Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

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Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.


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Pois é cara, com certeza tem alguma coisa que a gente faz a mais ou a menos que acarreta nisso. Pior que já vi esse mesmo tipo de discussão em foruns do exterior e nunca vi o autor do tópico voltar e dizer que descobriu o que era. Pode até mesmo ser alguma coisa que é recomendada mas muita gente não faz, e os bobos que nem a gente que tenta fazer tudo a risca acaba com esse problema.
 
Até hoje nunca perecbi aroma de lúpulo durante a fermentação mais evidente que após o envase. O que sinto durante a fermentação é acetaldeído, e ele esconde todo o resto. O lúpulo só começa a ficar perceptível no final da fermentação, quando o acetaldeído diminui. Eu engarrafo, faço priming, e após 10-15 dias abro a primeira garrafa, e nesse momento é que eu começo a perceber o lúpulo com nitidez. Daí pra frente a tendência é que os aromas frescos do dry-hop fiquem mais evidentes entre 20 e 30 dias de envase, e depois comecem a diminuir. Já os aromas do late hopping ficam mais evidentes entre 30 e 60 dias, e depois começam a ser mascarados pela oxidação.

Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.


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Até hoje nunca perecbi aroma de lúpulo durante a fermentação mais evidente que após o envase.

O que eu relatei não é um bom aroma durante a fermentação. O que eu disse é que o aroma assim que a fermentação acabou é melhor do que o aroma que fica depois de alguns dias no secundário com dry hopping.
 
muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5 - 3g/litro
0 - 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?
 
muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5- 3g/litro
0- 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?
FWH é para "amargor" e não aroma..
Pelo beersmith vc estima a quandidade de lúpulo pra FWH de acordo com o IBU desejado.

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O FWH vai dar sabor de lúpulo (muito, porém mais suave do que o que se consegue com adições de 10-15min, segundo Gordon Strong).
A lupulagem a 5min pode dar mais sabor ou mais aroma, dependendo do tempo de resfriamento.
As quantidades estão OK, 4g/L no late hopping já dá um aroma intenso.

Se o processo está adequado ou não, vai depender do que você pretende obter.

muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5 - 3g/litro
0 - 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?
 
Basicamente o meu problema é conseguir um bom aroma de lúpulo. A única vez que consegui de maneira satisfatória foi quando engarrafei direto do primário, sem dry hopping no secundário, apenas 2 dias depois do airlock parar. Aparentemente fazer dryhopping está é removendo aroma da cerveja e não adicionando como deveria. O que eu poderia ter errado pra isso acontecer?
Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.

Se fazendo isso não está funcionando, é simples.... o lúpulo que está utilizando não é fresco o suficiente, ou a variedade não dá o resultado que tu espera pois não tem os óleos... etc.

Não há muitos outros mistérios ou dicas milagrosas...... aroma é algo que depende muito.... mas MUITO do frescor do lúpulo utilizado. Tem muitas situações onde antes de fazer Dry Hopping eu pego os lúpulos que tenho a disposição em casa, e fico um tempão cheirando pra sentir qual escolher. Digamos que eu tenha um Amarillo.. um Citra... e um Simcoe...... eu vou fazer com o que mais aparentar frescor... e não simplesmente porque eu tinha escolhido um previamente e pronto.... se eu sei que ele está com aroma fraco.

Abraço,
 
Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.

Se fazendo isso não está funcionando, é simples.... o lúpulo que está utilizando não é fresco o suficiente, ou a variedade não dá o resultado que tu espera pois não tem os óleos... etc.

Não há muitos outros mistérios ou dicas milagrosas...... aroma é algo que depende muito.... mas MUITO do frescor do lúpulo utilizado. Tem muitas situações onde antes de fazer Dry Hopping eu pego os lúpulos que tenho a disposição em casa, e fico um tempão cheirando pra sentir qual escolher. Digamos que eu tenha um Amarillo.. um Citra... e um Simcoe...... eu vou fazer com o que mais aparentar frescor... e não simplesmente porque eu tinha escolhido um previamente e pronto.... se eu sei que ele está com aroma fraco.

