Fermentar uma Pilsen numa geladeira 'civil'

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Pessoal, boa noite, blz ai?

Ainda tenho poucas horas de voo, ao todo ja fiz 4 brassagens, todas do tipo ALE. Estava vendo algumas receitas e gostaria de saber se seria um passo muito maior do que a perna se eu fizer uma Pilsen.

Outra questão, sobre o título do post é, se eu fizer esta brassagem e deixar fermentando/maturando numa geladeira (no caso, seria a geladeira da área da churrasqueira da minha casa, onde dificilmente abrem durante a semana e não é todo final de semana que utilizamos a área), que abram eventualmente teria algum problema para a etapa da fermentação/maturação?

Abs!
 
Pessoal, boa noite, blz ai?

Ainda tenho poucas horas de voo, ao todo ja fiz 4 brassagens, todas do tipo ALE. Estava vendo algumas receitas e gostaria de saber se seria um passo muito maior do que a perna se eu fizer uma Pilsen.

Outra questão, sobre o título do post é, se eu fizer esta brassagem e deixar fermentando/maturando numa geladeira (no caso, seria a geladeira da área da churrasqueira da minha casa, onde dificilmente abrem durante a semana e não é todo final de semana que utilizamos a área), que abram eventualmente teria algum problema para a etapa da fermentação/maturação?

Abs!

Não vejo problema quanto à geladeira. Abrir a porta não vai atrapalhar a fermentação. A temperatura momentaneamente registrada na geladeira não importa muito, mas sim a temperatura do mosto, e esta só se altera bem lentamente. Então, digamos que vc tem um mosto a 12C quietinho lá na geladeira, e alguém abre a porta. O ar frio da geladeira sai pela porta, mas o mosto continua a 12C. Fechando a porta a geladeira torna a esfriar alcançando rapidamente os 12C e o mosto nem vai sentir a variação. No máximo vai variar uma fração de 1 grau. Vai com a tocha e boas brejas.
 
Se vc tiver controle de temperatura nessa geladeira para manter a temperatura do mosto então sem problemas, mas se quando vc diz que quer fermentar em uma geladeira cívil, seria sem um controlador de temperatura, somente com a temperatura da geladeira mesmo, eu não arriscaria.
 
Pessoal, boa noite, blz ai?

Ainda tenho poucas horas de voo, ao todo ja fiz 4 brassagens, todas do tipo ALE. Estava vendo algumas receitas e gostaria de saber se seria um passo muito maior do que a perna se eu fizer uma Pilsen.

Outra questão, sobre o título do post é, se eu fizer esta brassagem e deixar fermentando/maturando numa geladeira (no caso, seria a geladeira da área da churrasqueira da minha casa, onde dificilmente abrem durante a semana e não é todo final de semana que utilizamos a área), que abram eventualmente teria algum problema para a etapa da fermentação/maturação?

Abs!
Bom dia! Fazer uma cerveja de baixa fermentação não é mais "difícil" que uma Ale. A única questão é que por ser mais neutra, possíveis defeitos acabam ficando mais evidentes.
Quanto a geladeira, como dito pelos colegas, a única questão é controlar a temperatura. A variação que o termostato da geladeira aceita é grande demais pra fermentação.
Abs.
 
Curti o "geladeira civil" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Concordo com o que os colegas falaram acima. Mas você deve tomar mais cuidado com contaminação do fermentador, já que uma geladeira convencional tem um entra-e-sai danado dos alimentos mais diversos. Só ficar ainda mais atento na vedação do fermentador e na sanitização do airlock.
 
Curti o "geladeira civil" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Concordo com o que os colegas falaram acima. Mas você deve tomar mais cuidado com contaminação do fermentador, já que uma geladeira convencional tem um entra-e-sai danado dos alimentos mais diversos. Só ficar ainda mais atento na vedação do fermentador e na sanitização do airlock.

É por isso mesmo a minha duvida! Se por tanto abre e fecha eu corro algum risco. Mas estatisticamente, essa geladeira em questao nao é aberta mtas vezes na semana, entao acredito que estou bem nesse quesito.

Vamos ver se na proxima brassagem eu encaro uma pilsen ou na seguinte...
 
se vai fazer lager em temperatura de lager, não economize na levedura. Eu tenho feito lager em temperaturas mais altas, e não tenho me arrependido. Sempre uso starter, e quando fazia fermentação a pressão ambiente, iniciava fermentação entre 12 e 13 °C e deixava subir até uns 16-18°C. Hoje em dia, fermentando sob pressão, inicio entre 14 e 15 °C e deixo subir até uns 20 °C.
Há vários relatos de "lagers" bem feitas em temperaturas de Ales.
https://homebrewacademy.com/warm-fermented-lagers/https://www.morebeer.com/articles/Warm_Lager_MethodE nesse relato aqui, exBEERiment | Fermentation Temperature: WLP800 Pilsner Lager Yeast In A Pale Lager, nem juizes certificados do BJCP conseguiram identificar diferenças entre lagers fermentadas a 10 e a 19 °C.
 
Back
Top