NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
http://scottjanish.com/survivables-unpacking-hot-side-hop-flavor/
Nesse post ele aborda o assunto
Tem mais aprofundado no livro dele (The New IPA)
Post é longo mas vale a leitura
Acho que aqui é o melhor tópico pra eu expor uma dúvida que vem me tirando o sono:

Sei que na Sapwood Cellar (pelo menos foi algo que o Michael Tonsmeire comentou) eles deixam as neipas/hazy em média 2 semanas condicionadas a frio pra só depois começar a servir.

Outra história que fiquei sabendo foi de uma NEIPA da cervejaria FERMI que ganhou medalha de ouro.
Até ai tudo bem, mas a ceva estava a mais de 2 meses no barril.

Eu notei que minhas NEIPAS ficam bem mais complexas quando começam a chegar perto de 1 mes de idade. E desde que consegui dribrar a oxidação a frio (cold-side oxidation) tenho demorado bem mais pra finalizar um postmix.

Vocês já leram/ouviram algo sobre?

Minhas NEIPA com 1 mes estão melhores (PRA MIM) do que com 10 dias de idade.

Com 10 dias parece um jovem, cheio de energia, mas sem muita maturidade - é puro resinoso, dank, citrico, sabe?
Com mais tempo os aromas e sabores começam a arredondar e a ceva fica bem mais posuda.
 
Não sei isso é algo que a biotransformação possa estar contribuindo...
Mas como essa "melhora" continua depois da cerveja pronta... não sei.

a proximo leva vou deixar umas 2 semanas maturando a frio pra aproveitar o máximo dela.
sempre vou tomando a cada semana alguns copos.
depois de 2 semanas que fica medalhista.
 
Cara
Eles chamam de mellow isso (arredondar)
O proprio scott janish em podcasts fala sobre isso
E como ele tem uma cervejaria, quanto mais tempo a breja parada, menor lucro, maior a intencao dele de arredondar a breja antes
Ele fala que que usa agentes clarificantes na cerveja (pra nossa realidade seria gelatina), nao pra deixar a breja clarificada, obvio, mas para arredondar antes
O parametro objetivo que ele usa pra indicar que a breja arredondou é a ausencia do hop burn

Ele fala que quando voce usa gelatina, a breja arredonda antes, sem clarificar... logo diminuindo o tempo pra voce poder curtir a breja e ele pra vender

Outra coisa que eu mudei quando comecei esse topico foi a minha tecnica de dry hopping
Agora faço a frio a 15 graus e vou baixando pra zero em dois dias pra usar a gelatina e pra deixar agindo 24 horas

Uma adicao so de DH
Tem funcionado melhor, a breja tem ficado redonda muitoooooo antes, segunda pesquisas, menos polifenois em suspensao na breja
 
E pra todos isso
O que eu faco funciona pra o meu setup
Cada um tem o seu e vai funcionar de jeito diferente
Se nao tem como isolar do O2
Adiciona DH em fermentacao ativa
E manda pro keg sem cold crash e faz o cold crash no keg


Independente do processo, tenha como objetivo fugir da oxidacao
 
Mesma receita

Diferenca entre as duas?
Foto com a breja mais clara foi com fermentacao sob pressao e DH sob pressao
A cerveja mais alaranjada foi ela na bombona
 

Attachments

  • 20201120_175720.jpg
    20201120_175720.jpg
    28.8 KB · Views: 53
  • 20200920_123152.jpg
    20200920_123152.jpg
    34 KB · Views: 55
Mesma receita

Diferenca entre as duas?
Foto com a breja mais clara foi com fermentacao sob pressao e DH sob pressao
A cerveja mais alaranjada foi ela na bombona
Fermentar pressurizado mudou minha visão sobre vários aspectos.
Produção de esters, tempo da ceva pronta, temperatura de fermentação.
Enfim, é um novo mundo.

