Medidor de Fluxo de Água - Versão de Baixo Custo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Chegou minhas peças pra montar o controlador, ainda não comprei a soneloide por enquanto vou montar sem.
Cadastrei no servidor vc pode colocar uma energia :)

Creditado lá Felipe. 😎 👊
 
Tinha colocado 0 e depois testei o 1 e continuou. depois fiz a inversão das ligações e funcionou ( foi bom essa surra porque quando fizer a geladeira se der zica eu inverto as ligações) um abraço.
Realmente não está funcionando mudar no software, só no físico, usando o NC e não o NO
 
Bom, o meu já está funcionando e trabalhando, segui o processo do Youtube, e deu certinho. Tem só um delay pra conectar no servidor do Blynk, mas isso é irrelevante.
 
Bom dia. Alguém sabe se pode ser usado o sensor yf-s402b ao invés do yf-s401?

Segue o link: R$ 27,59 5%OFF | Alta precisão dn6 g1/4 pe medidor de água medidor fluxo sensor contador indicador dispensador medidor de fluxo
https://a.aliexpress.com/_mOPClT3
Explicação: foi o único que achei com frete grátis.

Obrigado, desde já.
 
Bom dia. Alguém sabe se pode ser usado o sensor yf-s402b ao invés do yf-s401?

Segue o link: R$ 27,59 5%OFF | Alta precisão dn6 g1/4 pe medidor de água medidor fluxo sensor contador indicador dispensador medidor de fluxo
https://a.aliexpress.com/_mOPClT3
Explicação: foi o único que achei com frete grátis.

Obrigado, desde já.

Dá para usar sim amigo.
Abraço!
 
Reforçando a ideia do baixo custo, comprei todos os componentes no AliExpress por menos de 90 reais com frete grátis pelo AliExpress Direct. Ficaram faltando somente mangueiras e conectadores.
Quando chegar, com certeza vou precisar de ajuda dos mestres.
Abraço e obrigado a todos e em especial ao Helton, que disponibilizou esse baita projeto.
A comunidade cervejeira é TOP..
 
Uma dúvida. Como padronizar o fluxo de agua no registro? Pq pelo que entendi, se eu colocar um fluxo bem baixo de agua passando, preciso configurar para esse fluxo. Se no meio do caminho, eu resolver aumentar o fluxo da agua passando, preciso configurar novamente nao é?
Testei os 2 sensores, de 0,3L minimo e o de 1 L minimo, só bate os valores quando mantenho o fluxo de agua, se aumento ou diminuo o fluxo, conta tudo errado a quantidade de litros
 
Uma dúvida. Como padronizar o fluxo de agua no registro? Pq pelo que entendi, se eu colocar um fluxo bem baixo de agua passando, preciso configurar para esse fluxo. Se no meio do caminho, eu resolver aumentar o fluxo da agua passando, preciso configurar novamente nao é?
Testei os 2 sensores, de 0,3L minimo e o de 1 L minimo, só bate os valores quando mantenho o fluxo de agua, se aumento ou diminuo o fluxo, conta tudo errado a quantidade de litros

O ideal é manter o mesmo volume de fluxo, alterar o fluxo durante o uso pode gerar vaiações. Isso é uma caracteristica do sensor. Tanto no meu sistema quanto no CBP3 o resultado pode ser inexato se durante a medição vc alterar o volume. Estou para testar outro modelo de sensor, tipo turbina. Assim que fizer os testes trago o resultado. Vlw
 
O ideal é manter o mesmo volume de fluxo, alterar o fluxo durante o uso pode gerar vaiações. Isso é uma caracteristica do sensor. Tanto no meu sistema quanto no CBP3 o resultado pode ser inexato se durante a medição vc alterar o volume. Estou para testar outro modelo de sensor, tipo turbina. Assim que fizer os testes trago o resultado. Vlw

Será que esses controladores sofrem o mesmo problema? Ele usa o mesmo sensor..

https://ae01.alicdn.com/kf/H9c437a7c02134396ad0c2792e9cb037do.jpg
 

Attachments

  • agua.jpg
    agua.jpg
    45.1 KB · Views: 10
Pessoal, boa noite.

Por favor, alguém que possa ajudar um pateta que não manja de programação. Eu instalei a IDE do arduíno no note, instalei o driver do NODMCU, consegui comunicar e gravar o pisca led no controlador.

