Pilsen turva e com sabor de banana

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sandrogoldar

Active Member
Joined
Sep 6, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Senhores.
Estou querendo fazer uma Pilsen (na realidade pelo que li se enquadraria mais em American Lager). Tenho tomado algumas cervejas Pilsen que são turvas e possuem sabor acentuado de banana e cravo. Como posso braçar uma Pilsen assim?
Pelo pouco que sei conseguiria esses sabores com as rampas corretas. É isso mesmo? Já me disseram para utilizar o fermento m20 pra auxiliar também, e colocar um percentual baixo de trigo. Será que isso faria a cerveja ter essas características?
 
Senhores.
Estou querendo fazer uma Pilsen (na realidade pelo que li se enquadraria mais em American Lager). Tenho tomado algumas cervejas Pilsen que são turvas e possuem sabor acentuado de banana e cravo. Como posso braçar uma Pilsen assim?
Pelo pouco que sei conseguiria esses sabores com as rampas corretas. É isso mesmo? Já me disseram para utilizar o fermento m20 pra auxiliar também, e colocar um percentual baixo de trigo. Será que isso faria a cerveja ter essas características?

Se vc está tomando pilsens com esse perfil, elas estão com sérios problemas.
 
Senhores.
Estou querendo fazer uma Pilsen (na realidade pelo que li se enquadraria mais em American Lager). Tenho tomado algumas cervejas Pilsen que são turvas e possuem sabor acentuado de banana e cravo. Como posso braçar uma Pilsen assim?
Pelo pouco que sei conseguiria esses sabores com as rampas corretas. É isso mesmo? Já me disseram para utilizar o fermento m20 pra auxiliar também, e colocar um percentual baixo de trigo. Será que isso faria a cerveja ter essas características?

Amigo, quando você diz Pilsen vc quer dizer brejas tipo Brahma, Skol e etc?

Pergunto isso, pois chamamos essas brejas de Pilsen, mas elas são LAGERS...Pilsen de verdade são as Tchecas, tipo a Urquell...

Quando você diz pra usar M20, somente para deixar tudo mais claro, esse é um fermento ALE e, usando trigo com ele, você terá uma Weiss...

Ou seja...Breja com Aroma de banana e cravo são as Weiss, que podem utilizar 50% malte pilsen e 50% malte de trigo
 
Completando, muito da turbidez vem do fermento em suspensão.

Já o sabor de banana, é o que chamam de esterificação, presença de ésteres. Isto também é trabalho do fermento. Da linha da Fermentis, o T58, S33 e o WB06 fazem isto bem, quando se usa temperaturas mais altas.
 
Sandro, vi que você é bem iniciante. Pode ser que vc esteja fazendo alguma confusão como os amigos notaram.

Nenhuma pilsen ou American lager tem sabor acentuado de banana, aroma de banana ou são turvas. Tá tudo errado...

Da uma consultada no bjcp pq a descrição que vc tá passando é de Weiss...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então... aí que está minha confusão.
Comprei algumas cervejas descritas como Pilsen, porém tem o gosto de banana, típico da weiss... acho até que por isso me indicaram a rampa e o m20, que são próprios da weiss mesmo.
A Pilsen LOS DIAS tem esse sabor frutado...
Quando falo em pilsen mesmo me referia a essas que na realidade estão para American lager, como descrevi acima. Eu na realidade não consigo ver essas cervejas como Pilsen, mas vendem como se fossem.São bem diferentes de uma warsteiner ou uma Urquell
Tomei também uma de Gramado que tinha esse sabor, e pra falar a verdade achei boa. Ela é bastante diferente da weiss ou wit
 
Então... aí que está minha confusão.
Comprei algumas cervejas descritas como Pilsen, porém tem o gosto de banana, típico da weiss... acho até que por isso me indicaram a rampa e o m20, que são próprios da weiss mesmo.
A Pilsen LOS DIAS tem esse sabor frutado...
Quando falo em pilsen mesmo me referia a essas que na realidade estão para American lager, como descrevi acima. Eu na realidade não consigo ver essas cervejas como Pilsen, mas vendem como se fossem.São bem diferentes de uma warsteiner ou uma Urquell
Tomei também uma de Gramado que tinha esse sabor, e pra falar a verdade achei boa. Ela é bastante diferente da weiss ou wit

Eu já provei "pilsens" que lembravam weiss, mas por problema na fermentação e/ou pouca maturação, laggering. Por isto falei que se a pilsen que está sendo comercializada está parecendo weiss, com certeza ela está com problemas.
 
Eu já provei "pilsens" que lembravam weiss, mas por problema na fermentação e/ou pouca maturação, laggering. Por isto falei que se a pilsen que está sendo comercializada está parecendo weiss, com certeza ela está com problemas.

Entendi... então seria devido a erros de fabricação? Pode ser isso mesmo, pq são cervejas mais "caseiras". Tomei uma de Bariloche que era bem assim também.

Obrigado!
 
É, papel aceita qualquer coisa... o cara pode pegar qq cerveja e dizer no rótulo o que ele quiser... vai da gente avaliar pra ver se ela está dentro do esperado ou não...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É, papel aceita qualquer coisa... o cara pode pegar qq cerveja e dizer no rótulo o que ele quiser... vai da gente avaliar pra ver se ela está dentro do esperado ou não...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Existe o estilo de cerveja Dampfbier, estilo alemão, que usam praticamente só malte pilsen e mesma levedura que se usa nas cervejas de trigo alemão, elas são fermentadas a 21 graus, são cervejas raras, fabricadas por poucas cervejarias alemãs. Talvez tenha tomado uma dessas. Quem sabe.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Existe o estilo de cerveja Dampfbier, estilo alemão, que usam praticamente só malte pilsen e mesma levedura que se usa nas cervejas de trigo alemão, elas são fermentadas a 21 graus, são cervejas raras, fabricadas por poucas cervejarias alemãs. Talvez tenha tomado uma dessas. Quem sabe.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Obrigado pelas respostas! Estou com uma cream ale saindo agora (já engarrafada), sábado farei uma weiss e já estou pensando em fazer algo desse tipo. Vamos ver o que sai....
 
Back
Top