Nenhuma carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
Boa noite galera,

estava escrevendo esse post em outro tópico já existente, porém como a dúvida não era a mesma e não encontrei algo igual no fórum, abri um tópico novo, até pq a dúvida ficou muito grande (foi mal :D).

Brassei uma ESB a um mês e meio aproximadamente. Passei por todo o processo sem problemas (aparentemente). Fermentei ela na geladeira com temperatura controlada, após o fim da fermentação elevei a temperatura um grau por dia até os 25º como indicado pelo Guenter em um post (muito obrigado pelas dicas), e após uns 3 dias eu fiz o coldcrash para 3º e deixei por mais uma semana antes de engarrafar.

Durante o envase, fiz o açucar invertido de 5g/L, transferi a cerveja (ainda gelada) para outro balde e então engarrafei. Hoje, após 2 semanas na garrafa abri uma e praticamente não carbonatou. A tampinha faz um leve barulho "tsss" e derramando no copo não formou nenhuma espuma.

Pesquisando, descobri que existem várias variáveis que podem ser o problema, mas gostaria de perguntar qual é mais provável e se tem "conserto".

Hipótese 1: Quando realizei o coldcrash fiz o mais rápido possível que a geladeira conseguiu(cerca de 6h) ao invés de ir abaixando a temperatura aos poucos. Existe a possibilidade de ter "matado" ou decantado todo o fermento presente na cerveja? Se sim, é possível abrir as garrafas e jogar mais um pouco de fermento e fechá-las novamente? qual o procedimento?

Hipótese 2: As garrafas não estariam bem fechadas, porém quando estava tampando me certifiquei de virar todas as garrafas e apertar com o arrolhador novamente em outra posição. Mesmo assim posso ter esse problema? obs: uso arrolhador de ferro daqueles bem simples.

Hipótese 3: Contaminação. Não conheço muito bem os efeitos que uma contaminação gera na cerveja, porém no balde fermentador a cerveja estava sem qualquer "coisa" estranha por cima e eu me preocupei bastante com a limpeza e sanitização do equipamento e das garrafas (sabonete neutro, enxague abundante e posterior sanitização com pac200). Além disso, o gosto dela não está ruim, somente está sem gás. Pode ter sido contaminação? Pode ser resíduo de detergente?

Hipótese 4: A mistura do açucar de primming não foi realizada corretamente, e algumas garrafas estariam com pouco açucar e outras com muito. Hipótese pouco provável pois eu fiz a mistura no balde como citei acima e acho que haveria pelo menos um pouco de carbonatação (ou demais), ou seja, seria irregular mas existiria. Estou certo?

Existe mais alguma possibilidade que eu não citei?
desculpa pelo post longo, e agradeço a quem ler e puder responder.

Seguem 2 imagens, porém em breve eu posto mais (melhor resolução):

https://s3.amazonaws.com/pushbullet...hWPS5HaHstVAK13XmOrpk/IMG_20140807_220056.jpg

https://s3.amazonaws.com/pushbullet...y845U8R0ABxXYBMA4FZy3/IMG_20140807_220029.jpg
 
Seguem as fotos
 

Attachments

  • cerva.jpg
    cerva.jpg
    36.3 KB · Views: 265
  • cerva1.jpg
    cerva1.jpg
    32.6 KB · Views: 246
Cara... Tá formando espuma sim... Pouca mas tá... Agüenta mais uma semana e experimenta de novo...
 
Amigão estou com o mesmo problema que você com uma pilsen lager. Usei 10g/L. Equivalente a 6g por garrafa. Também faz um pequeno tsss, e a espuma esta igual a sua. Está com 2 semanas e nada. Com 1 semana abri uma também e estava quase a mesma coisa. Ja a weiss que fiz, com 1 semana de carbonatação ja estava ok. Mais 1 semana será que fica ok? A carbonatação pode chegar a demorar até 1 mês? (comprei um manômetro mas ainda nao chegou. So para a próxima brassagem. Obrigado.

Wagner
 
Mais dois detalhes, o açúcar fiz com açúcar normal e o gosto esta "ralo"(melhor palavra que achei), pois n esta aguada, só rala mesmo.

Mais uma foto, essa da segunda garrafa!
 

