NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Senhores, estou me programando para minha 1ª NEIPA

Maltes, lupulos está tudo ok. Só que o problema é o fermento...
Não encontro levedura liquida aqui onde moro (interior do inteior) pedir da Net não é uma opção viavel no momento.

Minhas opçoes disponiveis:
Fermentis S-04
Fermentis S-33
Fermentis K-97
Lallemand BRY-97

Infelizmente não tem as opcões Verdant/Neipa secos da lallemand.

Desses 4, (S-04, S-33, K-97 e Bry-97), quais os confrades acreditam ser a melhor escolha, para BIOTRASFORAMÇÃO do lupulo?

Valeu piazada!!!!!!!!!!!!!!!!

Na minha experiência e com foco em sensorial (não atenuação, tolerância a álcool , sedimentação, etc...)

1 - BRY-097
2 - S-04 - é o famoso "não tem tu vai tu mesmo" para NEIPAS
3 - S-33

K-97 eu não recomendaria, acho que não encaixa bem para o estilo , apesar de alguns discordarem. Minhas experiências com ele não foram tão boas, um pouco lento e sempre deixando um "tartness". Aliás, minha última kölsch com ele passava por uma Berliner Weisse leve...
 
Desses 4, (S-04, S-33, K-97 e Bry-97), quais os confrades acreditam ser a melhor escolha, para BIOTRASFORAMÇÃO do lupulo?

Valeu piazada!!!!!!!!!!!!!!!!

Pra te ajudar a decidir, se liga nesse documento da lallemand sobre biotransformação. Spoiler: o BRY97 aparece como campeão de betaglucosidase rs. Por outro lado o verdant, que achava que tinha uma dose bastante alta, fica atrás de várias outras cepas:

https://www.lallemandbrewing.com/pt-br/brazil/aromazyme/
K-97 eu não recomendaria, acho que não encaixa bem para o estilo , apesar de alguns discordarem. Minhas experiências com ele não foram tão boas, um pouco lento e sempre deixando um "tartness". Aliás, minha última kölsch com ele passava por uma Berliner Weisse leve...

Sinto uma boa dose de tartness no S04...a ponto de ter decidido não mais usar ele acima de 18ºC...
 
Na minha experiência e com foco em sensorial (não atenuação, tolerância a álcool , sedimentação, etc...)

1 - BRY-097
2 - S-04 - é o famoso "não tem tu vai tu mesmo" para NEIPAS
3 - S-33

K-97 eu não recomendaria, acho que não encaixa bem para o estilo , apesar de alguns discordarem. Minhas experiências com ele não foram tão boas, um pouco lento e sempre deixando um "tartness". Aliás, minha última kölsch com ele passava por uma Berliner Weisse leve...

Muito obrigado pela resposta Persevalli!!!!

O Bry está bem cotado então para ir pro balde!!!
Valeu pelo relato com a K-97, smepre via o anuncio no HBT norte-americano da Fermentis que citava essas 3 cepas para NEIPA.

Valeu!!!!
 
Pra te ajudar a decidir, se liga nesse documento da lallemand sobre biotransformação. Spoiler: o BRY97 aparece como campeão de betaglucosidase rs. Por outro lado o verdant, que achava que tinha uma dose bastante alta, fica atrás de várias outras cepas:

https://www.lallemandbrewing.com/pt-br/brazil/aromazyme/


Sinto uma boa dose de tartness no S04...a ponto de ter decidido não mais usar ele acima de 18ºC...

VAleu Gabrielskin!!!!

Vou ler esse doc mais tarde, mas pelo visto o BRY está sendo o favorito se tratando de fermento seco de facil acesso.

Essa enzima ai da miniatura... queria usar, mas nem meus orgãos internos valem o que pedem nela :p

Valeu pela resposta!
 
Senhores, estou me programando para minha 1ª NEIPA

Maltes, lupulos está tudo ok. Só que o problema é o fermento...
Não encontro levedura liquida aqui onde moro (interior do inteior) pedir da Net não é uma opção viavel no momento.

Minhas opçoes disponiveis:
Fermentis S-04
Fermentis S-33
Fermentis K-97
Lallemand BRY-97
Lallemand Windsor

Infelizmente não tem as opcões Verdant/Neipa secos da lallemand.

