Mangrove Jacks M54 - Fermentar Lager em temperatura de Ale!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VelhoVini

Active Member
Joined
Aug 28, 2015
Messages
44
Reaction score
9
Fermento Californian Lager M54

Mangrove Jack's é uma empresa Neozelandeza com longa experiência em fabricação de ingredientes para cervejarias artesanais e cervejeiros caseiros. E nos últimos 5 anos vem desenvolvendo fermentos secos de altíssima qualidade e com grande variedade.

Sobre o Californian Lager:

Uma cepa lager única que tem a capacidade de fermentar a temperaturas altas sem produzir off-flavor. Não são necessário grandes períodos de maturação.

Adequado para California Common e em qualquer estilo lager fermentado em temperatura mais elevado (ALE)

Característica e uso: 1 sachê para 23 L (com densidade de até 1,060).

Atenuação: Alta

Floculação: Alta

Temperatura de fermentação: de 18 a 20 graus celsius.

Equivalante: Sem equivalentes

Armazenagem: recomendada em geladeira.


http://loja.lamasbrewshop.com.br/insumos/fermentos/fermento-californian-lager-mangrove-jacks-m54.html

Caramba! Fermentar Lager em temperatura de Ale, ainda usar apenas 1 sachê para 20 litros e a preço camarada... é bom d+ pra ser verdade. Alguém já arriscou usar essa cepa?
 
Caramba! Fermentar Lager em temperatura de Ale, ainda usar apenas 1 sachê para 20 litros e a preço camarada... é bom d+ pra ser verdade. Alguém já arriscou usar essa cepa?


Hmmm... nunca ouvi falar de cepa de lager funcionando bem em 18ºC, mas esse não é meu campo de expertise.

Os fermentos da MJ são bons, mas não fazem milagre. :D


Tem certeza que é realmente cepa de lager (s. uvarum) e não lager só no nome?
 
Se não me engano, as steam beers da California (Anchor, etc.), são produzidas com essas leveduras "híbridas", cepa lager em temperatura ale.
 
Ví isso também fiquei curioso vou comprar um para teste fazer uma summer ale agora summer ale lager ? kkkkk
vamos testar
 
Hmmm... nunca ouvi falar de cepa de lager funcionando bem em 18ºC, mas esse não é meu campo de expertise.

Os fermentos da MJ são bons, mas não fazem milagre. :D


Tem certeza que é realmente cepa de lager (s. uvarum) e não lager só no nome?

É lager só no nome mesmo! Pelo que está no mostruário deles, tanto essa cepa quanto a bohemian lager são s. cerevisiae.
 
É a mesma coisa que vc pegar um S23 e fermentar o mosto de 16°c a 18°c. Já fiz isso várias vezes quando queria uma lager "mais rápida"...rsrsrsrs

O resultado final é bom, lembra bem uma lager, e pode ser bebido com 15 dias de maturação.
 
É a mesma coisa que vc pegar um S23 e fermentar o mosto de 16°c a 18°c. Já fiz isso várias vezes quando queria uma lager "mais rápida"...rsrsrsrs

O resultado final é bom, lembra bem uma lager, e pode ser bebido com 15 dias de maturação.


Já fiz isso com o US05, uma vez, fermentado a 15ºC e condicionado a 0º por algumas semanas.
Deixou um final seco e 'crispy', a ponto de lembrar alguns estilos lager, mas... continua sendo cerveja do tipo Ale.

A única S. Pastoranus (ou Uvarum, não sei qual a terminologia vigente hoje...) que eu vi lifiolizada até hoje é a Diamond Lager da Danstar - Lallemand.

Deve ter mais, mas eu nunca fui atrás. Pra mim, é mais fácil usar fermento liquido.

Abraço!
 
Já fiz isso com o US05, uma vez, fermentado a 15ºC e condicionado a 0º por algumas semanas.
Deixou um final seco e 'crispy', a ponto de lembrar alguns estilos lager, mas... continua sendo cerveja do tipo Ale.

