Maturação a 5 graus pode?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Aldemar

New Member
Joined
Dec 4, 2015
Messages
2
Reaction score
1
Estou fazendo minha primeira brasagem. A fermentação terminou, eu posso maturar a cerveja em uma geladeira com temperatura de 5 graus C? A receita que eu estou fazendo pedia 10 dias de maturação a 10 graus C.
 
Se pode? Claro... A cerveja é sua...
Brincadeiras a parte acho que a pergunta que vc deveria se fazer é qual o motivo dessa maturação a 10, 5 ou 20 graus... A 5 graus o resultado será diferente de 10 é diferente de 20...
Como vc definiu o fim da fermentação? Qual o estilo? O que vc espera dessa maturação?
 
Aldemar,

Leia o tópico fixo sobre Fermentação Primária, Secundária e Maturação na área de Fermentação.

Abraço,
 
Olá. Cometi esse erro na minha 5ª Brassagem. Estava tentando reproduzir minha 2 brassagem que fiz sem controle de temperatura nenhum, com fermentação a temp. ambiente (numas semanas do cão em que a temperatura aqui variou de 18º a 40º).

Fermentei 3 dias a 25º e já levei pra geladeira a 6-4º por mais 4 dias; engarrafei e mantive na geladeira A 6-4Cº por mais 10 dias. Resultado. NÃO FERMENTOU NADA: parecia um chá.

Já estava destruindo o lote (sorte que eram só 10l mas o trabalho...) quando resolvi colocar o restante das garrafas à temperatura ambiente por mais uns 10 dias para ver o que acontecia... Até que consegui salvar a cerveja...ficou uma fermentação e carbonatação ótimas, mas infelizmente o mel de própolis que coloquei na fase de fermentação azedou um pouco.
 
Tive um problema tentando fazer um cold crash a 5ºC. Fui fazer uma trasfega de balde para a maturação e o fermento estava mais ou menos congelado no fundo do balde. Acabei perdendo um pouco de cerveja e fiquei preocupado se terei levedura suficiente p carbonatar a cerveja depois, quando for fazer refermentação na garrafa.

Eu estava controlando a temperatura com o TIC mas com o termometro colado na lateral do balde. Não sei se nesse caso deveria ter considerado apenas a temperatura da geladeira mesmo. Enfim, como iniciante fiquei meio com pé atrás em relação a temperaturas mais baixas agora.

abs
Gabriel
 
Tive um problema tentando fazer um cold crash a 5ºC. Fui fazer uma trasfega de balde para a maturação e o fermento estava mais ou menos congelado no fundo do balde. Acabei perdendo um pouco de cerveja e fiquei preocupado se terei levedura suficiente p carbonatar a cerveja depois, quando for fazer refermentação na garrafa.

Eu estava controlando a temperatura com o TIC mas com o termometro colado na lateral do balde. Não sei se nesse caso deveria ter considerado apenas a temperatura da geladeira mesmo. Enfim, como iniciante fiquei meio com pé atrás em relação a temperaturas mais baixas agora.

abs
Gabriel
Cara, tem CERTEZA absoluta que o fundo estava congelado? Porque te digo, congelar o fundo sem congelar a superfície de um líquido é algo praticamente impossível, ou seja, tem certeza que não era impressão sua?

Abraço,
 
Cara, tem CERTEZA absoluta que o fundo estava congelado? Porque te digo, congelar o fundo sem congelar a superfície de um líquido é algo praticamente impossível, ou seja, tem certeza que não era impressão sua?

Abraço,

Na verdade isso só aconteceria se você colocasse seu balde parcialmente (até a altura de onde o fermento está depositado) em um balde com gelo ou algo do tipo. Fora isso não consigo pensar em outra situação em que o fundo congelasse e a superfície não.
 
Na verdade isso só aconteceria se você colocasse seu balde parcialmente (até a altura de onde o fermento está depositado) em um balde com gelo ou algo do tipo. Fora isso não consigo pensar em outra situação em que o fundo congelasse e a superfície não.

Então na verdade não congelou o fundo todo mas o fermento meio que cristalizou...em vez de depositar no fundo de forma uniforme, ele ficou como se estivesse cristalizado em colunas.

A questão é que isso acabou dificultando a transferência de balde porque ficou entupindo a torneira do fermentador. Acho que acabei perdendo quase uns 2L no processo.

Vcs nunca tiveram esse problema?

abs
Gabriel
 
Então na verdade não congelou o fundo todo mas o fermento meio que cristalizou...em vez de depositar no fundo de forma uniforme, ele ficou como se estivesse cristalizado em colunas.

A questão é que isso acabou dificultando a transferência de balde porque ficou entupindo a torneira do fermentador. Acho que acabei perdendo quase uns 2L no processo.

Vcs nunca tiveram esse problema?

abs
Gabriel
Certo, mas isso nem de perto é congelamento, é só sedimentação.... isso acontece sempre, é normal. O formato, se ficou liso, rugoso, ou em colunas... tanto faz. A borra se forma de várias formas.

Na questão de entupir a culpa não está no fermento... se você tentar transferir e sugar muita borra, vai entupir sempre, aí é você que precisa ter cuidado nesse ponto. Eu sou um que nunca transfiro usando torneira do fermentador... só com sifão justamente pra controlar onde estou sugando o líquido e não puxar borra.

Abraço,
 
Certo, mas isso nem de perto é congelamento, é só sedimentação.... isso acontece sempre, é normal. O formato, se ficou liso, rugoso, ou em colunas... tanto faz. A borra se forma de várias formas.

Na questão de entupir a culpa não está no fermento... se você tentar transferir e sugar muita borra, vai entupir sempre, aí é você que precisa ter cuidado nesse ponto. Eu sou um que nunca transfiro usando torneira do fermentador... só com sifão justamente pra controlar onde estou sugando o líquido e não puxar borra.

Abraço,
Guenter, vou começar a produzir minha primeira leva na semana que vem, e vou fermentar em galão de água de 10 litros, sendo assim necessário passar para um balde via sifao na hora de envasar,acredito eu. Você usa sifao com bombeamento ou apenas mangueira cheia de líquido para iniciar o sifonamento? Tem algum dica nessa parte de sifonamento para o marinheiro de primeira viagem?
 

Latest posts

Back
Top