Meio confuso na quantidade água necessária...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

prcrespo87

New Member
Joined
Dec 6, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Olá pessoal,eu comprei um kit de brown porter da lamas para 20L, apesar de vir o passo a passo me bateu umas duvidas em relação a quantidade de água, vamos la:

Eu tenho 4,9kg de maltes

Segundo, pesquisando aqui mesmo no forum e também através na internet cheguei a conclusão de que a relação água/kg varia de 2,5L a 3,5L pra cada kg, sendo que no passo a passo do kit que comprei a orientação é começar com um volume entre 22 a 25L, se eu fosse fazer a divisão iria ser uma variação ae de 4,4L a 5,10L, então, se a orientação é de 2,5 a 3,5l, o porque então desse passo a passo do kit pedir tanta água assim? Meu sistema é de 2 panela, esses kits que vende no ML completo né, eu estou achando que com tanta água pode correr o risco de ficar aguada sei la, e a quantidade de água da lavagem dos grãos é equivalente ao litro inicial vezes 1,5? Estou meio perdido nesse detalhe da quantidade de água satisfatória que não seja nem pouca e nem muita que possa comprometer.
 
Tudo vai depender do teu equipamento. Precisas detalhar melhor como ele é.

Esse 1,5x a quantidade de água inicial não tem absolutamente valor nenhum. Como eu falei, vai depender do equipamento.

A quantidade total de água deve ser o teu volume final pretendido para fermentar, mais a quantidade de água absorvida pelo malte (1L/kg geralmente), mais a quantidade de água evaporada (novamente depende do teu equipamento, como parâmetro você pode usar de 10 a 15% do volume inicial da fervura), mais a quantidade de trub.. E mais alguma outra perda que você pode ter (por exemplo, líquido abaixo do fundo falso).

O ideal para a brassagem é você usar de 2,5 a 3L/kg de malte e o restante utilizar na lavagem. Isso é para as enzimas não ficarem muito dispersas (muita água) e para não ficar uma mostura pesada (pouca água). Mas se fugir disso (para mais água), não vai prejudicar tanto.. Talvez demore mais para sacarificar.. A mostura deverá durar mais um pouco (você deve confirmar isso com o teste de iodo).

Escrevi algumas coisas só.. para te dar uma "luz"..

Abraço.
 
Olá pessoal,eu comprei um kit de brown porter da lamas para 20L, apesar de vir o passo a passo me bateu umas duvidas em relação a quantidade de água, vamos la:

Eu tenho 4,9kg de maltes

Segundo, pesquisando aqui mesmo no forum e também através na internet cheguei a conclusão de que a relação água/kg varia de 2,5L a 3,5L pra cada kg, sendo que no passo a passo do kit que comprei a orientação é começar com um volume entre 22 a 25L, se eu fosse fazer a divisão iria ser uma variação ae de 4,4L a 5,10L, então, se a orientação é de 2,5 a 3,5l, o porque então desse passo a passo do kit pedir tanta água assim? Meu sistema é de 2 panela, esses kits que vende no ML completo né, eu estou achando que com tanta água pode correr o risco de ficar aguada sei la, e a quantidade de água da lavagem dos grãos é equivalente ao litro inicial vezes 1,5? Estou meio perdido nesse detalhe da quantidade de água satisfatória que não seja nem pouca e nem muita que possa comprometer.

Olá,

Bom... eu gosto de pensar um pouco diferente, sem valores absolutos de quantidade de água, que acho que acaba sendo bem mais fácil do que contabilizar todas as perdas durante o processo.

Use a proporção que vc quiser de águaXmalte na mosturação dentro da faixa que vc mencionou. Procure manter um padrão. 3 litros/kg de malte tá ótimo.

O volume que vc usar vai depender então da quantidade de malte na receita, e o total de saída dessa panela vai ser variável.

Como as perdas na fervura serão sempre constantes na suas levas (evaporação e resto de mosto no fundo da panela), vc consegue saber quanto de mosto precisa pra iniciar a fervura e pra acabar com 20 litros no fermentador (volume de leva é a litragem no fermentador normalmente).

É bastante simples, na fervura tem 2 perdas:
-Evaporação de água durante a fervura.
-Perda de mosto no fundo da panela.

Então vc pode proceder com a lavagem até o momento que vc coleta o volume necessário pré-fervura.

Pra saber quantos litros de mosto vc precisa pra iniciar a fervura no seu equipmento, vc terá que testá-lo pelo menos uma vez pra saber exatamente o valor e acabar com 20 no fermentador, portanto meça anote os volumes antes e depois da fervura e o que sobrou no fundo da panela.

Pra vc não fazer a primeira leva totalmente sem saber quanto precisa, pode se guiar por valores que são meio padrão pra equipamentos de 20 litros, com fervura por fogareiro e panela de 30~35L.

Nesses equipamentos a fervura tende a evaporar uns 4 a 6 litros por hora e a perda no fundo da panela fica por volta dos 2 a 3 litros.

Então começando a fervura com algo entre 26 e 29L vc tem boas chances de acabar em volumes próximos já na primeira leva. Medindo certinho na segunda vc já sabe.
 
