Lama no fermentador não estava compacta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrebarreiro10

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2015
Messages
56
Reaction score
7
Pessoal,
Fiz uma Belgian blond ale com 2 kg de pilsen, 2 kg de pale ale e 2 de vienna.
densidade inicial 1051
densidade final 1020

Notei que a lama nesta minha terceira leva estava bem diferente das demais. Era uma lama menos compacta que qualquer movimento mais brusco no balde já dava uma turbidez absurda na leva.

Minha dúvida é: será que a baixa atenuação está ligada com esta lama menos compacta ??? o que pode ter causado esta diferença no fermento decantado ???
 
Pessoal,
Fiz uma Belgian blond ale com 2 kg de pilsen, 2 kg de pale ale e 2 de vienna.
densidade inicial 1051
densidade final 1020

Notei que a lama nesta minha terceira leva estava bem diferente das demais. Era uma lama menos compacta que qualquer movimento mais brusco no balde já dava uma turbidez absurda na leva.

Minha dúvida é: será que a baixa atenuação está ligada com esta lama menos compacta ??? o que pode ter causado esta diferença no fermento decantado ???

Não... pelo contrário, cepas de levedura menos floculante (que permanecem em suspensão no líquido por mais tempo e formam uma lama menos compacta) tendem a atenuar mais.

O US-05 é um fermento de floculação média, ele precisa de um tempinho considerável a frio pra baixar e formar uma lama mais compacta.

Vc teve algum problema de atenuação, ou a cerveja ainda não terminou de fermentar. A FG está muito alta pra OG e pra quantidade de fermento que vc usou...

Se vc quiser pode dar detalhes de como conduziu sua fermentação, dias, temperaturas, como procedeu, etc.. pra podermos tentar identificar o que houve. Se houve algo incomum na brassagem que possa ter deixado amido no mosto ou tenha feito uma mosturação muito quente e deixado muitos açucares não fermentáveis, também.

Abraço
 
O que eu fiz de diferente nesta leva foi o seguinte: estava com problemas de álcool superior e então fiz fermentação primária por 5 dias em 17ºC e depois secundária por 5 dias em 23ºC.

Essa foi a única diferença no processo em relação as outras levas.

Pode ter sido isso ?
 
Hidratei fermento... sem starter !!

Já li que o ideal seria 3 pacotes para esta OG e volume no fermentador.
 
Isso de ficar mais ou menos compactado depende do fermento, do tempo, etc.

S-04 por exemplo normalmente forma uma massa sólida. US-05 já é menos. Pega uma cepa de Weiss ou Wit.... BEM menos.

Abraço,
 
Back
Top