NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Exato, volto para 22 a 24 após esse semicrash. Mas é algo que tem funcionado parar mim e vi no fórum americano. Tem gente que tem sucesso com DH em 15C. Quando aumenta acima de 15C, ocorre o hopcreep, mas eu já projeto a receita levando em conta isso.
o que é hopcreep?
 
Nunca usei

Mas levedura de cepa inglesa geralmente expressa enzima, por isso que taca o lupulo no segundo dia pra fazer a tal da biotransformacao
Evandro, vc nunca teve hopburn devido a biotransformação? Quanto g/L vc coloca na DH1? Algumas que fiz deu uma adstringencia enorme (mas acho que depende de carga o do quão próximo do fim da fermentação está). Nesse video (são 2 partes... logo 2 vídeos dessa série) da CBC que postaram aqui, há uma entrevista com o cara da Verdant. Ele não faz DH durante fermentação. Enfim, é um estilo sutil e difícil mesmo. Qualquer detalhe sai de equilíbrio.
 
Fica a dica aqui...
Pra mim não tem NEIPA melhor q Everbrew, e pegando no pub o litro tá por volta de 33 reais. Isso é menos que o valor da lata de 473ml deles mesmo por aí. Sou de SP, junto uns 3 ou 4 amigos e pagamos um motoca para ir buscar a breja lá em Santos. Não chega a 40 reais o litro.
Sucesso total kkkkkkk

Everbrew é ótima, aliás as brejas de santos são muito boas, eu ainda prefiro as Infected tbm de santos, e vc tem razão valor bem razoável fresca ...
 
Evandro, vc nunca teve hopburn devido a biotransformação? Quanto g/L vc coloca na DH1? Algumas que fiz deu uma adstringencia enorme (mas acho que depende de carga o do quão próximo do fim da fermentação está). Nesse video (são 2 partes... logo 2 vídeos dessa série) da CBC que postaram aqui, há uma entrevista com o cara da Verdant. Ele não faz DH durante fermentação. Enfim, é um estilo sutil e difícil mesmo. Qualquer detalhe sai de equilíbrio.
Falaa acho que tudo depende de quanto de grama por litro vc faz de DH e quanto e quanto tempo voce deixa o lupulo em contato com a breja

Eu faço 8-10 gramas por litro de dh

Geralmente jogo 100 grama no segundo dia e 100 gramas no quarto

Funciona legal pra mim

Nao tenho harsh com isso

Ja tive problemas fazendo mais do que isso, tem nego que faz 15-20 grama por litro

Eu gosto bastante do que o Scott Janish e mitch stewl falam a respeito das Neipas, da uma olhadinha tb
 
Imagino que foi por contra-pressão, tem até colarinho la kkkk

Eu compartilho do que o Thiago pensa, se for para engarrafar com primming, não faça esse estilo... Vai oxidar e voce vai jogar uma grana fora (ainda mais que geralmente da caro kkk)

Nem é só por questão de grana, para mim é questão da qualidade final mesmo, sou bem exigente e infelizmente com primming a cerveja altera muito o sabor.
 
Cara Sensacional, essa da corona foi priming ? eu nuca consegui essa cor com priming, ela oxida e fica horrivel assim que termina a carabonatação vc envasou com contra-pressao ?
Essa da Corona foi um dos experimentos, foi priming sim, mas essa foto era recém engarrafada. Coloquei nessa garrafa transparente exatamente para acompanhar a mudança na cor.
 
Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?
 
Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?
Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?
Eu postei na primeira página um vídeo que tem 2 partes. O método usado foi em balde sem pressão
 
Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?



Faz um Whirlpool Hopping PESADO a uns 70-80 graus
DH 8g/litro (se seu WP hopping for alto e bem feito, nem precisa fazer duas etapas de DH, assim expõe menos ao O2)
Enche teu postmix de sanitizante e liga no CO2, purga todo o sanitizante usando o CO2
Faz transferência fechada do FV para o PM
 
Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?
Usa antioxidante também. Pode ser vitamina c, ácido ascórbico ou um profissional (tipo Prozyn Isomax). Ja fiz transferência fechada de 2 tipos. A que coloca pressão com cilindro e outra q vc coloca o fermentador mais alto que o postmix... conecta uma mangueira pra nivelar a pressão de gás entre fermentador e postmix e outra na torneira do fermentador para a conexão de líquido do postmix. Deu bem certo tb. Lembra de sanitizar e de purgar essas mangueiras com gás tb.
 
