Quando for comprar os maltes já iria investir em uma dai... Tenho um pé atrás quanto a contaminação do mosto...
___
Tiago, to pretendendo fazer a primeira leva no fim de maio ou no meio de junho...Quando a temperatura já estiver mais baixa... e aquela regulagem de temperatura da geladeira? sera que não ajuda?
 
O esquema de instalação é esse aí mesmo, manda ver.
Só fica esperto na amperagem, ele é até 16A, mas acho que pra maioria das geladeiras isso aí tá tranquilo…
 
beleza! andei vendo um vídeo da própria full gauge, que mostra algumas configurações.
após a instalação eu preciso calibrar o aparelho? ou trocar a temperatura de religamento? ou apenas programo a temperatura que preciso?
 
Back
Top