Olá,

Bom... eu gosto de pensar um pouco diferente, sem valores absolutos de quantidade de água, que acho que acaba sendo bem mais fácil do que contabilizar todas as perdas durante o processo.

Use a proporção que vc quiser de águaXmalte na mosturação dentro da faixa que vc mencionou. Procure manter um padrão. 3 litros/kg de malte tá ótimo.

O volume que vc usar vai depender então da quantidade de malte na receita, e o total de saída dessa panela vai ser variável.

Como as perdas na fervura serão sempre constantes na suas levas (evaporação e resto de mosto no fundo da panela), vc consegue saber quanto de mosto precisa pra iniciar a fervura e pra acabar com 20 litros no fermentador (volume de leva é a litragem no fermentador normalmente).

É bastante simples, na fervura tem 2 perdas:
-Evaporação de água durante a fervura.
-Perda de mosto no fundo da panela.

Então vc pode proceder com a lavagem até o momento que vc coleta o volume necessário pré-fervura.

Pra saber quantos litros de mosto vc precisa pra iniciar a fervura no seu equipmento, vc terá que testá-lo pelo menos uma vez pra saber exatamente o valor e acabar com 20 no fermentador, portanto meça anote os volumes antes e depois da fervura e o que sobrou no fundo da panela.

Pra vc não fazer a primeira leva totalmente sem saber quanto precisa, pode se guiar por valores que são meio padrão pra equipamentos de 20 litros, com fervura por fogareiro e panela de 30~35L.

Nesses equipamentos a fervura tende a evaporar uns 4 a 6 litros por hora e a perda no fundo da panela fica por volta dos 2 a 3 litros.

Então começando a fervura com algo entre 26 e 29L vc tem boas chances de acabar em volumes próximos já na primeira leva. Medindo certinho na segunda vc já sabe.

Essa parte final era a luz que faltava, rsrs vlwwww!!!
 
@prcrespo87

Jogando mais um pouco de confusão na tua cabeça, há uma corrente que prega o no-sparge, da qual eu como fã da simplicidade e do menor esforço acompanha, técnica que diz para se usar toda a água de uma única vez. É claro que ela só funciona se tu tiveres um equipamento superdimencionado.

Eu uso normalmente 6l/kg, ou até mais nas últimas receitas par ter um volume final envasado previsto. É claro que por fazer uso da técnica e de BIAB baixo minha eficiência para 65%, mas nada de desespero por isto pois ganho muito no tempo total da brassagem.

Penso que em escala artesanal doméstica a eficiência não seja o parâmetro a ser priorizado pois no final vai ser algo como 1 kg a mais de algum insumo. Não me vejo fazendo mashout, lavagem, recirculações enquanto estiver com meus lotes de 20~40l, dado aos resultados que estou alcançando ao não fazê-los.

Quanto ao cálculo da água é mais ou menos o que já falaram:
água do mash + água lavagem + perda Evaporação + (perda trub quente + fundo Panela) + contração ao esfriar (4%) + (perda trub frio + fundo do Fermentador) = Total Evasado

Daí é lançar as variáveis e chegar nas medidas.
 
Eu demorei para entender o calculo da quantidade de água também. Mas um video que me ajudou bastante a descomplicar um pouco as coisas foi esse do Beerschool [ame="https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU"]https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU[/ame] .
 
@prcrespo87

Eu uso normalmente 6l/kg, ou até mais nas últimas receitas par ter um volume final envasado previsto. É claro que por fazer uso da técnica e de BIAB baixo minha eficiência para 65%, mas nada de desespero por isto pois ganho muito no tempo total da brassagem.

Usa essa quantidade na mosturação ??

Não me lembro onde, mas li em algum lugar que se passar de 3,5L/KG as enzimas ficam dispersas e não acontece a conversão completa, então isso não existe ??
 
Usa essa quantidade na mosturação ??

Não me lembro onde, mas li em algum lugar que se passar de 3,5L/KG as enzimas ficam dispersas e não acontece a conversão completa, então isso não existe ??

Quanto mais dispersas, mais pode demorar para ter a conversão completa.. mas uma hora acontece..

Nunca vi precisar de mais de 1:30h..
 
Usa essa quantidade na mosturação ??

Não me lembro onde, mas li em algum lugar que se passar de 3,5L/KG as enzimas ficam dispersas e não acontece a conversão completa, então isso não existe ??

Sim. Uso. Da última vez foram 32l para 5kg de malte. Em 1h já tinha uma conversão boa com o teste de iodo.

Se existe ou não a questão da concentração de enzimas não sei te dizer. No meu caso funciona bem.

aqui alguns links sobre o assunto:

http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

http://brulosophy.com/methods/processes/no-sparge-method/

https://byo.com/article/skip-the-sparge/

É claro que isto exige panelas maiores para brassagens não tão grandes, mas por outro lado só se precisa de 1 panela se usar BIAB.

Eu hoje uso duas panelas de 60l para lotes de 20~30l. Uso por que meu sócio faz lotes maiores com lavagem e acabamos com este setup.

Agora uma coisa fica no que tu escreveu: "Não me lembro onde, mas li em algum lugar que ...". Isto é uma constante no mundo do cervejeiro caseiro, muito mito ou conhecimentos antigos/industriais que não se aplicam ou adequam a nossa realidade.
 
Back
Top