Resistência 12000 watts com dimmer em alambique.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex Mielke

Member
Joined
Sep 26, 2021
Messages
7
Reaction score
0
Location
Marechal Cândido Rondon-Pr
Amigos, preciso de um Help.
Li alguns tópicos sobre o uso de Resistência com dimmer ou controlador PID, por isso achei adequado pedir aqui.
Faço Whisky de malte, destilado simples de um mash de cevada. O problema não é o mosto, mas o alambique.
Quero instalar uma resistência de 12000 watts no meu alambique de 160 litros úteis para aquecer de 30 a 90 graus, o que demoraria em torno de 60 a 70 min e destilar. Pelos cálculos de watts e calorias, preciso de 10500 watts, por isso ela ser 12000, mas precisaria ser trifásica 220v, pois teria menos problema de amperagem, em torno de 32 amperes, com uso de fio 10mm. Obs: tenho na minha casa, trifásico com disjuntor geral de 63 amperes.
O sistema de alambicar necessita de potência maxima, ou perto disso até chegar em 80 graus e depois em torno da metade, ou até menos, pra manter a destilação com um fluxo bom.
Sabendo disto, gostaria de saber como usar o dimmer em vez de uma controladora, por exemplo, uma c100, pois não quero o liga desliga da controladora e nem a temperatura constante de uma mostura, mas sim a sequência de destilação (temperatura sobe de acordo com a evaporação do álcool) com uma potência menor de watts. O problema todo é como controlar uma resistência grande assim. Uso um dimmer, com contator ou ssr? Se alguém puder, eu agradeço muito, porque o gás está me matando!
Desde já agradeço.
 
Cara, não entendo de destilação, mas pelo que explicou você precisa manter uma linha reta foxa de temperatura. Se fosse eu, pra isso usaria um dimmer manual, que suporte a amperagem máxima de sua resistência. os SSRs (uso atualmente em três resistências 28Kw) e não da estabilidade. ou seja, ele não mantém lá os "60%" de potência que uso na mostura, e sim fica ligando e desligando a 100% para manter a temperatura.
 
Cara, não entendo de destilação, mas pelo que explicou você precisa manter uma linha reta foxa de temperatura. Se fosse eu, pra isso usaria um dimmer manual, que suporte a amperagem máxima de sua resistência. os SSRs (uso atualmente em três resistências 28Kw) e não da estabilidade. ou seja, ele não mantém lá os "60%" de potência que uso na mostura, e sim fica ligando e desligando a 100% para manter a temperatura.
Então, o dimmer teria que ser trifásico porque tenho 63 amperes instalado em casa. Se eu colocar monofásico, só a resistência da 54 amperes, aí o disjuntor geral não aguenta por causa do restante da casa, além de ter que fazer uma instalação paralela com uma fiação muito grossa….não achei dimmer pra contator ou ssr trifásico até agora. Monofásico, achei até controle pra 100A, mais do que o necessário.
 
Cara, não entendo de destilação, mas pelo que explicou você precisa manter uma linha reta foxa de temperatura. Se fosse eu, pra isso usaria um dimmer manual, que suporte a amperagem máxima de sua resistência. os SSRs (uso atualmente em três resistências 28Kw) e não da estabilidade. ou seja, ele não mantém lá os "60%" de potência que uso na mostura, e sim fica ligando e desligando a 100% para manter a temperatura.
E sobre a linha de temperatura, sim, após atingir 80 graus já baixaria a potência, mas não a desligaria 100%….
 
Alex,
Não seria uma opção usar duas resistências menores em circuitos individuais? Uma sem controlador seria usada para o aquecimento do boiler até o vapor chegar ao riser ou coluna e a outra com controlador, te permitindo a estabilização da temperatura. Isso poderia te livrar da complexidade ,custo e dificuldade de achar equipamentos trifásicos e de alta potência.
 
