ola ,alguem ja viu este filtro funcionado ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcal faria

Member
Joined
Oct 8, 2019
Messages
20
Reaction score
4
1592875247959.png
1592875270423.png
1592875311853.png



Vi no OLX ,mas ainda estou em duvida quanto ao resultado pratico, alguem viu funcionando ... nao estou fazendo propaganda ou denegrindo o produto , so nao conheco .
 

Attachments

  • 1592875290148.png
    1592875290148.png
    440.7 KB · Views: 8
Eu achei bem elaborado porém não sei se a recirculação com os furos faria mesmo uma cama de grãos efetiva pra ajudar sua clarificação. Pelo que reparei não sai nada por cima dele como um "sparge" então tem que testar. Se o preço valer quem sabe.
 
Parece que a ideia é formar uma cama horizontal ao invés de vertical, com a água entrando no centro e saindo pela lateral.
No caso a cama vai ser muito mais estreita, do tamanho do diâmetro e não do tamanho da altura que é muito maior.
Mas diz ali que é americano, sugiro pesquisar no hbt de lá.
 
puxa cama para cima para ´´espremer `´´ na saida , esta parte achei que pode aumentar taninos ... mas pode diminuir o encharcamento se feito com cuidado
 
Tenho lido algumas coisas sobre isso e aparentemente o pH do mosto e o teor de sais são mais importantes para a extração de taninos que o "espremimento", pelo menos em plantas de modo geral. Mas não sei se a casca do malte tem alguma particularidade quanto a isso, embora eu ache que não. Quando eu quero recuperar mais mosto, espremo bem o saco de grãos do BIAB até o danado parar de liberar água. Nunca tive problemas com taninos, mas minha água de mostura tem ph por volta de 5,5 e não é rica em sais.



puxa cama para cima para ´´espremer `´´ na saida , esta parte achei que pode aumentar taninos ... mas pode diminuir o encharcamento se feito com cuidado
 
Last edited:
ola , ZE_nascimento , interessante , tem alguma literatura que eu possa procurar para entender ?grato pela orientacao ., muito legal.
 
ola , ZE_nascimento , interessante , tem alguma literatura que eu possa procurar para entender ?grato pela orientacao ., muito legal.

Boa tarde, @marcal faria
Aí estão uns textos sobre o assunto, mas tem muito mais na internet:

https://beerandwinejournal.com/tannins-mash/https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr108/cap24.pdf
Tem uns vídeos do Beer School que também discutem isso, e aqui no fórum tem umas postagens mais antigas sobre extração de taninos.

A extração de tanino em grande quantidade pode até acontecer, mas somente em condições que ninguém pratica. Se você tem encontrado sabor adstringente na sua cerveja, deve se lúpulo.

Abraço
 
Tenho lido algumas coisas sobre isso e aparentemente o pH do mosto e o teor de sais são mais importantes para a extração de taninos que o "espremimento", pelo menos em plantas de modo geral. Mas não sei se a casca do malte tem alguma particularidade quanto a isso, embora eu ache que não. Quando eu quero recuperar mais mosto, espremo bem o saco de grãos do BIAB até o danado parar de liberar água. Nunca tive problemas com taninos, mas minha água de mostura tem ph por volta de 5,5 e não é rica em sais.

Faço BIAB e espremo o bag até a ultima gota e nunca deu tanino.....meu target para PH no Mash sempre foi 5,2...
 
achei este video da brewboss
Boa tarde, @marcal faria
Aí estão uns textos sobre o assunto, mas tem muito mais na internet:

https://beerandwinejournal.com/tannins-mash/https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr108/cap24.pdf
Tem uns vídeos do Beer School que também discutem isso, e aqui no fórum tem umas postagens mais antigas sobre extração de taninos.

A extração de tanino em grande quantidade pode até acontecer, mas somente em condições que ninguém pratica. Se você tem encontrado sabor adstringente na sua cerveja, deve se lúpulo.

Abraço


obrigado pela bibliografia , vou ler .
 
Back
Top