Pressão muito alta após primming..

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Freejah

Active Member
Joined
Jun 1, 2014
Messages
26
Reaction score
6
Boa noite Galera.. Dúvida simples..
Fiz a brassagem de uma DunkelWeizen, ocorreu tudo bem em todo o processo, fermentei a 20 graus por 15 dias pra não ficar muito bananal.. Fiz coldcrash a 1,5 graus por 7 dias.. Até então tudo como planejado.. Porém...
Após o primming com 8g/l de açúcar refinado, a pressão passou dos 2.5 ou 2.8kg em uns 10 dias, e como eu estava viajando a pressão atingiu 3.4kg e acredito que ficou assim por quase uma semana. O questão é, a cerveja perdeu totalmente o aroma de banana e ficou um leve sabor de "pó de gafanhoto" acredito que pelo excesso de CO2... Será que é isso mesmo, o excesso de CO2 tem um sabor ou aroma característico?
 
Boa noite Galera.. Dúvida simples..
Fiz a brassagem de uma DunkelWeizen, ocorreu tudo bem em todo o processo, fermentei a 20 graus por 15 dias pra não ficar muito bananal.. Fiz coldcrash a 1,5 graus por 7 dias.. Até então tudo como planejado.. Porém...
Após o primming com 8g/l de açúcar refinado, a pressão passou dos 2.5 ou 2.8kg em uns 10 dias, e como eu estava viajando a pressão atingiu 3.4kg e acredito que ficou assim por quase uma semana. O questão é, a cerveja perdeu totalmente o aroma de banana e ficou um leve sabor de "pó de gafanhoto" acredito que pelo excesso de CO2... Será que é isso mesmo, o excesso de CO2 tem um sabor ou aroma característico?

Não... excesso de CO2 não produz nenhum tipo de off-flavor.

Provavelmente seu problema vem da fermentação. 20ºC é muito quente pra inicio de fermentação. Quanto de fermento vc usou?

Abraço
 
Uma das poucas coisas que o excesso de CO² pode causar é gosto/impressão ácida.
 
Qual seria a temperatura ideal para início da fermentação?
O correto é iniciar em uma temperatura mais baixa e ir aumentando gradativamente?
Sempre iniciei fermentação de Ale em 20 graus, deixo assim por 7 dias e depois sim vou aumentando 1 grau por dia até chegar a 24, 25 graus..
Qual o Off-flavor gerado pelo início da fermentação com temperatura elevada?
Pode ter acontecido as duas coisas juntas, off-flavor pela temperatura alta no início da fermentação e impressao/gosto ácido pelo excesso de CO2 como respondeu o Guenther..
 
Qual seria a temperatura ideal para início da fermentação?
O correto é iniciar em uma temperatura mais baixa e ir aumentando gradativamente?
Sempre iniciei fermentação de Ale em 20 graus, deixo assim por 7 dias e depois sim vou aumentando 1 grau por dia até chegar a 24, 25 graus..
Qual o Off-flavor gerado pelo início da fermentação com temperatura elevada?
Pode ter acontecido as duas coisas juntas, off-flavor pela temperatura alta no início da fermentação e impressao/gosto ácido pelo excesso de CO2 como respondeu o Guenther..

De 18ºc pra baixo na minha opiniao é o ideal.

Off-flavors de inicio de fermentação quente sao principalmente diacetil, acetaldeído e alcool superior..

Abraço
 
Qual seria a temperatura ideal para início da fermentação?
O correto é iniciar em uma temperatura mais baixa e ir aumentando gradativamente?
Sempre iniciei fermentação de Ale em 20 graus, deixo assim por 7 dias e depois sim vou aumentando 1 grau por dia até chegar a 24, 25 graus..
Qual o Off-flavor gerado pelo início da fermentação com temperatura elevada?
Pode ter acontecido as duas coisas juntas, off-flavor pela temperatura alta no início da fermentação e impressao/gosto ácido pelo excesso de CO2 como respondeu o Guenther..
No geral, como já disseram, 18.... mas é importante levar isso como uma "recomendação geral", não como uma regra. Alguns fermentos podem demandar começar mais baixo pra um resultado bom, e outros aceitam começar bem mais alto ainda com resultados ótimos, a exemplo da grande parte dos fermentos de Weiss.

Abraço,
 
Boa Tarde... Alguém pode me ajudar!

Vejam como esta a pressão na garrafa!