A única S. Pastoranus (ou Uvarum, não sei qual a terminologia vigente hoje...) que eu vi lifiolizada até hoje é a Diamond Lager da Danstar - Lallemand.

Deve ter mais, mas eu nunca fui atrás. Pra mim, é mais fácil usar fermento liquido.

Abraço!

O nome da espécie é Saccharomyces pastorianus. O w34/70 e s23 da fermentis são fermentos lager verdadeiros. Imagino que o da Mangroove bohemian pilsner também seja, mesmo que tenham colocado o "cereviseae" na embalagem. Tende a ser perceptível a diferença.

A levedura pra California Common da White Labs é San Francisco Lager Yeast, segundo eles uma cepa lager que fermenta entre 14 e 18ºC. A temperatura de fermentação é intermediária.

É interessante questionar se a cepa é lager mesmo ou não, mas se for pensar na história da cervejaria... ela foi operada por imigrantes alemães, provavelmente com técnicas tradicionais, mas com poucos recursos de controle de resfriamento e fermentação... é bem possível que seja uma cepa lager selecionada para trabalhar melhor em temperaturas mais altas.

Ainda assim manteria numa temperatura intermediária, começar com 13 ou 14ºC deve ser legal. 20 é demais até pra ale.

Abraço
 
O nome da espécie é Saccharomyces Pastorianus. O w34/70 e s23 da fermentis são fermentos lager verdadeiros. Imagino que o da Mangroove bohemian pilsner também seja, mesmo que tenham colocado o "cereviseae" na embalagem. Tende a ser perceptível a diferença.

A levedura pra California Common da White Labs é San Francisco Lager Yeast, segundo eles uma cepa lager que fermenta entre 14 e 18ºC. A temperatura de fermentação é intermediária.

É interessante questionar se a cepa é lager mesmo ou não, mas se for pensar na história da cervejaria... ela foi operada por imigrantes alemães, provavelmente com técnicas tradicionais, mas com poucos recursos de controle de resfriamento e fermentação... é bem possível que seja uma cepa lager selecionada para trabalhar melhor em temperaturas mais altas.

Ainda assim manteria numa temperatura intermediária, começar com 13 ou 14ºC deve ser legal. 20 é demais até pra ale.

Abraço

Irei procurar a respeito dessa cervejaria. Conheço muito pouco sobre a escola alemã e suas derivadas.


Sobre sua colocação, entendo e concordo com o que você diz, assim como entendo que pro fabricante, é mais fácil empregar a palavra 'lager' para descrever um estilo do que uma cepa.

O que me faz crer que a Fermentis usa Cerevisae no S23 e w34/70 é o datasheet, que cita S. Cerevisae e emulsificante como matéria prima, mas não sei até onde isso procede, se há regulamentação para esse tipo de coisa, etc, etc.

Resumindo, não sei se a MJ está fazendo propaganda pra vender mais fermento (não vou entrar nos méritos de enganosa ou não, não é essa a minha proposta), ou realmente eles estão investindo pesado e refinando os processos e produtos deles. Acredito que seja o segundo caso. Ou quero acreditar!

Fermento é um bicho muito versátil, e independente de ser propaganda ou não, é bom ver os fabricantes investirem e inovarem em sua linha de produtos. A MJ veio forte competir no mundo polarizado (Fermentis - Danstar) dos fermentos secos, assim como a Bio4 tá lançando muita coisa boa e caindo nas graças dos consumidores de fermentos líquidos.

Eu, pelo menos, compro deles (MJ/Bio4) sempre que tenho a opção.

Abraço!!
 
Irei procurar a respeito dessa cervejaria. Conheço muito pouco sobre a escola alemã e suas derivadas.


Sobre sua colocação, entendo e concordo com o que você diz, assim como entendo que pro fabricante, é mais fácil empregar a palavra 'lager' para descrever um estilo do que uma cepa.

