Medidor de Fluxo de Água - Versão de Baixo Custo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Jonas, vc tem duas opções.

1 - Compra créditos de energia no servidor do Blynk (direto com a empresa)
2 - Usa meu servidor de testes gratuito. Se optar por usar o servidor que eu mantenho, siga os passos publicados nesse post:
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5187711
Ahhh depois que cadastrar me informe seu email para creditar energia pra vc.
Oi Helton já fiz o passo a passo só falta energia msm, meu email -> [email protected]
 
Boa Tarde!
Helton, instalei o firmware
Conectei na rede IoTBrew
Aparece uma tela com 4 opções, clico em configure wifi e coloco minha rede com a senha e clico em save
Daí, quando reinicio ele nao conecta na rede nem a pau
Minha duvida é com relacao à 3 campos que ficam abaixo de onde coloco minha rede e senha
Tem uma linha com várias interrogações
Tem outra linha com blynk-cloud.com
Tem outra linha com Relay (0 or 1)
 

Attachments

  • EFA42EBC-30AA-4F60-97F3-8E72CEC4CE86.png
    EFA42EBC-30AA-4F60-97F3-8E72CEC4CE86.png
    75.1 KB · Views: 17
  • 0552E5C0-26B2-4890-B86E-155CE6ACF6B4.png
    0552E5C0-26B2-4890-B86E-155CE6ACF6B4.png
    97.1 KB · Views: 19
  • 3EA6B1B7-04F6-4180-A442-1C9672DC5B60.png
    3EA6B1B7-04F6-4180-A442-1C9672DC5B60.png
    64.9 KB · Views: 18
Helton, consegui após pressionar o Flash e configurar novamente...
O problema agora é que o Blynk está cobrando energia...
Segui os passos para utilizar o servidor app.cerveja.info

Meu email no Blynk é:
[email protected]

Fico no aguardo...
Grato, desde já, Eutenio!
06887344-49C5-42B3-AC19-7F831A25E7A0.png
 
Last edited:
Helton, consegui após pressionar o Flash e configurar novamente...
O problema agora é que o Blynk está cobrando energia...
Segui os passos para utilizar o servidor app.cerveja.info

Meu email no Blynk é:
[email protected]

Fico no aguardo...
Grato, desde já, Eutenio!
View attachment 125429

Fala Eutenio, créditos concedidos.
Não se esqueça de alterar o servidor padrão para app.cerveja.info (substitua o servidor blynk-cloud.com)
Em relay 0 or 1 deixe o valor em 0.

1608503355219.png
 
Boa noite Helton, segui o diagrama da fiação mas o rele que liga a solenoide logo que coloco na tomada ela aciona e eu não deu o comando para abri, testei invertendo os fio de sai mas continua a msm coisa. Será que o firmware esta corrompido ?
 
Boa noite Helton, segui o diagrama da fiação mas o rele que liga a solenoide logo que coloco na tomada ela aciona e eu não deu o comando para abri, testei invertendo os fio de sai mas continua a msm coisa. Será que o firmware esta corrompido ?
Dá uma conferida na ligação da saída do relé, um fio deve estar no "comum" e o outro no "NA - normalmente aberto". Na dúvida manda uma foto ahi. Vlw
 
Dá uma conferida na ligação da saída do relé, um fio deve estar no "comum" e o outro no "NA - normalmente aberto". Na dúvida manda uma foto ahi. Vlw

Pesquisando aki vi isso, estava fazendo alguns teste com multimetro e o sinal (D7)do esp está constantemente mando sinal pra acionar o rele, com isso é firmware corrompido?
 

Attachments

  • imagem003.png
    imagem003.png
    383.6 KB · Views: 15
Last edited:
Pesquisando aki vi isso, estava fazendo alguns teste com multimetro e o sinal (D7)do esp está constantemente mando sinal pra acionar o rele, com isso é firmware corrompido?
Seu relé deve armar com nível de sinal baixo (0) se está alto (1) vc medirá 3.3V no pino D7 é para o relé estar desarmado, LED verde apagado. Se estiver acesso altere a opção no setup se estiver 1 altere para 0.
 