Abraço,

Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?
 
Aroma é volátil, qual foi a diferença de tempo entre as provas da primeira e segunda amostra?
 
Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?
Cara, sendo sincero... não tem sentido algum.... e talvez isso seja uma impressão sua que nem seja realidade, ou seja, simplesmente uma impressão pessoal..... tal qual inúmeras vezes eu já provei cerveja junto com outras pessoas que me disseram sentir algo como, sei lá.... metálico.... e pra mim não tinha nada de metálico.

Resumindo...... é uma discussão onde a gente fica no escuro porque não tem sentido algum acontecer isso.... não tem obviamente literatura nenhuma citando isso, e ainda tem o fato de talvez isso ser uma impressão pessoal sua..... ou seja, não tem muito como a gente evoluir aqui... tirando o básico já citado em outros posts.

Chega um ponto onde não adianta ficar fazendo 1001 conjurações sobre o que ocorreu..... cerveja é algo extremamente complexo.

Abraço,
 
Cara, sendo sincero... não tem sentido algum.... e talvez isso seja uma impressão sua que nem seja realidade, ou seja, simplesmente uma impressão pessoal..... tal qual inúmeras vezes eu já provei cerveja junto com outras pessoas que me disseram sentir algo como, sei lá.... metálico.... e pra mim não tinha nada de metálico.

Resumindo...... é uma discussão onde a gente fica no escuro porque não tem sentido algum acontecer isso.... não tem obviamente literatura nenhuma citando isso, e ainda tem o fato de talvez isso ser uma impressão pessoal sua..... ou seja, não tem muito como a gente evoluir aqui... tirando o básico já citado em outros posts.

Chega um ponto onde não adianta ficar fazendo 1001 conjurações sobre o que ocorreu..... cerveja é algo extremamente complexo.

Abraço,

Beleza, o jeito vai ser eu fazer mais experiências eu mesmo até chegar onde quero. Valeu.
 
Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?

Cara, será que essa mesma prova que você fala que tava com mais aroma iria manter esse aroma depois de, digamos, 15 dias de guarda (tempo adicional comparado com a outra leva após secundária e maturação)?
 
Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?

Apenas meu 1 centavo nessa discussão.
Talvez no seu primeiro dy hopping você já tenha saturado a solução de óleos.Li um artigo da "brew your own" sobre isso.(no último tópico "Dry Hopping considerations http://byo.com/component/k2/item/2808-hop-stands )
Resfriar rapidamente não me parece o problema,pelo contrário,aqueles lúpulos do flameout são mais aproveitados com um repouso pós fervura.

O inimigo maior no caso de quem engarrafa IPAs(que é meu caso também) é o mesmo: oxigênio.
A meu ver e pelo que tenho lido os óleos aromáticos oxidam muito antes da cerveja aparentar qualquer gosto de papelão ou metálico.Aliás,talvez,a oxidação desses óleos evitem justamente que apareçam esses outros sabores.
Mas definitivamente há oxidação e dissolução de oxigênio muito prejudicial nas transferências de baldes, mesmo sifonando,no envase,etc.
Dá uma olhada nesse artigo sobre dry hopping e o cuidado que as cervejarias americanas possuem para evitar oxidação: https://byo.com/stories/issue/item/3187-advanced-dry-hopping-techniques

Frente a isso o que eu fiz para minimizar os efeitos negativos foi:

1)Transferir um única vez a cerveja: fermento e clarifico no mesmo balde,depois transfiro e faço o dry hopping c/ hop bag e do mesmo balde envaso.
2)Usar bottle filler para o envase.Envaso a cerveja estando gelada.

Com isso melhorei bem o resultado de minhas ipas,mas também sinto uma perda de aroma significativa depois de 2-3 semanas,mas se sabe que esse é o prazo esperado para durabilidade do aroma do dry hopping.
 
Cara, será que essa mesma prova que você fala que tava com mais aroma iria manter esse aroma depois de, digamos, 15 dias de guarda (tempo adicional comparado com a outra leva após secundária e maturação)?

