Método No chill - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thirossato

Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
23
Reaction score
2
Fala galera, blz?

Estava pesquisando a respeito de formas de resfriar o mosto, e encontrei o método no chill, que basicamente é jogar o mosto quente em uma bombona sanitizada, e aguardar 24h para passar pro fermentador.

A minha dúvida é, por que tem que ser uma bombona e não um balde maturador com tampa sem furo de airlock?

Fico grato se alguém puder esclarecer.:mug:
 
Cara, vou fazer o que não gosto que é dar opinião sem ter experiência prática...

Isso tem a ver basicamente com o tipo do material plástico do recipiente e talvez com a vedação... Alguns (todos? rs) tipos de plásticos liberam resíduos prejudiciais a saúde humana como por exemplo o bisfenol-A (BPA), se pesquisar um pouquinho sobre isso vai ver q é sério, e essa merd4 é cumulativa no organismo... Agora imagina jogar um mosto a 100~120ºC dentro de um balde/bombona plástica (mesmo que seja BPA-free), pense no tanto de partículas danosas q serão liberadas da tua breja... Cara, sinceramente, tem gente que me chamará de bitolado, exagerado, mas a verdade é que a maioria ignora os efeitos a longo prazo do uso do plástico principalmente em manipulações em altas temperaturas... Essa técnica "No-Chill" pra mim é uma TREMENDA FURADA.

Eu no seu lugar, compraria uma panqueca de alumínio 3/4'' (aprox. R$ 80~100) e faria um chiller de imersão ou até contra-fluxo (gastando um pouco mais) de forma caseira, vc terá uma eficiência EXTREMAMENTE SUPERIOR no resfriamento, pelo menos até uma temperatura de 40~50ºC, temperatura essa que pode ser perfeitamente resfriada até 20ºC já dentro do fermentador na geladeira, e sem esse monte de resíduo plástico danoso na sua breja... A saude agradece.
 
A técnica mais comum e associada ao termo "no chill" é usada pelos australianos e usa um "cube", que é uma bombona com a boca pequena, tipo galão para encher de combustível. Assim:
nochill-in-cubes-F.jpg


Pelo que eu li no fórum deles (AHB - Aussie Home Brewer), eles preferem fazer assim porque:

1 - O material (PEAD - polietileno de alta densidade com material virgem) permite a temperatura e é atóxico; os nossos baldes fermentaroes são de polipropileno e segundo a fabricante Jaguar: "Para o PP recomendamos envase em até 80°C, acima disso indicamos testes antes da produção definitiva."

2 - É possível deformar o galão para retirar o excesso de ar; tem gente que deixa o galão pré-fermentação por dias, semanas ou até meses com relatos de não prejudicar em nada o resultado (são relatos, não sei a veracidade), mas se ficar muito ar aumenta o risco de contaminação ou oxidação

3 - Pode tombar o galão deixando o mosto quase-fervente pasteurizando todas as superfícies e diminuindo o risco de contaminação

4 - Pode-se fazer "cube hopping", ou seja, fazer lupulagem no galão para tentar contornar o fato de que as adições tardias para sabor/aroma não funcionam bem para cervejas voltadas ao lúpulo; na transferência para o fermentador, só deixar o decantado para trás ou usar um voil/filtro/peneira.

5 - Permite uma melhor aeração (não necessário para fermento seco) na transferência para o fermentador

Devo ter esquecido alguma coisa. De qualquer forma, tem algumas variações que já vi lá também:

a - Deixar o mosto na panela de fervura resfriar naturalmente, tampando bem e levando ao fermentador apenas no dia seguinte. Parece que chamam isso de "slow chill". Afeta 2, 3, 4.

b - Fermentar diretamente no "cube"/galão, sem levar ao fermentador. Afeta 4 e 5. Eu também acho complicado porque a fermentação cria umas crostas e a limpeza fica mais difícil, mas não impossível.

c - Não usar o "cube" e mandar direto para o fermentador, como você sugeriu. Afeta 1, 2, 3, 4, 5.

d - Fermentar diretamente na panela. Afeta 2, 3, 4, 5.

No geral, o que eu entendi do consenso DELES é que o cenário ideal é usando o galão como intermediário, mas lembrando que tem relatos de sucesso (inclusive alegando ter obtido premiação em concursos) de cada uma das variações acima.
 
Cara, vou fazer o que não gosto que é dar opinião sem ter experiência prática...