Seu relé deve armar com nível de sinal baixo (0) se está alto (1) vc medirá 3.3V no pino D7 é para o relé estar desarmado, LED verde apagado. Se estiver acesso altere a opção no setup se estiver 1 altere para 0.
Oi Helton fiz a alteração mas não resolveu, quando entra novamente tem que estar gravado as informação neh, tô achando que não está salvando as alteração pra 0, sempre está em branco
 
Seu relé deve armar com nível de sinal baixo (0) se está alto (1) vc medirá 3.3V no pino D7 é para o relé estar desarmado, LED verde apagado. Se estiver acesso altere a opção no setup se estiver 1 altere para 0.
Para eu regrava o firmware tem que tirar oq já tá ou é só repassar por cima do que está gravado?
 
Para eu regrava o firmware tem que tirar oq já tá ou é só repassar por cima é pq já está?
Isso não deve ser problema do firmware. Uma dúvida que me surgiu agora, seu modulo de relé tem acoplador óptico? Se tiver dúvida me manda uma foto dele de cima que vejo pra vc.
 
Eu desconfio do meu esp pq quando fui colocar o firmware ele ficava conectando e desconectado toda hora, e da tela azul no meu PC, por isso acho que corrompeu o firmware.
Com você já aconteceu isso ?
 
Last edited:
Mas na verdade tenho esse da imagem, mas ele é 12v este rele e ele tem o acoplado e acontece a mesma coisa ( eu fiz o projeto funcionar com o rele 5v e 12v )o de 5v nao tem o acoplador mas o 12v tem, qual devo colocar ?View attachment 125442
Precisa ser um de 5V com acoplador. O de 12V não acionará já que a alimentação do ESP deve ser 5V e os pinos de saída são de 3.3V
 
Eu desconfio do meu esp pq quando fui colocar o firmware ele ficava conectando e desconectado toda hora, e da tela azul no meu PC, por isso acho que corrompeu o firmware.
Com você já aconteceu isso ?
Tenta conectar o ESP na USB sem nada ligado aos terminais dele. Esse comportamento que você mencionou realmente não normal. Ele está ligado a uma fonte pela USB ou vc estão usando fonte no pino Vin?
 
Fala Helton tudo bem ?
Me desculpe não responder, só agora deu tempo, final de ano.
Mas deu certo, troquei o rele e o filtro esta funcionando normal, realmente erra o acoplador.
Eu estou com outra duvida, como você acomodou os componentes dentro de uma caixa, pra não ficar exposto ?
 
Bom dia Helton!!
Estou acabando de finalizar a montagem do circuito em uma caixa para ficar tido bem organizado.
Já fiz os ajustes de vazão e está funcionando perfeitamente.
Gostaria de dar uma sugestão para você verificar a possibilidade de incluir no projeto...
Notei que ao final do processo, seria interessante que um buzzer fizesse um alerta sonoro avisando que chegou ao final.

Parabéns pelo seu trabalho, criando projetos para facilitar a nossa vida.
Espero que continue nessa busca de soluções com ideias simples de serem executadas.
 
Medidor de fluxo do Helton é uma mãe na brassagem.
Fui um dos primeiros a montar após o vídeo, já usei diversas vezes, está bem calibrado e é só sucesso!
Único arrependimento é que não comprei peças pra montar mais que um... kkk
 
Fala Helton tudo bem ?
Me desculpe não responder, só agora deu tempo, final de ano.
Mas deu certo, troquei o rele e o filtro esta funcionando normal, realmente erra o acoplador.
Eu estou com outra duvida, como você acomodou os componentes dentro de uma caixa, pra não ficar exposto ?

Tem um amigo que faz as caixas em impressora 3D daí ele faz sob medida pra mim. Se quiser compartilho o contato dele. Abraço!
 
Bom dia Helton!!
Estou acabando de finalizar a montagem do circuito em uma caixa para ficar tido bem organizado.
Já fiz os ajustes de vazão e está funcionando perfeitamente.
Gostaria de dar uma sugestão para você verificar a possibilidade de incluir no projeto...
Notei que ao final do processo, seria interessante que um buzzer fizesse um alerta sonoro avisando que chegou ao final.

Parabéns pelo seu trabalho, criando projetos para facilitar a nossa vida.
Espero que continue nessa busca de soluções com ideias simples de serem executadas.
Opa, que bom que está facilitando sua vida ahi. :cool:
Super fácil adicionar o buzzer. Vou colocar na lista aki como item a ser incluído no próximo update.

Vlw pela sugestão.
Abraço!
 
