pouca atenuação do fermento líquido. O que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beer-Bode

Member
Joined
Jan 1, 2018
Messages
11
Reaction score
2
Olá confrades!
Brassei 20 litros de uma Premium Lager. OG 1052, com fermento Yeast Lab YLB 2006 Czech. Inoculei um franco de 100 ml.
Ocorre que comprei pelo correio, sendo remetido dentro de uma caixa de isopor com kit icepach. Contudo, demorou para chegar (4 dias - pelo Sedex) e chegou na temperatura ambiente.
faz quatro dias e não há atividade no air lock. Medi a densidade e caiu de 1052 para 1047.
O que devo fazer? aguardar ou inocular mais fermento (detalhe: só tenho fermento seco).
 
Boa tarde cara, tudo bem? Já usei a YLB2006 4 vezes. Apenas uma vez tive problema semelhante ao seu, e ocorreu pq fiz underpitching um pouco grande, e esse me parece ter sido o seu problema tb.

No meu caso a levedura atenuou lentamente até 1010 uma cerveja de og 1056, entretanto ficou bem presente um fenólico e um pouco mais de diacetil do que o normal - nas outras 3 vezes que fermentei com a Cepa a cervejas ficaram bem legais (fiz o descanso). Não ficou ruim mas saiu do estilo. "Embarrilei" 10l e resolvi engarrafar com bretta outros 10.

da próxima vez faça um starter e calcule exatamente a quantidade mínima necessária pra fermentar, principalmente as Lagers.

Sobre oq fazer: eu não inocularia nada agora, deixaria o tempo agir e corrigiria na próxima. Pode demorar, mas acredito que ela vai atenuar.

Obs: qual temperatura está?
 
coloquei em 12 graus. Acreditei que um frasco de 100 ml seria o suficiente, mas concordo que deve ter sido pouco.
 
Olá confrades!
Brassei 20 litros de uma Premium Lager. OG 1052, com fermento Yeast Lab YLB 2006 Czech. Inoculei um franco de 100 ml.
Ocorre que comprei pelo correio, sendo remetido dentro de uma caixa de isopor com kit icepach. Contudo, demorou para chegar (4 dias - pelo Sedex) e chegou na temperatura ambiente.
faz quatro dias e não há atividade no air lock. Medi a densidade e caiu de 1052 para 1047.
O que devo fazer? aguardar ou inocular mais fermento (detalhe: só tenho fermento seco).

Amigo...seu fermento sofreu no transporte...esses icepack funcionam por algumas horas...nao se sabe o que aconteceu com sua embalagem durante o roteiro ate sua casa....pode ter ficado no sol.....mas, sao so suposicoes...

Eu consideraria usar o frasco direto, somente se morasse do lado da White Labs..heheeheh

No seu caso, eu teria feito um starter antes de inocular... voce oxigenou o mosto antes do inoculo?

Mede a cada 12 horas e ve se vai caindo...se parar por uns 2 dias eu inocularia mais fermento...
 
Amigo, usando a calculadora do brewers friend, usando os parâmetros da sua cerveja, o pitch rate ideal seria por volta de 400 bi de células. Supondo que de fato a yeastlab coloque 200 bi em cada frasco, considerando a perda de viabilidade normal a partir da data de fabricação, e as condições ruins de transporte, vc teria, sendo otimista 150 bi de células, ou seja 37 % da taxa de inóculo ideal para lagers (praticamente 1/3 do fermento que deveria inocular). Então você está um underpitch bem grave, isso sem contar que imagino que você nem oxigenou.

Pra tentar salvar:

Se fosse minha cerveja, apesar de tarde, eu tentaria inocular um pacote de w34/70, devidamente hidratado na temp. correta (porque a necessidade de oxigenio do fermento seco é teoricamente menor). Tentaria usar as recomendações do fabricante de subir a temperatura (para uns 16) até o inicio da formação de krausen e depois reduziria para esses 12 (reduzindo 0,5 grau por hora).