Isso tem a ver basicamente com o tipo do material plástico do recipiente e talvez com a vedação... Alguns (todos? rs) tipos de plásticos liberam resíduos prejudiciais a saúde humana como por exemplo o bisfenol-A (BPA), se pesquisar um pouquinho sobre isso vai ver q é sério, e essa merd4 é cumulativa no organismo... Agora imagina jogar um mosto a 100~120ºC dentro de um balde/bombona plástica (mesmo que seja BPA-free), pense no tanto de partículas danosas q serão liberadas da tua breja... Cara, sinceramente, tem gente que me chamará de bitolado, exagerado, mas a verdade é que a maioria ignora os efeitos a longo prazo do uso do plástico principalmente em manipulações em altas temperaturas... Essa técnica "No-Chill" pra mim é uma TREMENDA FURADA.

Eu no seu lugar, compraria uma panqueca de alumínio 3/4'' (aprox. R$ 80~100) e faria um chiller de imersão ou até contra-fluxo (gastando um pouco mais) de forma caseira, vc terá uma eficiência EXTREMAMENTE SUPERIOR no resfriamento, pelo menos até uma temperatura de 40~50ºC, temperatura essa que pode ser perfeitamente resfriada até 20ºC já dentro do fermentador na geladeira, e sem esse monte de resíduo plástico danoso na sua breja... A saude agradece.

Pelo que eu li o HDPE/PEAD não libera BPA e normalmente é dito como seguro para a saúde humana. A possibilidade sempre existe, vou procurar mais estudos sobre isso, concordo com a preocupação com a saúde.

A única coisa que encontrei associada ao PEAD foi um estudo [1] que indica níveis detectáveis de químicos com "atividade estrogênica" quando utilizados com etanol ou água salinizada (não é o nosso caso mas outras substâncias que usamos podem ter comportamento semelhante) e que isso PODE ter relação com danos a saúde de crianças e adolescentes - o estudo fala sobre a presença da substância mas não há conclusão sobre o efeito na saúde.

EDIT: tem uma longa conversa no Reddit [2] sobre essa pesquisa e 2 pontos levantados: 1 - não importa se você usa "no chill" ou não, essa pesquisa é pertinente a qualquer um que use esses plásticos, mesmo frio; e 2 - a pesquisa é absolutamente inconclusiva.

Fora isso não encontrei nada. Se alguém encontrar alguma evidência de que o PEAD seja prejudicial em qualquer nível na prática de "no chill" é sempre bom compartilhar. ;)

[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3222987/
[2] https://www.reddit.com/r/Homebrewin...ure_using_plastic_equipment_ie_probably_most/
 
Eu vi em um canal que o cara inoculava e fermentava na bombona mesmo ele só trocava a tampa lisa por outra com o furo e vedante para air lock. Só ter bastante cuidado que se o mosto estiver bem quente e vedar bem creio que não teria problemas, depois caso teste posta como ficou a cerveja...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@renatoat,

Agradeço sua atenção, seus posts foram de grande valia pra mim... E isso que vc postou é o que realmente me coloca em estado de extrema atenção, quanto a a grande capacidade mimetização de efeitos estrogênicos de alguns resíduos plásticos (entre eles o BPA, mas existem outros tantos...), o dano nesse caso não é imediato e nem a médio prazo, mas sim a longo prazo, visto que os efeitos de um "pseudo-tratamento" hormonal de baixas doses constantes só aparecem após longo tempo de exposição, e esses resíduos são cumulativos...

Vou tentar achar alguma coisa no google academic que é mais acessível, uns dias atrás li um trabalho que informava que mesmo PEAD BPA-free tem a capacidade de liberar outros compostos danosos quando submetidos a altas temperaturas, vou tentar encontrar.
 
Uma dúvida q tenho sobre o método No Chill:

É comum adicionarmos lúpulos de aroma ao final da fervura, sendo q alguns são colocados no momento em que a fervura termina. Se demorarmos para resfriar o mosto (como no caso do No Chill) tais lúpulos permanecerão em uma temperatura elevada por muito tempo, o q pode prejudicar a percepção dos aromas desses lúpulos e tornar a cerveja mais amarga (com um amargor harsh inclusive, se os lúpulos de aroma tiverem muita cohumulona).

Essa explanação procede?