O que me faz crer que a Fermentis usa Cerevisae no S23 e w34/70 é o datasheet, que cita S. Cerevisae e emulsificante como matéria prima, mas não sei até onde isso procede, se há regulamentação para esse tipo de coisa, etc, etc.

Resumindo, não sei se a MJ está fazendo propaganda pra vender mais fermento (não vou entrar nos méritos de enganosa ou não, não é essa a minha proposta), ou realmente eles estão investindo pesado e refinando os processos e produtos deles. Acredito que seja o segundo caso. Ou quero acreditar!

Fermento é um bicho muito versátil, e independente de ser propaganda ou não, é bom ver os fabricantes investirem e inovarem em sua linha de produtos. A MJ veio forte competir no mundo polarizado (Fermentis - Danstar) dos fermentos secos, assim como a Bio4 tá lançando muita coisa boa e caindo nas graças dos consumidores de fermentos líquidos.

Eu, pelo menos, compro deles (MJ/Bio4) sempre que tenho a opção.

Abraço!!

É verdade, eu já tinha me deparado com essa informação no datasheet tempos atras e estranhado isso... mas nem dei muita bola, porque existe uma confusão tremenda nessas classificações...

Eu não tenho familiaridade com o S23, mas conheço um pouco melhor o w34/70, é a mesma cepa German Lager wlp830 da white labs, e é a cepa lager do banco de fermentos da Weihenstephaner, provavelmente um dos fermentos lager mais usado no mundo, ele é meio "padrão". Provavelmente também é o mesmo que o German Lager da bio4. Se quiser fazer uma lager, pode ir nesses sem medo.

Abraço
 
O nome da espécie é Saccharomyces Pastorianus.

Apenas uma pequena correção...é Saccharomyces pastorianus, com "p" minúsculo. De acordo com a nomenclatura zoológica, Saccharomyces é o gênero e vem escrito com a primeira letra maiúscula, e pastorianus é a espécie pertencente a esse gênero, sendo escrita com a primeira letra minúscula.

Apenas a contribuição de um biólogo aqui...hahaha
 
Apenas uma pequena correção...é Saccharomyces pastorianus, com "p" minúsculo. De acordo com a nomenclatura zoológica, Saccharomyces é o gênero e vem escrito com a primeira letra maiúscula, e pastorianus é a espécie pertencente a esse gênero, sendo escrita com a primeira letra minúscula.

Apenas a contribuição de um biólogo aqui...hahaha

Ok, obrigado.
 
Fermento Californian Lager M54

Mangrove Jack's é uma empresa Neozelandeza com longa experiência em fabricação de ingredientes para cervejarias artesanais e cervejeiros caseiros. E nos últimos 5 anos vem desenvolvendo fermentos secos de altíssima qualidade e com grande variedade.

Sobre o Californian Lager:

Uma cepa lager única que tem a capacidade de fermentar a temperaturas altas sem produzir off-flavor. Não são necessário grandes períodos de maturação.

Adequado para California Common e em qualquer estilo lager fermentado em temperatura mais elevado (ALE)

Característica e uso: 1 sachê para 23 L (com densidade de até 1,060).

Atenuação: Alta

Floculação: Alta

Temperatura de fermentação: de 18 a 20 graus celsius.

Equivalante: Sem equivalentes

Armazenagem: recomendada em geladeira.


http://loja.lamasbrewshop.com.br/insumos/fermentos/fermento-californian-lager-mangrove-jacks-m54.html

Caramba! Fermentar Lager em temperatura de Ale, ainda usar apenas 1 sachê para 20 litros e a preço camarada... é bom d+ pra ser verdade. Alguém já arriscou usar essa cepa?


Pessoal, esse fermento ai já existia na linha anterior da Mangrove, só mudou de cor e de nome. É o bom e velho Workhorse Beer, o M10. Confirmei isso no Lamas mesmo.

Abraço!
 