Desses 5, (S-04, S-33, K-97, Bry-97 e Windsor), quais os confrades acreditam ser a melhor escolha, para BIOTRASFORAMÇÃO do lupulo?

Valeu piazada!!!!!!!!!!!!!!!!

Cara, dadas as opções disponíveis, eu iria com S-04. Já fiz uma com ele e não ficou ruim, mas também não foi a melhor NEIPA que já fiz. Ele faz sim alguma biotransformação, dê uma googlada que vc acha as melhores rampas para bio e timing de adição do DH.

uma coisa a se planejar, é que o S-04 é bem atenuativo, eu faria uma mostura com temperatura mais alta (casa dos 69C-71C) para não ficar com uma cerveja muito seca, o que descaracteriza NEIPA. Na minha, ele secou tudo (1.010) e acabei adicionando um pouco de maltodextrina na cerveja pronta para subir alguns pontos na FG e aumentar a sensação de cremosidade caracteristica.

Abs
 
Senhores, estou me programando para minha 1ª NEIPA

Maltes, lupulos está tudo ok. Só que o problema é o fermento...
Não encontro levedura liquida aqui onde moro (interior do inteior) pedir da Net não é uma opção viavel no momento.

Minhas opçoes disponiveis:
Fermentis S-04
Fermentis S-33
Fermentis K-97
Lallemand BRY-97
Lallemand Windsor

Infelizmente não tem as opcões Verdant/Neipa secos da lallemand.

Desses 5, (S-04, S-33, K-97, Bry-97 e Windsor), quais os confrades acreditam ser a melhor escolha, para BIOTRASFORAMÇÃO do lupulo?

Valeu piazada!!!!!!!!!!!!!!!!

Vai de Bry-97 pela biotransformção e por ser o mais parecido com o NeIPA e o Verdant
 
Muito obrigado pela resposta Persevalli!!!!

O Bry está bem cotado então para ir pro balde!!!
Valeu pelo relato com a K-97, smepre via o anuncio no HBT norte-americano da Fermentis que citava essas 3 cepas para NEIPA.

Valeu!!!!

Alguém já fez NEIPA com S33 ?

Na minha incapacidade de encontrar as lalemands, queria testar algo diferente das Inglesas S04 e London Ale que usei até momento
 
Alguém já fez NEIPA com S33 ?

Na minha incapacidade de encontrar as lalemands, queria testar algo diferente das Inglesas S04 e London Ale que usei até momento

Olá Cleber,
Sim, o resultado não foi ruim. Hazy e com lupulos aparentes.
Porém tipicamente atenua pouco, na casa dos 68%. Normal pra mim ver cervejas atenuando até 1.016/17 com esta cepa. Nada muito terrível numa NEIPA, claro, mas eu prefiro um pouco mais secas. Já vi relatos de melhor atenuação na casa de 3 semanas em primária, normalmente pós DH (hop creep?), mas acho que isso vai contra a ideia geral de NEIPAS frescas.

Se me permitir a sugestão, se sua dificuldade é acesso ao produto, BRY-097 é uma cepa relativamente barata, acho que vale a pena comprar on line + frete.

Abs
 
Last edited:
Pra contribuir na discussão, a NEIPA abaixo foi fermentada com S-04.
OG: 1.060 / FG 1.011
Grain Bill: 90% Pale Ale , 7% Trigo, 1,5% Carapils, 1,5% Honey Malt.
Lúpulos: 15 g / l (incluindo Keg Hopping) - Galaxy, Citra, Mosaic, Azzaca, bem pouco de Simcoe.
Muito late hopping e dry hopping feito em high kräusen.
Deliciosa.

NEIPA May21.jpg
 
Pra contribuir na discussão, a NEIPA abaixo foi fermentada com S-04.
OG: 1.060 / FG 1.011
Grain Bill: 90% Pale Ale , 7% Trigo, 1,5% Carapils, 1,5% Honey Malt.
Lúpulos: 15 g / l (incluindo Keg Hopping) - Galaxy, Citra, Mosaic, Azzaca, bem pouco de Simcoe.
Muito late hopping e dry hopping feito em high kräusen.
Deliciosa.