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 
Uma dúvida q tenho sobre o método No Chill:

É comum adicionarmos lúpulos de aroma ao final da fervura, sendo q alguns são colocados no momento em que a fervura termina. Se demorarmos para resfriar o mosto (como no caso do No Chill) tais lúpulos permanecerão em uma temperatura elevada por muito tempo, o q pode prejudicar a percepção dos aromas desses lúpulos e tornar a cerveja mais amarga (com um amargor harsh inclusive, se os lúpulos de aroma tiverem muita cohumulona).

Essa explanação procede?

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Procede.

Se o mosto estiver acima de 80ºC vai ocorrer a isomerização dos alfa-ácidos, gerando amargor e volatilizando os compostos de aroma.
 
@renatoat
Realmente essa preocupação com a saúde é muito importante, não tinha pensado nisso, também vou pesquisar mais a respeito, mas acho que se fizer o no chill apenas esporadicamente não há tanto problema.

@JuniorBolzani
Vou tentar fazer direto no balde fermentador, e posto o resultado.

Galera muito obrigado pelas respostas rápidas e tão completas, é por isso que amo esse fórum RS

:tank:
 
É comum adicionarmos lúpulos de aroma ao final da fervura, sendo q alguns são colocados no momento em que a fervura termina. Se demorarmos para resfriar o mosto (como no caso do No Chill) tais lúpulos permanecerão em uma temperatura elevada por muito tempo, o q pode prejudicar a percepção dos aromas desses lúpulos e tornar a cerveja mais amarga (com um amargor harsh inclusive, se os lúpulos de aroma tiverem muita cohumulona).

Procede.

Se o mosto estiver acima de 80ºC vai ocorrer a isomerização dos alfa-ácidos, gerando amargor e volatilizando os compostos de aroma.

Sim, talvez o maior problema relatado pelos que usam o método é a dificuldade de atingir o sabor e aroma de lúpulo característicos de estilos que pedem isso, mas tem gente que relata sucesso ao fazer cube hopping e melhor ainda se junto com dry hopping. Acho que tudo é questão de experimentar mas o que é certeza que não vai funcionar é adicionar qualquer coisa abaixo de 20min esperando flavor/aroma.

@renatoat
Realmente essa preocupação com a saúde é muito importante, não tinha pensado nisso, também vou pesquisar mais a respeito, mas acho que se fizer o no chill apenas esporadicamente não há tanto problema.

Eu vou experimentar o método e minha preocupação maior é na qualidade da cerveja (DMS, oxidação, contaminação, flavor/aroma de lúpulo, etc). Fora isso eu não vi indício suficiente de que o PEAD traga algum malefício à saúde e EU pessoalmente usaria sem problema.
 
Galera que vai tentar o procedimento, tem um teste bem simples de se fazer antes e ver se o recipiente vai liberar compostos.

Ferve um tanto de água e joga dentro do balde / recipiente.

Se soltar algum cheiro de plástico é porque tá soltando compostos.
 
Galera que vai tentar o procedimento, tem um teste bem simples de se fazer antes e ver se o recipiente vai liberar compostos.

Ferve um tanto de água e joga dentro do balde / recipiente.

Se soltar algum cheiro de plástico é porque tá soltando compostos.

Acho que todos soltam cheiro e gosto de plástico nos primeiros 1 ou 2 usos, por isso é sempre bom tentar extrair o máximo antes de usar na cerveja, seja como fermentador ou com o mosto quente. Tem discussões aqui e em outros fóruns sobre isso simplesmente para começar a usar bombona para fermentação, por exemplo.

Além disso, essas coisas que são novidades para nós já foram discutidas há quase 10 anos pela galera que está acostumada a usar o método, por exemplo:
https://aussiehomebrewer.com/threads/the-no-chill-cube-informal-water-taste-smell-test.25518/
https://aussiehomebrewer.com/threads/plastic-smell-taste-from-cubes.28135/

De qualquer forma a extração de resíduos APÓS essa limpeza inicial ainda pode ou não acontecer, só um experimento com método científico para avaliar se há resíduos e se, havendo, são prejudiciais à saúde humana.
 
Existe algum estudo que mostre o quanto aumenta o IBU por tempo em que o mosto fica acima de 80 graus?
 
Existe algum estudo que mostre o quanto aumenta o IBU por tempo em que o mosto fica acima de 80 graus?