Fiz o Primming da seguinte forma:

Volume no maturador: aprox 53L
Envasado: 42L
Estilo: APA

a conta foi a seguinte para 6g de açúcar por litro de cerveja

53Litros x 6g = 318g de açúcar, o dobro de água (638ml) - duas gotas de limão e levei para fervura, resfriou até 15ºC +-

Depois dividi os 53L por 600ml - necessidade de 89 garrafas

Depois dividi os 600ml por 89garrafas = 6,74ml do caldo, arredondei para 7ml do caldo para cada garrafa de 600ml

Esta correto a conta?

OG 13,5brix
FG 5 brix (leitura do refratometro, não transformei no Beersmith)- medi por 3 dias seguidos e não houve mudança

Coloquei as garrafas dentro de uma caixa de papelão, sem alcance da Luz do sol

obrigado
Abraços
 

Attachments

  • IMG-20141211-WA0017.jpg
    IMG-20141211-WA0017.jpg
    71.1 KB · Views: 126
Boa Tarde... Alguém pode me ajudar!

Vejam como esta a pressão na garrafa!

Fiz o Primming da seguinte forma:

Volume no maturador: aprox 53L
Envasado: 42L
Estilo: APA

a conta foi a seguinte para 6g de açúcar por litro de cerveja

53Litros x 6g = 318g de açúcar, o dobro de água (638ml) - duas gotas de limão e levei para fervura, resfriou até 15ºC +-

Depois dividi os 53L por 600ml - necessidade de 89 garrafas

Depois dividi os 600ml por 89garrafas = 6,74ml do caldo, arredondei para 7ml do caldo para cada garrafa de 600ml

Esta correto a conta?

OG 13,5brix
FG 5 brix (leitura do refratometro, não transformei no Beersmith)- medi por 3 dias seguidos e não houve mudança

Coloquei as garrafas dentro de uma caixa de papelão, sem alcance da Luz do sol

obrigado
Abraços

Cara, não entendi direito
Tu tinha 53 litros no maturador e só envasou 42 L?
perdeu 11 litros no que? Não seriam 52 envasados?
 
Boa Tarde Tiefensee

perdi aprox 5L em cada fermentador com trub. (usei 2 fermentadores)
 
Boa Tarde Tiefensee

perdi aprox 5L em cada fermentador com trub. (usei 2 fermentadores)

Sendo assim, a sua conta está errada.

Deveria ser 42L x 6g = 252g de açúcar.

Com a quantidade que você colocou, na verdade ficaram cerca de 7,6g/L de açúcar (318g/42L).

Até onde sei, a princípio com 7,6 g/L vai ficar com maior carbonatação do que você desejava, mas não correria risco de explodir nenhuma garrafa, mas este manômetro aí passando do fundo de escala assusta um pouco...

E, só uma sugestão, fica muito mais prático e simples misturar toda a solução de priming direto no balde de onde você vai envasar, é menos conta, menos trabalho e menor possibilidade de erro.
 
Boa Tarde Tiefensee

perdi aprox 5L em cada fermentador com trub. (usei 2 fermentadores)

Cara, primeira coisa...
se tu tinha 53 litros em 2 fermentadores, 26,5 L / fermentador, perder 5 litros (quase 20%) na lama é muita coisa. Tu fez cold crash? se sim, a lama fica super bem separada e sedimentada.
Parou de tirar a cerveja quando chegou abaixo do nível da torneira ou só quando virou lama pura? tu pode tirar a cerveja até virar lama pura, não precisa se ater ao nível da tua torneira. tenta extrair o máximo. Se levar bem pouco de lama, não tem problema. A parte superior dela é de levedura ainda saudável. Inclusive, tem gente que engarrafa tudo, mesmo a lama, só que em recipientes separados.

concordo com o @AntonioMartins . se tu tá tendo imprevisibilidade quanto a perdas, espere ter o volume final no recipiente de envase para calcular o priming. Realmente se tu misturou o priming só no balde de envase, sua proporção foi de 7,6 g/L, o que ficou bem superior ao que tu programou. Mas, concordo também que esta quantidade não deveria carbonatar tanto...
 
Bom Dia Antonio,

Ja li alguns comentário sobre colocar o primming direto no fermentador, na minha segunda brassagem eu fiz dessa maneira, tirei toda a cerveja e passei para outro balde (tomando cuidado para não oxigenar a cerveja), fiz a adição do primming, esterilizei uma pá cervejeira e misturei bem devagar. A carbonatação ficou boa, mas várias pessoas comentam que a concentração em cada garrafa pode ser diferente.

na experiência de vocês, existe realmente essa diferença em fazer o primming no fermentador x garrafa?

Essa foto é da terceira e ultima brassagem, fiz a adição do primming em cada garrafa.

A duvida que continuo é, as 6 gramas de açúcar é para um litro de cerveja, porem quando adicionamos a água para fazer o açúcar invertido, normalmente utiliza-se o dobro de água para a quantidade e açúcar, ira formar uma calda. Dessa calda, quantos ml devem ser utilizados para cada litro?