Também me perguntei isso, mas não dá pra saber sem testar. As garrafas que eu engarrafei depois do segundo dry hopping definitivamente perderam aroma depois de 3 semanas. Já estavam bem menos aromáticas do que as garrafas do primário, e depois de 3 semanas as ipas ficaram parecendo pale ales. Porém não dá pra dizer que o mesmo efeito aconteceria com as engarrafadas no primário, só testando mesmo. Se a minha teoria (de que isso aconteceu por oxidação por causa do dry hopping no secundário) estiver certa, isso não aconteceria com dry hopping apenas no primário. Mas essa teoria nem é minha, no livro Hops falam dela, eu só não imaginava que esse efeito poderia acontecer tão rápido a ponto de nem dar pra esperar a fermentação na garrafa.

Outra coisa interessante: andei pesquisando MUITO em foruns americanos, e em muitos lugares dicutiram a mesma coisa, e em todos nunca o autor voltar e dizer que descobriu o que era. Então encontrei um tópico onde algumas pessoas alegaram que tiveram o mesmo problema, e eles disseram só conseguir o aroma que tanto almejavam depois que passaram a usar keg em vez de garrafa. Agora vem a minha teoria: talvez o problema é de fato o oxigenio trazido pelo dry hopping no secundário, porém quem usa keg já tem o hábito de fazer o dry hopping no keg e purgar o oxigênio com CO2, o que resolveria esse problema.

Bem, minha próxima brassagem está marcada para a semana que vem e vou fazer dry hopping apenas no primário para ver o que acontece. Pra compensar o aroma perdido por arraste da fermentação vou colocar 15g/L no dry hopping. Vamos ver o que acontece...
 
Frente a isso o que eu fiz para minimizar os efeitos negativos foi:

1)Transferir um única vez a cerveja: fermento e clarifico no mesmo balde,depois transfiro e faço o dry hopping c/ hop bag e do mesmo balde envaso.
2)Usar bottle filler para o envase.Envaso a cerveja estando gelada.

Com isso melhorei bem o resultado de minhas ipas,mas também sinto uma perda de aroma significativa depois de 2-3 semanas,mas se sabe que esse é o prazo esperado para durabilidade do aroma do dry hopping.

Eu sempre fiz isso, e nunca fiquei satisfeito. Não fica ruim, fica boa, mas não fica excelente.

Não conhecia esse artigo da byo, vou dar uma lida. Valeu.
 
Agitar o fermentador Chefe?
Pergunta de inexperiente: E a oxidação da cerveja? Faz sentido minha pergunta?
Abraços!

O que eu faço? Simples... eu troco de fermentador, me livro da borra, faço o DH...... e depois uso gelatina sem trocar novamente, e envaso.

A vantagem de fazer a troca, nesse caso, é que além de tudo você pode agitar o fermentador todos os dias e colocar todo o lúpulo em suspensão novamente.

,
 
Sim, faz, porém é preciso lembrar que ao nesse período a cerveja ainda fica soltando CO2 residual, que logo vai expulsar a maioria do oxigênio fermentador. Basta balar um fermentador que acabou de fermentar pra ver ele ficar borbulhando por um bom tempo.
 
Li todo tópico e não sei se perdi essa parte ou se não foi falado: vocês fazem o dh a quantos graus?

Li em algum lugar, acho que no site da condado da cerveja, que o ideal é fazer o dh em faixas de temperaturas mais altas. E o que vejo é ele sendo feito em temperatura baixas, típicas de clarificação.

Pensei assim os passos pra melhor aproveitamento, e potencializar o aroma, seguindo algumas dicas aqui (que seria tipo um resumo de tudo até agora falado):

1 - 4g/l de lúpulo em late hopping;

2 - Fim da secundária troco de balde e faço o primeiro dry hopping, com metade dos maltes, a temperatura final da secundária (estou assumindo isso, pois não vi nada falado aqui), lá pros 25o. Espero 4 dias;

3 - Depois de 4 dias faço o segundo dh, com a outra metade, e espero mais três dias;

4 - Esse dh com os lúpulos livre, sem hop bag, mexendo algumas vezes nesse período;

5 - Passado os dias de dh, resfrio por uns 2 dias, clarifico com gelatina por mais 2 dias;

6 - Depois disso, faço nova troca de balde pro priming;

7 - Envase.

