Mini Cervejaria JB-30 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Verdade, ainda não comprei, estou esperando os resultados de quem comprou, bora brassar gente!
 
Acho que todos estão aguardando, inclusive mais anciosos que os proprietários!



Acompanhando cada linha do tópico.
 
É só brincadeira, mas acho que não querem tirar ela do plástico, rs
As vezes o trabalho e estudo de alguns, estão consumindo o tempo deles
Vamos esperar!
 
Bem, o que sei sobre esse painel é que um Ardbir na verdade, aqui no fórum mesmo se fizer uma busca irá encontrar mais informações sobre, mas ele foi modificado para aparecer o nome do fabricante da panela.

É impressão minha ou a bomba é uma Chugger?

Américo, poste fotos da parte interna, ela sem os acessórios e com, tem como?

Alô pessoal, seguem mais algumas fotos, conforme solicitado. Desculpa pessoal mas ainda não testei a panela pois não tinha malte suficiente para uma brassagem de 30 litros! Estou aguardando chegar a encomenda de malte. Também estou ansioso prá fazer a primeira brassagem!!!
(Não consegui carregar as fotos, parece que o site está com problemas - vou postar novamente)
 
Fala aí pessoal, tb adquiri esse equipamento. Chegou Hj. Como o colega falou ela deixa a desejar um pouco tb na qualidade dos cortes e solda, mas pelo preço achei um ótimo custo benefício. Pretendo fazer a primeira brasagem neste FDS. Tb não veio o chiler na minha. Achei migue do Sanches. Agora vou ter que comprar um, pois não vou esperar ele me enviar.
É isso aí e vamos trocando experiência.
Pelo que senti faz a mosturação com uns 7 kg r malte e uns 20 a 25 lt de água. Depois acrescenta o restante na lavagem, aliás a lavagem e manual, tem que esquentar a água em uma panela a parte, e se precisar de mais água antes da fervura acrescenta mais.
 
Fala aí Américo blz, já fez a brasagem na sua panela? Então to com dificuldade de como salvar a receita. Tem como me passar a dica como faz?
Valeu
 
Fala aí Américo blz, já fez a brasagem na sua panela? Então to com dificuldade de como salvar a receita. Tem como me passar a dica como faz?
Valeu

Oi Fernando, infelizmente ainda não fiz, tô esperando chegar os insumos que comprei na loja Lamas Virtual. Só liguei a panela com água para conferir o funcionamento, mas não testei o setup de receitas. Com relação ao chiller também estou com dificuldades em receber. Mesmo aceitando pagar uma diferença ao Sanches para vir um de contra fluxo, o negócio tá agarrado! Vou usar um outro que tenho comigo, até chegar o meu. Acho que neste fds consigo fazer uma brassagem, aí dou o feed back!
Atendendo ainda os colegas que pediram novas fotos, seguem algumas do interior, com e sem acessórios.
Um abraço a todos!
 

Attachments

  • NANO 30 JHONAS BIER compactada 8.jpg
    NANO 30 JHONAS BIER compactada 8.jpg
    382.9 KB · Views: 496
  • NANO 30 JHONAS BIER compactada 10.jpg
    NANO 30 JHONAS BIER compactada 10.jpg
    478.8 KB · Views: 457
  • NANO 30 JHONAS BIER compactada 11.jpg
    NANO 30 JHONAS BIER compactada 11.jpg
    439.5 KB · Views: 416
  • NANO 30 JHONAS BIER compactada 16.jpg
    NANO 30 JHONAS BIER compactada 16.jpg
    339.2 KB · Views: 421
  • NANO 30 JHONAS BIER compactada 17.jpg
    NANO 30 JHONAS BIER compactada 17.jpg
    445.7 KB · Views: 415
Massa Américo, fiz uns testes com água tb, só que tinha posto pouca água e quase queimei a resistência, hehe. Funcionou bem demais depois que pus a quantidade certa. Achei muito boa a panela. Só que o chiller acho que vamos ficar sem ver eles. Como pretendo fazer a brasagem neste FDS vou comprar um chiller por aqui.
Tava pensando em fazer um pré chiller num balde com água e por pra congelar no dos anterior. Ai fazer o resfriamento com um chiller de imersão dentro da panela com o whirlpool ligado durante todo o resfriamento.

Valeu
Fernando
 
Massa Américo, fiz uns testes com água tb, só que tinha posto pouca água e quase queimei a resistência, hehe. Funcionou bem demais depois que pus a quantidade certa. Achei muito boa a panela. Só que o chiller acho que vamos ficar sem ver eles. Como pretendo fazer a brasagem neste FDS vou comprar um chiller por aqui.
Tava pensando em fazer um pré chiller num balde com água e por pra congelar no dos anterior. Ai fazer o resfriamento com um chiller de imersão dentro da panela com o whirlpool ligado durante todo o resfriamento.