View attachment 126511

Bela cerveja Persevalli! Ficou lindona! Você ajustou perfil da água? Se sim, pode compartilhar?

Abraço
 
Bela cerveja Persevalli! Ficou lindona! Você ajustou perfil da água? Se sim, pode compartilhar?

Abraço

Valeu, Leonardo.
Ajustei sim, sempre ajusto pois uso filtro de osmose reversa, então a água chega teoricamente sem conteúdo mineral algum.

Usei o seguinte perfil:

Ca 95
Mg 12
Na 30
Cl 175
SO 80

Abs
 
Pra contribuir na discussão, a NEIPA abaixo foi fermentada com S-04.
OG: 1.060 / FG 1.011
Grain Bill: 90% Pale Ale , 7% Trigo, 1,5% Carapils, 1,5% Honey Malt.
Lúpulos: 15 g / l (incluindo Keg Hopping) - Galaxy, Citra, Mosaic, Azzaca, bem pouco de Simcoe.
Muito late hopping e dry hopping feito em high kräusen.
Deliciosa.

View attachment 126511
Tu não usou aveia ?
 
Olá Cleber,
Sim, o resultado não foi ruim. Hazy e com lupulos aparentes.
Porém tipicamente atenua pouco, na casa dos 68%. Normal pra mim ver cervejas atenuando até 1.016/17 com esta cepa. Nada muito terrível numa NEIPA, claro, mas eu prefiro um pouco mais secas. Já vi relatos de melhor atenuação na casa de 3 semanas em primária, normalmente pós DH (hop creep?), mas acho que isso vai contra a ideia geral de NEIPAS frescas.

Se me permitir a sugestão, se sua dificuldade é acesso ao produto, BRY-097 é uma cepa relativamente barata, acho que vale a pena comprar on line + frete.

Abs

Valew, vou testar ...
 
Tu não usou aveia ?
Não, tenho usado trigo para efeitos similares.
Alguns estudos sugerem que o alto nível de manganês da aveia em flocos é um acelerador da oxidação em cervejas altamente lupuladas.

Fato ou não , minhas NEIPAS se conservam mais atualmente e um dos fatores foi deixar de usar aveia em flocos. Veja:


According to Scott Janish, author of The New IPA, “Oxygen needs to be converted to a radical activated form before it can react with other species in beer. This activation can be caused by trace metals in beer, like iron, copper, or manganese.” Scott added “Unmalted grains have more manganese than malted grains.”

“Interestingly, the grains that showed the highest manganese potential were flaked oats, which had more than three times the amount compared to a pale 2-row variety. Another malt that had slightly greater-than-average manganese content was malted wheat with 18 ppm.”
 
Pra contribuir na discussão, a NEIPA abaixo foi fermentada com S-04.
OG: 1.060 / FG 1.011
Grain Bill: 90% Pale Ale , 7% Trigo, 1,5% Carapils, 1,5% Honey Malt.
Lúpulos: 15 g / l (incluindo Keg Hopping) - Galaxy, Citra, Mosaic, Azzaca, bem pouco de Simcoe.
Muito late hopping e dry hopping feito em high kräusen.
Deliciosa.

View attachment 126511
Muito bonita mesmo. Tenho uma dúvida, você fez cold crash? Eu sempre acho que fazer cold crash depois do dry hop pode reduzir o gosto e aroma de lúpulo...
 
Muito bonita mesmo. Tenho uma dúvida, você fez cold crash? Eu sempre acho que fazer cold crash depois do dry hop pode reduzir o gosto e aroma de lúpulo...

Obrigado, Bblc.
Fiz sim, sempre faço, caso contrário no meu setup eu levo muito resto de lúpulo pra frente.
Pra reduzir os impactos negativos do Cold Crash (neste caso eu não fiz, mas uma prática interessante para o Cold Crash em NEIPAS e IPAs) é o balão com CO2 na entrada do airlock antes de descer a temperatura, quase sempre faço e teoricamente reduz a absorção de O2, uma vez que a redução de temperatura vai "sugar" CO2. Eu particularmente não acredito na teoria do "colchão de CO2 acima da cerveja" pós fermentação.