Mas o arredondar (mellow) nem falo pelo Hopburn, que normalmente sinto só quando provo ela direto do fermentador.
Mas é mais sobre uma evolução dos aromas mesmo.

A próxima, que farei amanha (ainda to acertando uns toques finais) vou tomar "na velocidade normal".
Já consegui provar que consigo fazer uma IPA durar mais de um mes com aroma praticamente igual. Já foi jogo ganho.

A receita tá assim, a principio:
https://share.brewfather.app/6pMg7GpmLeCLUr
 
Fermentar pressurizado mudou minha visão sobre vários aspectos.
Produção de esters, tempo da ceva pronta, temperatura de fermentação.
Enfim, é um novo mundo.

Mas o arredondar (mellow) nem falo pelo Hopburn, que normalmente sinto só quando provo ela direto do fermentador.
Mas é mais sobre uma evolução dos aromas mesmo.

A próxima, que farei amanha (ainda to acertando uns toques finais) vou tomar "na velocidade normal".
Já consegui provar que consigo fazer uma IPA durar mais de um mes com aroma praticamente igual. Já foi jogo ganho.

A receita tá assim, a principio:
https://share.brewfather.app/6pMg7GpmLeCLUr
Sempre muda mesmo
Fermentacao sob pressao realmente acho que é o segundo maior game changer nessa breja, so perde pra por em keg ne

A receita ta excelente
No meu paladar eu diminuiria o sabro, percebo ele muito potente, gosto de usar ele numa proporcao menor, senao apaga os outros

Sobre o DH eu costumo sempre aumentar a proporcao do lupulo que esta com o melhor sensorial
Abro os pacotes, cheiro e dai eu decido
 
Eu faço a 85 por 15 minutos

Dependendo da faixa de temperatura voce solubiliza mais um determinado tipo de thiols
85 exalta os aromas tropicais
Baaa nem conto.... uma Neipa aqui fico um IPA considerável sò porque ficou limpa demais e por causa duma OG mais branda e FG de 1015 não deu boa porque o FW de em torno 7ibu a acabou viu rsss... 9gr/l de cascade, mandaria e outros... tudo em 9 min pra frente. ..
Vocês dão uma resfriada para adicionar lúpulo nas Neipa? è interessante pois já ferveu 50min mesmo nè! mas primeira vez q vejo falar nisso🤔😎👽
O copo de weiss è quando se mexe o fundo, como as de trigo, adicionando nuânces frutadas....
O pint, è quando se cerve bem cuidadosame te, aí fica altas IPA.
 

Attachments

  • IMG_20201110_115248.jpg
    IMG_20201110_115248.jpg
    53.1 KB · Views: 31
  • IMG_20201202_122053.jpg
    IMG_20201202_122053.jpg
    68.4 KB · Views: 31
Last edited:
Baaa nem conto.... uma Neipa aqui fico um IPA considerável sò porque ficou limpa demais e por causa duma OG mais branda e FG de 1015 não deu boa porque o FW de em torno 7ibu a acabou viu rsss... 9gr/l de cascade, mandaria e outros... tudo em 9 min pra frente. ..
Vocês dão uma resfriada para adicionar lúpulo nas Neipa? è interessante pois já ferveu 50min mesmo nè! mas primeira vez q vejo falar nisso🤔😎👽
Falaa
Whirlpool/Hopstand é quando voce acaba a fervura e joga os lupulos em alguma determinada temperatura

Eu uso muito em ipa, apa e neipa

Voce segura na cerva os compostos volateis e traz menos amargor
 
Falaa
Whirlpool/Hopstand é quando voce acaba a fervura e joga os lupulos em alguma determinada temperatura

Eu uso muito em ipa, apa e neipa

Voce segura na cerva os compostos volateis e traz menos amargor
Aaaa tas falando deles rsss, mas vc abaixa? a temp🤔... meu conhecimento da tènica è que se desliga o fogo, add lúpulo, espera alguns minutos, e se inicia o resfriamento/willprol.
 