Fico pensando, daonde que domaram essa cepa pra trabalhar a 18°C em São Francisco, se nunca faz calor assim naquela porra, sempre um frio e vento do caralho!!! kkkkkkkkkkkkkk
 
Parece que mudaram o nome pq o pessoal achava que ele fazia milagre, você jogava lá, deixava a qualquer temperatura, com mega variações diárias, e a cerveja ficaria perfeita, imagina a quantidade de reclamações. Aí eles mudaram o marketing para algo um pouco menos milagroso.
 
Pra fazer um starter com o M54 o que eu uso na calculadora do brewersfriend?
Lager ou uma ale high gravity ou uma ale normal?
Pergunto pq dizem que é um fermento híbrido e..:confused::confused:
[]'s
 
Pessoal, esse fermento ai já existia na linha anterior da Mangrove, só mudou de cor e de nome. É o bom e velho Workhorse Beer, o M10. Confirmei isso no Lamas mesmo.

Abraço!

Eu mandei uma mensagem pro pessoal da mangrove jacks e eles me disseram que essa cepa não é a mesma que a M10,porém não me confirmaram se era uma cepa lager de verdade.

Farei uma tentativa de helles em breve usando essa cepa,assim que tiver pronta posto aqui minhas impressões.
 
Galera,

Minhas impressões sobre a cepa:

O perfil da cerveja é bem de lager: tem aquele sabor e aroma característicos bem límpidos de lager que fazem os ingredientes base se sobressaírem.

Como anunciado a cerveja produzida com essa cepa "arredonda" realmente mais rápido do que com uma cepa lager tradicional.Com 2 semanas de primária + 2 semanas de lagering achei bem satisfatório o resultado.

O único problema ficou por conta da baixa atenuação,com uma OG de 1.048 atenuou só até 1.015,o que é alto pra uma helles.Acho que no meu próximo uso ,reutilizando a lama com starter, talvez isso melhore.

Houve uma produção alta de enxofre (rotten eggs) mas se dissipou com a maturação e deixou aquele leve sufúrico típico das lagers.

No geral fiquei bem satisfeito e irei reutilizar a cepa em outras levas.Recomendo para quem quiser uma lager mais maltada e rápida,acho que para uma pilsner não se adequa,mas para perfis mais maltados como helles,oktoberfests e viennas se encaixa bem.

Abraço.
 
Galera,

Minhas impressões sobre a cepa:

O perfil da cerveja é bem de lager: tem aquele sabor e aroma característicos bem límpidos de lager que fazem os ingredientes base se sobressaírem.

Como anunciado a cerveja produzida com essa cepa "arredonda" realmente mais rápido do que com uma cepa lager tradicional.Com 2 semanas de primária + 2 semanas de lagering achei bem satisfatório o resultado.

O único problema ficou por conta da baixa atenuação,com uma OG de 1.048 atenuou só até 1.015,o que é alto pra uma helles.Acho que no meu próximo uso ,reutilizando a lama com starter, talvez isso melhore.

Houve uma produção alta de enxofre (rotten eggs) mas se dissipou com a maturação e deixou aquele leve sufúrico típico das lagers.

No geral fiquei bem satisfeito e irei reutilizar a cepa em outras levas.Recomendo para quem quiser uma lager mais maltada e rápida,acho que para uma pilsner não se adequa,mas para perfis mais maltados como helles,oktoberfests e viennas se encaixa bem.

Abraço.


na minha próxima leva vou testar esse fermento para uma vienna...

se não for pedir muito, passa sua receita ai pra gente, principalmente as temperaturas de fermentação, primaria e secundaria e maturação/lagering.

e obrigado pelo relato ai!

Abraço! :mug:
 
na minha próxima leva vou testar esse fermento para uma vienna...

se não for pedir muito, passa sua receita ai pra gente, principalmente as temperaturas de fermentação, primaria e secundaria e maturação/lagering.

e obrigado pelo relato ai!