Abs
 
Obrigado, Bblc.
Fiz sim, sempre faço, caso contrário no meu setup eu levo muito resto de lúpulo pra frente.
Pra reduzir os impactos negativos do Cold Crash (neste caso eu não fiz, mas uma prática interessante para o Cold Crash em NEIPAS e IPAs) é o balão com CO2 na entrada do airlock antes de descer a temperatura, quase sempre faço e teoricamente reduz a absorção de O2, uma vez que a redução de temperatura vai "sugar" CO2. Eu particularmente não acredito na teoria do "colchão de CO2 acima da cerveja" pós fermentação.

Abs
Legal! Qual tipo de balão você usa?
 
Legal! Qual tipo de balão você usa?

Uso um saco simples , daqueles usados para alimentos, um pouco grosso. Encho com CO2 , vedo, e conecto com um tubo plastico na entrada do airlock.

Abs
 
To pra fazer minha primeira tentativa de NEIPA, esse é o rascunho da receita


Maltes (7.45 kg)
6 kg (80.5%) — Viking Malt Pale Ale 2-Row — Grão — 6 EBC
750 g (10.1%) — Warminster Flaked Malted Oats — Grão — 4 EBC
500 g (6.7%) — Viking Malt Wheat — Grão — 6 EBC
200 g (2.7%) — Oats, Flaked — Grão — 2 EBC
Lúpulos (275 g)
15 g (18 IBU) — Chinook 13% — Fervura — 60 min
20 g
(6 IBU) — Amarillo 9.2% — Fervura — 10 min
20 g
(5 IBU) — Simcoe 13% — Fervura — 5 min
20 g
— Chinook 13% — Fervura — 0 min
50 g
— Amarillo 9.2% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Citra 12% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Mosaic 12.25% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Simcoe 13% — Dry Hop — 5 dias


O que acham? Da pra economizar nos lupulos em alguma parte? O fermento que pretendo usar é o S33.
Engarrafar e fazer primming.
Imaginando que tu vai fazer uns 20 litros, o DH tá bom, mas a lupulagem a quente eu mudaria toda.

Faça o teste e valide o resultado, mas eu abordo essa lupulagem de uma maneira diferente:
- Primeiro de tudo, Lupulagem de whirlpoll vai ser calculada: de 3 a 8gr/L - depende do bolso e do lupulo - já usei 8gr/l de Ekuanot que ficou demais. Poderia ter usado menos

- Depois dessa, tu valida quando de IBU ainda falta pra adicionar na ceva - EU adicionaria em 0 ou 5 minutos.

E já era.

Mas como falei, faça desse jeito e valide.
Meu medo é sempre a NEIPA fica mais amarga do que eu planejei. Então verifique sempre a relação BU:GU e o RBR. Depois tome nota.
 
Imaginando que tu vai fazer uns 20 litros, o DH tá bom, mas a lupulagem a quente eu mudaria toda.

Faça o teste e valide o resultado, mas eu abordo essa lupulagem de uma maneira diferente:
- Primeiro de tudo, Lupulagem de whirlpoll vai ser calculada: de 3 a 8gr/L - depende do bolso e do lupulo - já usei 8gr/l de Ekuanot que ficou demais. Poderia ter usado menos

- Depois dessa, tu valida quando de IBU ainda falta pra adicionar na ceva - EU adicionaria em 0 ou 5 minutos.

E já era.

Mas como falei, faça desse jeito e valide.
Meu medo é sempre a NEIPA fica mais amarga do que eu planejei. Então verifique sempre a relação BU:GU e o RBR. Depois tome nota.
Concordo com o amigo, para NEIPA adicionar o lúpulo à 60 min de fervura eu acho demais, você não adicionou como vai ser o resfriamento, mas se for por chiller convencional, seu lúpulo vai continuar trazendo IBU para cerveja e na NEIPA pode ficar em excesso (acho que vale a pena analisar este ponto), outro ponto é o DH que se eu fosse você eu faria uma divisão, pois a carga de lúpulo é muito alta (+-10g por litro) e se você adicionar 5g por vez em duas vezes pode te dar um efeito bem interessante!
Abs e boa sote!!!
 
Imaginando que tu vai fazer uns 20 litros, o DH tá bom, mas a lupulagem a quente eu mudaria toda.

