Posso usar água do filtro na brassagem ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioL

Active Member
Joined
Apr 18, 2016
Messages
28
Reaction score
3
Pessoal ,
Estou querendo reduzir os custos de minha produção caseira de consumo próprio. Tenho usado água mineral para as receitas , que tem elevado o custo. Disponho de um purificador de água em casa da marca Europa . Eles falam que reduzem o teor de cloro da água , mas não sei quanto . Seria confiável usar a água deste purificador para minhas brassagens ? Que tipos de filtros seriam adequados ?
sds
 
Pessoal ,
Estou querendo reduzir os custos de minha produção caseira de consumo próprio. Tenho usado água mineral para as receitas , que tem elevado o custo. Disponho de um purificador de água em casa da marca Europa . Eles falam que reduzem o teor de cloro da água , mas não sei quanto . Seria confiável usar a água deste purificador para minhas brassagens ? Que tipos de filtros seriam adequados ?
sds

Também quero saber a opinião do povo.
Um amigo meu usa dois desses em linha e mais uma torneira elétrica.
A água já sai filtrada e a uns 60 graus, hehehe.
 
Pessoal ,
Estou querendo reduzir os custos de minha produção caseira de consumo próprio. Tenho usado água mineral para as receitas , que tem elevado o custo. Disponho de um purificador de água em casa da marca Europa . Eles falam que reduzem o teor de cloro da água , mas não sei quanto . Seria confiável usar a água deste purificador para minhas brassagens ? Que tipos de filtros seriam adequados ?
sds

Veja o potencial de redução de cloro desse filtro, mas normalmente não tem problema algum, pois contando que vc faz as trocas de refil periodicamente, ele vai funcionar como a maioria dos filtros que os cervejeiros caseiros utilizam.

Um que gosto e já vi o pessoal aqui indicar é o da marca 3M, da uma pesquisada que vale a pena.
 
Polêmica essa sua declaração, hein? hehehe.

eu concordo com o jefferson, desde que seja observado o cuidado com cloro e micro organismos e sabendo também qual o perfil da aguá nao tem crise.

e nesse ultimo ponto, nossas águas aqui no brasil sao em sua maioria "zeradas" ou seja baixo indice de compostos possibilitando assim ajustar o perfil com facilidade
 
Polêmica essa sua declaração, hein? hehehe.


Se não serve pra beber, porque eu faria algo (bebida, comida) com essa água?

Estou falando de potabilidade, não de ajustes.

Ajustes de água cervejeira é outro tópico, fora de escopo. :p

Abraços!
 
Se não serve pra beber, porque eu faria algo (bebida, comida) com essa água?

Estou falando de potabilidade, não de ajustes.

Ajustes de água cervejeira é outro tópico, fora de escopo. :p

Abraços!

Sim, mas a água pode ser potável mesmo com certas quantidades de cloro, por exemplo.
Ou não?
 
Sim, mas a água pode ser potável mesmo com certas quantidades de cloro, por exemplo.
Ou não?

O que eu quis dizer é para se aplicar o bom senso.
Eu não bebo agua que vem direto da rua, mas uso essa mesma agua depois de passar pelo filtro.

Se eu não compro agua mineral para beber e fazer arroz, porque compraria pra fazer cerveja?
 
Post legal mesmo Jeanpaullolopes
Como não filtraria em dois filtros em serie , somente um , minha dúvida era justamente se esse cloro residual afetaria de forma significativa a minha cerveja.
Vou na fé com uma receita já conhecida e comparar os resultados.
 
Post legal mesmo Jeanpaullolopes
Como não filtraria em dois filtros em serie , somente um , minha dúvida era justamente se esse cloro residual afetaria de forma significativa a minha cerveja.
Vou na fé com uma receita já conhecida e comparar os resultados.
Se der, ferve a água antes.

Amanhã vou brassar uma APA e vou usar água direto do filtro, sem ferver.

Depois conto o resultado.

Em uma witbier anterior não notei nada, mas ela tinha muita pimenta rosa.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Aproveitando o gancho do tópico...
Tenho uma bateria de 3 filtros pra água da minha cerveja, porém como tenho aquecimento a gás se eu pudesse passar a agua quente pelo filtro ja ajudaria bastante.
Alguém sabe se tem algum problema usar água quente nesses filtros de carvão??
Meus filtros sao como esse da foto.
 

Attachments

  • filtros.jpg
    filtros.jpg
    94.1 KB · Views: 113
O que eu quis dizer é para se aplicar o bom senso.
Eu não bebo agua que vem direto da rua, mas uso essa mesma agua depois de passar pelo filtro.

Se eu não compro agua mineral para beber e fazer arroz, porque compraria pra fazer cerveja?

Talvez porque uma das principais vantagens do uso da água mineral é a ausência de cloro.
E o cloro, como sabemos, é inimigo da cerveja.
E a depender do tipo de filtro que a pessoa tem em casa, talvez esse cloro não seja retido (aqui já é achômetro meu. não sei se os filtros mais comuns retêm o cloro).
 