Valeu
Fernando

Fernando, ele não dá satisfação quanto ao chiller? A minha panela deve ficar pronta até o dia 15, e fiz ele confirmar e escrever por email que me mandaria o chiller.
 
Fernando, ele não dá satisfação quanto ao chiller? A minha panela deve ficar pronta até o dia 15, e fiz ele confirmar e escrever por email que me mandaria o chiller.

Então quando comprei ele nem me falou nada, quando chegou a panela vi que veio sem o chiller aí cobrei dele. Ele disse que tava sem chiller e tava esperando o fornecedor dele enviar o chiller para depois me enviar. Sinceramente achei meio conversa fiada, deveria já ter informado com antecedência né. Prometeu me enviar assim que receber o chiller do fornecedor dele. Vamos ver né...
 
Obrigado pelas fotos Americo, realmente o acabamento deixa a desejar em alguns pontos e o corte do fundo falso pelas fotos parece ser feito de forma porca, primeiro pq usam uma chapa já perfurada para poupar trabalho, consequentemente acaba tendo furos cortados na borda. Fiquei na dúvida se o fundo não tem um diâmetro correto ou a panela que não tem vão em alguns locais.

Quem mais recebeu está assim também?

Essa história do chiller é até estranha visto que o de imersão é bem mais em conta que o de contra fluxo e tem pronto em vários lugares alem de ser fácil de fazer já que eles são uma calderaria.

A bomba é uma Chugger mesmo, pq cobrem ou retiram o adesivo original não faz sentido, mas tudo bem.

Quem comprou se puder grava um vídeo curto só do painel ligando ela na energia para ver o como inicia.
 
Pelas fotos vai sair malte pelas laterais. Eu fiz a minha tambem no facão em inox pra 95lt, 15kg de malte no cesto e tem essas aberturas pequenas entre o filtro e o cesto interno. Não vaza muito, mas depois tem q passar uma peneira no mosto antes da fervura pra remover um pouco das cascas.

Quanto resfriar, melhor fazer com chiller de imersao, pq senao todo esse trub vai entupir ou sujar muito o chiller de placas. Se for de contra fluxo blz.

Só opnião pois a minha tambem é mal acabada, mas funciona. hehe
 
A minha veio assim tb com esses pequenos defeitos, a panela não é perfeitamente circular, e o corte das chapas perfuradas dos cestos não encaixam perfeitamente no cesto ficando frestas laterais. Vamos testar pra ver o que que dá. Acho que se ajeitar bem o malte no cesto deve minimizar esse problema.
Mas pelo preço acredito que passa batido esses defeitos.
 
Para resolver o problema das frestas, acho que se comprar uma tela protetora de fritura, dá para adaptar e ficar igual a tela da Braumeister.
Elas são bem baratas e tem com vários diâmetros.
 
Obrigado pelas fotos Americo, realmente o acabamento deixa a desejar em alguns pontos e o corte do fundo falso pelas fotos parece ser feito de forma porca, primeiro pq usam uma chapa já perfurada para poupar trabalho, consequentemente acaba tendo furos cortados na borda. Fiquei na dúvida se o fundo não tem um diâmetro correto ou a panela que não tem vão em alguns locais.

Quem mais recebeu está assim também?

Essa história do chiller é até estranha visto que o de imersão é bem mais em conta que o de contra fluxo e tem pronto em vários lugares alem de ser fácil de fazer já que eles são uma calderaria.

A bomba é uma Chugger mesmo, pq cobrem ou retiram o adesivo original não faz sentido, mas tudo bem.

Quem comprou se puder grava um vídeo curto só do painel ligando ela na energia para ver o como inicia.

Dumpa, ele comentou comigo que é um chiller de contra-fluxo! Inclusive me mandou um prospecto do material onde comenta que o chiller não entra na panela!

Vamos aguardar! :rockin:
 
Dumpa, ele comentou comigo que é um chiller de contra-fluxo! Inclusive me mandou um prospecto do material onde comenta que o chiller não entra na panela!

Vamos aguardar! :rockin:

Cada um tem suas vantagens se bem sanitizado e bem utilizado, tem gente que prefere o de imersão pela simplicidade, outros o de contrafluxos ou de placas, estes dois últimos a sanitização deve ser feita logo que termina a brassagem.

O lance de "não entra na panela" para mim é desculpa esfarrapada, até a Braumeister usa de imersão...

O que não gostei mesmo foi da falta de simetria pelo visto na calandragem da panela interna, claro que dá para fazer novos fundos falsos com essas variaçõespara deixar ela perfeita, colocar um silicone na borda poderia resolver se a simetria fosse correta, como não é tem local que vai aperta e tem local que vai ficar mais frouxo.