Sempre muda mesmo
Fermentacao sob pressao realmente acho que é o segundo maior game changer nessa breja, so perde pra por em keg ne

A receita ta excelente
No meu paladar eu diminuiria o sabro, percebo ele muito potente, gosto de usar ele numa proporcao menor, senao apaga os outros

Sobre o DH eu costumo sempre aumentar a proporcao do lupulo que esta com o melhor sensorial
Abro os pacotes, cheiro e dai eu decido

Vou entrar nesse mundo de fermentar sob pressão, vocês costumam usar qual pressão e temperatura?
 
Aaaa tas falando deles rsss, mas vc abaixa? a temp🤔... meu conhecimento da tènica è que se desliga o fogo, add lúpulo, espera alguns minutos, e se inicia o resfriamento/willprol.
Eu baixo a temperatura para 85 graus
Jogo o lupulo la por 15 minutos e ligo a bomba ou mexo o mosto
Uso chiller de imersao, geralmente ligo ele por 1 minuto praticamente com whirlpool e ja é suficientr pra deixar em 85-80 dai desligo o fluxo de agua nele, jogo os lupulos e deixo la por 15 minutos
 
Vou entrar nesse mundo de fermentar sob pressão, vocês costumam usar qual pressão e temperatura?
Mano
Tem muita discussao
NEIPA e IPA eu costumo comecar com 15 psi com a temperatura no limite superior
Tipo 24 ou 25 graus
Quando a fermentacao comeca a terminar (geralmente com menos de 48 horas) eu subo a pressao pra 30 psi pra arredondar a carbonatacao

Nao tem muita litetatura a respeito, é tentativa e erro
 
Eu baixo a temperatura para 85 graus
Jogo o lupulo la por 15 minutos e ligo a bomba ou mexo o mosto
Uso chiller de imersao, geralmente ligo ele por 1 minuto praticamente com whirlpool e ja é suficientr pra deixar em 85-80 dai desligo o fluxo de agua nele, jogo os lupulos e deixo la por 15 minutos
Da muita diferença mano?
 
Estou há dois anos fazendo vários testes com Neipas (combimação de lúpulos, base de maltes e adjuntos, dry hop, envase) uma coisa eu posso garantir com 100% de certeza, se você é uma pessoa exigente, não perca tempo fazendo NEIPA caso não tenha barril ou postmix, priming altera a cor e o sabor de uma forma gritante. Algumas resultados que cheguei:
- Combinação Mosaic e Ekuanot foi a mais juice que utilizei, chega a ser enjoativo. Já usei Simcoe, Citra, Sabro, Mandarina, Galaxy, Amarillo, Nelson Sauvin.
- Neipas geralmente são cervejas com FG alta, então se fizer o mesmo Dry Hop que faz numa APA com certeza o resultado será não satisfatório. FG alta suporta amargor mais alto, mas também exige maior quantidade de lúpulo no Dry Hop.
- Dry Hop exagerado também estraga cerveja. Fiz um Dry Hop de 12gr/l numa cerveja de FG 1010, ficou bem ruim o resultado. Muita extração de polifenol o que dá um amargor bem forte e ruim.
- Nunca faça priming.

Duas amostras abaixo:

View attachment 124569View attachment 124570
Também estava com o problema do primming nas cervejas lupuladas em geral, mas conversando com o Samuel da Bodebrown optei por fazer, sim, primming, como ele mesmo faz nas cervejas dele. O problema é que não se pode estocar este tipo de cerveja: após uns 4 ou 5 dias de refermentação iniciar o consumo e terminar com o lote em até 12 dias, depois perde o aroma e mais alguns dias escurece.
 