Faz um Whirlpool Hopping PESADO a uns 70-80 graus
DH 8g/litro (se seu WP hopping for alto e bem feito, nem precisa fazer duas etapas de DH, assim expõe menos ao O2)
Enche teu postmix de sanitizante e liga no CO2, purga todo o sanitizante usando o CO2
Faz transferência fechada do FV para o PM
Essa é minha ideia, mas tb pensei em mandar por contrapressão pra outro barril com o lúpulo na bag pra fazer pelo menos um dryhop. Desse barril, já mando para as garrafas pela torneira daquelas pegas.
 
Usa antioxidante também. Pode ser vitamina c, ácido ascórbico ou um profissional (tipo Prozyn Isomax). Ja fiz transferência fechada de 2 tipos. A que coloca pressão com cilindro e outra q vc coloca o fermentador mais alto que o postmix... conecta uma mangueira pra nivelar a pressão de gás entre fermentador e postmix e outra na torneira do fermentador para a conexão de líquido do postmix. Deu bem certo tb. Lembra de sanitizar e de purgar essas mangueiras com gás tb.
Eu comprei metabissulfito de sódio como antioxidante. Vamos ver no que dá.
 
Falaa Leandro
Eu uso metabissulfito de sodio
A dosagem é muito pequena 0,3mg por 20 litros (tive que comprar balanca especial)
Minhas NEIPAS estao com uma manutencao de qualidade altissima quando comecei a fazer esse processo todo
40 dias depois e mantem a mesma cor e sabor, nao escurecen
Perdem um pouco de aroma que eu acho aceitavel

Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?
 
Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?
Pelo q entendi vc usa antes das trasfegas se fizer e tb antes de engarrafar. É indicado 0,8g pra 20lts. Mas fazer prime em NeIPA é um pecado!
 
Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?

Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)
 
Interessante a discussao.
Pra mim o SMB como antioxidante no envase afetou o sensorial (sulfúrico). É difícil dosar corretamente em miligramas, mesmo com balança de precisão.

Hoje uso apenas no mash e sparge, 0,3g no total (21 litros finais), ,normalmente em Lagers delicadas (off topic, desculpem) com bom resultado final e vários cuidados adicionais de processo na parte quente e fria para dissolver o2 o mįnimo possível.
 
Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.
 
Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.

Obrigado Robinho, é uma boa.
Mas também presume precisão (na casa dos miligramas) em totais maiores, certo?

Abs
 
Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)
Vc escreveu duas vezes 0,3mg, mas creio ser 0,3g (gramas), correto?
 
0,3g

pensei uma coisa e escrevi outra kkkkk

Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...
 

Attachments

  • IMG_20201025_224422_663.jpg
    IMG_20201025_224422_663.jpg
    27.8 KB · Views: 58
Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.
 
Minha fez duas semanas de envase, nas primeiras provas tava picante e o aroma não tava muito presente. Agora mudou bastante. Amargor bem baixo, aroma bem perceptível e muito alcoólica, tá boa de beber, mas o álcool vai lá na mente.
 

Attachments

  • F4266185-85EF-4A5A-9EFD-7C88D0E03DC5.jpeg
    F4266185-85EF-4A5A-9EFD-7C88D0E03DC5.jpeg
    97.8 KB · Views: 47
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.

Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...
 

Attachments

  • Brewfather_NEIPA_20201026.pdf
    150.5 KB · Views: 72
Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a qtd de lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...
 
Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...
Excelente Cleber. Parabéns mais uma vez pela cerveja. Muito obrigado pelo envio da receita. Grande abraço.
 
A que está na garrafa de Corona foi:
26% Pale Ale
26% Pilsen
20% Flocos de trigo
10% Malte de trigo
16% Aveia
2% Melano

A cerveja da segunda foto eu tenho que dar uma olhada para ver se lembro qual é.
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.
 

Attachments

  • NEIPA copo.jpg
    NEIPA copo.jpg
    24.2 KB · Views: 39
  • NEIPA garrafa.jpg
    NEIPA garrafa.jpg
    31.1 KB · Views: 41
  • NEIPA taça.jpg
    NEIPA taça.jpg
    34 KB · Views: 39
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.
Ficou bem legal a cor. Se conseguir o Verdant me avisa, comprei online no Canadá e meu irmão que mora lá me enviou. Mas acho que extraviou. Daí estou com um BRY97, mas parece q o perfil é muito limpo, fiquei com medo de usar... com seu post criei mais coragem de testar ele.
 
Eu faço a 85 por 15 minutos

Dependendo da faixa de temperatura voce solubiliza mais um determinado tipo de thiols
85 exalta os aromas tropicais
Evandro, você menciona que 85 favorece tropicais, vc tem aí alguma tabela dos oleos e as temperaturas que ele "volatizam" pra guiar a temperatura ?
 

Latest posts

Back
Top