Attachments

  • IMG_20140807_231150.jpg
    IMG_20140807_231150.jpg
    29.7 KB · Views: 240
Segue o video de como ficou a minha lager.
Note que não faz espuma (pouquissimo) e nota-se claramente no sabor a falta de gás (carbonatação).
Lembrando que já se passaram 2 semanas carbonatando em lugar escuro em temperatura ambiente (aqui em santos faz 20 graus).

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=8sHekDM0UNA[/ame]
 
Mais dois detalhes, o açúcar fiz com açúcar normal e o gosto esta "ralo"(melhor palavra que achei), pois n esta aguada, só rala mesmo.

Mais uma foto, essa da segunda garrafa!

Olha meu video e veja como a minha está bem parecida com a sua a espuma. (pouquissima). Será que realmente com mais dias gera mais co2? Eu fiz o primming com 10g/L. Equivalente a 6g por garrafa. Era para estar bem carbonatada!!!
 
10ml/l de qual solução? 1gr açúcar/ml? O ideal é colocar 200g de açúcar e 200mL de água. Dessa solução você coloca 1mL para cada 100mL de cerveja. Isso dará aproximadamente 6,1g/L de açúcar.
 
10ml/l de qual solução? 1gr açúcar/ml? O ideal é colocar 200g de açúcar e 200mL de água. Dessa solução você coloca 1mL para cada 100mL de cerveja. Isso dará aproximadamente 6,1g/L de açúcar.

Perdão, erro de digitação. Usei 10g/L, equivalente a 6g por garrafa.
Era para estar bem carbonatada.
Todas as tampinhas estão bem fechadas
 
Hipótese 1 (cold crash): Não.
Hipótese 2 (garrafas mal fechadas): É possível em garrafas com rosca
Hipótese 3 (contaminação): Não (provavelmente o efeito seria o contrário)
Hipótese 4 (priming mal distribuído): Não porque não há nenhuma supercarbonatada

Outras possibilidades:

Hipósese 5 (mencionada pelo Roth): pouco tempo
Hipótese 6: você está servindo a cerveja tão gelada que ela nem faz espuma
Hipótese 7: Erro no cálculo ou medição da quantidade de açúcar
Hipótese 8: Temperatura muito baixa (as garrafas não estão na geladeira, certo?)

E Wagner, com 10g/litro essas garrafas deveriam estar mais perigosas que coquetel molotov!
 
E quais as OG e FG dessas cervejas?
A OG faz referência ao que foi solubilizado do malte para o mosto (açúcares fermentáveis ou não fermentáveis e nutrientes do fermento, como lipídios e aminoácidos).
A FG faz referência ao que foi consumido pelo fermento, além de indicar se ele está vivo mesmo.
Uma alta FG indica que o processo de fermentação não estava acabado ou ainda que acabaram os nutrientes do fermento e ele passou a sofrer autólise, reduzindo sua eficiência.
Uma baixa FG pode indicar até contaminação, como já vi aqui, pois sempre sobra açúcar não fermentável, que alguns contaminantes podem quebrar.

Cara, tem tanta coisa possível, mas o melhor é que dá para aproveitar o conhecimento adquirido nessa leva revendo alguns conceitos!

Aconselho a fazer todos os seus testes com amostras da sua leva, e vê se algum teste dá certo.

*Espero ajudar, já que é śo mais um iniciante falando aqui hehehee
 
Muito obrigado pelas dicas galera, mas vamos lá:

Pouco tempo (hipotese 5): Mesmo após 2 semanas pode ser que não esteja formando espuma quase nenhuma?
Cerveja muito gelada (hipotese 6): não é o caso pois abri uma garrafa em temperatura ambiente, e a formação de espuma era a mesma (2 foto).
Hipótese 7: Pode ter acontecido, mas eu lembro de ter conferido os calculos, só que não anotei.
Hipotese 8: As cervejas estão em aproximadamente 21, 22º.

Hipótese 1 (cold crash): Não.
Hipótese 2 (garrafas mal fechadas): É possível em garrafas com rosca
Hipótese 3 (contaminação): Não (provavelmente o efeito seria o contrário)
Hipótese 4 (priming mal distribuído): Não porque não há nenhuma supercarbonatada

Outras possibilidades:

Hipósese 5 (mencionada pelo Roth): pouco tempo
Hipótese 6: você está servindo a cerveja tão gelada que ela nem faz espuma
Hipótese 7: Erro no cálculo ou medição da quantidade de açúcar
Hipótese 8: Temperatura muito baixa (as garrafas não estão na geladeira, certo?)