Faça o teste e valide o resultado, mas eu abordo essa lupulagem de uma maneira diferente:
- Primeiro de tudo, Lupulagem de whirlpoll vai ser calculada: de 3 a 8gr/L - depende do bolso e do lupulo - já usei 8gr/l de Ekuanot que ficou demais. Poderia ter usado menos

- Depois dessa, tu valida quando de IBU ainda falta pra adicionar na ceva - EU adicionaria em 0 ou 5 minutos.

E já era.

Mas como falei, faça desse jeito e valide.
Meu medo é sempre a NEIPA fica mais amarga do que eu planejei. Então verifique sempre a relação BU:GU e o RBR. Depois tome nota.
Ja a receita kkkkk
Brassei antes de ontem, com algumas modificações.
Vou esperar o resultado pra postar aqui.
 
Na adição de lupulo durante a fermentação, vcs usam hop bag pra remover eles e dps continuar com o DH padrao?
 
Se o seu setup te der condições de levar pouca materia vegetal pros proximos passos (bom cold crash, torneira alta no fermentador, etc), faça sem hop bag, o aproveitamento é ridiculamente mais elevado.
 
Não, tenho usado trigo para efeitos similares.
Alguns estudos sugerem que o alto nível de manganês da aveia em flocos é um acelerador da oxidação em cervejas altamente lupuladas.

Fato ou não , minhas NEIPAS se conservam mais atualmente e um dos fatores foi deixar de usar aveia em flocos. Veja:


According to Scott Janish, author of The New IPA, “Oxygen needs to be converted to a radical activated form before it can react with other species in beer. This activation can be caused by trace metals in beer, like iron, copper, or manganese.” Scott added “Unmalted grains have more manganese than malted grains.”

“Interestingly, the grains that showed the highest manganese potential were flaked oats, which had more than three times the amount compared to a pale 2-row variety. Another malt that had slightly greater-than-average manganese content was malted wheat with 18 ppm.”

Legal, usa malte de trigo ou flocos de trigo não maltado ?
 
Acabei fazendo uma NEIPA, e embora a lupulagem foi apenas 20g aos 20min e o resto no whirpool e DH, achei que ficou um amargor meio estranho, forte no retrogosto. Segurei o DH por uns 12 dias, mas sera q isso pode ter causado esse amargor mais forte e desagradável? Quase como uma adstringência...
 
Acabei fazendo uma NEIPA, e embora a lupulagem foi apenas 20g aos 20min e o resto no whirpool e DH, achei que ficou um amargor meio estranho, forte no retrogosto. Segurei o DH por uns 12 dias, mas sera q isso pode ter causado esse amargor mais forte e desagradável? Quase como uma adstringência...

Minhas NEIPAs sempre utilizo lúpulos nos 30, ou 20, ou 15 pra amargor e depois o restante do IBU é tudo no whirpool.
DH sempre faço 2, um na temperatura do descanso do diacetil por 2 dias e depois quando está descendo a t° até chegar nos 15-12° onde faço uma rampa de 2 dias e fica nessa temperatura por mais um ou dois dias.
Lúpulo muito tempo em contato com a cerveja não é bom, dá gramíneo e outras coisas e por isso se limite a 5 ou 6 dias no máximo.
 
DH sempre faço 2
eu fiz 1 DH no fim da fermentação, pensando em biotrasnformação, retirei apos 4 dias e ai fiz o segundo dh na maturação + cold, que deu uns 12 dias. O gramineo entraria nessa questão de adstringência?
 
Acredito que sejam 3 coisas diferentes.

Gramíneo é gosto de grama mesmo, de verde, de mato.
Adstringencia é a secura que dá na lingua, tipo quando come banana verde.
Harsh é quando parece que tem um gato descendo junto com o gole, arranhando a garganta. Na maioria das vezes é por causa de lupulo em suspensão, mas cogito a possibilidade de acontecer devido a muito polifenol extraído (tenho que testar mais).

corrijam-me se eu estiver equivocado.
 
Acredito que sejam 3 coisas diferentes.

Gramíneo é gosto de grama mesmo, de verde, de mato.
Adstringencia é a secura que dá na lingua, tipo quando come banana verde.
Harsh é quando parece que tem um gato descendo junto com o gole, arranhando a garganta. Na maioria das vezes é por causa de lupulo em suspensão, mas cogito a possibilidade de acontecer devido a muito polifenol extraído (tenho que testar mais).

corrijam-me se eu estiver equivocado.