Obrigado pela ajuda
Abraços

Sendo assim, a sua conta está errada.

Deveria ser 42L x 6g = 252g de açúcar.

Com a quantidade que você colocou, na verdade ficaram cerca de 7,6g/L de açúcar (318g/42L).

Até onde sei, a princípio com 7,6 g/L vai ficar com maior carbonatação do que você desejava, mas não correria risco de explodir nenhuma garrafa, mas este manômetro aí passando do fundo de escala assusta um pouco...

E, só uma sugestão, fica muito mais prático e simples misturar toda a solução de priming direto no balde de onde você vai envasar, é menos conta, menos trabalho e menor possibilidade de erro.
 
Quando eu fiz uma leva que chegou a esse ponto no manômetro, eu coloquei todas as garrafas na geladeira a 12 graus para abaixar um pouco a pressão. Abri todas e logo depois coloquei a tampinha de novo (sanitizadas). Aguardei mais umas 2 semanas e pronto. Ficaram ótimas.

Abraços
 
Bom Dia Tiefensee.

Fiz o cold crash por 5 dias a temperatura aproximada de 0ºC.

Essa é apenas a 3ª brassagem e estamos aprendendo a conhecer o equipamento, na verdade voltei a pegar as anotações no BeerSmith, foram envasados realmente os 42 litros, e no final do envase eu peguei um copo graduado e contei o volume do trub, no total foram 4,8 Litros de trub, dos dois fermentadores. Portanto haviam aprox 47 litros e não os 53L.

porem no dia eu levei em consideração os 53L, calculo errado de volume!!!

Retirei ao máximo a cerveja, inclinando o balde, até chegar prox do trub, ai encerrei

A duvida que me resta ainda é: quantos ml da calda utiliza-se por litro de cerveja.

não lembro onde li, mas uma relação era:

4g de açúcar, 8 ml de água - utiliza 7ml da calda por litro. Esta correto essa proporção?

Obrigado pela ajuda
Abraços

Cara, primeira coisa...
se tu tinha 53 litros em 2 fermentadores, 26,5 L / fermentador, perder 5 litros (quase 20%) na lama é muita coisa. Tu fez cold crash? se sim, a lama fica super bem separada e sedimentada.
Parou de tirar a cerveja quando chegou abaixo do nível da torneira ou só quando virou lama pura? tu pode tirar a cerveja até virar lama pura, não precisa se ater ao nível da tua torneira. tenta extrair o máximo. Se levar bem pouco de lama, não tem problema. A parte superior dela é de levedura ainda saudável. Inclusive, tem gente que engarrafa tudo, mesmo a lama, só que em recipientes separados.

concordo com o @AntonioMartins . se tu tá tendo imprevisibilidade quanto a perdas, espere ter o volume final no recipiente de envase para calcular o priming. Realmente se tu misturou o priming só no balde de envase, sua proporção foi de 7,6 g/L, o que ficou bem superior ao que tu programou. Mas, concordo também que esta quantidade não deveria carbonatar tanto...
 
Bom Dia Tiefensee.

Fiz o cold crash por 5 dias a temperatura aproximada de 0ºC.

Essa é apenas a 3ª brassagem e estamos aprendendo a conhecer o equipamento, na verdade voltei a pegar as anotações no BeerSmith, foram envasados realmente os 42 litros, e no final do envase eu peguei um copo graduado e contei o volume do trub, no total foram 4,8 Litros de trub, dos dois fermentadores. Portanto haviam aprox 47 litros e não os 53L.

porem no dia eu levei em consideração os 53L, calculo errado de volume!!!

Retirei ao máximo a cerveja, inclinando o balde, até chegar prox do trub, ai encerrei

A duvida que me resta ainda é: quantos ml da calda utiliza-se por litro de cerveja.

não lembro onde li, mas uma relação era:

4g de açúcar, 8 ml de água - utiliza 7ml da calda por litro. Esta correto essa proporção?

Obrigado pela ajuda
Abraços

Cara, o que eu faço é misturar o priming direto no balde de envase. Dá também para adicionar garrafa por garrafa e eu também já fiz assim. Não acho que o ideal seria seguir uma "fórmula". O que eu fiz quando engarrafei garrafa a garrafa e recomendo é o seguinte:
- adicione um pouco a mais que a quantidade exata de açucar (por exemplo 6g/L para 19L -> 108 - use 120g de açucar
- adicione água mineral ou previamente fervida (não importa muito a quantidade)
- meça qual o volume final da mistura (por exemplo, 250 ml)
- calcule a quantidade de açucar por mL - 120g / 250 - 0,48 g/mL. Ou seja, para cada litro tu utilizará 6/0,48 = 12,5 mL de açucar invertido / L. Garrafas de 600ml? 0,6 *12,5... de 350ml? 0,35*12,5.... e assim por diante. Use seringa...
No final, restará um pouco de priming que tu pode jogar fora. Se tu fizer com a quantidade exata de açucar, corre o risco de não conseguir colocar a quantidade de priming exata nas últimas garrafas, porque vai ser meio chato de pegar o final do açucar invertido

Mas acho que a maior garantia é misturar tudo no balde de envase.
 
