Melado na 2a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Bom dia pessoal!
Vou fazer uns 10 litros de uma chocolate milk stout. Como experiencia quero fazer uma segunda fermentação com melado. Estava pensando em colocar uns 250ml de melado. Como devo proceder com o melado a fim de esteriliza-lo (interrogação)
Será que o fermento S04 aguenta ou devo colocar um t58, por exemplo (interrogação)
Depois da primeira fermentação o mosto estará com uns 4,5 de alcool.
Abraço!
 
Pode diluir um pouco, ferver, resfriar e adicionar. O S04 vai dar conta do trabalho.
 
Não precisa muita água. Apenas o suficiente para deixar a solução mais líquida e facilitar na hora de misturar na cerveja. Eu deixo alguns minutos (uns 6 ou 7) fervendo. Nunca tive problemas de cristalização.
Já usei algumas vezes. Tanto na fermentação secundária como no priming.
 
Valeu Zé, vou te incomodar mais um pouco.
Se a graduação dela na primeira fermentação ficar em 4,5, teria como saber mais ou menos quantos vai ficar depois da 2a fermentação com os 250ml de melado?
Abraço.
 
Se tu usa algum software, é só adicionar o melado como se fosse na brassagem/fervura.
Em 10 litros, 250 g dá para estimar algo em torno de 0,9 pontos ABV ou seja de 4,5 para 5,4.
 
Leonardo, uma dica preciosa... comece a usar um software logo, como o BeerSmith ou BeerTools.

Não usando, vais acabar limitando muito a tua curva de aprendizado.

Já ouvi gente dizer que não usa porque quer aprender "melhor" como são os maltes, lúpulos, etc, mas a realidade é o contrário. Como costumo dizer, é a mesma coisa que querer cavar um buraco e querer fazer isso com as mãos em vez de usar uma pá que está ao lado.

Abraço!
 
Valeu plea dica Guenther, vou ver se acho algum desses para comprar, ou ver se existe para download algum crackeado.
Abraço!
 
Caro Leonardo, comprei o Beersmith (já em portugues) a LAMAS ,link abaixo, a licença é por um ano e atualizado e no site tem todo apoio, valeu a pena e o preço módico. abçs

www.lamasbrewshop.com.br
 
Tem o Brewtoad que é free também (http://www.brewtoad.com/) e é online.

Se não quer/pode pagar, use um free. Não prejudique alguém que trabalhou duro no desenvolvimento usando um aplicativo falsificado.
 
Valeu plea dica Guenther, vou ver se acho algum desses para comprar, ou ver se existe para download algum crackeado.
Abraço!

Não vale a pena se sujar por tão pouco. Esses softwares são muito baratos, não custam mais do que meia dúzia de kg de malte.
 
Atire a primeira pedra quem nunca baixou mp3 ou passou e perna no ECAD!hehehehe
Blza, pensei que fosse mais caro! Vou dar uma olhada nesses free ou comprar o beersmith mesmo!
 
Back
Top