E Wagner, com 10g/litro essas garrafas deveriam estar mais perigosas que coquetel molotov!

Pelos comentários, acho que as hipóteses 5 e 7 são as mais prováveis, dessa forma farei um experimento:
Irei separar 3 garrafas, na primeira colocarei mais 3g/L de açucar invertido e vou fechar novamente. Na segunda colocarei um pouquinho de fermento e depois tampar. E na terceira colocarei um pouco de fermento com as 3g/L de açucar invertido.
O resto das garrafas não vou mexer, e aguardarei mais 2 semanas pra ver no que dá. Claro que irei me certificar que essas 3 garrafas estejam em local fechado e protegido, pois se estourarem, ninguem se machuca.

Alguem pode me dizer qual a melhor forma de preparar um pouco de fermento para adicionar à garrafa? Estou com um pacote de safale-S04 (o fermento utilizado) fechado na geladeira.

Vlw a todos.
 
Hipótese 1 (cold crash): Não.
Hipótese 2 (garrafas mal fechadas): É possível em garrafas com rosca
Hipótese 3 (contaminação): Não (provavelmente o efeito seria o contrário)
Hipótese 4 (priming mal distribuído): Não porque não há nenhuma supercarbonatada

Outras possibilidades:

Hipósese 5 (mencionada pelo Roth): pouco tempo
Hipótese 6: você está servindo a cerveja tão gelada que ela nem faz espuma
Hipótese 7: Erro no cálculo ou medição da quantidade de açúcar
Hipótese 8: Temperatura muito baixa (as garrafas não estão na geladeira, certo?)

E Wagner, com 10g/litro essas garrafas deveriam estar mais perigosas que coquetel molotov!


Exato, é uma receita da cia do malte, e ela é bem carbonatada mesmo pelo que a receita indica.

- O primming foi feito com 200g de açucar / 200ml de água, inserido 6ml por garrafa uma a uma medido certinho. A outra leva que fiz da weiss ficou ótima a carbonatação.

- A cerveja está bem gelada na hora de servir, mas no sabor da para notar e muito a falta de gás. Abri sem gelar e estava igual.

- As garrafas estão carbonatando a temperatura ambiente 20 graus e em local escuro.

- Quanto a deixar mais tempo, com mais de 2 semanas é possivel que ainda continue o processo de carbonatação?

Obrigado a todos que estão nos ajudando.
 
Alguem pode me dizer qual a melhor forma de preparar um pouco de fermento para adicionar à garrafa? Estou com um pacote de safale-S04 (o fermento utilizado) fechado na geladeira.

Hidrata uma quantidade pequena (uma pontinha de colher de chá) num pouco d'água previamente fervida (só o fundo de um copo) e joga pra dentro da garrafa. É mais fácil ferver uma quantidade maior de água e descartar o excedente (pode ser num copo, no microondas).

É importante hidratar com calma, por 45min a 1h.
 
Atualizando o post:

No domingo, realizei o teste que havia falado. Separei 3 garrafas e adicionei fermento em uma, fermento e açucar invertido em outra e somente açucar na terceira.

Porém ao abrir a terceira garrafa para acrescentar mais açucar, a tampinha voou longe e subiu espuma pra tudo quanto é lado. Vendo isso imaginei que o meu problema foi a mistura de açucar com a cerveja e revi meu processo. Lembrei que após acrescentar o açucar invertido no balde e transferir a cerveja, me esqueci de misturar os dois por um tempo para homogeneizar a mistura. Dessa forma tive garrafas supercarbonatadas e outras pouquissimo carbonatadas.

É possível abrir todas as garrafas e acrescentar um pouco de açucar para que elas carbonatem melhor? acho q umas 3g de açucar por garrafa resolveria o meu problema, certo?

obrigado mais uma vez pela ajuda galera.
 
Eu pessoalmente não mexeria em nada!!

O que deu errado, deu errado, já foi! Revisa o processo e arruma para a próxima!

