OG baixa numa Weizenbock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucamjr

Active Member
Joined
Jan 18, 2014
Messages
26
Reaction score
4
Olá pessoal,

Ontem fiz minha 4a. brassagem, e pela primeira vez a OG ficou extremamente menor do que o previsto (1053 para 1075). O estilo foi uma Weizenbock e usei cerca de 40% de malte de trigo escuro. Meu equipamento é BIAB, e, a julgar pelas brassagens anteriores, atuava com 70% de eficiência (Beersmith), mas nesta brassagem baixou para 60% - e eu vou ficar com uma Weizenbock pouco alcóolica. Minha pergunta é se é normal a eficiência baixar quando usamos malte de trigo, e se as paradas fenólica e protéica (que não fiz por insegurança em relação a aumentar a temperatura entre rampas com os grãos na panela) podem ter ajudado a diminuir a eficiência.

Obrigado,

Luiz
 
Cara se tu usou MALTE de trigo não precisava das paradas, talvez não era malte mais velho ? Não tinha caruncho ? Moeu bem ?
 
Valeu hcoan, das alternativas que falou, a única que não tive controle foi a moagem, que foi feita na loja. Mas creio que o problema foi não ter ainda uma técnica padronizada para o meu BIAB, que repito exatamente igual todas as vezes. E vou tentar regular a eficiência no BS nivelando por baixo - melhor sobrar açucar do que faltar.
 
Back
Top