Tudo certo?
 
Cara...no meu caso eu sempre penso no trabalho x benefício.

Cerveja não é meu único hobby (também sou mergulhador autônomo e gosto de escalada) por isso eu tento optar pela praticidade.

Em 2 IIPAs que fiz resolvi ir ao extremo para evitar a oxidação. Depois de fermentada a cerveja eu transferi a cerveja por pressão (algumas cervejarias fazem isso) para evitar qualquer chance de oxidação. Purguei o recipiente várias vezes com CO2, depois fiz a transferência usando o CO2 como elemento pressurizador. Para o postmix também mandei por pressão, novamente com contato mínimo para o postmix já purgado. Engarrafei metade dessa leva, e engarrafei por contra pessao para também poder purgar o oxigênio das garrafas. Deu eu trabalho grande tudo isso.

Ficou bom, sim ficou, talvez tenha conseguido manter o aroma bem fresco por mais uma, quem sabe duas semanas. Que diferença fez? Nenhuma para mim. Minhas IPAs não duram mais do que 3-4 semanas exatamente por isso, gosto delas fresca.

Hoje sou mais prático e cuido bastante para evitar o contato com O2, porém nada fora do normal.

IPA tem que ser tomada fresca, mas ao mesmo tempo tem que estar "madura". Então aí cabe a você achar esse equilíbrio de quando tomar ela no tempo certo. Isso leva prática.

Tem muita gente que termina de fermentar, já manda pro postmix, carbonata e em 1-2 semanas já está tomando a IPA, "porque tem que estar fresca"...pra mim isso não funciona, eu gosto de esperar ela estar "madura" e demorei pra achar esse equilibrio.
 
Cara...no meu caso eu sempre penso no trabalho x benefício.

Cerveja não é meu único hobby (também sou mergulhador autônomo e gosto de escalada) por isso eu tento optar pela praticidade.

Em 2 IIPAs que fiz resolvi ir ao extremo para evitar a oxidação. Depois de fermentada a cerveja eu transferi a cerveja por pressão (algumas cervejarias fazem isso) para evitar qualquer chance de oxidação. Purguei o recipiente várias vezes com CO2, depois fiz a transferência usando o CO2 como elemento pressurizador. Para o postmix também mandei por pressão, novamente com contato mínimo para o postmix já purgado. Engarrafei metade dessa leva, e engarrafei por contra pessao para também poder purgar o oxigênio das garrafas. Deu eu trabalho grande tudo isso.

Ficou bom, sim ficou, talvez tenha conseguido manter o aroma bem fresco por mais uma, quem sabe duas semanas. Que diferença fez? Nenhuma para mim. Minhas IPAs não duram mais do que 3-4 semanas exatamente por isso, gosto delas fresca.

Hoje sou mais prático e cuido bastante para evitar o contato com O2, porém nada fora do normal.

IPA tem que ser tomada fresca, mas ao mesmo tempo tem que estar "madura". Então aí cabe a você achar esse equilíbrio de quando tomar ela no tempo certo. Isso leva prática.

Tem muita gente que termina de fermentar, já manda pro postmix, carbonata e em 1-2 semanas já está tomando a IPA, "porque tem que estar fresca"...pra mim isso não funciona, eu gosto de esperar ela estar "madura" e demorei pra achar esse equilibrio.


Esse amadurecimento que você diz acontece em qualquer temperatura?

pergunto isso pois envasei uma APA semana passada em um post-mix e achei que ela ainda não esta "madura".
porém o post-mix fica refrigerado... devo retira-lo da geladeira para a cerveja "amadurecer"? ou esse processo vai acontecer em baixas temperaturas também?

Qual é a média de tempo e temperatura que você utiliza depois de envasado para atingir esse equilibrio que vc diz??

