Lupulo em flor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduMozir

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
57
Reaction score
12
Pessoal

usei lúpulo em flor numa brassagem e achei que
houve muita perda por conta do trub que mesmo
com o whirlpool considerei excessivo, em relação
a minha primeira leva.

Vocês recomendam hop-bag para esses casos,
ou fiz algo errado mesmo ?

Usei 10g de lúpulo em flor.

Quero usar novamente mas sem perder tanta cerva...:rockin:

Valeu
 
Com flor, tem muita gente que usa sacos pra colocar o lúpulo. Ao final da fervura, é só removê-lo.

Abraço,
 
Valeu Guenter,

sábado farei o teste...

Olá @EduMozir

Como foi a experiência de usar lúpulos em flor? sentiu alguma diferença no aroma/sabor em relação ao pellet?

Alguém mais tem usado?

Pergunto pois tenho um colega voltando de viagem e pensei em trazer alguns..

Obrigado e abraços!
 
Masiero

tudo bom ?

usei o amarillo e gostei do resultado.
Usei outras vezes na fervura e dry hop,
mas agora só com hopbag....

kkkk

livres nem pensar.... abraço
 
Masiero

tudo bom ?

usei o amarillo e gostei do resultado.
Usei outras vezes na fervura e dry hop,
mas agora só com hopbag....

kkkk

livres nem pensar.... abraço

Obrigado pela resposta EduMozir, vou encomendar alguns pounds e certamente usarei hopbag (economizo cada precioso ml rs...)

Com flor, tem muita gente que usa sacos pra colocar o lúpulo. Ao final da fervura, é só removê-lo.

Abraço,

Olá @Guenther

O uso de hopbags diminui a extração dos ácidos e óleos dos lúpulos ou dá na mesma que deixá-los soltos?

Posso usar hopbags para pellets também ou não é recomendado?

Abraços e obrigado!
 
Com flor é mais necessário porque elas podem entupir válvulas, etc. Sobre o aproveitamento do lúpulo, normalmente é um pouco menor, por isso muito utilizam hop-stoppers.

No caso de utilizar hop-bags pra lúpulos em pellet, aí a utilização é menor ainda.

Eu particularmente só uso pellets, e absolutamente nunca uso bags, nem recomendo. Não consigo ver vantagem nenhuma nisso.

Abraço,
 
Olá a todos,

Ainda não usei fermentos líquidos mas parece que existe um consenso de que ele deixa a cerveja mais complexa do que o seco.

O mesmo acontece em relação aos lúpulos pellets e em flor (que foram menos processados)?

Pergunto pois tenho uma encomenda de lúpulos em flor chegando e queria aproveitar para fazer uma cerveja com o "melhor dos mundos" (fermento líquido com lúpulo em flor).

Devo esperar uma cerveja com aromas e sabores mais complexos ou é pura ilusão?

Obrigado e abraços,
 
Olá a todos,

Ainda não usei fermentos líquidos mas parece que existe um consenso de que ele deixa a cerveja mais complexa do que o seco.

O mesmo acontece em relação aos lúpulos pellets e em flor (que foram menos processados)?

Isso é extremamente relativo. A vantagem do fermento líquido é que existe uma variedade muito maior. Isso acontece porque não são todas as leveduras que suportam o processo de desidratação. Não quer dizer necessariamente que um fermento seja melhor simplesmente por ser líquido. Além disso, o fermento líquido requer uma série de cuidados no manuseio, armazenamento e processo (starter e aeração, por exemplo) que, se não forem muito bem executados podem comprometer a cerveja. O fermento seco, por outro lado, é muito mais simples: validade longa e processo simplificado (é só hidratar e usar, não precisa se preocupar com starter e aeração).

Dizer que o lúpulo em flor é sempre melhor também é uma meia verdade. Por mais que o pellet seja mais processado, ele se conserva muito melhor (ou seja, suas caraterísticas de sabor e aroma se degradam menos com o tempo). Portanto, dependendo da safra e das condições de armazenamento, o lúpulo em pellet pode ser muito melhor que um lúpulo em flor.
 
Concordo com o paulo,

Não tem sentido lógico o lúpulo em flor ser melhor do que o pellet. Pelo menos na condição em que os conseguimos. Eles tem uma superfície muito maior de contato com o ar, o que faz os óleos deles oxidarem numa velocidade muito maior do que os pellets, que estão compactados, e parte da lúpulina, de tanto o pacote sacudir no transporte pode ir se desprendendo das pétalas e indo pro fundo do pacote e isso pode gerar uma pequena incosistencia caso vc não use tudo em uma leva só. Já pra quem consegue os lúpulos extremamente frescos e mora perto de onde eles são plantados, talvez a flor tenha um estado de conservação um pouco melhor.
 
Fala pessoal!
Esse final de semana fiz uma IPA e utilizei cascade em flor,
sempre faço com pelets, mas no final de semana tinha flor disponível que quisemos experimentar.

Tivemos problemas na filtragem entupiu tudo e com whirpool a flor na assenta nem a pau, gera muitos resíduos e perde todas a limpeza que fiz no sparge.

Me parece que vai ser uma leva um pouco mais turva.

Em relação a sabor ainda não posso dizer se é melhor ou não, ela fica pronta daqui um mês, e pretendo fazer Dry com esse cascade também, e claro com hop bag. rs
 
Fala pessoal!
Esse final de semana fiz uma IPA e utilizei cascade em flor,
sempre faço com pelets, mas no final de semana tinha flor disponível que quisemos experimentar.

Tivemos problemas na filtragem entupiu tudo e com whirpool a flor na assenta nem a pau, gera muitos resíduos e perde todas a limpeza que fiz no sparge.

Me parece que vai ser uma leva um pouco mais turva.

Em relação a sabor ainda não posso dizer se é melhor ou não, ela fica pronta daqui um mês, e pretendo fazer Dry com esse cascade também, e claro com hop bag. rs

Dia 19 vou fazer uma IPA e vou usar Citra em flor para fazer o dry hop, com bag. Quando fizer o seu me diz como foi. Nunca fiz nesse esquema. Na ultima IPA fiz dry hop com pellet.
 
Eu sempre uso flor dentro de bag pra nao fazer muita sujeira no mosto.
Despedaça bem as flores, amarra um barbante pro saco ficar bem fechado e coloca um peso dentro pra ele afundar na fervura.

Tem umas "gaiolas de inox" que sao bem legais pra isso tb.
 

Attachments

  • A.B (11).jpg
    A.B (11).jpg
    17.5 KB · Views: 95
  • 81SqD5ZXF1L._SL1500_.jpg
    81SqD5ZXF1L._SL1500_.jpg
    236.8 KB · Views: 96
Eu sempre uso flor dentro de bag pra nao fazer muita sujeira no mosto.
Despedaça bem as flores, amarra um barbante pro saco ficar bem fechado e coloca um peso dentro pra ele afundar na fervura.

Tem umas "gaiolas de inox" que sao bem legais pra isso tb.
@galhardo tem idéia de onde acho essas gaiolas? Valeu pela dica!!
 
Last edited by a moderator:
Back
Top