Acredito que independente do que fizer, a cerveja provavelmente terá alguns problemas, possívelmente isso poderá ser corrigido com uma maturação longa (entenda por maturação deixar a cerveja em temperatura acima da fermentação, temperatura baixa é pra clarificar), mas é difícil dizer se ficaria tão boa quanto em condições corretas de fermentação.

Então resumindo, se for possível inocule mais fermento, seco de preferência, devidamente hidratado, porque agora não da mais para oxigenar. Suba a temperatura até mostrar sinais de fermentação, abaixe vagarosamente para a temp. que quer fermentar, quando faltar 20% para atenuar, suba novamente até a atenuação completa (terminando por volta de 16~18 graus), e mantenha no minimo uma semana nessa temperatura, e vai experimentando para ver se ela da uma limpada, quando tiver satisfeito, pode resfriar para clarificar, usar gelatina ou outra coisa que quiser.
 
Obrigado Amigos. Vou seguir os passos, mas acredito que não terei uma boa cerveja. Fica a experiência. Na minha região (centro Oeste) a levedura líquida não é uma boa opção.
 
Usa outro fermento o mais rápido possível.
Pode dar tempo de salvar a cerva. Já tive problemas com outro fermento da mesma marca que você e acabei jogando a cerveja fora pela primeira vez. E não é o primeiro relato que eu ouço.
 
Amigo, usando a calculadora do brewers friend, usando os parâmetros da sua cerveja, o pitch rate ideal seria por volta de 400 bi de células. Supondo que de fato a yeastlab coloque 200 bi em cada frasco, considerando a perda de viabilidade normal a partir da data de fabricação, e as condições ruins de transporte, vc teria, sendo otimista 150 bi de células, ou seja 37 % da taxa de inóculo ideal para lagers (praticamente 1/3 do fermento que deveria inocular). Então você está um underpitch bem grave, isso sem contar que imagino que você nem oxigenou.

Pra tentar salvar:

Se fosse minha cerveja, apesar de tarde, eu tentaria inocular um pacote de w34/70, devidamente hidratado na temp. correta (porque a necessidade de oxigenio do fermento seco é teoricamente menor). Tentaria usar as recomendações do fabricante de subir a temperatura (para uns 16) até o inicio da formação de krausen e depois reduziria para esses 12 (reduzindo 0,5 grau por hora).

Acredito que independente do que fizer, a cerveja provavelmente terá alguns problemas, possívelmente isso poderá ser corrigido com uma maturação longa (entenda por maturação deixar a cerveja em temperatura acima da fermentação, temperatura baixa é pra clarificar), mas é difícil dizer se ficaria tão boa quanto em condições corretas de fermentação.

Então resumindo, se for possível inocule mais fermento, seco de preferência, devidamente hidratado, porque agora não da mais para oxigenar. Suba a temperatura até mostrar sinais de fermentação, abaixe vagarosamente para a temp. que quer fermentar, quando faltar 20% para atenuar, suba novamente até a atenuação completa (terminando por volta de 16~18 graus), e mantenha no minimo uma semana nessa temperatura, e vai experimentando para ver se ela da uma limpada, quando tiver satisfeito, pode resfriar para clarificar, usar gelatina ou outra coisa que quiser.

Acho que é bem por aí mesmo, com exceção de subir e depois baixar a temperatura, pois isso pode levar o fermento à dormência.
Eu calcularia a necessidade de fermento no brewersfriend, inocularia um fermento liofilizado devidamente hidratado na temperatura de fermentação e depois deixaria um bom tempo maturando "a quente" antes de baixar a temperatura para clarificar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O fabricante indica abaixar até 5º por dia, sem efeitos adversos. Inclusive, recomenda inocular mais quente, e quando aparecer os primeiros sinais de fermentação, abaixar a temperatura.

Também não concordava com isso, mas tenho tido bons resultados usando o yeastlab (sempre com starter e oxigenação).
 