:mug:
 
Frente a isso o que eu fiz para minimizar os efeitos negativos foi:

1)Transferir um única vez a cerveja: fermento e clarifico no mesmo balde,depois transfiro e faço o dry hopping c/ hop bag e do mesmo balde envaso.

Ao invés de fazer da forma q vc mencionou não seria melhor:
- fermentar, realizar DH e clarificar num mesmo balde e somente na hora de engarrafar passar para outro balde??

Pq clarificar e depois fazer DH não faz mto sentido pra mim.
 
Ao invés de fazer da forma q vc mencionou não seria melhor:
- fermentar, realizar DH e clarificar num mesmo balde e somente na hora de engarrafar passar para outro balde??

Pq clarificar e depois fazer DH não faz mto sentido pra mim.

Transferir de balde antes, para que não leve muita lama, aumenta a eficiência do DH, pois a lama absorve os óleos do lúpulo...

Agora, clarificar antes do DH pode não ser o ideal, pois o lúpulo vai deixar a cerveja turva novamente, sendo necessário clarificar novamente, após o DH...
 
Li todo tópico e não sei se perdi essa parte ou se não foi falado: vocês fazem o dh a quantos graus?

Li em algum lugar, acho que no site da condado da cerveja, que o ideal é fazer o dh em faixas de temperaturas mais altas. E o que vejo é ele sendo feito em temperatura baixas, típicas de clarificação.

Pensei assim os passos pra melhor aproveitamento, e potencializar o aroma, seguindo algumas dicas aqui (que seria tipo um resumo de tudo até agora falado):

1 - 4g/l de lúpulo em late hopping;

2 - Fim da secundária troco de balde e faço o primeiro dry hopping, com metade dos maltes, a temperatura final da secundária (estou assumindo isso, pois não vi nada falado aqui), lá pros 25o. Espero 4 dias;

3 - Depois de 4 dias faço o segundo dh, com a outra metade, e espero mais três dias;

4 - Esse dh com os lúpulos livre, sem hop bag, mexendo algumas vezes nesse período;

5 - Passado os dias de dh, resfrio por uns 2 dias, clarifico com gelatina por mais 2 dias;

6 - Depois disso, faço nova troca de balde pro priming;

7 - Envase.

Tudo certo?

E quanto à temperatura? E os passos estão corretos? Que acham?
 
Transferir de balde antes, para que não leve muita lama, aumenta a eficiência do DH, pois a lama absorve os óleos do lúpulo...

Agora, clarificar antes do DH pode não ser o ideal, pois o lúpulo vai deixar a cerveja turva novamente, sendo necessário clarificar novamente, após o DH...
DH deixa a cerveja turva? É muito comum fazer DH direto no keg de servir e não percebo esse problema...
 
Eu particularmente vejo algumas coisas de forma diferente:



Late Hopping é adicionar lúpulos ao final. Isso não tem nada a ver com não adicionar no início.

Gordon Strong, autor do Brewing Better Beer, relata que um bom gosto de lúpulo se consegue com First Wort Hopping, e eu concordo plenamente, fora o fator do amargor não ficar áspero.

Eu particularmente uso First Wort em todas as minhas IPAs.



Tudo isso que ele falou de fato é bom.

Mas isso é necessário pra fazer uma ótima? Não, nada disso é NECESSÁRIO, ou obrigatório. Eu nem me lembro a última vez que fiz whirlpool a frio numa IPA. Antigamente eu achava isso obrigatório, até ver que outras coisas afetavam muito mais. Hoje o que eu faço é um whirlpool mais longo (mais tempo mexendo pra dar uma baixada na temperatura), aguardo o trub decantar, e resfrio.



Sim, o aroma tende a sumir, mas isso não quer dizer que necessariamente a cerveja piore. Já cansei de tomar IPAs que perderam um pouco de aroma mas definitivamente melhoraram com tempo de maturação. O que ocorre? A galera fica preocupada só com lúpulo, MAIS E MAIS, e esquece de fazer uma boa fermentação, ou dos maltes, ou de uma correta mosturação, etc.


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Na minha visão, você começa uma IPA pensando nos lúpulos do final da fervura.