Eu já descartei a possibilidade de adquirir até mesmo pq já tenho muito material comprado e não vou deixar de fazer o meu, mas a qualidade para mim deixou muito a desejar mesmo que o preço que cobrem seja atrativo.
 
To medindo a temperatura aqui com o termômetro para comparar com a leitura da panela e tá dando diferença de 5 graus para baixo. A panela tá 5 graus a mais...
 
Salve Galera!!! Alguém já brassou alguma breja nesse equipamento? Alguém tem alguma informação adicional pra quem quer comprar uma dessas? Recomendam?
 
Salve Galera!!! Alguém já brassou alguma breja nesse equipamento? Alguém tem alguma informação adicional pra quem quer comprar uma dessas? Recomendam?

Então, fiz mina primeira brasagem nela ontem, gostei muito da panela, recomendo sim com certeza. O Sanches é muito gente boa e está super disposto, possuindo um ótimo pós venda.
Comentei com ele essas questões das frestas entre o cesto e as peneiras e ele vai solucionar. Com relação a diferença da temperatura já ajustei e está OK, era configuração. Com relação ao chiller já está me enviando, mas ressaltei que era algo que ele deveria ter avisado na negociação. Ou seja estou satisfeito com o equipamento e o atendimento.
 
Opa, jóia, e sobre as frestas, qual a solução, outra peça, oring?

Não seria interessante usar uma Bag? Eu usei aqui na minha panela e achei interessante o resultado, apesar que tive que levantar a mesma algumas vezes pois a agua não passava.
 
Não seria interessante usar uma Bag? Eu usei aqui na minha panela e achei interessante o resultado, apesar que tive que levantar a mesma algumas vezes pois a agua não passava.

Então o Sanches sugeriu o bag tb, mas falou que vai me enviar 2 filtros de inox para por na peneira de baixo e de cima, falou que assim soluciona as frestas, e disse tb que tá bolando um esquema para solucionar de vez, deverá fazer alguma alteração no cesto, algo como usar peneiras pack screen que ele usa nas cozinhas para cervejaria.
Vou esperar chegar esses filtros para fazer a próxima brasagem aí posto os resultados.

Valeu galera
 
Excelente notícia Fernando!!!! Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Você teria como fazer um vídeo e postar mais algumas fotos?

Abraço


Então, fiz mina primeira brasagem nela ontem, gostei muito da panela, recomendo sim com certeza. O Sanches é muito gente boa e está super disposto, possuindo um ótimo pós venda.
Comentei com ele essas questões das frestas entre o cesto e as peneiras e ele vai solucionar. Com relação a diferença da temperatura já ajustei e está OK, era configuração. Com relação ao chiller já está me enviando, mas ressaltei que era algo que ele deveria ter avisado na negociação. Ou seja estou satisfeito com o equipamento e o atendimento.
 
Então, fiz mina primeira brasagem nela ontem, gostei muito da panela, recomendo sim com certeza. O Sanches é muito gente boa e está super disposto, possuindo um ótimo pós venda.
Comentei com ele essas questões das frestas entre o cesto e as peneiras e ele vai solucionar. Com relação a diferença da temperatura já ajustei e está OK, era configuração. Com relação ao chiller já está me enviando, mas ressaltei que era algo que ele deveria ter avisado na negociação. Ou seja estou satisfeito com o equipamento e o atendimento.

Oi Fernando,
você poderia me explicar como conseguiu ajustar a temperatura da panela. A minha está apresentando o mesmo problema, dando 5° graus a mais de diferença em relação à temperatura medida com o termômetro.
Obrigado!
 
Oi Fernando,
você poderia me explicar como conseguiu ajustar a temperatura da panela. A minha está apresentando o mesmo problema, dando 5° graus a mais de diferença em relação à temperatura medida com o termômetro.
Obrigado!

Fala Américo blz, então nau estou em casa, só volto amanhã. Mas enfim lembro que era na função "calibragem" que estava como 5 fui calibrando com o termômetro e a minha calibrou com -0,8. Fuça aí na sua que vai fragar. Qualquer coisa olho direitinho amanhã e te falo...
 
Só o @Americo e o @FernandoAugusto que receberam a JB 30? Mais alguém?
 
Por enquanto sim, a minha está quase pronta! A promessa era de envio ainda essa semana! Mantenho vocês informados!
 
E ai galera?



Aos que compraram a JB Nano, como anda as coisas?



Muita brassagem? Eficiência? Algum defeito apresentado? Estão curtindo a panela?
 
E ai galera?



Aos que compraram a JB Nano, como anda as coisas?



Muita brassagem? Eficiência? Algum defeito apresentado? Estão curtindo a panela?

Boa noite !! Gostaria de mais informações sobre esta JB30!!
 