Adstringência, que adstringi.

Adstringir:
impor-se limites; limitar-se, restringir-se.

Se o estilo diz que não pode ter gramíneo no aroma e sabor, então é uma adstringência.
 
Adstringência, que adstringi.

Adstringir:
impor-se limites; limitar-se, restringir-se.

Se o estilo diz que não pode ter gramíneo no aroma e sabor, então é uma adstringência.
Discordo do amigo, pq são 3 off flavors distintos:

Adstringencia: secura na boca, sente mais na lingua.
"Astringency, on the other hand, is much easier to explain. It is described as a mouthfeel characterized by a drying, puckering, or rough sensation across the oral cavity, especially on the tongue [7]. It occurs when large molecular weight polyphenols react with prolinerich proteins found in saliva. Upon their interaction, they precipitate onto the surface of the mouth, which leads to the feeling of a coating dryness [8]."

Gramineo: gosto de grama, cheiro de grama recem cortada.
Pode ter gramineo sem ter adstringencia nem HARSH.

HARSH: Aspereza que sente ao engolir a ceva, sente mais na garganta. Normalmente seguido de um forte amargor no fundo da lingua.

Mas nós sempre podemos concordar em discordar.
Peace.
 
VAleu Gabrielskin!!!!

Vou ler esse doc mais tarde, mas pelo visto o BRY está sendo o favorito se tratando de fermento seco de facil acesso.

Essa enzima ai da miniatura... queria usar, mas nem meus orgãos internos valem o que pedem nela :p

Valeu pela resposta!

@Pinhão, eu também nunca usei pelo preço, mas encontrei esse vendedor porcionando a enzima, ainda não comprei, mas vou comprar.

5 gramas por R$ 42 + frete, por esse preço dá pra testar.

A avaliação de quem comprou é boa.

https://shopee.com.br/Enzima-Aromazyme-para-produção-de-cerveja-i.441188908.8453561933
Abs
 
Pra quem tá em busca de fermento seco para NEIPA, vale testar o Verdant (nova cepa da Lallemand). Um amigo fez uma recentemente com ele e o resultado foi excelente. Turbidez e biotransformação excelentes.

abs
 
Pessoal, estou fazendo minha primeira Neipa e quero testar uma receita.
A receita está abaixo no link. Alguma sugestão dos mais experientes?

https://share.brewfather.app/iOv3VVkn05aqvX

Se não fizer correção dos sais então vai ser bem difícil conseguir uma NEIPA de qualidade.
Lembrando que os sais nela são pra ajudar na sedosidade e não pra extrair o máximo dos lúpulos.
 
Pessoal, estou fazendo minha primeira Neipa e quero testar uma receita.
A receita está abaixo no link. Alguma sugestão dos mais experientes?

https://share.brewfather.app/iOv3VVkn05aqvX
Concordo. Nesse estilo o ajuste dos sais é fundamental. Procure uma relação de cloreto/sulfato de 2:1 para o cloreto, vai realçar o dulçor e os lúpulos. Achei o grist de maltes bem complexo para uma New England IPA, eu costumo usar pilsen, pale e trigo, com os dois primeiros ajusto para chegar na cor e o trigo para prover o hazy do estilo. Além de aveia para aveludar e dar sensação de corpo. Nunca usei essa levedura da Lallemand, mas indico também a Verdant ou a London Ale III.
Quanto aos dois dry hoppings, imagino que o primeiro seja no final da fermentação buscando a biotransformação e o segundo já na maturação. Eu também faria dessa forma.
 
Eu faço correção de sais. Uso 3:2 conforme a recomendação do Janish.
Igual o Alexandre disse, use Pilsen ou só Pale Ale, não precisa gastar com Maris.
Flocos de trigo ou aveia ajudam no corpo, sedosidade e espuma.
Malte trigo, centeio e ponteados ajudam no corpo e turbidez.

Não use Whirlfloc vc quer turbidez nas NEIPAs, na decantação (cold-cash) vai decantar oq for necessário inclusive o trub que foi da mostura.
 
Back
Top