Nova brassagem com OG muito inferior a o esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Caros amigos ! Mais uma vez o meu valor não bateu nem de perto.
Não é algo que me preocupe tanto ,. Minhas cervejas sempre ficam aceitáveis, porém a intriga de porque nunca bate o valor esperado é grande.
Em anexo a configuração do beersmith para uma leva de 19 litros.
Peguei o perfil de equipamento Pot and Cooler all grain 19L , lavagem até atingir 24 litros,. Fervura homogênea de 1 hora ,. Resultado OG 1.037,. Muito inferior a o esperado.
A lavagem eu fiz batch drenando tudo e depois adicionando a água e resirculando constante com bomba até o mosto limpar.
Não sei onde está o erro,. Já faz cerveja a algum tempo e meu perfil nunca bate com o esperado.
Nem sempre a minha OG é tão baixa ,normalmente fica acima ., desta vez não sei que aconteceu.
Obrigado a quem poder dar uma ajuda.
Abraços ImageUploadedByTapatalk1416233816.348043.jpg
 
Você poderia detalhar o seu processo: moagem dos grãos e temperaturas na brassagem por exemplo.
Como mensura a densidade? Refratrômetro ou densimetro? Se todas as levas deram baixas, será que estão calibrados (principalmente o refratrômetro)?
 
@alvaroroche,
Descreva um pouco melhor sobre o seu procedimento para que possamos encontrar aonde pode estar o seu problema com a eficiência. Descreva como faz cada passo, quanto tempo demora, temperaturas, etc.

Nesse caso já adianto algumas possibilidades:

1) Mais atenção à temperatura de mosturação, pois se estiver mantendo ela muito alta durante os 60m (em media), pode ficar com poucos açucares fermentáveis. A dica do Guenther é muito boa, faça 90m de mosturação, isso pode ajudar.

2) Um amigo estava tendo o mesmo problema, e qd fiz uma brassagem com ele vi que estava escoando a água muito rápido ao passar para a panela de fervura. Quando isso acontece, "lava-se" pouco o grão e vc leva poucos açucares para a fervura. Tente retirar o líquido bem devagar, com a torneira pouco aberta. Não sei se faz isso, mas recircule antes de começar a tirar o líquido, para formar uma cama de grãos eficiente.

No mais, espero que descreva melhor o seu processo para podermos ajudar.
abraços
 
Álvaro,

sou novo no assunto, mas vou falar algo.
Vejo que no BeerSmith (BS), sua eficiência está em 71%.

Com essa eficiência o próprio BS sugere a quantidade de grãos que atenda
ao estilo produzido e estimando, og e of inclusive.

Mas se sua eficiência for menor, por exemplo 60%, você precisaria de mais grãos para atingir o mesmo og (1050). (sem considerar as razões da baixa eficiência)

Além do que foi dito aqui pelos amigos, pense em colocar por exemplo 60% e veja qual og ele vai indicar muito possivelmente próximo aos 1037, ou seja você pode até estar fazendo até certo, mas ele BS vai te indicar números diferentes, apenas dependendo da real eficiência que você produz ou produziu nessa leva.

abraço

Eduardo
 
@Tavares e @motammg obrigado pela resposta,. Vamos lá:
Trabalho com uma panela de 22litros com bazoka para mostura e uma número 38 para fervura .
A moagem bem correta, posso para o pessoal da maltestore fazer para mim.
Mosturo 90 minutos conforme aprendi e logo dreno o mosto para panela de fervura para começar a lavagem.
Na lavagem uso conforme o beersmith indica o até atingir o volume de litros necessários para tirar uma leva de 20.,
Lavo da seguinte forma: dreno tudo,. Agrego água a 75graus mexo , deixo a camada se organizar e vou resirculando com a bomba até o mosto ficar limpo.
Dreno ,. É assim até atingir volume de fervura.
Esse é o processo até ferver.
Eu acho que meu erro está na configuração do beersmith
 
@EduMozir,. Já tentei diferentes percentuais de eficiência e nunca cheguei perto da OG,.
 
@Tavares e @motammg obrigado pela resposta,. Vamos lá:
Trabalho com uma panela de 22litros com bazoka para mostura e uma número 38 para fervura .
A moagem bem correta, posso para o pessoal da maltestore fazer para mim.
Mosturo 90 minutos conforme aprendi e logo dreno o mosto para panela de fervura para começar a lavagem.
Na lavagem uso conforme o beersmith indica o até atingir o volume de litros necessários para tirar uma leva de 20.,
Lavo da seguinte forma: dreno tudo,. Agrego água a 75graus mexo , deixo a camada se organizar e vou resirculando com a bomba até o mosto ficar limpo.
Dreno ,. É assim até atingir volume de fervura.
Esse é o processo até ferver.
Eu acho que meu erro está na configuração do beersmith
Alvaro, tu disseste que estás usando bazooka.

Na lavagem, tu falaste que drena todo o mosto, depois adiciona água, etc. Depois de adicionar água, tu mexe bem os grãos?

Fly/Continuous Sparge: não mexer os grãos

Batch Sparge (que é o que tu estás fazendo), deve-se mexer os grãos bastante depois de cada vez que se adiciona água.

Outra coisa... essa tua cerveja é de centeio pelo que vi.... normalmente isso gera problemas de filtragem e eficiência mais baixa.