No Yeast a indicação é o contrário: inocular em temperatura um pouco mais baixa e depois subir a temperatura.
Tem um vídeo do John Palmer com o Jamal que eles fazem a mesma indicação.
Eu vou na deles.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
No Yeast a indicação é o contrário: inocular em temperatura um pouco mais baixa e depois subir a temperatura.
Tem um vídeo do John Palmer com o Jamal que eles fazem a mesma indicação.
Eu vou na deles.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na realidade e ao contrario Ed81, inocular em uma temperatura mais alta e depois de 1 dia abaixar para temperatura de fermentação.
 
@Ed81 e @nathanguilherme,
O livro Yeast traz as duas possibilidades, tanto inocular a uma temperatura mais alta e baixar durante a fase lag, quanto inocular em temperatura mais baixa e deixar ela subir nesse período.
Sendo que eles sugere que caso o cervejeiro tenha a quantidade certa de células saudáveis e possa resfriar até a temperatura adequada, o melhor seria resfriar alem da temperatura de fermentação e deixar ela subir entre 12-36h. E caso não tenha uma quantidade adequada de células saudáveis, pode ser vantajoso inocular numa temperatura "alta" e resfriar no final da fase lag.
Ele cita que o melhor procedimento seria inocular com ela resfriada a baixo da temperatura de fermentação. Está na explicação sobre a fase Lag, pg.52.
Isso casa com a recomendação do FAQ da White Labs (também do Cris White), https://www.whitelabs.com/faq/brewing/what-temperature-should-i-pitch-lager-yeast.
E também vai ao encontro dos testes feitos pelo brulosophy.com (tem pelo menos dois artigos sobre isso, sendo que em um deles tiveram melhor resultados com a inoculação mais quente).
Então, acredito que podemos fazer cervejas excelentes pelos dois métodos.

O fabricante indica abaixar até 5º por dia, sem efeitos adversos. Inclusive, recomenda inocular mais quente, e quando aparecer os primeiros sinais de fermentação, abaixar a temperatura.

Também não concordava com isso, mas tenho tido bons resultados usando o yeastlab (sempre com starter e oxigenação).

Agora, acho importante a gente pensar sobre essa recomendação da Yeastlab.
A White Labs e o Brulosophy falam em temperatura de inoculação na casa dos 20°C-27°C e depois baixar a temperatura durante a fase lag, o problema e que em muitas cidades brasileiras se fizermos a inoculação nessa temperatura e não começarmos a resfriar, não vai demorar muito para o mosto chegar a casa do 30°C, nesse caso não acho que os resultados seriam bons, eu já tive problemas com queda de luz, de forma que a cerveja fermentou sem controle, chegando a 35°C, terminando de atenuar em pouco mais de um dia, o resultado foi bem ruim.
Sinceramente eu acho que poderiam ter sido mais cuidadosos antes de divulgarem esse método.

Abraços
Casado
 
Last edited:
Bom dia.
Mesmo o colega, provavelmente ter feito um underpitching, acredito que os fermentos da yeast labs tem variado muito conforme os lotes, tive 2 péssimas experiências utilizando o weizen e o vermont ale deles. No primeiro a taxa de inoculação foi correta, mosto foi muito bem oxigenado, temperatura controlada e mesmo assim o lag time foi extremamente alto, a atenuação total demorou 20 dias e ainda tive que fazer um descanso de diacetil que ficou muito presente em toda a fermentação primaria de uma forma que eu nunca tinha visto. Com o Vermont tem sido pior ainda, mesmo com starter a fermentação está extremamente lenta (og 58, hoje no 15 dia está em 26) e com aquecimento em minha geladeira para a temperatura ficar em C20º. estou medindo a densidade pelo refratometro e percebi que está atenuando cerca de 0,5 brix a cada 3 dias. Como resultados semelhantes estão ocorrendo com cepas distintas acredito que a empresa esteja tendo algum problema no acondicionamento ou mesmo no meio tampão utilizado para acondicionamento das leveduras. Já vi outros relatos de pessoas que estão tendo o mesmo resultado. Porém já li relatos tb de pessoas que tem ótimos resultados com esta marca, com isso reforço que em minha opinião acredito ser um problema do lote que me parece ter muita variação.
 
Back
Top