Oxidação chopeira gelo (serpentina alumínio)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Olá pessoal,

Recentemente fiz uma chopeira a gelo com uma serpentina de alumínio de 25m, montei ela faz uns 2 meses e usei ela umas 3 vezes já. Sabendo das limitações do alumínio, tomei alguns cuidados com ela que foram:

Sempre ao guardar, logo após o uso, faço uma solução de agua e iodofor (na proporção recomendada de sanitização). Passo a solução por dentro da serpentina usando um postmix e co2, descarto por volta de 1,5 L e deixo a serpentina cheia com esta solução. Aós isso, vedo a torneira italiana e a conexão do postmix com a serpentina com plástico filme e guardo a chopeira.

O problema é que acho que tomei os cuidados necessários com a parte interna somente, deixando meio de lado a parte de fora da serpentina pois notei que ela oxidou...

Basicamente, eu esvaziava a chopeira e deixei a umidade do gelo. Deidei a caixa tampada e essa umidade ficou lá dentro o que ocasionou uma oxidação na serpentina na parte externa...

Além da água e gelo que usei externamente, uma vez adicionei alcool 70, somente isso.

Agora tenho algumas dúvidas onde gostaria de pedir a ajuda de vcs.

- Acham que a serpentina está condenada? Devo trocar?
- Se não estiver condenada, devo limpar essa oxidação com algo ou deixo assim mesmo?
- Quais os cuidados que devo tomar daqui em diante? Guardo ela destampada pra agua que fica lá evaporar?


Seguem fotos...

Obrigado!,
Rodrigo
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-12-25 at 15.31.16.jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-25 at 15.31.16.jpeg
    207.8 KB · Views: 151
  • WhatsApp Image 2017-12-25 at 15.30.44.jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-25 at 15.30.44.jpeg
    165 KB · Views: 139
Olá pessoal,

Recentemente fiz uma chopeira a gelo com uma serpentina de alumínio de 25m, montei ela faz uns 2 meses e usei ela umas 3 vezes já. Sabendo das limitações do alumínio, tomei alguns cuidados com ela que foram:

Sempre ao guardar, logo após o uso, faço uma solução de agua e iodofor (na proporção recomendada de sanitização). Passo a solução por dentro da serpentina usando um postmix e co2, descarto por volta de 1,5 L e deixo a serpentina cheia com esta solução. Aós isso, vedo a torneira italiana e a conexão do postmix com a serpentina com plástico filme e guardo a chopeira.

O problema é que acho que tomei os cuidados necessários com a parte interna somente, deixando meio de lado a parte de fora da serpentina pois notei que ela oxidou...

Basicamente, eu esvaziava a chopeira e deixei a umidade do gelo. Deidei a caixa tampada e essa umidade ficou lá dentro o que ocasionou uma oxidação na serpentina na parte externa...

Além da água e gelo que usei externamente, uma vez adicionei alcool 70, somente isso.

Agora tenho algumas dúvidas onde gostaria de pedir a ajuda de vcs.

- Acham que a serpentina está condenada? Devo trocar?
- Se não estiver condenada, devo limpar essa oxidação com algo ou deixo assim mesmo?
- Quais os cuidados que devo tomar daqui em diante? Guardo ela destampada pra agua que fica lá evaporar?


Seguem fotos...

Obrigado!,
Rodrigo


Troca por inox
 
Meio caro @Danielsantos, gostaria de saber o que fiz errado até porque muita gente usa alumínio e dura bastante.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Amigo.. Desculpe por nao explicar melhor.

Eu tenho serpentina de inox na minha chopeira... Depois de varios conselhos de amigos, decidi usar inox ao inves de aluminio.... O custo é bem maior... Isso doeu na carteira, mas coloquei na balança alguns pontos...

Inox da pra passar soda.. Aluminio nao... Sempre depois das festas e churrascadas, ao chegar em casa so queria ir dormir e esquecia a chopeira na garagem por 2-3 dias e ai ia limpar... Sendo de aluminio se encrustar dentro, tem que limpar muito bem... E uma sodinha vai bem... No aluminio nao da... So agua fervendo.

A minha chopeira, apos o uso, eu limpo dentro e fora... Dentro com agua fervendo e depois uma solucao de 0,1% de iodofor... Por fora eu sempre seco ela, pois erar mofo e mau cheiro
 
Amigo.. Desculpe por nao explicar melhor.

Eu tenho serpentina de inox na minha chopeira... Depois de varios conselhos de amigos, decidi usar inox ao inves de aluminio.... O custo é bem maior... Isso doeu na carteira, mas coloquei na balança alguns pontos...

Inox da pra passar soda.. Aluminio nao... Sempre depois das festas e churrascadas, ao chegar em casa so queria ir dormir e esquecia a chopeira na garagem por 2-3 dias e ai ia limpar... Sendo de aluminio se encrustar dentro, tem que limpar muito bem... E uma sodinha vai bem... No aluminio nao da... So agua fervendo.

A minha chopeira, apos o uso, eu limpo dentro e fora... Dentro com agua fervendo e depois uma solucao de 0,1% de iodofor... Por fora eu sempre seco ela, pois erar mofo e mau cheiro
Obrigado pelas dicas @Danielsantos. Pode me dizer quantos litros tem sua chopeira e de quantos metros é sua serpentina de inox?

Abs,
Rodrigo

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
É uma economia que sai caro. Há um motivo para todos os bares e cervejarias do mundo usarem inox, afinal, se alumínio desse conta com um custo menor estaria todo mundo usando. Passe para inox e seja feliz.
 
Eu, simplesmente usaria uma palha de aço para limpar externamente. Já que internamente está ok, e é só guardar seco que não terá mais problemas. Mas com o tempo internamente vai acumulando sujeira.
 
Obrigado pelas dicas @Danielsantos. Pode me dizer quantos litros tem sua chopeira e de quantos metros é sua serpentina de inox?

Abs,
Rodrigo

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

A minha chopeira é dupla... Uma serpentina tem 18 metros, onde sirvo cervejas mais leves tipo lager? Session ipa, weiss etc... E uma segunda com 14 metros onde sirvo cervrjas mais encorpadas tipo stout? dIpa, RIS... Onde pode ser servidas temperaturas mais altas tipo 6-8 graus...

Se voce usa bastante sua chopeira, parta para inox, pois a mao de obra na limpeza compensa...
 
Back
Top