Por que as cervejas comerciais geralmente são do tipo lager?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabianoccc

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
92
Reaction score
29
Pessoal, uma dúvida não diretamente relacionada à cerveja artesanal.

Pelo que já li, fazer cerveja do tipo lager é mais complicado do que uma ale principalmente por exigir temperaturas mais baixas para fermentação e maturação, bem como porque a fermentação e maturação levam mais tempo.

Alguém sabe explicar o motivo das principais cervejas comerciais serem do tipo lager?

Ainda sobre o assunto, quanto tempo geralmente leva para se produzir uma cerveja comercial?

Obrigado,
Fabiano
 
Olá Fabiano.
Acredito que seja pela questão comercial, a cerveja lager é mais palatavel, chamam de drinkabilidade, logo bebe-se mais, vende-se mais. Se tu tomas uma cerveja com maior corpo, tipo Stout ou trigo, bebe menos, logo compra menos, apesar da empresa poder ter uma rentabilidade maior.

Anderson
 
A realidade dessas cervejarias é bem diferente da nossa, que usamos processos tradicioinais.

Elas usam produtos e processos avançados que aceleram a fermentação.

Graças ao uso de enzimas como a "Maturex", maturação é algo totalmente desnecesário e a cerveja vai pra rua em poucos dias.
 
Visitei a fabrica do grupo Petrópolis, que fabrica a Itaipava, no mês passado. O guia falou que a cerveja comum demora em torno de 15 dias para fermentar e maturar, já as extras demoram uns 28 dias. Quanto a adjuntos, eles usam a High Maltose.
 
mas curioso que nenhuma grande indústria brasileira tem uma Blond Ale por exemplo.
Tem ainda outras Ales que são "quase" uma pilsen, muito fáceis... por que, mesmo assim, não produzem?
 
Cara a resposta mais convincente que tive sobre esse assunto eu vi no livre "Designing Great Beers", onde ele atribui essa questão a razões históricas.

Onde as primeiras cervejas claras (translucidas) que surgiram foram as pilsners, extamente na mesma época em que o vidro começou a ser utilizado para produzir vasilhames e copos, com isso as cervejas cristalinas tornaram-se muito mais consumidas, pela idéia de pureza e qualidade atribuida a elas. Com isso o mundo cervejeiro se adaptou a essa realidade, estudando e aprimorando a produção desse tipo de cerveja, como foi esse o mercado que adentrou nos demais países, nada mais natural que esse fosse o tipo de cerveja produzido.

Agora para os dias atuais imagino que seja apenas a reprodução desses costumes, ou seja, produz-se mais lagers porque sempre foi assim, o grande mercado foi feito em cima de cervejas desse tipo, como a produção já estava toda adaptada para isso, nunca houve esses questionamentos.

No entanto, com essa nova realidade que se forma de diversas pessoas apreciando a cervejas e começando a produzi-las em casa tais questionamentos surgirão e cada vez mais as grandes empresas devem começar a prestar atenção nesse mercado.

Esse final já é um palpite meu.
heheheheh
abraços e boas Ales e Lagers para todos!:tank::tank::tank::mug::mug::mug:
 
No livro "Yeast, the practical guide for beer fermentation", ele cita que lagger foi o primeiro fermento que deixava a cerveja com sabor limpo, portanto, começou a ser difundido em ampla escala. Até o momento, a fermentação ale era considerada silvestre, e produzia lotes irregulares. Com o tempo e seleção artificial, melhoraram o fermento ale, hoje com cepas americanas ou inglesas se consegue uma cerveja mais limpa e precisa.
 
Back
Top