Cara, o que eu faço é misturar o priming direto no balde de envase. Dá também para adicionar garrafa por garrafa e eu também já fiz assim. Não acho que o ideal seria seguir uma "fórmula". O que eu fiz quando engarrafei garrafa a garrafa e recomendo é o seguinte:
- adicione um pouco a mais que a quantidade exata de açucar (por exemplo 6g/L para 19L -> 108 - use 120g de açucar
- adicione água mineral ou previamente fervida (não importa muito a quantidade)
- meça qual o volume final da mistura (por exemplo, 250 ml)
- calcule a quantidade de açucar por mL - 120g / 250 - 0,48 g/mL. Ou seja, para cada litro tu utilizará 6/0,48 = 12,5 mL de açucar invertido / L. Garrafas de 600ml? 0,6 *12,5... de 350ml? 0,35*12,5.... e assim por diante. Use seringa...
No final, restará um pouco de priming que tu pode jogar fora. Se tu fizer com a quantidade exata de açucar, corre o risco de não conseguir colocar a quantidade de priming exata nas últimas garrafas, porque vai ser meio chato de pegar o final do açucar invertido

Mas acho que a maior garantia é misturar tudo no balde de envase.

Por isso é que eu acho que a maioria do pessoal coloca o priming direto no balde.

É mais simples, dá muito menos trabalho, tem menos chance de erros e o resultado é o mesmo.
 
Valew pela dica!!! irei fazer isso na próxima leva.

Obrigado
Abraços


Cara, o que eu faço é misturar o priming direto no balde de envase. Dá também para adicionar garrafa por garrafa e eu também já fiz assim. Não acho que o ideal seria seguir uma "fórmula". O que eu fiz quando engarrafei garrafa a garrafa e recomendo é o seguinte:
- adicione um pouco a mais que a quantidade exata de açucar (por exemplo 6g/L para 19L -> 108 - use 120g de açucar
- adicione água mineral ou previamente fervida (não importa muito a quantidade)
- meça qual o volume final da mistura (por exemplo, 250 ml)
- calcule a quantidade de açucar por mL - 120g / 250 - 0,48 g/mL. Ou seja, para cada litro tu utilizará 6/0,48 = 12,5 mL de açucar invertido / L. Garrafas de 600ml? 0,6 *12,5... de 350ml? 0,35*12,5.... e assim por diante. Use seringa...
No final, restará um pouco de priming que tu pode jogar fora. Se tu fizer com a quantidade exata de açucar, corre o risco de não conseguir colocar a quantidade de priming exata nas últimas garrafas, porque vai ser meio chato de pegar o final do açucar invertido

Mas acho que a maior garantia é misturar tudo no balde de envase.
 
Claro @AntonioMartins
era só uma dica pra quem quer colocar garrafa por garrafa...

Pra mim, o método de priming na garrafa só faz sentido quando não se tem um segundo balde para se fazer a trasfega. Daí mais vale colocar o priming garrafa a garrafa do que misturar no balde com o fermento decantado e correr o risco de revolver a lama do fundo...
 
Em anexo uma calculadora que fiz e uso.

Elber

Bom Dia Tiefensee.

Fiz o cold crash por 5 dias a temperatura aproximada de 0ºC.

Essa é apenas a 3ª brassagem e estamos aprendendo a conhecer o equipamento, na verdade voltei a pegar as anotações no BeerSmith, foram envasados realmente os 42 litros, e no final do envase eu peguei um copo graduado e contei o volume do trub, no total foram 4,8 Litros de trub, dos dois fermentadores. Portanto haviam aprox 47 litros e não os 53L.

porem no dia eu levei em consideração os 53L, calculo errado de volume!!!

Retirei ao máximo a cerveja, inclinando o balde, até chegar prox do trub, ai encerrei

A duvida que me resta ainda é: quantos ml da calda utiliza-se por litro de cerveja.

não lembro onde li, mas uma relação era:

4g de açúcar, 8 ml de água - utiliza 7ml da calda por litro. Esta correto essa proporção?

Obrigado pela ajuda
Abraços
 
Back
Top