Minha fez duas semanas de envase, nas primeiras provas tava picante e o aroma não tava muito presente. Agora mudou bastante. Amargor bem baixo, aroma bem perceptível e muito alcoólica, tá boa de beber, mas o álcool vai lá na mente.
Oi Maurício vc fez quanto g/L e qto tempo de DH? Tô com uma q tá saborosa tem aroma mas não tá pulando do copo... vou envasar hj... Abç
 
Isso é o metabissulfito de potassio que eu falei
So que ta mto mais caro no lamas kkk
No lamas 50 gramas ta 17 reais
No mercado livre vc compra 1kg com 17 reais
Dura pra vida toda pq a dose é mto baixa

fui comprar o tal do metabissulfito de potacio no mercado livre, porem fiz confusao e acabei comprando o metabissulfito de sódio. Sabe me dizer se pode ser usado, comprei em uma loja que vende produtos para analises laboratoriais, esses produtos precisam ser especificos para alimento? Sou totalmente leigo nisso.
 
fui comprar o tal do metabissulfito de potacio no mercado livre, porem fiz confusao e acabei comprando o metabissulfito de sódio. Sabe me dizer se pode ser usado, comprei em uma loja que vende produtos para analises laboratoriais, esses produtos precisam ser especificos para alimento? Sou totalmente leigo nisso.
Pelo que leio, na gringa, eles usam mais SMB (sodium metabissulfite). Então creio que tu deu pé quente.
É o que o Brulosophy usou em todos testes que fez.

Eu não achei e comprei o de potássio mesmo.

https://brulosophy.com/2019/09/23/c...sulfite-smb-at-packaging-exbeeriment-results/
https://brulosophy.com/2020/04/06/i...b-have-on-beer-character-exbeeriment-results/
https://brulosophy.com/2019/02/11/p...at-packaging-has-on-beer-exbeeriment-results/
https://brulosophy.com/2020/06/08/c...tabisulfite-at-packaging-exbeeriment-results/
Pelo que reli, só precisa de 0.3gr para cada ~18Litros (ou 5 gal, como quiser)
 
@marcelo_r_a eu ando perseguindo uns sabores que as vezes aparece mas acho que a oxidação não é bem uma realidade a nível da contaminação por exemplo... ou é? 🤔 rsss
@Robinho ...essa ai acho q é a que o Jamal fala no video Hakeando O Lúpulo...eu ia usar nessa NEIPA minha ..mas nao ia diminuir a carga dos verdinhos🙈....meu intento com enzimas é materializar o que nao existe pois essa enzima desprende dos açúcar es do lupulo moléculas de aroma mocozadas!
Como o amigo @EvandroLS falou e ja falou la acima tb.... eu não faço mais dry hop e pela minha NEIPA posso dizer que com certeza ocorre algo ali na fermentação intensa... o Aroma e Sabor que consegui foi muito foda! Ou fui extremamente cagado na mistura continental de lúpulos 😜🙈🙈
Tenho acesso as enzimas da LNF... tk com k Ultraflo e uma Alfa amilase mas to decedindo se uso.... a betaglucosidase não to tendo ...mas eles tem...
Qual fermentador você usa e quais cuidados você tem no Dryhop ?
 
Qual fermentador você usa e quais cuidados você tem no Dryhop ?
Fermentadores cônicos de polipropileno (acho q é) , meus cuidados no Dry é quanto a sanitização e escolha do perfil, acho que sempre usei tb espécies com pouco óleo.

O Figurino ia mandar fazer dry em temperaturas em torno de 18ºC, podendo até dar uma subidinha a uns 20ºC ao final da fermentação primaria e deixar o máximo 7 dias para não "gramear".... Mas no meu caso nunca fiz se pá, lembrando bem poderia ser este o problema? Eu carco no máximo após uns 4 dias, por varios motivos mas dentre eles medo de contaminar...ai gosto de aproveitar a intensa atividade fúngica.
 