Abraço! :mug:

A receita foi muito simples:

-100% Pilsen da the swaen
-10g de magnum para amargor
-20g de Hallertau Saphir em 15 e 5 min

Fermentação:

-Hidratei o fermento e inoculei no mosto oxigenado* a 16C.Mantive aí por um dia.Nenhuma sinal de atividade.
-Subi para 17C no dia seguinte.Pouco sinal de atividade.
-18c no dia seguinte e sinais mais vigorosos de atividade.Mantive aí por uns 3-4 dias e depois subi para 19C e no decorrer dos dias seguintes para 20C.

Acho que essa cepa realmente não fermenta abaixo de 18C,mas eu optei por começar em 16C para reduzir a produção de esteres.

Como disse a atenuação foi abaixo do esperado,mesmo depois subindo a temperatura para 22C.

Deixei a cerveja na primária por 2 semanas.Não uso mais secundária.

Daí fiz um cold crash até atingir 0C onde mantive por 2 semanas.
Usei gelatina para clarificar também.

Enfim,acho que essa é uma levedura bem tranquila de se trabalhar,o resultado é uma cerveja bem limpa,pro meu paladar tão limpa quanto uma cepa lager tradicional, tirando a alta produção de enxofre nos primeiros dias de fermentação foi tudo nos conformes.

Boa sorte em sua vienna,acho que vai sair bem legal.

Qualquer dúvida só perguntar.

Abraço!

PS:Eu optei por oxigenar o mosto mesmo partindo de um sachet de fermento seco,porque é sabido que cepas lagers precisam de mais oxigênio que as ales.
 
A receita foi muito simples:

-100% Pilsen da the swaen
-10g de magnum para amargor
-20g de Hallertau Saphir em 15 e 5 min

Fermentação:

-Hidratei o fermento e inoculei no mosto oxigenado* a 16C.Mantive aí por um dia.Nenhuma sinal de atividade.
-Subi para 17C no dia seguinte.Pouco sinal de atividade.
-18c no dia seguinte e sinais mais vigorosos de atividade.Mantive aí por uns 3-4 dias e depois subi para 19C e no decorrer dos dias seguintes para 20C.

Acho que essa cepa realmente não fermenta abaixo de 18C,mas eu optei por começar em 16C para reduzir a produção de esteres.

Como disse a atenuação foi abaixo do esperado,mesmo depois subindo a temperatura para 22C.

Deixei a cerveja na primária por 2 semanas.Não uso mais secundária.

Daí fiz um cold crash até atingir 0C onde mantive por 2 semanas.
Usei gelatina para clarificar também.

Enfim,acho que essa é uma levedura bem tranquila de se trabalhar,o resultado é uma cerveja bem limpa,pro meu paladar tão limpa quanto uma cepa lager tradicional, tirando a alta produção de enxofre nos primeiros dias de fermentação foi tudo nos conformes.

Boa sorte em sua vienna,acho que vai sair bem legal.

Qualquer dúvida só perguntar.

Abraço!

PS:Eu optei por oxigenar o mosto mesmo partindo de um sachet de fermento seco,porque é sabido que cepas lagers precisam de mais oxigênio que as ales.

Obrigado pela resposta ai parceiro... Quanto a fermentação vc fez exatamente do jeito que eu estava pensando em fazer, começando com 16ºC etc... a unica diferença é que vou fazer um starter para aumentar o numero de celulas.

Vou demorar um pouquinho ainda pra fazer (tenho outra cerveja fermentando), mas assim que ficar pronto posto os detalhes e o resultado aqui!

Valeu! :mug:
 
Estou utilizando essa cepa pela primeira vez e apartir do 3° dia de inoculação do fermento uma boa quantidade de espuma e fermento está saindo mangueira de escape do CO2...Isso é normal?
 
Estou utilizando essa cepa pela primeira vez e apartir do 3° dia de inoculação do fermento uma boa quantidade de espuma e fermento está saindo mangueira de escape do CO2...Isso é normal?

