Off Flavor Clorofenol

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Thiago, às vezes não é clorofenol. Por exemplo, se a fermentação não iniciou bem alguns compostos podem ficar nela por não haver CO2 se desprendendo e arrastando. Pode gerar muito acetaldeído, que somado ao álcool superior, diacetil que não tenha sido consumido dão cheiro e sabor parecido com acetona. Vale relembrar se tua fermentação começou e terminou bem.

Interessante esse ponto. Sou novato também, mas tenho feito anotações.
No meu caso sempre usei água de poço (dureza bem baixa - falta de Ca, Mg etc) e sinto esse "azedinho" de maça verde que parece ser o acetaldeído com um cheiro de esparadrapo. Poderia ser problemas na minha mostura, pois o problema parece aparece quando não chego próximo da OG?

Exemplos:
Ex 1)
Cream Ale: OG 1047 FG 1007 => deu 1040-1010.
Fermentação 5 dias a 18 graus e 5 dias a 22 graus.
Forte cheiro de esparadrapo e sabor de maçã verde. Baixa carbonatação.
(Somente nesse exemplo usei 0,8ml de Biofor por litro de água para sanitização das garrafas)

Ex 2)
Ex: Cream Ale: OG 1047 FG 1007 => deu 1045-1009.
Fermentação 5 dias a 18 graus e 5 dias a 22 graus.
Sem offs. Fiz carbonatação forçada

Ex 3)
Red Ale: OG 1042 FG 1011=> deu 1035-1007.
Fermentação x dias a 18 graus e y dias a 24 graus (não acompanhei temperatura - problema no controlador. x+y=14 dias).
Pouco cheiro de esparadrapo e pouco sabor de maça verde. Cheiro de frutas maduras (devido a 24 graus provavelmente).

Até hoje não utilizei mais Biofor com medo de ser o problema do "Clorofenol", mas pelos relatos que tenho visto não deve ser!
 
E quando percebemos isso e a água não há cloro? Foi retirada de um poço artesiano.
No meu caso já tive problema de colocar água clorada pra borbulhar e, no processo de resfriamento do fermentador, enquanto ainda a fermentação não começa ,o ar do interior foi se comprimindo e acabou sugando a água pro interior.
 
Back
Top