Maturação da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fgoetze

New Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
3
Reaction score
1
Pessoal

Da galera que usa barril, ao fazer uma ceva de guarda, que será maturada por um bom tempo, por meses, vocês guardam ela carbonatada ou não? Há vantagens para a qualidade da cerveja maturar sem carbonatar???
 
Pessoal

Da galera que usa barril, ao fazer uma ceva de guarda, que será maturada por um bom tempo, por meses, vocês guardam ela carbonatada ou não? Há vantagens para a qualidade da cerveja maturar sem carbonatar???
Não consigo ver motivos pra não carbonatar. Eu só vejo vantagens, já que a carbonatação ajuda da sedimentação.

Abraço,
 
Enquanto que maturar sem carbonatar pode ser feito em baldes, sem necessidade de barril... Mas a única vantagem é a sedimentação?
 
Então tive essa dúvida também, primeira vez que vou fazer uma cerva de guarda, uma Barley, vou fermentar, decantar, maturar uma semana no chips de carvalho pra dar a característica, dae eu já posso fazer priming e engarrafar pra maturar por sei lá, 9 meses?
 
Então tive essa dúvida também, primeira vez que vou fazer uma cerva de guarda, uma Barley, vou fermentar, decantar, maturar uma semana no chips de carvalho pra dar a característica, dae eu já posso fazer priming e engarrafar pra maturar por sei lá, 9 meses?
Isso aí.

E não esqueça de fazer a "poupança da cerveja".... guarde algumas garrafas pra tomar só depois de uns 2 anos. Esconda elas de ti mesmo, bote numa caixa, enterre, sei lá...

Abraço,
 
Isso aí.

E não esqueça de fazer a "poupança da cerveja".... guarde algumas garrafas pra tomar só depois de uns 2 anos. Esconda elas de ti mesmo, bote numa caixa, enterre, sei lá...

Abraço,

Gostei dessa idéia da "poupança" e separei uma garrafa de uma leva de Belgian Ale que engarrafei ontem, mas algumas coisas me vieram à cabeça:

1) Nossa cerveja não possui conservantes, quanto tempo posso armazená-las ?
2) Devo guardar sob refrigeração ou um canto escondido está bom ?

Abs
 
Opa!
No dia dos pais desse ano fiz minha primeira "aplicação a longo prazo" cervejistica"... Fiz uma american Barley Wine, peguei 15 garrafas, protegi as tampinhas com parafina para não enferrujar, enrolei em jornal, coloquei oito em um balde plástico, sete em outro e as enterrei embaixo de um pé de cedro na fazenda do meu pai ( o pé de cedro serve para dar sombra e marcar o local...) no dia dos pais do ano que vem esta marcada a cerimônia de exumação... mas todos acham que só tem um balde... O outro vai ficar para o próximo dia dos pais!

Agora, quanto aos conservantes confio nos 11% de álcool e no lúpulo...
 
Olá galera, essa é uma dúvida que me segue. Tem gente que coloca parafina, outros parafina com giz de cera na tampa, pra que seria? Apenas pra proteger a tampa de ferrugem ou tem algo a mais, sei lá, evitar oxidação da cerveja, essas coisas?
Pq eu vou engarrafar algumas em rolha e outras na tampa, a rolha será aquela igual da La Trappe, sintética, devo envolver em alguma coisa igual fazem em champanhe ou deixo apenas a rolha já que eh sintética? E sobre a tampa, poderia deixar sem nada ou coloco essa parafina? E sobre o giz de cera com parafina alguém já usou? Ouvi dizer q fica menos quebradiço.

Valeu galera
 
Olá galera, essa é uma dúvida que me segue. Tem gente que coloca parafina, outros parafina com giz de cera na tampa, pra que seria? Apenas pra proteger a tampa de ferrugem ou tem algo a mais, sei lá, evitar oxidação da cerveja, essas coisas?
Pq eu vou engarrafar algumas em rolha e outras na tampa, a rolha será aquela igual da La Trappe, sintética, devo envolver em alguma coisa igual fazem em champanhe ou deixo apenas a rolha já que eh sintética? E sobre a tampa, poderia deixar sem nada ou coloco essa parafina? E sobre o giz de cera com parafina alguém já usou? Ouvi dizer q fica menos quebradiço.

Valeu galera
Bloquear oxigênio.
 
Mesmo tampadas então ainda corre o risco de entrar oxigênio e oxidar a cerveja com o tempo envelhecendo?

Blz é pra bloquear oxigênio, no caso das tampinhas blz, posso fazer o esquema que vi num site, mas e no caso dessas rolhas sintéticas, estilo da la trappe, ela veda melhor o oxigênio do que as tampas?

Desculpe as dúvidas ae, mas nunca guardei cerveja mais que 6 meses kkkk não da tempo
 
Só fica uma dúvida. Se a pressão interna da garrafa é maior do que a externa, como o oxigênio entraria?
 
eu te amo zerosa... assim dizia zaratrust,, opa Joseph Goebbels...

sei lá....
 
Só fica uma dúvida. Se a pressão interna da garrafa é maior do que a externa, como o oxigênio entraria?

Realmente...

É fisicamente impossível isso acontecer, a menos que tenha um furo na tampa e equalize a pressão, equivalente a uma garrafa aberta. Mas aí, já era a cerveja...

Creio que a finalidade seja evitar a oxidação e deterioração da tampinha metálica mesmo. Fora que dá "um charme" na garrafa.
 
Só fica uma dúvida. Se a pressão interna da garrafa é maior do que a externa, como o oxigênio entraria?
Não me pergunte... só respondi o que as pessoas que usam me falaram, e sinceramente, não acho uma técnica que valha a pena, então nunca fui pesquisar.

Eu nunca usaria.... cervejas que eu quero envelhecer.... na realidade, eu até quero que elas oxidem! :)

Abraço,
 
Back
Top