Deve ter ... :D

Mas o Beer Smith e mesmo o aplicativo dos Brewer´s Friend tem o cálculo com ou sem resfriamento.

No geral, seria o mesmo que colocar uma adição de 80, 90 min em uma fervura de 60 min, mas daí configurando ela como 90 min. Os software aparentemente consideram fervura para fins de cálculo o tempo acima de 80ºC.
 
Deve ter ... :D

Mas o Beer Smith e mesmo o aplicativo dos Brewer´s Friend tem o cálculo com ou sem resfriamento.

No geral, seria o mesmo que colocar uma adição de 80, 90 min em uma fervura de 60 min, mas daí configurando ela como 90 min. Os software aparentemente consideram fervura para fins de cálculo o tempo acima de 80ºC.


Valeu...sei que não tem uma conta certa pois depende de muitos fatores (tempo de resfriamento, alfa acido, etc), mas gostaria de ter uma ideia...



Eu tenho o BeerSmith Mobile apenas, e lá não encontrei a opção do No Chill, para que ele calculasse automaticamente os IBUs corretamente...
 
Valeu...sei que não tem uma conta certa pois depende de muitos fatores (tempo de resfriamento, alfa acido, etc), mas gostaria de ter uma ideia...

Tem um artigo não científico mas é o mais aprofundado que vi em relação a isso no Aussie Homebrewer: https://aussiehomebrewer.com/thread...ons-after-flame-out-no-chill-whirlpool.81226/

A última versão está na segunda página.

Deve ter ... :D
Mas o Beer Smith e mesmo o aplicativo dos Brewer´s Friend tem o cálculo com ou sem resfriamento.

Eles têm opção de no chill? Da última vez que vi não tinham isso, ainda...
 
Tem um artigo não científico mas é o mais aprofundado que vi em relação a isso no Aussie Homebrewer: https://aussiehomebrewer.com/thread...ons-after-flame-out-no-chill-whirlpool.81226/

A última versão está na segunda página.


Eles têm opção de no chill? Da última vez que vi não tinham isso, ainda...

no Brewer´s Friend fica a esquerda, ao lado da lista de lúpulos. No BS eu li aqui no fórum que as últimas versões não tinham esta opção, se não me engano configurada no tipo de adição de lúpulo.
 
Acho que a maioria já citou ótimas referências nesse tópico, mas deixo meus "2 cents" de quem já fez isso na prática...

Já usei o "no chill" algumas vezes, principalmente quando terminava uma brassagem tarde da noite, no inverno. Conforme já citaram as complicações, só fiz com estilos específicos (sem lúpulos aromáticos, sem malte pilsen ou grandes preocupações com DMS) como por exemplo Stouts, que ficaram ótimas. Fazia do jeito mais preguiçoso possível: terminada a fervura e whirpool, fecha a panela e trasfega/inocula na manhã seguinte. O risco aumenta mas pela minha experiência *prática* não acho que uma noite é suficiente pra "azedar" uma panela fechada cheia de mosto. Hoje não recorro mais ao método, não pelo risco de contaminação, mas simplesmente porque ando preferindo terminar tudo no mesmo dia e com um resfriamento decente, o trabalho a mais é mínimo.
 
Esqueci de tirar foto e postar, mas fiz o "no chill" direto no fermentador, e correu tudo super bem.

Fiz uma stout, ficou muito boa hehehe.
 
Não sei, eu só cogitaria fazer esse No Chill em um fermentador de inox, mas ainda teria a questao das arruelas de silicone..... teria que ser full inox, mas poderia ter vazamentos.
Acho que no final das contas, nao faria, pois prefiro resfriar ao máximo possível em um curto intervalo de tempo e atingir uma boa temperatura de inoculaçao.
 
Esqueci de tirar foto e postar, mas fiz o "no chill" direto no fermentador, e correu tudo super bem.

Fiz uma stout, ficou muito boa hehehe.
Pode explicar os passos que você fez?

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Pode explicar os passos que você fez?

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Claro, fiz esta receita aqui:
https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/550803/ninja-oatmeal

Sanitizei o balde fermentador, e ao terminar a fervura transferi o mosto para o balde com cuidado para não fazer bolhas (para não aerar e entrar outro tipo de bactéria).

Deixei o mosto esfriar no balde lacrado por 24 horas, e após este período, aerei com uma bomba de aquário sanitizada, e inoculei a levedura.
:fro:
 
Back
Top