Qual fermentador você usa e quais cuidados você tem no Dryhop ?
Só complementando a resposta do amigo, os cuidados principais, não só na hora do Dry Hopping, mas em TODA PARTEE FRIA - é o OXIGÊNIO.

Se vai abrir a tampa pra fazer o DH, joga um pouco (eu diria bastante) de CO2 depois que fizer a adição.

A escolha do lúpulo varia MUITO. O melhor a fazer é testar.

Pra não errar, usa os "novos clássicos":
- Galaxy
- Mosaic
- Ekuanot
- Simcoe
- Nelson
- Sabro
- Idaho 7
- a lista continua

Na hora do cold é outra preocupação, pq quando baixa a temperatura, a pressão interna do fermentador diminui, "obrigando" ele a puxar ar de fora.

Se quiser mais informação, tem nesse podcast aqui:
https://open.spotify.com/episode/0X1MpDq3M73vI97Qv6qmT6
 
Só complementando a resposta do amigo, os cuidados principais, não só na hora do Dry Hopping, mas em TODA PARTEE FRIA - é o OXIGÊNIO.

Se vai abrir a tampa pra fazer o DH, joga um pouco (eu diria bastante) de CO2 depois que fizer a adição.

Dando um up nesse post pois brassei ontem a minha primeira NEIPA. Tá fermentando com a Verdant IPA, foram 10g/L de lúpulo no hopstand (entre citra, mosaic, amarillo e el dorado) e vão 10g/L no DH, sendo 3g/L de amarillo amanhã (2º dia de fermentação) e outros 7g/L dos demais 3 lúpulos no momento em que costumo fazer DH nos demais estilos (finzinho da fermentação primária, faltando 1ºP a 1,5ºP pra terminar). Grist foi 76% maris otter, 14% aveia e 10% malte de trigo.

Como não uso fermentador pressurizado (estou fermentando num balde alimentício), pretendo dar banho de CO2 nos dois DH pra purgar o oxigênio. Porém estou com uma dúvida: na opinião de vcs devo apenas jogar CO2 no headspace ou introduzir CO2 pela torneirinha do balde, de baixo pra cima, atravessando o CO2 pela cerveja e expulsando pela blow off?
 
Dando um up nesse post pois brassei ontem a minha primeira NEIPA. Tá fermentando com a Verdant IPA, foram 10g/L de lúpulo no hopstand (entre citra, mosaic, amarillo e el dorado) e vão 10g/L no DH, sendo 3g/L de amarillo amanhã (2º dia de fermentação) e outros 7g/L dos demais 3 lúpulos no momento em que costumo fazer DH nos demais estilos (finzinho da fermentação primária, faltando 1ºP a 1,5ºP pra terminar). Grist foi 76% maris otter, 14% aveia e 10% malte de trigo.

Como não uso fermentador pressurizado (estou fermentando num balde alimentício), pretendo dar banho de CO2 nos dois DH pra purgar o oxigênio. Porém estou com uma dúvida: na opinião de vcs devo apenas jogar CO2 no headspace ou introduzir CO2 pela torneirinha do balde, de baixo pra cima, atravessando o CO2 pela cerveja e expulsando pela blow off?
Nunca fiz algo parecido, mas considerando que o CO2 é mais pesado que o O2, creio que basta "dar banho" de CO2 por cima.
Talvez alguém possa indicar algo melhor.
 
Dando um up nesse post pois brassei ontem a minha primeira NEIPA. Tá fermentando com a Verdant IPA, foram 10g/L de lúpulo no hopstand (entre citra, mosaic, amarillo e el dorado) e vão 10g/L no DH, sendo 3g/L de amarillo amanhã (2º dia de fermentação) e outros 7g/L dos demais 3 lúpulos no momento em que costumo fazer DH nos demais estilos (finzinho da fermentação primária, faltando 1ºP a 1,5ºP pra terminar). Grist foi 76% maris otter, 14% aveia e 10% malte de trigo.