Quanto mais mexe, mais ferra!
Eu deixaria assim!
 
Pessoal, as minhas continuam com pouquissima carbonatação. Chegou meu manômetro. Eu posso abrir uma garrafa e instalar o manômetro, ou no momento que eu abrir a garrafa, por perder gás, o manômetro não vai medir corretamente a pressão?

(não instalei antes por não chegar no dia do envase. Chegou só após 2 semanas do envase)
 
Eu não aconselharia, todo o gás e pressão que está no headspace seria perdido. A pressão da garrafa com manômetro seria menor que as outras.
 
Eu não aconselharia, todo o gás e pressão que está no headspace seria perdido. A pressão da garrafa com manômetro seria menor que as outras.

Foi o que eu imaginei, pois iria usar o gás que está no liquido para preencher o headspace que foi perdido. Sendo assim a marcação no manômetro seria menor.
 
Por acaso o sanitizante usado nas garrafas não pode afetar o fermento?

Tenho a impressão de já ter visto essa discussão antes mas procurei e não encontrei. Fica como mais uma hipótese, e é uma dúvida que tenho...
 
Por acaso o sanitizante usado nas garrafas não pode afetar o fermento?

Tenho a impressão de já ter visto essa discussão antes mas procurei e não encontrei. Fica como mais uma hipótese, e é uma dúvida que tenho...
Aí vai depender da concentração de sanitizante e se foi lavado ou escorrido de forma correta.
Para podermos ajudar mais, passe qual foi o seu processo de sanitização.
 
Estou usando PAC-200 entre 0,5 e 1,0 g/L, na embalagem diz "a partir de 0,5 g/L para hortifruti" porém não encontrei nenhuma informação sobre a concentração para usar sem enxágue. Pretendo migrar pra iodo em breve.

Mergulho as garrafas até encher e imediatamente esvazio, deixando escorrer viradas pra baixo (sem o bico encostar, em um "rack" que improvisei). Tem um tempo mímino pra escorrer?
 
Estou usando PAC-200 entre 0,5 e 1,0 g/L, na embalagem diz "a partir de 0,5 g/L para hortifruti" porém não encontrei nenhuma informação sobre a concentração para usar sem enxágue. Pretendo migrar pra iodo em breve.

Mergulho as garrafas até encher e imediatamente esvazio, deixando escorrer viradas pra baixo (sem o bico encostar, em um "rack" que improvisei). Tem um tempo mímino pra escorrer?
Eu nunca utilizei este, mas até a parte que eu sei, esta concentração não é necessário enxague, então não acredito que seja essa a fonte do seu problema.
 
Pergunta, qual o seu rolhador? É Novo? Unica leva usando ele?
 
No meu caso usei o Iodofor com 0,8ml para 1L de água no preparo.
Sanitizei as garrafas e deixei escorrendo até que não ficasse nada do produto.

O Arrolhadora foi usado em apenas 3 brassagens.
 
Pessoal, a 2 dias atrás (segunda-feira) a noite, mesmo sabendo que não é o correto, eu abri uma das minhas garrafas e instalei o manômetro no gargalo da garrafa. Hoje (quarta-feira) ao meio dia eu olhei e a indicação marcava 1,5 bar. Algumas cervejas dizem que já é tomável com 1,5 bar, mas depende do estilo, e o ideal é de 2 para cima. Porém tenho que levar em conta que ao abrir a garrafa eu perdi a pressão de co2 do headspace. Será que devo abrir mais uma para ver se melhorou depois de mais de 2 semanas?
 
quando vc fez o priming vc ferveu os 200g com os 200 mls de água ?
 
ok, também estou com umas cevas aqui que não querem carbonatar, e depois de ferver a solução vc fez a diluição dela?

Após ferver, esperei esfriar e com uma seringa sanitizada, apliquei 6ml da garrafa, echia com a cerveja que ficou maturando por 12 dias e já fechava com a tampinha. Foi feito isso, uma a uma.
Até semana passada, eu abri 3 garrafas, e ambas estavam iguais.
 
Após ferver, esperei esfriar e com uma seringa sanitizada, apliquei 6ml da garrafa, echia com a cerveja que ficou maturando por 12 dias e já fechava com a tampinha. Foi feito isso, uma a uma.
Até semana passada, eu abri 3 garrafas, e ambas estavam iguais.