No livro Brewing Better Beer, o Gordon cita que, para adições tardias, 1g de lúpulo (qualquer um) por Litro gera uma presença "subtle" ou seja, quase imperceptível. 2g por litro.... já fica nítida. 3g por litro, já fica acentuado, e 4g por litro ou mais, fica intenso......... e cita que, somando absolutamente todo o lúpulo usado em todos os processos, somados, não tem porque exceder 12g de lúpulo por litro.

Bom, então o que eu faço? Primeiro eu escolho os lúpulos, faço adições entre 10 e 0 minutos de acordo com o que quero de gosto e aroma. Se quero mais aroma, faço só a zero.... se quero gosto também, começo a adicionar também aos 5, 10.... em algumas extremas até 20, 30. Bom, o fato é.... eu faço adições de no mínimo 4g por litro ao final da fervura, por vezes mais.

Depois disso, vou para a adição inicial, geralmente com First Wort Hopping, e faço uma adição pra chegar nos IBUs que planejo.... com First Wort Hopping (que dá a sensação de menos amargor, apesar de quimicamente gerar mais) eu normalmente miro nos 70 IBUs.

Feito isso, depois lá na frente é que vou pensar no Dry Hopping, mas geralmente foi o que falaram.... lá seus 3 ou 4 gramas por litro. Eu prefiro separar em duas adições... adiciono o primeiro, espero uns 4 ou 5 dias, e depois adiciono a outra metade, e espero mais um tempo.

Sobre maltes, tenho preferido usar Pilsen como base, e escureço elas com Munich, Crystal, etc.... mantendo baixo sempre os caramelos. Falam em no máximo 5%... eu já não sou tão radical.. mas não passo de 10%.

Eu particularmente gosto de usar pelo menos uns 10% de Trigo a exemplo de muitas americanas... noto uma refrescância e uma certa acentuação de todos os aromas dos lúpulos com o trigo.

No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.

Bons artigos:
- Mitch Steele: https://www.homebrewersassociation.org/how-to-brew/5-tips-on-brewing-ipas-from-mitch-steele/
- O cara da Russian River.... eu acho esse artigo melhor ainda: https://www.homebrewersassociation.org/how-to-brew/5-tips-for-better-ipas-from-vinnie-cilurzo/

Dica final que dou:

Por vezes, pra fazer um gosto ficar mais forte, ou amargor mais forte, você não precisa aumentar mais aquele ingrediente, mas simplesmente diminuir as coisas que estão ofuscando ele. Exemplo..... fermentar melhor e deixar os aromas e gostos de fermentação mais limpos, deixar ela mais seca, usar menos maltes caramelo, etc. A maioria das IPAs que eu vejo por aí e que não ficam boas são por:
- Fermentação mal feita - cerveja muito encorpada
- Fermentação mal feita - sulfurosas demais ou frutadas demais, afetando o aroma
- Clarificação mal feita - turvas, e turbidez afeta o gosto, e em muitos casos negativamente (matéria sólida que acabamos mastigando, e que normalmente tem amargor ruim).

Maiores defeito de uma IPA pra mim:
- encorpadas demais... perde drinkability.
- turvas... gera amargor que fica grudado na garganta e não sai, clássico de dry hopping exagerado e má clarificação. IPAs boas, pra mim, são cristais.

Abraço,

Guenther, excelente explicação.
Apenas me esclareça uma coisa.
Quando tu falas em, por exemplo, 4g de lúpulo por litro nas adições tardias para dar uma característica intensa, são 4g por litro no TOTAL, distribuindo entre, por exemplo, 10 min, 5 min e 0 min, ou são 4g por litro POR adição?

Valeu!
 
4g/L no total de adições tardias. Por exemplo, se você está fazendo 20 litros e quer usar esse valor como parâmetro, você dividiria 80 gramas de lúpulo nessas adições de 10,5,0,etc.
 
Guenther, excelente explicação.
Apenas me esclareça uma coisa.
Quando tu falas em, por exemplo, 4g de lúpulo por litro nas adições tardias para dar uma característica intensa, são 4g por litro no TOTAL, distribuindo entre, por exemplo, 10 min, 5 min e 0 min, ou são 4g por litro POR adição?