Como não uso fermentador pressurizado (estou fermentando num balde alimentício), pretendo dar banho de CO2 nos dois DH pra purgar o oxigênio. Porém estou com uma dúvida: na opinião de vcs devo apenas jogar CO2 no headspace ou introduzir CO2 pela torneirinha do balde, de baixo pra cima, atravessando o CO2 pela cerveja e expulsando pela blow off?
Os 2 métodos são eficientes.
Se for botar por cima, fique uns bons segundos lançando co2.
Se for fazer por baixo, a mesma coisa, mas na hora do segundo DH, tu vai promover um pequeno ganho por essa "agitação" toda - quase como se fosse um mini DH Dinâmico.

TOME CUIDADO NA HORA DO COLD!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se tu não tiver como minimizar a sucção de O2 que vai ocorrer (só não ocorrer sucção quando o Fermentador deforma) - cogite não fazer COLD, faça o cold no barril (que vai estar previamente purgado, como manda o figurino).
 
Fala pessoal,

Valeu pelo feedback. Fiz o primeiro DH hoje (3g/L amarillo) no high krausen. Acabei não fazendo purga pq a atividade ainda está à toda: ou a levedura vai metabolizar o O2 inserido ou vai arrastar pela própria blow off mesmo.

Para o segundo estou tendendo a fazer por baixo, mas uma dúvida pertinente: não acham que borbulhar CO2 pela cerveja poderia, em alguma proporção, promover o arraste das moléculas de aroma já solubilizadas nela? Acarretando numa "jogada fora" de aroma de lúpulo pelo CO2, por assim dizer.

Sobre o cold: farei um cold breve (uns 2 dias) no balde. A vedação não é tão boa quanto minha bombona, mas tenho uma rolha de silicone do tamanho exato do buraco da blow off que uso junto com papel filme. Costuma fazer bem o serviço. Depois é transferência (aberta, infelizmente, via autosifão) pro barril purgado.
 
Dando um up nesse post pois brassei ontem a minha primeira NEIPA. Tá fermentando com a Verdant IPA, foram 10g/L de lúpulo no hopstand (entre citra, mosaic, amarillo e el dorado) e vão 10g/L no DH, sendo 3g/L de amarillo amanhã (2º dia de fermentação) e outros 7g/L dos demais 3 lúpulos no momento em que costumo fazer DH nos demais estilos (finzinho da fermentação primária, faltando 1ºP a 1,5ºP pra terminar). Grist foi 76% maris otter, 14% aveia e 10% malte de trigo.

Como não uso fermentador pressurizado (estou fermentando num balde alimentício), pretendo dar banho de CO2 nos dois DH pra purgar o oxigênio. Porém estou com uma dúvida: na opinião de vcs devo apenas jogar CO2 no headspace ou introduzir CO2 pela torneirinha do balde, de baixo pra cima, atravessando o CO2 pela cerveja e expulsando pela blow off?

Se você for fazer no momento da fermentação que vc disse pode fazer qualquer um dos métodos, no meu ponto de vista esse segundo método só dá mais trabalho. Uma viz fiz isso, só que faço o último dry hop depois que a fermentação termina, faltando três dias para engarrafar, nunca mais fiz isso, pq a quantidade de lúpulo e levedura que eu suspendi foi enorme. Nunca tive problema com esse oxigênio que entra no dry hop, o grande problema é no priming, não faça, se fizer beba a cerveja em uma semana.
 
Sucesso galera! A cerveja ficou ótima. Passando pra agradecer pelas dicas, a oxidação foi mínima, zero impacto em cor/aroma/sabor.

PS: A verdant é realmente incrível! Pra além das notas de maracujá e manga esperados do lúpulo, deu um toque de pêssego e o que achei mais marcante - um toque lácteo na cerveja, de leite mesmo, que mesclando com o dulçor, frutado e corpo alto lembrou uma belíssima vitamina rs (alguns dirão que é baunilha, mas fico com leite mesmo ahahah)

Abraços!