Mas não sei como fazer pra conseguir gravar o firmware, o arquivo do firmware é um arquivo bin que provavelmente tenha sido exportado compilado.

Não conseguir abrir na IDE, nem importar.

Sério, não é preguiça, mas não é a minha área...elétrica, eletrônica, mecânica, td bem...mas a parte de programação é só surra.

Muito obrigado desde já.
 
Pessoal, boa noite.

Por favor, alguém que possa ajudar um pateta que não manja de programação. Eu instalei a IDE do arduíno no note, instalei o driver do NODMCU, consegui comunicar e gravar o pisca led no controlador.

Mas não sei como fazer pra conseguir gravar o firmware, o arquivo do firmware é um arquivo bin que provavelmente tenha sido exportado compilado.

Não conseguir abrir na IDE, nem importar.

Sério, não é preguiça, mas não é a minha área...elétrica, eletrônica, mecânica, td bem...mas a parte de programação é só surra.

Muito obrigado desde já.

Fala brother... Pode seguir esses passos que é garantia de sucesso. Só seleciona o firmware do controlador de fluxo. Abraço.

 
Outra pergunta, o que é referido como firmware aqui nas explicações é o que exatamente?

Meu entendimento de firmware é o software que vem embarcado no dispositivo responsável pelo seu funcionamento, por exemplo o firmware que vem num televisor, faz as funções dele funcionarem. No caso do ESP ou do arduíno, seriam o NODEMCU ou o BOOTLOADER no caso do atmega.

O que eu preciso gravar no controlador é o código que foi desenvolvido em C ou Assembly, que leva as informações de como o processador deve trabalhar as informações coletadas e que devem ser entregues nas I/O.

Esse código é o que foi chamado de FIRMWARE nas páginas anteriores do fórum? E que ao baixar eu recebo o arquivo WATERFLOW_V2.bin ?

Se eu estiver fazendo confusão, como disse, não é minha área de atuação direta, por isso das dúvidas.

Grato.
 
Outra pergunta, o que é referido como firmware aqui nas explicações é o que exatamente?

Meu entendimento de firmware é o software que vem embarcado no dispositivo responsável pelo seu funcionamento, por exemplo o firmware que vem num televisor, faz as funções dele funcionarem. No caso do ESP ou do arduíno, seriam o NODEMCU ou o BOOTLOADER no caso do atmega.

O que eu preciso gravar no controlador é o código que foi desenvolvido em C ou Assembly, que leva as informações de como o processador deve trabalhar as informações coletadas e que devem ser entregues nas I/O.

Esse código é o que foi chamado de FIRMWARE nas páginas anteriores do fórum? E que ao baixar eu recebo o arquivo WATERFLOW_V2.bin ?

Se eu estiver fazendo confusão, como disse, não é minha área de atuação direta, por isso das dúvidas.

Grato.
Firmware é o código em C compilado com as instruções para execução das tarefas programadas. É o arquivo .bin disponibilizado nós tópicos anteriores.
 
Bom dia.

Estou meio desanimado com a minha capacidade...ontem gravei o nodemcu bonitinho, apareceu a rede IoTBrew, conectei com a senha 1122... tudo certinho, abriu a tela de configuração, a qual deixei pra fazer hj durante o dia por estar tarde... agora de manhã escolhi a minha rede wifi, inseri a senha, e depois disso o dispositivo simplesmente sumiu, regravei 3 vezes, mas não abre mais nem a rede CH340 ne a rede IoTBrew, nada, ele grava td certo, gravei o piscaled e ele funciona normal, regravei o firmware mas simplesmente não aparece a rede nem no smartphone nem no note...que dificuldade...

Se alguém ainda tiver paciência pra me ajudar, agradeço.
 
Bom dia.

Estou meio desanimado com a minha capacidade...ontem gravei o nodemcu bonitinho, apareceu a rede IoTBrew, conectei com a senha 1122... tudo certinho, abriu a tela de configuração, a qual deixei pra fazer hj durante o dia por estar tarde... agora de manhã escolhi a minha rede wifi, inseri a senha, e depois disso o dispositivo simplesmente sumiu, regravei 3 vezes, mas não abre mais nem a rede CH340 ne a rede IoTBrew, nada, ele grava td certo, gravei o piscaled e ele funciona normal, regravei o firmware mas simplesmente não aparece a rede nem no smartphone nem no note...que dificuldade...

