Planejando primeira leva de 60L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

HumbertoHK

Member
Joined
Mar 14, 2017
Messages
10
Reaction score
0
Grandes cervejeiros artesanais,

Depois de vários anos com vontade de aprender a fazer cerveja eu me juntei a dois amigos e compramos equipamentos para começar e planejamos realizar a primeira leva daqui duas semanas (quando eu desembarco), li vários posts aqui do fórum e foi uma aula, principalmente os fixos.

Comprei dois caldeirões de 68L e gostaria de saber se com eles é possível fazer uma leva de 60L de uma vez (pretendo fazer trapista). Fico com dúvida pq pelo somatório de água inicial da receita deverão ir em torno de 48L no de brasagem e 54L no de complemento (multiplicando volume da receita de 20L por 3).

Esse volume todo deve caber ao juntar o complemento?

Se sobrar no caldeirão de complemento ao fazer a complementação o que eu faço? (Não achei post sobre essa dúvida)

PS. Vou fazer com receita de kit pronto pra pegar experiência e aprender mais, depois vou tentar montar com software conforme vi aqui no fórum.

Desde Já
Grato!
 
olá amigo,

Quando você diz complemento, refere-se à água para lavagem dos grãos?

Entendo que o seu gargalo será a fervura. imagino que planeje usar algo como 12kg de grãos, dada a qtd citada de água. Com isso você tiraria após a mostura, algo como 39 litros de mosto (considerando absorção de 0,7l por kg). Ou seja, usar metade da água de lavagem já seria um problema, passando do limite da panela na fervura.

Vejo duas opções:

1 - Comprar uma 3a panela de maior capacidade
2 - fazer uma leva de 40l

No seu lugar eu iria fácil na 2a opção.

Abs e boa sorte.
 
olá amigo,

Quando você diz complemento, refere-se à água para lavagem dos grãos?

Entendo que o seu gargalo será a fervura. imagino que planeje usar algo como 12kg de grãos, dada a qtd citada de água. Com isso você tiraria após a mostura, algo como 39 litros de mosto (considerando absorção de 0,7l por kg). Ou seja, usar metade da água de lavagem já seria um problema, passando do limite da panela na fervura.

Vejo duas opções:

1 - Comprar uma 3a panela de maior capacidade
2 - fazer uma leva de 40l

No seu lugar eu iria fácil na 2a opção.

Abs e boa sorte.

Então, esse é meu medo. O kit que comprei diz ser de 60l no entanto pelo volume de água de brassagem e complementação de pede na receita estou com medo de não caber.

Está certo multiplicar tudo por 3 para fazer 60L com 3 kits de 20L?

Acho que o caminho vai ser reduzir para de 40L, mas se for isso pq o Kit se diz ser de 60L? (Acho que me deu mal)

Desde Já
Grato!
 
Humberto,

Então, se a receita pretende 60 litros finais , entendo que precisa de equipamentos maiores que 60l para o processo, pelo menos na panela de fervura.

Mas proporcionalizar é simples.

Utilize o editor de receitas do brewersfriend.com, basta você transcrever a receita que possui nas qtds originais, após isso usar a função Scale para reduzir para o Batch Size que quiser (ex 40l).

Depois é só cuidar de como reembalar as embalagens abertas para a próxima brassagem.

Abs
 

Latest posts

Back
Top