Qual panela automatizada devo comprar???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Teve uma época que tive interessado nisso, porém fiquei com medo de circular o mosto com trub na bomba da inversa. Não sei se sabe ela possui a bomba mais simples das chinesinhas, sendo um dos problemas que apresenta normalmente. Infelizmente é parte do projeto dos chineses e qualquer single vessel dessa possui essa problema,independente da marca da importadora.

Desta forma não arrisquei comprar pra não entupir ou travar a bomba com trub, mais essa é só minha opinião. Se tem pra vender ela deve aguentar. Já eu nem uso essa bomba pra trasfega, uso outra mais robusta.
é o que eu iria comentar, tem gente (robinhobeer) que usa a bomba para fazer trasfega ao fermentador... Até pensei em fazer isso numa próxima.
Estranho esse relato da bomba, pois eu achava que essa single vessel, como um todo, era uma das mais robustas.

Como tu faz whirpool na inversa? funciona?
 
é o que eu iria comentar, tem gente (robinhobeer) que usa a bomba para fazer trasfega ao fermentador... Até pensei em fazer isso numa próxima.
Estranho esse relato da bomba, pois eu achava que essa single vessel, como um todo, era uma das mais robustas.

Como tu faz whirpool na inversa? funciona?
Eu faço normal mesmo, com a pá cervejeira e deixo decantar uns 15 a 20 minutos. Como eu disse, não faço por opção. Muitos fazem, até o importador fala que não tem problema porém eu não confio cara.

Se você abrir ela por baixo vai ver como é simples. O próprio robinho tem um video fazendo a manutençao de uma single vessel dela e dá pra ver bem.
 
Esse eu nem cogito fazer rsrs...
O que vou testar na próxima é deixar descansar por 30 min após o whirpool.
OBS: Não sei se é mal de single vessel, mas não consigo fazer whirpool nessa panela... (uso chiller de imersão). Cara, o cone não se forma... Não sei se é porque o diâmetro da panela é pequeno, ou o que.
Já tentei com colher, com furadeira e nada.

Será que investir nisso aqui é dinheiro jogado fora?
https://www.cervejariainversa.com/equipamentos/haste-para-whirlpool-inversa-40l

A minha veio com esse acessório e usei apenas uma vez. Não ajudou muito e fiz o whirpool no braço mesmo.

Uma dúvida, vc faz o Whirpool com o Chiller dentro da panela?
 
A minha veio com esse acessório e usei apenas uma vez. Não ajudou muito e fiz o whirpool no braço mesmo.

Uma dúvida, vc faz o Whirpool com o Chiller dentro da panela?
Já fiz com e sem pra ver a diferença.
Fazer com ele dentro é foda, depois que o redemoinho fica, quando coloca o chiller lá ele fica dançando e se eu segurar, vai interromper o cone formado.

O problema é que tirar o chiller pra fazer o whirpool é pedir para as moscas atacarem, pois há muito açúcar.
O que tenho feito é tirar o chiller e deixar em outro local, mas borrifar bastante iodo por cima e deixar agindo antes de inserir novamente (uns 10 min depois). Não sei se borrifar iodo ajuda, mas pelo menos espanta um pouco das moscas.
 
Já fiz com e sem pra ver a diferença.
Fazer com ele dentro é foda, depois que o redemoinho fica, quando coloca o chiller lá ele fica dançando e se eu segurar, vai interromper o cone formado.

O problema é que tirar o chiller pra fazer o whirpool é pedir para as moscas atacarem, pois há muito açúcar.
O que tenho feito é tirar o chiller e deixar em outro local, mas borrifar bastante iodo por cima e deixar agindo antes de inserir novamente (uns 10 min depois). Não sei se borrifar iodo ajuda, mas pelo menos espanta um pouco das moscas.

Por isso dei a sugestão de fazer NoChill. Eu sempre termino a fervura, faço resfriamento com o chiller de imersão até atingir uns 50º, retiro o chiller, faço o Whirpool, tampo a panela e só volto no dia seguinte para fazer a trasfega para o fermentador.
Dessa forma diminuo o gasto com água e nunca tive problemas.
 
Eu uso a panela chinesa de 50 litros com cesto e bazooka no fundo, só aconteceu de entupir por causa de lupulo, por causa de malte demora um pouco mais pra escorrer só quando uso aveia ou trigo, mas entupimento por isso nunca tive
 
Apenas dando pitaco de iniciante.

Será que é normal a farinha do grão ficar intacta no final do processo. Digo isso, pois imagino que esse amido deveria ter sido quebrado pelas amilases. Algumas hipóteses que pensei:

1) Problema do fornecedor do malte onde podem ter desnaturado as amilases no processo de fazer o malte ou secagem

2) Problema no termômetro da panela que pode estar medindo um valor abaixo do valor real, o que também poderia desnaturar as enzimas.
 
Tenho uma inversa de 32l.
Usei 3x e é uma mão na roda... fiquei 2 anos e pouco fazendo em 3 panelas e tentando simplificar o processo.

Faço levas de 25l e pego eficiência de 75% (mexendo a cama de grãos a cada 15 min, circulação fluxo baixo contínua e fazendo lavagem de 6 a 8l).

O equipamento é excelente, recomendo demais.
Só não consegui me entender ainda com a bazooka do fundo... ENTUPIU TODAS AS VEZES.
Estou fazendo a trasfega por auto sifão, porque sempre está entupido de trub. Na terceira vez pedi a moagem mais grossa de todas no brewshop (apenas a quebra de cascas mesmo) e mesmo assim trancou tudo... É aquela "farinha" dos grãos que acabam entupindo tudo.

Não sei mais como resolver isso... rsrs

@DANIEL RODRIGUES vc passou por algum problema de entupimento na válvula de esfera? Aqui tá foda.... consigo mandar uns 10l pro fermentador e mesmo assim ela fica entupida.
Mesmo usando whirflock e fazendo whirpool e aguardando 25 minutos.
Fala amigo... não uso a bazzooka, mas, sempre uso o hopspyder... o cesto inox para contenção do trub dos lúpulos....
 
Pesquise no Instagram ou Facebook: Kuchen Express
São considerados excelentes..........
Eu tenho uma e não tenho reclamação alguma...
 

Attachments

  • IMG_20200504_112451.jpg
    IMG_20200504_112451.jpg
    46.6 KB · Views: 51
  • IMG_20200504_110136.jpg
    IMG_20200504_110136.jpg
    54.5 KB · Views: 49
  • IMG_20200504_110719.jpg
    IMG_20200504_110719.jpg
    50 KB · Views: 49
  • IMG_20200504_112451.jpg
    IMG_20200504_112451.jpg
    46.6 KB · Views: 48
  • VID-20200504-WA0380.mp4
    4.1 MB
Back
Top