Pasteurização/ Explosão garrafas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Boa tarde a todos.

Eu errei no prime e ocorre que algumas garrafas começaram a explodir. Pensei em fazer uma pasteurização para inativar as leveduras.

Minha dúvida é: será que consigo fazer sem as garrafas explodirem? Há alguma técnica pra isso?

Pensei em resfriar no freezer a zero grau, por ex, e depois pasteurizar. Será que ajuda?

Alguém tem alguma dica ou experiência?
 
Cara, coloca na geladeira as garrafas que as leveduras já não ficarão mais ativas e o risco de explodir a garrafa diminui. Fora que se explodir será mais dificil de machucar alguém. E ai tome o mais rápido possível
 
Obrigado pela dica GBP. Mas é que são 160 garrafas. Não tenho onde guardar. Por isso estou meio desesperado e pensei na pasteurização
 
Tive um problema recente, abri todas as garrafas para aliviar a pressão e fechei novamente em seguida ..... Bem rápido mesmo, uma pessoa abre e a outra ja tampa .... colocamos manometro em uma para controle e a pressão estabilizou na zona segura .... Infelizmente sei que a breja foi exposta a um pouco de oxigênio, mas com sorte a camada de CO2 que estava la dentro protegeu.... No seu caso, pode ser que vale a pena você fazer isso para reduzir os riscos e em seguida pasteuriza ....
 
Tive um problema recente, abri todas as garrafas para aliviar a pressão e fechei novamente em seguida ..... Bem rápido mesmo, uma pessoa abre e a outra ja tampa .... colocamos manometro em uma para controle e a pressão estabilizou na zona segura .... Infelizmente sei que a breja foi exposta a um pouco de oxigênio, mas com sorte a camada de CO2 que estava la dentro protegeu.... No seu caso, pode ser que vale a pena você fazer isso para reduzir os riscos e em seguida pasteuriza ....

como a pressao interna tava maior e vc disse q foi coisa rapida provavelmente nao teve entrada de oxigenio... agora essa parada de camada de CO2 nao existe, ali dentro tem uma mistura de gases que eh homogenea em qlqr parte
 
Ehehe, o que eu quis dizer é que o CO2 é mais pesado que o Oxigênio, então provavelmente deve ter ficado uma camada de CO2 logo acima da cerveja..... mas difícil saber se não ficou um pouco de oxigênio em cima do CO2 e abaixo da tampa que causará alguma oxidação 🤷‍♂️... Digo camada mas com certeza não são camadas e sim maior concentração de um do que de outro ....
 
Ehehe, o que eu quis dizer é que o CO2 é mais pesado que o Oxigênio, então provavelmente deve ter ficado uma camada de CO2 logo acima da cerveja..... mas difícil saber se não ficou um pouco de oxigênio em cima do CO2 e abaixo da tampa que causará alguma oxidação 🤷‍♂️... Digo camada mas com certeza não são camadas e sim maior concentração de um do que de outro ....

o na verdade isso nao ocorre, pq qlqr mistura de gas eh homogenia, ou seja, nao importa o peso do gas eles vao sempre (qdo em equilibrio) estar misturado

o CO2 nao vai ficar numa parte e o O2 em outra
 
Tive um problema recente, abri todas as garrafas para aliviar a pressão e fechei novamente em seguida ..... Bem rápido mesmo, uma pessoa abre e a outra ja tampa .... colocamos manometro em uma para controle e a pressão estabilizou na zona segura .... Infelizmente sei que a breja foi exposta a um pouco de oxigênio, mas com sorte a camada de CO2 que estava la dentro protegeu.... No seu caso, pode ser que vale a pena você fazer isso para reduzir os riscos e em seguida pasteuriza ....
Obrigado pela dica Rafael. Não tinha pensado nisso. mas só uma coisa. Faz tempo que vc fez isso? As breja não ficaram com carbonatação baixa?
 
o na verdade isso nao ocorre, pq qlqr mistura de gas eh homogenia, ou seja, nao importa o peso do gas eles vao sempre (qdo em equilibrio) estar misturado

o CO2 nao vai ficar numa parte e o O2 em outra

Discordo do que voce disse Trops, sobre os gases se misturarem. Trabalhei em engarrafadora de gases, e sim, realmente o CO2. forma uma barreira em um recipiente com um bom Headspace. Brincava de colocar o CO2 liquido em garrafas PET 2l e deixava exposto. O CO2 (gás) , fazia aquela camada intermediaria, entre o CO2 Liquido e o ar ambiente. Portanto, por ele ser mais denso , ele cria sim uma barreira.
 
Discordo do que voce disse Trops, sobre os gases se misturarem. Trabalhei em engarrafadora de gases, e sim, realmente o CO2. forma uma barreira em um recipiente com um bom Headspace. Brincava de colocar o CO2 liquido em garrafas PET 2l e deixava exposto. O CO2 (gás) , fazia aquela camada intermediaria, entre o CO2 Liquido e o ar ambiente. Portanto, por ele ser mais denso , ele cria sim uma barreira.

mas se vc manter por tempo suficiente para alcançar o equilibrio, vai sim ser uma mistura homogenea...
existe outros fatores q podem acelerar ou dificultar essa homegenização, densidade sim eh um desses fatores, temperatura é outro.

ja uma garrafa fechada, sendo o gas produzido vindo da levedura, o sistema alcança equilibrio mto mais rapidamente...

pode pesquisar ai, mas enfim, essa discussao ja perdeu o foco... ahahha
 
Back
Top