Valeu!
5 pra baixo..... 10 já dá pouquíssimo aroma
 
E quanto à temperatura? E os passos estão corretos? Que acham?

Mas e a temperatura geralmente recomendada pra dry hopping, qual é? Rapaz, já tô ficando chato, terceira vê que pergunto... rs.
 
No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.

Poderia dar uma ajuda no tratamento de água para minas IPAs, com base nesses dados da imagem?

Quando você fala em 3 x 1, que unidade seriam essas? 3 mg X 1 litro?
 

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Poderia dar uma ajuda no tratamento de água para minas IPAs, com base nesses dados da imagem?

Quando você fala em 3 x 1, que unidade seriam essas? 3 mg X 1 litro?
Eu não falei em quantidade, eu falei em "proporção".

Ou seja, 3 pra 1 de Sulfato:Cloreto, ou seja, se eu uso uma quantidade 3X de Sufato de Cálcio, eu uso 1X de Cloreto de Cálcio, e normalmente me atenho em ficar entre 50 e 100mg total de cálcio.

Abraço,

Guenther
 
Entendo que se refira a 3 partes de sulfato para 1 parte de cloreto.
Exemplo: em 20 litros, 6mg sulfato de cálcio e 2mg cloreto de cálcio.
 
Eu não falei em quantidade, eu falei em "proporção".

Ou seja, 3 pra 1 de Sulfato:Cloreto, ou seja, se eu uso uma quantidade 3X de Sufato de Cálcio, eu uso 1X de Cloreto de Cálcio, e normalmente me atenho em ficar entre 50 e 100mg total de cálcio.

Abraço,

Guenther

Ah tá...entendi :)

Você adiciona no mínimo 50mg por litro certo?

Valeu
 
Não não.... hehehe... :)

Usando uma calculadora para água eu coloco os dados da água da minha casa, que tem algo como 14 ppm (mg/L) de Cálcio. O que eu faço é projetar adições até que essa calculadora me diga que a água final, depois das minhas adições, vai ficar com pelo menos 50 ppm de Cálcio, que é o recomendado pela maior parte das literaturas, e pra chegar nisso eu tenho que adicionar X gramas de alguma fonte de cálcio, e isso depende do tamanho da leva que vou fazer, etc. Eu particularmente gosto de usar a calculadora do Brewer's Friend.

Abraço,

Guenther
 
Não não.... hehehe... :)

Usando uma calculadora para água eu coloco os dados da água da minha casa, que tem algo como 14 ppm (mg/L) de Cálcio. O que eu faço é projetar adições até que essa calculadora me diga que a água final, depois das minhas adições, vai ficar com pelo menos 50 ppm de Cálcio, que é o recomendado pela maior parte das literaturas, e pra chegar nisso eu tenho que adicionar X gramas de alguma fonte de cálcio, e isso depende do tamanho da leva que vou fazer, etc. Eu particularmente gosto de usar a calculadora do Brewer's Friend.

Abraço,

Guenther

Com essa análise do SAAE de minha cidade consigo estimar quanto adicionar de Cloredo e sulfato de Cálcio para uma IPA?
 

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Com essa análise do SAAE de minha cidade consigo estimar quanto adicionar de Cloredo e sulfato de Cálcio para uma IPA?
Sim, consegue.. basta inserir esses dados em uma calculadora de água como água original, depois escolher em que tipo de água quer chegar, e pronto... é só ir adicionando sais até chegar perto do que quer.

Abraço,

Guenther
 
Sim, consegue.. basta inserir esses dados em uma calculadora de água como água original, depois escolher em que tipo de água quer chegar, e pronto... é só ir adicionando sais até chegar perto do que quer.

Abraço,

Guenther

Fugi da aula de química e não sei como preencher no BrewersFriend =(

Será que poderia me ajudar com os parâmetros?
 
Fugi da aula de química e não sei como preencher no BrewersFriend =(

Será que poderia me ajudar com os parâmetros?
Tá faltando parâmetros importantes nesse teu relatório.