Utilize um filtro C1/P1 (classificação INMETRO).

Eles são os que mais retem cloro e os menores particulados (bactérias).

Quanto a filtrar água quente, não tenho experiência nenhuma, mas não deve ser muito diferente, a não ser na vazão (os líquidos em geral são mais fluidos com o aumento da temperatura), e na durabilidade do elemento filtrante.
 
Talvez porque uma das principais vantagens do uso da água mineral é a ausência de cloro.
E o cloro, como sabemos, é inimigo da cerveja.
E a depender do tipo de filtro que a pessoa tem em casa, talvez esse cloro não seja retido (aqui já é achômetro meu. não sei se os filtros mais comuns retêm o cloro).

Se o filtro que o cara tem em casa não for capaz de remover cloro/cloramina da agua, sinceramente, joga fora.

Qualquer filtro simples com carvão ativado é capaz de fazer isso.

Honestamente? Esse povo da cerveja artesanal faz muito barulho por nada e adora procurar pelo em casca de ovo.
 
Post legal mesmo Jeanpaullolopes
Como não filtraria em dois filtros em serie , somente um , minha dúvida era justamente se esse cloro residual afetaria de forma significativa a minha cerveja.
Vou na fé com uma receita já conhecida e comparar os resultados.

Esse cloro residual que eventualmente vai permanecer já evapora enquanto vc esquenta água.
 
Se o filtro que o cara tem em casa não for capaz de remover cloro/cloramina da agua, sinceramente, joga fora.

Qualquer filtro simples com carvão ativado é capaz de fazer isso.

Honestamente? Esse povo da cerveja artesanal faz muito barulho por nada e adora procurar pelo em casca de ovo.

Cara, esse "barulho" provém da pouca experiência (e eu me incluo aí), fazendo com que o cara não saiba exatamente o que faz muita, o que faz pouca e o que faz nenhuma diferença.
Mas isso não é prerrogativa do mundo cervejeiro. Já vi isso acontecendo com questões de configuração de guitarra, bike, musculação/corrida, e por aí vai.
:)
 
Cara, esse "barulho" provém da pouca experiência (e eu me incluo aí), fazendo com que o cara não saiba exatamente o que faz muita, o que faz pouca e o que faz nenhuma diferença.
Mas isso não é prerrogativa do mundo cervejeiro. Já vi isso acontecendo com questões de configuração de guitarra, bike, musculação/corrida, e por aí vai.
:)

cffisher,

concordo com o jalexandre com relação a muita teorização e mitos que rondam a cerveja artesanal.
Veja o Gunther, sabe muito mas mantém o low profile, ao passo que se vê na internet muito pica-fumo cantado de galo, sem ter lido coisa alguma mais profundamente.

Homebrewing já diz no nome, é caseiro, sem muita frescura e preciosismos. É tentativa e erro, ou acerto.

recomendo este vídeo: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=k4355dT4ITM[/ame] Beer Snob - NÃO SEJA UM!! | Beer Is Cool #5
 
Concordo com o primeiro parágrafo, sem retirar o que eu falei sobre a inexperiência.

Sobre o segundo, concordo parcialmente.
Concordo que não deve se ter frescuras e preciosismos.
Porém... para saber o que é frescura e preciosismo, precisa-se de estudo e experiência.
Tentativa e erro são válidos para realizar testes e experiências mas, por exemplo, para fermentar corretamente uma cerveja, não precisa ficar fazendo milhares de tentativas e erros se o cara seguir uma literatura direcionada, como o Yeast.

Abraço!

cffisher,

concordo com o jalexandre com relação a muita teorização e mitos que rondam a cerveja artesanal.
Veja o Gunther, sabe muito mas mantém o low profile, ao passo que se vê na internet muito pica-fumo cantado de galo, sem ter lido coisa alguma mais profundamente.

Homebrewing já diz no nome, é caseiro, sem muita frescura e preciosismos. É tentativa e erro, ou acerto.

recomendo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k4355dT4ITM Beer Snob - NÃO SEJA UM!! | Beer Is Cool #5
 
Concordo com o primeiro parágrafo, sem retirar o que eu falei sobre a inexperiência.

Sobre o segundo, concordo parcialmente.
Concordo que não deve se ter frescuras e preciosismos.
Porém... para saber o que é frescura e preciosismo, precisa-se de estudo e experiência.
Tentativa e erro são válidos para realizar testes e experiências mas, por exemplo, para fermentar corretamente uma cerveja, não precisa ficar fazendo milhares de tentativas e erros se o cara seguir uma literatura direcionada, como o Yeast.

Abraço!
Quando falo de tentativa e erro, mai falo de puro empirismo, é claro que base teórica é importante, mas que não o impeça de fazer uma cerveja .