Se alguém ainda tiver paciência pra me ajudar, agradeço.
E, depois de regravar o firmware 01, só do medidor de água, eis que apareceu a rede de novo, regravei mais uma vez, a V2, e agora vamos tentar configurar na tela IoTBrew...
 
Evolui um pouco, parece estar conectado no WiFi, mas não comunica com o blik, usei o endereço app.cerveja.info, copiei o token no blynk e colei, mas não rolou...
 

Attachments

  • Screenshot_20201213-103106.jpg
    Screenshot_20201213-103106.jpg
    16.9 KB · Views: 11
Helton, projeto evoluiu, tive que add um resistor em série com a saída D7, pois mesmo com apenas 0,11V quando em nível baixo o relé já atacava, com um 27K resolveu esse problema. Agora resta ainda 1 ponto pra resolver, usei o sensor YS-F401 com fator K diferente do sensor original, o 201, assim, é preciso alterar a constante, pois, com menos de 1l/min ele registra como se fosse mais de 10.
Segundo um manual que encontrei, esse sensor entrega 5880 pulsos por litro de água.

Onde faço essa correção?

Grato.
 
Helton, projeto evoluiu, tive que add um resistor em série com a saída D7, pois mesmo com apenas 0,11V quando em nível baixo o relé já atacava, com um 27K resolveu esse problema. Agora resta ainda 1 ponto pra resolver, usei o sensor YS-F401 com fator K diferente do sensor original, o 201, assim, é preciso alterar a constante, pois, com menos de 1l/min ele registra como se fosse mais de 10.
Segundo um manual que encontrei, esse sensor entrega 5880 pulsos por litro de água.

Onde faço essa correção?

Grato.
Olá amigo, somente agora lendo as msgs. Hj foi dia de fazer breja, sabe como é né. 😅
Me envia foto do modelo do seu rele. Se não tiver acoplador ótico como o recomendado isso pode ocorrer mesmo.
Quanto a calibragem vc consegue no próprio app, no canto inferior esquerdo. Experimente alternar os valores até encontrar o ajuste adequado para a vazão escolhida.
 
Olá amigo, somente agora lendo as msgs. Hj foi dia de fazer breja, sabe como é né. 😅
Me envia foto do modelo do seu rele. Se não tiver acoplador ótico como o recomendado isso pode ocorrer mesmo.
Quanto a calibragem vc consegue no próprio app, no canto inferior esquerdo. Experimente alternar os valores até encontrar o ajuste adequado para a vazão escolhida.
Quando eu comprei não tinha relê com foto acoplador...mas isso não da nada, é só calibrar a base do transistor que foi o que eu já fiz ali. Eu tenho um monte de 4n35, acho que é tl117 e mais uns outros em casa, mas não tava a fim de montar uma aranha...
 
Bom dia, concluí a montagem do meu, fiz a calibração, e consegui uma precisão muito boa dentro do que eu esperava para o Hidrometro, agradeço ao Helton por disponibilizar o projeto, vai ajudar bastante na brassagem, principalmente pra evitar a água correndo por cima da panela... haha
Segue algumas fotos da montagem do projeto.
Bacana..
Você comercializa já montado?
 
Helton no blynk pede energia, como faço ? Só me falta o projeto no blynk nao tenho energia heheh procurei no tópico da geladeira com o controlador que voce fez mas não achei como conectar no seu servidor de testar a pra obter o projeto no blynk
 
Last edited:
Helton no blynk pede energia, como faço ? Só me falta o projeto no blynk nao tenho energia heheh procurei no tópico da geladeira com o controlador que voce fez mas não achei como conectar no seu servidor de testar a pra obter o projeto no blynk
Olá Jonas, você pode usar meu servidor de testes, assim não precisa comprar energia para testar o seu projeto. Para fazer o cadastro sigua os passos conforme descrito nessa publicação: Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Vlw.
 
View attachment 125413
View attachment 125414
Fiz o passo a passo mas quando vou colocar codigo QR apareceu isso.
Oque faço agora ? Tem mais alguma coisa ?

Olá Jonas, vc tem duas opções.

1 - Compra créditos de energia no servidor do Blynk (direto com a empresa)
2 - Usa meu servidor de testes gratuito. Se optar por usar o servidor que eu mantenho, siga os passos publicados nesse post:
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5187711
Ahhh depois que cadastrar me informe seu email para creditar energia pra vc.
 
Last edited:
Back
Top