Alex,
Não seria uma opção usar duas resistências menores em circuitos individuais? Uma sem controlador seria usada para o aquecimento do boiler até o vapor chegar ao riser ou coluna e a outra com controlador, te permitindo a estabilização da temperatura. Isso poderia te livrar da complexidade ,custo e dificuldade de achar equipamentos trifásicos e de alta potência.
Olha, tenho que pensar 🤔 sobre isso. Não tinha nem me atentado a essa opção. Obrigado!
 
Amigo se vc tem trifásico monte duas resistência de 6000w cada em série deixando uma a 100 porcento e controlando a outra com dimer de chuveiro assim usaria as 3 fases com no máximo 18 amperes cada
 
Amigo se vc tem trifásico monte duas resistência de 6000w cada em série deixando uma a 100 porcento e controlando a outra com dimer de chuveiro assim usaria as 3 fases com no máximo 18 amperes cada
Então, estava com uma ideia aqui, ai falei com meu chefe que é Eng Eletricista, e vai dar certo:
Vou usar uma Resistencia trifásica de 12000 controlada por um dimmer para 65 amp com dissipador em cada fase(terei 3 dimmer). No quadro vou usar um amperímetro em cada fase pra fazer a regulagem igual em todos os 3, além de um cooler. Vai ficar bem legal, com custo bem acessível.
 
Então, estava com uma ideia aqui, ai falei com meu chefe que é Eng Eletricista, e vai dar certo:
Vou usar uma Resistencia trifásica de 12000 controlada por um dimmer para 65 amp com dissipador em cada fase(terei 3 dimmer). No quadro vou usar um amperímetro em cada fase pra fazer a regulagem igual em todos os 3, além de um cooler. Vai ficar bem legal, com custo bem acessível.
Mais vc conseguiu uma resistência trifásica elas são difíceis de consequir e caras
 
Mais vc conseguiu uma resistência trifásica elas são difíceis de consequir e caras
Sim, consegui no Mercado Livre por 144 reais com frete grátis e rosca de 2 polegadas. Ver abaixo a a descrição:

RESISTÊNCIA TUBULAR DE INOX 304 COM TUBO DE 8,2 MM COM 3 ELEMENTOS DE 12000 W X 220/380 V - ROSCA 2" COM 330 MM DE COMPRIMENTO ÚTIL. - Cód. 143956 -

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Elemento: 03
Tubo: Aço Inox 304
Flange com Rosca: 2" BSP em Latão - modelo padrão no mercado
Potência: 12000 W
Tensão: 220/380 V

APLICAÇÃO:
Para recipientes / tanques com alto volume de água.
 
Sim, consegui no Mercado Livre por 144 reais com frete grátis e rosca de 2 polegadas. Ver abaixo a a descrição:

RESISTÊNCIA TUBULAR DE INOX 304 COM TUBO DE 8,2 MM COM 3 ELEMENTOS DE 12000 W X 220/380 V - ROSCA 2" COM 330 MM DE COMPRIMENTO ÚTIL. - Cód. 143956 -

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Elemento: 03
Tubo: Aço Inox 304
Flange com Rosca: 2" BSP em Latão - modelo padrão no mercado
Potência: 12000 W
Tensão: 220/380 V

APLICAÇÃO:
Para recipientes / tanques com alto volume de água.
Não manjo muito de produção de whiskies não sei
se teria problema de caramelizacao do mosto como na cerveja pois essa resistência tem uma densidade muito alta
 
Não manjo muito de produção de whiskies não sei
se teria problema de caramelizacao do mosto como na cerveja pois essa resistência tem uma densidade muito alta
Na mostura eu vou continuar com o gás, até por isso...minha panela de 185 litros uteis é um pouco diferente......mas no alambique entra já o mosto limpo e decantado, sem problemas maiores com a caramelização, ai fico tranquilo em usar.
 
Na mostura eu vou continuar com o gás, até por isso...minha panela de 185 litros uteis é um pouco diferente......mas no alambique entra já o mosto limpo e decantado, sem problemas maiores com a caramelização, ai fico tranquilo em usar.
Ai tá tranquilo vai fundo então que dá certo
 

Latest posts

Back
Top