1.jpeg2.jpeg
 
Paasando tb para deixar a fotinha de uma que meti próximos 12% de polpa de manga em 5 min do final... seus sabores estão aumentando para o lado do frutado tb... mas a mulhé não aprovou pois mesmo em adições de 9 mim pro final seu amargor ficou considerável.

A cor é APAIXONANTE 🥰 e o sabor irá agradar os ipeiros mais árduos hehe...

1617736480352.png
 
Brulosophy postou hoje um experimento sobre o impacto de no-boil em NEIPA, acho que vale a leitura!

https://brulosophy.com/2021/04/05/t...mpact-on-new-england-ipa-exbeeriment-results/

Essa idéia ai eu não assino embaixo não... Magnum em 60 min, pode tacar fervura a 50ºC, vai dar um amargor que a mulherada que gosta de NEIPA tipo a Tiki Punck da locomotive aqui de Rio Negrinho vai reprovar rsss.... Já fiz...

Há.... uma deixa ai que a galera posto e eu fiz e parece que deu bastante efeito foi diminuir a temperatura para a adição de 0 min.
 
Pessoal que usou metabissulfito (sódio e/ou potássio). Qual o resultado? Pesquisei na internet e há menção a forte aroma sulfúrico. Inclusive já aconteceu comigo. Então, o que eu to pensando em fazer é após sanitizar o postmix, colocar agua fervida e com metabissulfito numa ordem de 0,15g para 9,45L de água (meu pmix é desse tamanho menor). Purgar com CO2 até sair o liquido e colocar a neipa por transferência fechada. No canal The Homebrew Network o cara faz isso com esse antioxidante na água e a purga com CO2 antes de receber a cerveja. Em tese o metabissulfito eliminaria o oxigenio dissolvido na agua e qualquer headspace virtualmente existente no postmix cheio, o líquido residual que sobra após purga teria alguma mínima fração de metabissulfito para receber a cerveja. Meu maior medo é transformar neipa em "sulfur ale".
 
To pra fazer minha primeira tentativa de NEIPA, esse é o rascunho da receita


Maltes (7.45 kg)
6 kg (80.5%) — Viking Malt Pale Ale 2-Row — Grão — 6 EBC
750 g (10.1%) — Warminster Flaked Malted Oats — Grão — 4 EBC
500 g (6.7%) — Viking Malt Wheat — Grão — 6 EBC
200 g (2.7%) — Oats, Flaked — Grão — 2 EBC
Lúpulos (275 g)
15 g (18 IBU) — Chinook 13% — Fervura — 60 min
20 g
(6 IBU) — Amarillo 9.2% — Fervura — 10 min
20 g
(5 IBU) — Simcoe 13% — Fervura — 5 min
20 g
— Chinook 13% — Fervura — 0 min
50 g
— Amarillo 9.2% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Citra 12% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Mosaic 12.25% — Dry Hop — 5 dias
50 g
— Simcoe 13% — Dry Hop — 5 dias


O que acham? Da pra economizar nos lupulos em alguma parte? O fermento que pretendo usar é o S33.
Engarrafar e fazer primming.
 
Senhores, estou me programando para minha 1ª NEIPA

Maltes, lupulos está tudo ok. Só que o problema é o fermento...
Não encontro levedura liquida aqui onde moro (interior do inteior) pedir da Net não é uma opção viavel no momento.

Minhas opçoes disponiveis:
Fermentis S-04
Fermentis S-33
Fermentis K-97
Lallemand BRY-97
Lallemand Windsor

Infelizmente não tem as opcões Verdant/Neipa secos da lallemand.

Desses 5, (S-04, S-33, K-97, Bry-97 e Windsor), quais os confrades acreditam ser a melhor escolha, para BIOTRASFORAMÇÃO do lupulo?

Valeu piazada!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Last edited:
Back
Top