Isso pode ter acontecido devido a um headspace muito pequeno ou uma atividade muito violenta do fermento...

eu não tive esse problema.

só atualizando: minha cerveja utilizando esse fermento esta na fermentação secundária e até agora nenhum problema...
mas preciso pegar mais amostras e fazer algumas analises e tbm esperar a breja ficar pronta.

daqui uns dias eu volto falar aqui...
 
Tava lendo o How to brew ontem. Palmer cita essa cepa lá, como um tipo de lager. Então, não tem nada de novo nela. A Mangrove só reaproveitou.

A versão do livro é a gratuita, to fazendo um copiar/colar, dai tem essa parte que esqueceram de traduzir e outra mal traduzida, rs. Na página 83:

"Califórnia Lager: Warm fermenting bottom cropping strain, fermenta bem a 16,6ºC, tem algo do frutado das ale, enquanto que conserva as características lager. Perfil malteado, altamente floculante, esclarece-se brilhantemente. É a levedura usada para cervejas tipo Steam".
 
onde acho essa versão gratuita?
você pode passar o link?

:mug:

Sem problema!

Alem dessa em inglês, tem também a versão gratuita em português, fácil de ser achada na internet.

[editei e tirei o link. Parece que não está claro que essa versão seja autorizada pelo palmer... Foi mal]

Qualquer coisa pesquisa no Google.
 
Sem problema!

Alem dessa em inglês, tem também a versão gratuita em português, fácil de ser achada na internet.

[editei e tirei o link. Parece que não está claro que essa versão seja autorizada pelo palmer... Foi mal]

Qualquer coisa pesquisa no Google.


Está ótimo!

Obrigado!
 
Tava lendo o How to brew ontem. Palmer cita essa cepa lá, como um tipo de lager. Então, não tem nada de novo nela. A Mangrove só reaproveitou.

A versão do livro é a gratuita, to fazendo um copiar/colar, dai tem essa parte que esqueceram de traduzir e outra mal traduzida, rs. Na página 83:

"Califórnia Lager: Warm fermenting bottom cropping strain, fermenta bem a 16,6ºC, tem algo do frutado das ale, enquanto que conserva as características lager. Perfil malteado, altamente floculante, esclarece-se brilhantemente. É a levedura usada para cervejas tipo Steam".

De fato.Mas a novidade é a cepa estar disponível como fermento seco.
 
De fato.Mas a novidade é a cepa estar disponível como fermento seco.

Saquei hopdevils.

Bom, coloquei a informação porque o que vi nesse tópico foi a galera em dúvida sobre a veracidade de ser uma cepa lager e pela temperatura alta de fermentação, dando a impressão de algo novo no mercado.

Então, como você falou, dei uma olhada de novo nas postagens mas não vi discussão sobre o fato de ser seco ou líquido...

Me enganei?
 
Saquei hopdevils.

Bom, coloquei a informação porque o que vi nesse tópico foi a galera em dúvida sobre a veracidade de ser uma cepa lager e pela temperatura alta de fermentação, dando a impressão de algo novo no mercado.

Então, como você falou, dei uma olhada de novo nas postagens mas não vi discussão sobre o fato de ser seco ou líquido...

Me enganei?

É verdade,as dúvidas das pessoas do tópico estavam nesses pontos que você falou mesmo.Eu que perdi o fio da meada hahaha.
 
É verdade,as dúvidas das pessoas do tópico estavam nesses pontos que você falou mesmo.Eu que perdi o fio da meada hahaha.

Tudo certo, meu amigo.

A propósito, alguem aqui usou o traste do fermento? Se sim, qual foi a experiência com ele?
 
Oooops! Verdade, hopdevills! Tinha tanto tempo que tinha lido o tópico que ia me esquecendo. Aproveitar então sua experiência. Me ajude aqui...

