OG muito alta - Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mdeitos

Active Member
Joined
Mar 20, 2017
Messages
25
Reaction score
2
Fiz 20L de uma pilsen, usando 5kg de malte pilsen da Weyermann. Mostura a 66 graus até conversão completa do amido. Cerca de 1:20h. 1 hora de fervura. Não consegui medir com exatidão, mas levei cerca de 15L de mosto para o fermentador. Depois de resfriar o mosto, coletei uma amostra e fiz o teste, a OG deu 1075! A cerveja já está fermentando tem um dia. Preciso fazer alguma correção? Achei muito alta essa OG para uma pilsen. Se sim, como devo adicionar a água agora?
 
Boa noite! Acho que agora vc deve esperar a fermentação acabar, depois vc mede a FG e tenta corrigir depois. Se vc for add água terá que ferver por 3a5 minutos e resfriar antes de adicionar ao lote fermentado. O maior problema será com o amargor, vai ficar abaixo do esperado. Ou tmb vc pode adicionar mais água qnd fizer o priming tmb ... mas terá que fazer um cálculo bem preciso pra isso.
 
Boa noite! Acho que agora vc deve esperar a fermentação acabar, depois vc mede a FG e tenta corrigir depois. Se vc for add água terá que ferver por 3a5 minutos e resfriar antes de adicionar ao lote fermentado. O maior problema será com o amargor, vai ficar abaixo do esperado. Ou tmb vc pode adicionar mais água qnd fizer o priming tmb ... mas terá que fazer um cálculo bem preciso pra isso.

Obrigado Melchior. Sabe me dizer como devo calcular a quantidade de água que devo adicionar depois?
 
Boa noite! Acho que agora vc deve esperar a fermentação acabar, depois vc mede a FG e tenta corrigir depois. Se vc for add água terá que ferver por 3a5 minutos e resfriar antes de adicionar ao lote fermentado. O maior problema será com o amargor, vai ficar abaixo do esperado. Ou tmb vc pode adicionar mais água qnd fizer o priming tmb ... mas terá que fazer um cálculo bem preciso pra isso.

Adicionar água depois que a fermentação começou, ou após o seu final, não parece ser uma boa ideia. Vai esculhambar o amargor e diluir o sabor do malte, se brincar a cerveja vai ficar uma garapa com gosto de nada. Depois que inoculamos o fermento, não há muito o que fazer em relação à densidade da cerveja. A hora agora é de controlar a temperatura e fazer uma fermentação redondinha.

Se a OG deu muito acima do esperado, foi erro no cálculo da eficiência. Minha sugestão é tocar o barco do jeito que está e corrigir a eficiência para as próximas levas. Vai sair cerveja, e fica o aprendizado.
 
Adicionar água depois que a fermentação começou, ou após o seu final, não parece ser uma boa ideia. Vai esculhambar o amargor e diluir o sabor do malte, se brincar a cerveja vai ficar uma garapa com gosto de nada. Depois que inoculamos o fermento, não há muito o que fazer em relação à densidade da cerveja. A hora agora é de controlar a temperatura e fazer uma fermentação redondinha.

Se a OG deu muito acima do esperado, foi erro no cálculo da eficiência. Minha sugestão é tocar o barco do jeito que está e corrigir a eficiência para as próximas levas. Vai sair cerveja, e fica o aprendizado.

Bom, o jeito é deixar assim mesmo e ver o que vai sair então. Eu deveria ter adicionado água na fervura, acho que foi esse meu erro. Fui com a quantidade da mostura e perdi alguma coisa ali. Agradeço a ajuda de todos.
 
Sim...

Nem sempre é problema de rendimento (moagem errada, problema na conversão)..
Muitas vezes é que a sua evaporação foi maior do que a prevista.

Quando a mostura não rende o esperado... não tem muito que fazer... se corrige o volume atrapalha a OG.. se corrige a OG atrapalha o volume.
Quando é problema de evaporação é só repor a água que geralmente a OG bate com o esperado.
 
Eu não adicionaria mais água após inocular o fermento. Acho que o melhor é fazer como o amigo acima falou e seguir os processos normais medindo a densidade mais pro final da fermentação.

Sua cerveja talvez não esteja nos padrões do BJCP, mas com certeza vai ser cerveja. Já tive situações como a sua antes de entender o meu equipamento e processos, e nunca fiz correção... algumas inclusive ficaram excelentes.

abraço!
 
Obrigado pelas dicas! Foi a primeira vez que fiz por BIAB utilizando o grain bag, acredito que foi aí que tive essa divergência. Moí o malte um pouco mais fino, justamente por ter lido que a eficiência com BIAB é menor.
 
Passados 5 dias da fermentação, fui medir a densidade: 1018! Atenuou pra caramba! Acredito que vai ficar com uns 7% de álcool. Dei uma provinha nela e dá pra sentir muito o álcool! Mas de resto aparentemente está tudo ok, a fermentação foi bem, apenas aquele diacetil chato, mas vou deixar mais uns dois dias na temperatura de fermentação e vou fazer um descanso de dois dias a uns 17 graus e acredito que vai matar isso. Só me espantei dela ter atenuado tanto em tão pouco tempo.
 
Last edited:
Lendo um blog esses dias de um cara que foi conhecer a fabrica da heineken, ele falou que a cerveja base deles tem 7% de álcool, só não sei o que eles fazem depois pra baixar o ABV se misturam água, se mistura lotes mais fraco de cerveja pronta, eu arriscaria colocar uma água esterilizada com lúpulo, ainda em estudos dizem que lúpulo trás amargor inclusive em processo frio
 
Um conhecido meu entendido diz que toda cervejaria faz isso, é pra economizar fermentador, e depois acrescenta água mesmo.
Eu tenho uma amber fermentando e quero fazer um teste, uns 3 dias antes vou fazer uma infusão gelada de erva mate e mittelfrueh, tipo um dry hop e acrescentar na hora de envasar.
 
Back
Top