Muita espuma na hora de abrir - o que pode ser?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Bom dia, galera

No começo de março fiz minha segunda brassagem, fiz uma Irish Red Ale, receita da Lamas, de 20L. O processo todo foi bem tranquilo - brassagem, fermentação, maturação e envase.

A única coisa que percebi que ficou meio fora do escopo é que na hora de abrir, logo após ouvir aquele barulho maravilhoso da tampa sendo aberta, começa a subir espuma. Se eu não sirvo imediatamente (tipo, muito imediatamente) a garrafa fica espumando.

A única coisa que fiz de diferente no processo de envase, é que eu tenho um balde de 10L de cloro adaptado para fins cervejeiros, e como consegui 20L na brassagem, tive que fazer duas levas de envase, cada uma com metade do açúcar invertido - sempre seguindo o conselho do do fórum de colocar primeiro o açúcar no balde e depois a cerveja e aí concluir o processo do envase.

Alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Abs!
 
Oi, @filipemclima . Isto é chamado de gushing, e pode ter várias causas diferentes. Entre as mais comuns, contaminação e excesso de carbonatação. Abs.
 
Oi, @filipemclima . Isto é chamado de gushing, e pode ter várias causas diferentes. Entre as mais comuns, contaminação e excesso de carbonatação. Abs.

Contaminação não acredito que tenha sido, pois nao ficou com gosto azedo nem nada.... porém notei que quando sirvo vejo mtas bolhas, o que me leva a crer que possa ser excesso de carbonatação... se seguir esta linha, surge a dúvida: o pote de açucar invertido que acompanha a receita nao seria na medida certa para os 20L?
 
Contaminação não acredito que tenha sido, pois nao ficou com gosto azedo nem nada.... porém notei que quando sirvo vejo mtas bolhas, o que me leva a crer que possa ser excesso de carbonatação... se seguir esta linha, surge a dúvida: o pote de açucar invertido que acompanha a receita nao seria na medida certa para os 20L?
Cara,

Comecei a fazer com esses potes tb e depois eu mesmo fiz minha calda de açúcar invertido. Ele inteiro achava muito para 20 litros. Não tenho dúvida que é isso.
 
Last edited:
mais provavel é o gushing... gela ela bem... (não congelar)..... e pode servir... vai diminuir bastante essa espumação
 
Bom dia, galera

No começo de março fiz minha segunda brassagem, fiz uma Irish Red Ale, receita da Lamas, de 20L. O processo todo foi bem tranquilo - brassagem, fermentação, maturação e envase.

A única coisa que percebi que ficou meio fora do escopo é que na hora de abrir, logo após ouvir aquele barulho maravilhoso da tampa sendo aberta, começa a subir espuma. Se eu não sirvo imediatamente (tipo, muito imediatamente) a garrafa fica espumando.

A única coisa que fiz de diferente no processo de envase, é que eu tenho um balde de 10L de cloro adaptado para fins cervejeiros, e como consegui 20L na brassagem, tive que fazer duas levas de envase, cada uma com metade do açúcar invertido - sempre seguindo o conselho do do fórum de colocar primeiro o açúcar no balde e depois a cerveja e aí concluir o processo do envase.

Alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Abs!
Já usei essas soluço~es prontas de priming e nunca tive problema ....o correto é tu fazer a sua própia ....mas vamos lá

Espumamento indesejado ao abrir a garrafa GUSHING devido :

- 90 % dos casos : Malte velho e contaminado pelo fungo Fusarium sp - -Contaminação de fermentadores ...torneiras de fermentadores ...utensílios .....má lavagem de garrafas - Excesso de oxalato de cálcio na agua , formando cristais com resíduos de fermentação ....invisível - Excesso de carbonatação
 
Eu tenho esse problema as vezes, depende da cerveja tem depende não, mas já percebi quanto tem é quando mexe ela demais, tipo deixa gelar deitada e vai abrir ai espuma, agora se deixar de pé e estar gelada já não ocorre, não filtro ela então é pelos residos no fundo na garrafa misturar
 
Cara,

Comecei a fazer com esses potes tb e depois eu mesmo fiz minha calda de açúcar invertido. Ele inteiro achava muito para 20 litros. Não tenho dúvida que é isso.

Bruno, como vc faz essa calda?

Acho que o que aconteceu é uma soma de fatos. Possivelmente a calda (excesso) + estava deitada + temperatura que estava quando foi servida.

Será que é um passo muito maior que a perna querer começar a fazer carbonatação forçada a essas alturas do campeonato? rs
 
Bruno, como vc faz essa calda?

Acho que o que aconteceu é uma soma de fatos. Possivelmente a calda (excesso) + estava deitada + temperatura que estava quando foi servida.

Será que é um passo muito maior que a perna querer começar a fazer carbonatação forçada a essas alturas do campeonato? rs


Eu faço as contas de acordo com o estilo da cerveja, porém na maioria dos casos colocamos de 5 g a 6 g por litro de cerveja. Após isso coloco em uma caneca ou erlenmeyer uma média de 200 a 300 ml de água filtrada e fervida. Deixo o açúcar e a água fervendo por cerca de 5 minutos.

Após isso coloco em uma panela limpa e sanitizada a calda que gerou e após isso transfego a cerveja. É importante que coloque a cerveja por cima da calda e não a calda por cima da cerveja para deixar a mistura mais uniforme e assim não carbonatar garrafas mais que outras. É bem simples e prefiro assim do que colocar direto o açucar nas garrafas. Nunca tive problemas de baixa carbonatação e explodiu apenas 1 garrafa em mais de 8 levas que fiz dessa forma.
 
Back
Top