Medidor de fluxo do Helton é uma mãe na brassagem.
Fui um dos primeiros a montar após o vídeo, já usei diversas vezes, está bem calibrado e é só sucesso!
Único arrependimento é que não comprei peças pra montar mais que um... kkk

Fala meu amigo!! Realmente o seu foi um dos primeiros, depois do seu post lá no BIAB Brasil a porteira abriu e ninguém segura mais. rsrs
Agradeço pela confiança e pelos feedbacks.

Abraço! 👊
 
@Helton Fagner olá meu amigo.
Sensacional o seu projeto.
Tenho ideia de montar um similar porem com alguns itens que tenho em casa e com display próprio LCD de 16x2 ou 20x4 que tenho aqui.
Também penso em usar um Arduino Nano ou ESP32 (também tenho ambos).

O que mais demoraria para mim seria a parte de calibração do sensor de fluxo, e como tu já tens essa parte de código já feita me ajudaria bastante.

É possível compartilhares comigo o código fonte aberto para que eu possa adaptar ao sistema que estou pensando?

Ou de repente podemos pensar algo em conjunto, pensando em um sistema "off-line" sem a necessidade de blynk nem wifi.
Entendo que isso vai contra o teu propósito da ideia "5.0" e tudo interligado, porém muitos cervejeiros ainda trabalham desta forma.
Muitos também coletam água em locais distantes de casa (fontes públicas), aí que a minha ideia seria mais vantajosa, pois é possível fazer uma versão utilizando bateria de li-on ou li-po 18650, e com display e setup próprios.

Um forte abraço!
 
@Helton Fagner olá meu amigo.
Sensacional o seu projeto.
Tenho ideia de montar um similar porem com alguns itens que tenho em casa e com display próprio LCD de 16x2 ou 20x4 que tenho aqui.
Também penso em usar um Arduino Nano ou ESP32 (também tenho ambos).

O que mais demoraria para mim seria a parte de calibração do sensor de fluxo, e como tu já tens essa parte de código já feita me ajudaria bastante.

É possível compartilhares comigo o código fonte aberto para que eu possa adaptar ao sistema que estou pensando?

Ou de repente podemos pensar algo em conjunto, pensando em um sistema "off-line" sem a necessidade de blynk nem wifi.
Entendo que isso vai contra o teu propósito da ideia "5.0" e tudo interligado, porém muitos cervejeiros ainda trabalham desta forma.
Muitos também coletam água em locais distantes de casa (fontes públicas), aí que a minha ideia seria mais vantajosa, pois é possível fazer uma versão utilizando bateria de li-on ou li-po 18650, e com display e setup próprios.

Um forte abraço!
Fala Fernando, segue aki o código responsável pelos calculos. Espero que ajude!!

Code:
void flowMeter()
{
  if ((millis() - oldTime) > 1000) // Processa contadores apenas uma vez por segundo
  {
    detachInterrupt(PULSE_PIN);
    flowRate = ((1000.0 / (millis() - oldTime)) * pulseCount) / calibra; 
    oldTime = millis();
    flowMilliLitres = (flowRate / 60) * 1000;
    totalMilliLitres += flowMilliLitres;
    totalLitres = totalLitresold + totalMilliLitres * 0.001;
    pulseCount = 0; // Reinicia o contador de pulsos
    attachInterrupt(PULSE_PIN, pulseCounter, FALLING); // Habilita novamente a interrupção
  }
}
 
@Helton Fagner após montar o projeto da Geladeira, o que gostei muito. Agora estou montando esse de controle de fluxo de água. Pode creditar as energias necessárias para o projeto no meu e-mail? [email protected]
Mais uma vez obrigado por compartilhar esses projetos incríveis, meu amigo!
 
@Helton Fagner após montar o projeto da Geladeira, o que gostei muito. Agora estou montando esse de controle de fluxo de água. Pode creditar as energias necessárias para o projeto no meu e-mail? [email protected]
Mais uma vez obrigado por compartilhar esses projetos incríveis, meu amigo!
Olá amigo, estou fazendo um update no servidor (devido ao número de usuários precisei colocar uma maquina melhor), assim que concluir coloco os créditos pra vc.

Como o novo servidor teremos maquina para muitos anos. :)

Abraço.
 
Olá amigo, estou fazendo um update no servidor (devido ao número de usuários precisei colocar uma maquina melhor), assim que concluir coloco os créditos pra vc.

Como o novo servidor teremos maquina para muitos anos. :)

Abraço.
Bom dia Helton!!!