Amigo o porque de não estar carbonatando é um mistério acredito que só com mais uns dias para melhorar, mas de uma coisa tenho certeza vc fez o priming errado e muita gente comete o mesmo erro olha só:

Se vc colocou 200 ml de água e 200 gramas de açúcar e faz o priming pensando no volume em ml, ao ferver vc evapora a água e concentra o teu priming, pra saber o quanto só medindo a quantia que evapora, mas com certeza 1ml tem mais que 1g, na próxima vez faz assim.

Pegue uma panela vazia e anote o peso.
coloque a quantia de açúcar e anote o peso total e depois ferva, desligue o fogo, espere esfriar e vc vai ver que o peso ta bem menor ai vc pega agua previamente fervida e completa até o valor anterior a fervura e ai sim vc vai ter 1g por ml. Eu costumo usar o dobro de água para o peso do açúcar e fico com 0,5g de açúcar por ml e uso uma pipeta que é bem mais precisa do que a seringa, ok grande abraço.
 
Amigo o porque de não estar carbonatando é um mistério acredito que só com mais uns dias para melhorar, mas de uma coisa tenho certeza vc fez o priming errado e muita gente comete o mesmo erro olha só:

Se vc colocou 200 ml de água e 200 gramas de açúcar e faz o priming pensando no volume em ml, ao ferver vc evapora a água e concentra o teu priming, pra saber o quanto só medindo a quantia que evapora, mas com certeza 1ml tem mais que 1g, na próxima vez faz assim.

Pegue uma panela vazia e anote o peso.
coloque a quantia de açúcar e anote o peso total e depois ferva, desligue o fogo, espere esfriar e vc vai ver que o peso ta bem menor ai vc pega agua previamente fervida e completa até o valor anterior a fervura e ai sim vc vai ter 1g por ml. Eu costumo usar o dobro de água para o peso do açúcar e fico com 0,5g de açúcar por ml e uso uma pipeta que é bem mais precisa do que a seringa, ok grande abraço.

O mesmo primming que fiz para essa cerveja que não está carbonatando, eu usei em uma weiss e ficou ótima a weiss. Até com uma carbonatação acima. O primming não pode ser...
Quanto a evaporação, não evapora só água. O que vai evaporar vai ser água com açucar. Sendo assim a mesma quantidade de ambos.
O que parece mesmo é que ficou pouco fermento para consumir o açúcar do primming, mas não tenho certeza disso.
 
Ontem abri novamente mais uma amostra.
Melhorou, está tomável a cerveja agora, mas praticamente não forma colarinho e está com pouco gás. Não está uma cerveja boa, mas pelo menos dá para tomar. Visualmente está igual. O que mudou foi o sabor que dá para sentir que está com mais gás.
Ainda parece que ficou pouco fermente para consumir o açucar do primming. Não sei se pelo fato de a leva ter dado apenas 16L ao invés de 19L, o fermento consumiu mais açucar, e na hora do envase não consumiu o primming. Sinceramente não sei...

Teve uma das garrafas que a 1 semana atras eu abri e coloquei um pouquinho mais de primming para ver se era isso (o que acredito que não vá resolver). Quando abrir no final de semana, posto a resposta.
 
Ontem abri novamente mais uma amostra.
Melhorou, está tomável a cerveja agora, mas praticamente não forma colarinho e está com pouco gás. Não está uma cerveja boa, mas pelo menos dá para tomar.
Ainda parece que ficou pouco fermente para consumir o açucar do primming. Não sei se pelo fato de a leva ter dado apenas 16L ao invés de 19L, o fermento consumiu mais açucar, e na hora do envase não consumiu o primming. Sinceramente não sei...

Teve uma das garrafas que a 1 semana atras eu abri e coloquei um pouquinho mais de primming para ver se era isso (o que acredito que não vá resolver). Quando abrir no final de semana, posto a resposta.

Ok que bom, mas não é açúcar que evapora é a água, por isso que dá carbonataçao acima do esperado, faz o teste na próxima. Mas cada um com sua técnica kkkkkkkkkk, eu vou passar para carbonataçao forçada logo logo abraço
 
Back
Top