Também comprei uma e estou aguardando ela chegar, foi muito bom saber sobre o chiller, vou perguntar sobre isto, a minha ta atrasada, segundo ele esta esperando a bomba sanitária chegar !!! Tinha conversado sobre as características da panela pra colocar no BeerSmith, mas não sabia direito....
Alguém conseguiu colocar o perfil ainda???
Estou ansioso para começar a utilizar.....
fico no aguardo de mais experiências...!!!
abçs a todos !!
 
Então já fiz minha terceira brasagem, to gostando sim. Ainda não alcancei a eficiência ideal de 70 a 75%. Cheguei a 60% , tenho que melhorar a lavagem.
 
Alô pessoal! Estive em viagem de férias e sem acesso ao fórum. Na realidade fiz uma brassagem antes de viajar e, a princípio, enfrentei diversos problemas, a começar pela discrepância entre a temperatura informada pelo sensor interno da panela e a medida pelo meu termômetro, com variação de até 5 graus a menos pelo sensor da panela. Esta discrepância permaneceu em todas as etapas da brassagem e fervura, inviabilizando a confiança no controle de temperatura e rampas. Outro problema foi o vazamento de malte pelo cesto, pois as peneiras/filtros estão mal adaptados e com furos nas laterais. Isto trouxe uma séria consequência que foi o entupimento da linha de tubulação, ou seja, não consegui transfegar o mosto pelo chiller de contra fluxo, bombeado pela panela. A tubulação também apresentou entupimento pelo lúpulo durante o wirpoll. Eficiência final de 32%!. Passei todo este feed back para o fabricante, que já enviou novos parâmetros de configuração e também enviou o chiller de contra fluxo prometido e novas peneiras/filtros (ainda não chegaram). Vou fazer novos testes com água e depois com um pouco de malte para avaliar se estes problemas foram sanados. Assim que tiver um parecer, posto aqui. Um abraço a todos!
 
Alô pessoal! Estive em viagem de férias e sem acesso ao fórum. Na realidade fiz uma brassagem antes de viajar e, a princípio, enfrentei diversos problemas, a começar pela discrepância entre a temperatura informada pelo sensor interno da panela e a medida pelo meu termômetro, com variação de até 5 graus a menos pelo sensor da panela. Esta discrepância permaneceu em todas as etapas da brassagem e fervura, inviabilizando a confiança no controle de temperatura e rampas. Outro problema foi o vazamento de malte pelo cesto, pois as peneiras/filtros estão mal adaptados e com furos nas laterais. Isto trouxe uma séria consequência que foi o entupimento da linha de tubulação, ou seja, não consegui transfegar o mosto pelo chiller de contra fluxo, bombeado pela panela. A tubulação também apresentou entupimento pelo lúpulo durante o wirpoll. Eficiência final de 32%!. Passei todo este feed back para o fabricante, que já enviou novos parâmetros de configuração e também enviou o chiller de contra fluxo prometido e novas peneiras/filtros (ainda não chegaram). Vou fazer novos testes com água e depois com um pouco de malte para avaliar se estes problemas foram sanados. Assim que tiver um parecer, posto aqui. Um abraço a todos!

Putz ein Américo, tive problemas muito parecidos com o seu na minha primeira brassagem. Nos meus testes iniciais com água tb identifiquei esse problema na temperatura, essa mesma diferença de 5 graus. Consegui ajustar no parâmetro de calibragem. Tb tive problema com o cesto em que na minha receita usei 7,5 kg de malte e o cesto só comporta 7. Aí aquela chapa que trava o tela de cima do cesto não aguentou a pressão e escapuliu, consequência muito malte vazado do cesto e entupimento da bomba. Tive que parar a brassagem tirar tido o mosto, desentupir a bomba, tirar um pouco de malte do cesto e reiniciar a mosturação. Gastei umas 8 horas nessa primeira brassagem com isso. Mas ainda assim consegui tirar 23 litros de cerveja e ficou muito boa.
Uso chiller de imersão com whirlpool constante no resfriamento. Chegado na temperatura de inoculação retiro o chiller e deixou o whirlpool mais um pouco e depois deixo decantar o trub e assim formou o cone direitinho. Só consegui acertar essa técnica na segunda brassagem, pois nas primeira foi quase todo o trub pro fermentador, hehe.
Na segunda brassagem já não tive nenhum desses problemas e tirei 27 litros de cerveja.
O fabricante já me enviou nova chapa mais resistente e as telinhas mais finas para por na tela de baixo e de cima do cesto, isso vai evitar que sai cascas do cesto e cause entupimento da bomba.
Depois que peguei a manha dela estou gostando da panela.
 

Attachments

  • IMG_20150729_190629.jpg
    IMG_20150729_190629.jpg
    152.4 KB · Views: 242
  • IMG_20150811_215808.jpg
    IMG_20150811_215808.jpg
    243.4 KB · Views: 261
Back
Top