Abraço,
 
@Guenther ,. Grande profe!!!
Sim mexo bastante , e re círculo com a bomba.
 
Desta vez a OG deu bem abaixo mas normalmente dá para cima porque uso mais malte,. Em torno de 5,5kilos
 
"Mosturo 90 minutos conforme aprendi e logo dreno o mosto para panela de fervura para começar a lavagem."


Você não recircula o primeiro mosto ?

Pra mim é isso.
 
Não entendi..... e não recircula na lavagem ?

Porque não no primeiro mosto ?
 
@Ortiz recirculo enquanto faço o mash out para deixar uniforme a temperatura a 75 graus ,. Depois dreno e lavo
 
@Guenther comprei do Eliandro, não sei qual marca,. Massss percebi que absorve muita água , estou errado?
 
Também tive problemas com uma cerveja de centeio que fiz esse inverno, usei o malte da Castle. Foi o maior pesadelo cervejeiro da vida. Conhecem sagú? ficou igual, e não dos mais aguadinhos.

Simplesmente não desgrudou dos grãos.
Um dos erros que acho que cometi foi ter feito single infusion na preguiça, uma parada de b-glucanase teria ajudado, mas acredito que ainda assim seria ruim. Se soubesse onde arranja uma casca de arroz, talvez até arriscasse fazer de novo.
 
@Tiago , hehehe,. Também achei que era um sagu!!!
Imagina fazer uma rye 100% ,.
Ta loco!
Abraço
 
Galera,
Na verdade não consigo ver a o de pode estar a falha,. Se
Alguém tiver a luz mande um sinal.
Obrigado
 
Olha bicho, pode ser moagem, mesmo que passe para o pessoal moer pra vc, não quer dizer que a moagem seja correta para o teu equipamento. Poderia tentar moer mais fino, no limite mesmo pra ver o que acontece, eu tbm estou tendo problemas com eficiência e, ontem brassei uma leva que quase atingi os 65% proposto pelo beersmith, só afinando a moagem.
 
Qual a água que tu usa? Sabe o pH?
Já tive problemas com isto.
 
Quanto tempo demora drenando o mosto?
Abre muito a torneira ou deixa passar beeeeem devagar?
 
@zerosa bom dia!!
Uso a água fonte de Belém para mostura e lavagem, pH 5,82 a 25 graus
 
@motammg mais o menos uma hora demoro para drenar e lavar!!! Normalmente abro pouco a torneira mas desta vez como começo a entupir abri tudo.
 
Galera,
Na verdade não consigo ver a o de pode estar a falha,. Se
Alguém tiver a luz mande um sinal.
Obrigado
Alvaro, a falha na real não é uma falha..... é que usando centeio, a eficiência tende a baixar por esses problemas de filtragem, etc... ou seja, sinceramente, eu não acredito que tenha tido grandes problemas.

Baixa eficiência tu deves te preocupar mesmo se estiver usando somente malte normal, aí sim.

Resumindo, eu quase posso garantir que executando as mesmas coisas que tu fez pra essa cerveja para outra utilizando somente cevada, provavelmente a tua eficiência seria bem maior, porque em termos de técnica, não via absolutamente nenhum erro geral. O que faltou, é como o Tiago falou, talvez algumas rampas de temperatura pra desmanchar melhor esse efeito de GOMA que o centeio forma, bem como alguns outros cereais.

Abraço,

Guenther
 
Alvaro, a falha na real não é uma falha..... é que usando centeio, a eficiência tende a baixar por esses problemas de filtragem, etc... ou seja, sinceramente, eu não acredito que tenha tido grandes problemas.

Baixa eficiência tu deves te preocupar mesmo se estiver usando somente malte normal, aí sim.

Resumindo, eu quase posso garantir que executando as mesmas coisas que tu fez pra essa cerveja para outra utilizando somente cevada, provavelmente a tua eficiência seria bem maior, porque em termos de técnica, não via absolutamente nenhum erro geral. O que faltou, é como o Tiago falou, talvez algumas rampas de temperatura pra desmanchar melhor esse efeito de GOMA que o centeio forma, bem como alguns outros cereais.

Abraço,

Guenther


Profe, obrigado pela resposta!!!
foi uma experiencia interessante usar centeio,. e dependendo do resultado usarei de novo.
Como falei no começo do tópico, não e uma coisa que me preocupe demasiado. So queria entender melhor o porque do acontecido.
Ate entender que a questão era o grao.,.,
obrigado como sempre!!

abraço
 
Não tenho muita experiência ainda, mas ontem brassei uma saison com 25% de malte centeio, 25%trigo e 50% Pilsen e tbm não alcancei a OG prevista no Beersmith. OG prevista era de 1052 e a alcançada foi de 1040. O equipamento estava ajustado no BSmith. Porém, percebi que os grãos de centeio não estavam bem moídos (vários grãos inteiros) e ao retirar da receita no BSmith a quantidade de malte de centeio, a OG prevista foi de 1042...
To achando que a Brewshop moeu mau o malte de centeio e não foram extraídos açucares dele.
 
Abaixe sua eficiência no BS, circule desde o começo da brassagem, antes minha eficiencia era 65%, e recirculando desde o começo subiu pra 69%. Fique atendo se há cloro na agua ou PH muito alto. E fique atento a agua de brassagem, pouca agua dificulta conversão
 
Back
Top