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Já fiz com água da torneira e ficou boa. O único cuidado foi ferver a água antes para eliminar o cloro.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Boa tarde a todos
Estive pesquisando sobre filtros e achei alguns modelos que além de reter o cloro, também adicionam sais minerais na água.
Diante disso, gostaria de saber se essa adição de sais minerais seria bom ou ruim para a brassagem?
 
Boa tarde a todos
Estive pesquisando sobre filtros e achei alguns modelos que além de reter o cloro, também adicionam sais minerais na água.
Diante disso, gostaria de saber se essa adição de sais minerais seria bom ou ruim para a brassagem?

Depende...

Depende de quais sais, da quantidade, do tipo de cerveja que você vai fazer...

Cada caso é um caso.
 
Depende...

Depende de quais sais, da quantidade, do tipo de cerveja que você vai fazer...

Cada caso é um caso.

Consegui a seguinte informação no site do fabricante:

Adiciona cálcio, potássio e magnésio

A quantidade não é informada, mas queria saber de um modo geral se vale a pena ou é melhor mesmo ficar com o filtro só pra reter o cloro?
 
Vou fazer isto também, só que para garantir vou mandar fazer uma análise em laboratório, dai vejo oque devo corrigir, tem que ter atenção ao pH e a dureza (para cada tipo de cerveja tem uma ideal).
 
Consegui a seguinte informação no site do fabricante:

Adiciona cálcio, potássio e magnésio

A quantidade não é informada, mas queria saber de um modo geral se vale a pena ou é melhor mesmo ficar com o filtro só pra reter o cloro?

Difícil dizer...

Cada tipo de cerveja tem um tipo de água que seria mais adequado, com uma quantidade de sais que seria mais indicada.

Acho que a maioria dos paneleiros usa a água que tem disponível, seja mineral ou filtrada, sem fazer correção de sais.

Como praticamente tudo em cerveja artesanal, o ideal é experimentar e chegar à configuração que te agrade.
 
Pessoal ,
Estou querendo reduzir os custos de minha produção caseira de consumo próprio. Tenho usado água mineral para as receitas , que tem elevado o custo. Disponho de um purificador de água em casa da marca Europa . Eles falam que reduzem o teor de cloro da água , mas não sei quanto . Seria confiável usar a água deste purificador para minhas brassagens ? Que tipos de filtros seriam adequados ?
sds

Pessoal sem querer polemizar a discussão do "pelo em ovo"... Até porque eu sou iniciante, com menos de 1 ano e meio de experiência no assunto.

O grande problema que eu vejo, e acredito que todos veem é que estudar mesmo, de verdade dá trabalho. Eu mesmo abro um tópico aqui quando já li sobre o assunto e sozinho não consegui chegar a uma conclusão. É para isto que a meu ver serve o fórum, como uma base rápida, mas que não substitui os livros.

Conheço pessoas que se vangloriam de "fazer cerveja" sem termômetro, densimetro, chiller ou controle de temperatura na geladeira, apenas assistindo o youtube. Como já foi dito é um hobby, mas não quer dizer que vamos fazer "tudo nas coxa" e está tudo bem porque é hobby.

Voltando ao que o SergioL perguntou, acho que ele fez certo, ele entende que o cloro é prejudicial, e de certo não encontrou a informação que precisava sobre o filtro em questão.

Sergio durante um tempo eu fervia a água antes de usar, até que comprei filtros como esses já mostrados em uma foto anterior. Não sei te informar quanto de cloro o filtro Europa retirar de verdade, mas na minha experiência entre água fervida, água mineral e água filtrada até hoje não tive problemas com off-flavor Clorofenol que é um dos possíveis causados pela presença de Cloro na cerveja.

Resumindo, acredito que temos que buscar sempre melhorar nosso processo, o que não descarta o experimentalismo, ou seja, se com água do filtro Europa está ok, então continue produzindo assim, só lembre de trocar os filtros com frequência para não ter problemas. Mas que utilizar esta água seja uma escolha tua, por opção, não falta de conhecimento.

Abraço,

Guilherme
 
Obrigado Guilherme
O fórum tem me ajudado bastante nesse primeiro ano de homebrew . As trocas de experiências , principalmente com os mais antigos no ramo , nos criam atalhos e evitam erros desnecessários ao longo dessa trajetória. Temos realmente que estudar bastante . Já aprendi aqui que faz parte testar e experimentar , mas perguntar tb é fundamental . As dúvidas que tiramos aqui neste canal de rápido acesso são de valiosa importância, pois vão além da literatura , é a experiência pessoal , que mesmo por contato virtual nos traz mais segurança em ir em frente . O fórum não teria sentido se não fosse assim.
Polêmicas aparte , acredito ter sido bem respondido na questão da água tanto por vc e quanto pelos demais colegas.Valeu!
Estou aguardando a troca dos filtros , já perto do vencimento, para começar...
Sds
 
Back
Top