Não tem Cálcio e Magnésio, por exemplo.

Eu sei que alguns íons podem ser calculados, mas acredito que você precise de um relatório mais completo antes de sair alterando a composição da tua água.
 
Fugi da aula de química e não sei como preencher no BrewersFriend =(

Será que poderia me ajudar com os parâmetros?
Ah @Tomazela.... desculpe, mas aí é um pouco demais.

A primeira vez que fui usar uma calculadora de água eu tive exatamente o mesmo problema. O que fiz? Fui estudar o básico de química, fui pesquisar como utilizar calculadoras, aí achei textos que descreviam os principais "ions".... mas eu não sabia o que era ions, aí fui pesquisar primeiro o que eram ions, cations, anions..... aí fui pesquisar o que cada um deles faz na cerveja... e por aí vai.......... porque eu sou apaixonado por isso e quero ter conhecimento.......... eu não queria simplesmente uma receita de bolo só pra poder dizer que estou corrigindo minha água. Se quer fazer correções químicas, um mínimo de química terá que se esforçar a aprender. Se se esforçar.... vai conseguir. Se não conseguir... desistiu antes de se esforçar o suficiente...... por isso que hoje em dia eu nunca desisto antes de conseguir aprender algo.

Isso é o mesmo que muitos cervejeiros que me mandam e-mail porque querem ter um equipamento elétrico RIMS ou HERMS, mas não sabem nada de elétrica, e querem que eu desenhe um esquema pronto e diga como conectar os fios, e como calcular amperagem, etc......... se a pessoa não se esforça minimamente pra entender de elétrica, simplesmente não deve ter um equipamento elétrico... continue com o gás até que você decida optar setar um estado mental decidido a alcançar aquele objetivo.... e quando a gente DECIDE aprender algo, não existe "se" eu vou aprender.... existe somente "quanto tempo" eu vou levar......... mas que eu vou..... eu vou! Isso que é preciso ter em mente..... a gente consegue qualquer coisa que quiser! Quando eu fui fazer o meu primeiro, não sabia absolutamente nada.... o que eu fiz? Fui estudar. Quando decidi fazer meu equipamento de Inox do zero, eu nunca havia soldado na vida, mas decidi que eu iria soldar tudo......... e fui estudar. Às vezes tem gente que me diz "Guenther.... você é um gênio!".... não, isso é um tremendo erro....... não sou nada demais..... mas eu sou tremendamente obstinado e esforçado quando quero, de verdade, aprender algo.

Desculpe pela franqueza... mas é isso.

Segue em frente, baixa a cabeça, pesquisa e não desiste.

Chegou num ponto com vontade de arrancar os cabelos porque não entende algo? Só tenho uma coisa pra te dizer: bem-vindo ao meu mundo! Todos os dias eu quase arranco meus cabelos de raiva por coisas que pesquiso e pesquiso e ainda não entendo ou não consegui gravar na minha cabeça...... mas eu sigo à risca aquele lema gaúcho que diz.... "Não tá morto quem peleia!" (pelear = brigar, lutar).

Enfim, eu prefiro muito mais gastar mais tempo escrevendo um texto motivacional que nem este e talvez ter a chance de mudar teu pensamento permanentemente a partir de agora (ensinar a pescar) do que simplesmente te dar uma receita de bolo (te dar o peixe).... e aí já me lembrei de outra frase que eu gosto muito..... "Deus não tira do homem o tempo que ele passa pescando", hehehehe.

Grande abraço,

Guenther
 
Tá faltando parâmetros importantes nesse teu relatório.

Não tem Cálcio e Magnésio, por exemplo.

Eu sei que alguns íons podem ser calculados, mas acredito que você precise de um relatório mais completo antes de sair alterando a composição da tua água.
Fato.... olhei rapidamente "cloreto" e não me dei por conta que falta o resto... Sulfato tb.

No entanto, enquanto não consegue isso, pode estimar algo entre 10 a 20 pra efeito de testes, já que todo o resto não é muito alto.
 
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