Cara, sem palavras para agradecer a sua contribuição pra comunidade!!!

Até em servidor melhor vc esta investindo!!!!

Com certeza isso teve um custo alto né?

Pra toda a comunidade que está utilizando seus projetos, falo aqui mais uma vez sobre a importância de dar um suporte para os projetos através do apoia.se que criou!!!
Canal Cerveja 5.0 está fazendo Solução para Cervejeiros na APOIA.se!
1621860529668.png


Querendo ou não, trata-se de grana que o Helton esta tirando do bolso pra suportar todos os usuários (pelo que ele me falou, já são mais de 100!!!)

Segue o recado aí pra quem tiver interesse em ajudar a manter novos projetos feitos pelo mago.
 
@Helton Fagner após montar o projeto da Geladeira, o que gostei muito. Agora estou montando esse de controle de fluxo de água. Pode creditar as energias necessárias para o projeto no meu e-mail? [email protected]
Mais uma vez obrigado por compartilhar esses projetos incríveis, meu amigo!
Olá amigo. Crédito realizado. Enjoy
 
Obrigado, meu amigo! Mais um projeto incrível! Funcionando tudo certinho, agora tenho que ter uma vasão ideal para que consiga 99% de precisão. Haha vou testando.
Show de bola amigo. O que vc pode fazer é usar um redutor de pressão (aquelas peças plasticas usadas no tubo do chuveiro) para conseguir uma pressão mais regular na entrada do sensor. Isso funciona muito bem pra mim. Assim, quando tem uma queda na pressão da torneira não afeta o fluxo na linha do sensor.
 
Bom dia, Helton!
desculpe a ignorância, o ESP não conecta no WiFi da minha casa por nada nesse mundo, já refiz os passos algumas vezes e ele não conecta. Pode me ajudar??? Obrigado!!
 

Attachments

  • ESP.jpeg
    ESP.jpeg
    50.1 KB · Views: 10
Last edited:
Bom dia, Helton!
desculpe a ignorância, o ESP não conecta no WiFi da minha casa por nada nesse mundo, já refiz os passos algumas vezes e ele não conecta. Pode me ajudar??? Obrigado!!
Você tem q conectar primeiro no seu ESP, com seu celular ou notebook, e dentro do ESP deve configurar a SSID e a Senha da sua rede, o sinal tem q estar bom, ele não tem um alcance muito bom, então faça isso próximo ao roteador da sua casa, ou onde tenha um sinal muito bom.
No Youtube o Helton explica certinho como funciona.
 
Você tem q conectar primeiro no seu ESP, com seu celular ou notebook, e dentro do ESP deve configurar a SSID e a Senha da sua rede, o sinal tem q estar bom, ele não tem um alcance muito bom, então faça isso próximo ao roteador da sua casa, ou onde tenha um sinal muito bom.
No Youtube o Helton explica certinho como funciona.
Opa, Regis.
Eu gravei as informações no ESP umas 4565464 vezes, já até alterei o nome da minha rede achando q o espaço q tinha no nome pudesse estar dando problema, mas até agora não consegui que ele conectasse.

Segue anexa a tela com as configurações (iotbrew.jpg).

Depois que salvo, a rede IOTBREW some por alguns instantes, mas logo depois volta a aparecer, é isso mesmo???

A tela do app tb fica sempre com a msg de que não consegue conectar. (blynk.jpg)

Enfim, a surra aqui tá grande pra algo tão simples.
 

Attachments

  • IoTBrew.jpg
    IoTBrew.jpg
    18.1 KB · Views: 14
  • blynk.jpg
    blynk.jpg
    15.9 KB · Views: 14
Opa, Regis.
Eu gravei as informações no ESP umas 4565464 vezes, já até alterei o nome da minha rede achando q o espaço q tinha no nome pudesse estar dando problema, mas até agora não consegui que ele conectasse.

Segue anexa a tela com as configurações (iotbrew.jpg).

Depois que salvo, a rede IOTBREW some por alguns instantes, mas logo depois volta a aparecer, é isso mesmo???

A tela do app tb fica sempre com a msg de que não consegue conectar. (blynk.jpg)

Enfim, a surra aqui tá grande pra algo tão simples.
Brother, ali no campo de token, apague tudo que ta antes do "="

Só tem que ir o código mesmo
 

Latest posts

Back
Top