Vc desconfia o que tenha gerado essa FG tão alta? Outra coisa é que vc disse que acha que a cepa se adequa pra lagers mais maltadas. Você indicaria pra fazer uma Munich Dunkel?
 
Oooops! Verdade, hopdevills! Tinha tanto tempo que tinha lido o tópico que ia me esquecendo. Aproveitar então sua experiência. Me ajude aqui...

Vc desconfia o que tenha gerado essa FG tão alta? Outra coisa é que vc disse que acha que a cepa se adequa pra lagers mais maltadas. Você indicaria pra fazer uma Munich Dunkel?

Desculpa a demora em te responder,por acaso voltei nesse tópico agora e vi seu post.

Olha,eu acho que podem ter sido 2 fatores para explicar a fg alta:

-Talvez o malte pilsen(swaen) que eu usei não tenha a mesma fermentabilidade que um alemão típico.Pra falar a verdade eu sempre experimentei com esse malte uma fg maior que a que eu atinjo com o pilsen da bestmalz,por exemplo;independentemente da levedura utilizada.

-O outro fator pode ter sido o pitching baixo,visto que usei só um sachê do fermento para 20L.

Eu fiz uma outra helles com o mesmo pilsen da swaen e com essa levedura,mas agora reutilizando-a com starter; consegui uma fg de 1.012 partindo de uma og de 1.047.
Queria que ela atenuasse mais,mas ficou nisso mesmo.

Sobre a Dunkel,acho que ela cairia bem nesse estilo justamente pelo perfil maltado.Eu pretendo em breve utilizá-la numa oktoberfest e numa dunkel também.
 
Bacana hopdevils. Acabou que deixei a receita guardada aqui. Ainda tem algumas na fila. Mas logo logo faço e vou aproveitar suas dicas.
 
A primeira leva que fiz ficou muito boa...límpida, o fermento sedimentou depois de 15 dias e sem off-flavours. E parte do Krausen foi expelido do fermentador...

Mas as levas seguintes deram problemas...ficaram com um gosto de fermento-éster, lembrando uma de trigo...Acredito que:

-não oxigenei tanto tempo como da primeira leva;
-o termostato tava programado para acionar com um intervalo de 1°C, então pode ter fermentado em temperatura mais alta;

E na terceira leva reutulizei o fermento da segunda leva e deixei o sensor dentro do fermentador, cravado em 18°C...e ficou igual a segunda leva...meio turva e o mesmo gosto...E também aerei pouco o mosto

Será que a levedura pode ter se modificado durante a segunda leva? A falta de oxigenação também pode ter influenciado?
 
A primeira leva que fiz ficou muito boa...límpida, o fermento sedimentou depois de 15 dias e sem off-flavours. E parte do Krausen foi expelido do fermentador...

Mas as levas seguintes deram problemas...ficaram com um gosto de fermento-éster, lembrando uma de trigo...Acredito que:

-não oxigenei tanto tempo como da primeira leva;
-o termostato tava programado para acionar com um intervalo de 1°C, então pode ter fermentado em temperatura mais alta;

E na terceira leva reutulizei o fermento da segunda leva e deixei o sensor dentro do fermentador, cravado em 18°C...e ficou igual a segunda leva...meio turva e o mesmo gosto...E também aerei pouco o mosto

Será que a levedura pode ter se modificado durante a segunda leva? A falta de oxigenação também pode ter influenciado?

Tive a mesma experiência em uma leva reutilizando o fermento.Mas curiosamente antes do envase o sabor estava bem límpido.
Eu acho que a temperatura alta em que a carbonatação ocorreu(30 C) possa ter influenciado,mas a sensação que eu tenho é similar,tem um leve cravo parecido com uma weiss.
Agora fazem 2 semanas do envase,vou dar mais 1-2 semanas para reavaliar.
Mas como medida de segurança vou descartar o fermento colhido e talvez até abandone o uso dessa cepa.
 
Back
Top