Lag Time muito alto por temperatura muito fria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alan1

Well-Known Member
Joined
Mar 14, 2014
Messages
75
Reaction score
19
Fiz uma lager no domingo a noite, coloquei para fermentar entre 9o e 11o
Na terça-feira eu fiquei encucado porque não havia começado atividade no airlock. Aí eu fui me tocar que tinha colocado o fermento errado, ao inves de colocar o Saflager S23(para lager) eu coloquei o Safale S04(para ale) - sim...confesso que eu estava bebendo no domingo.

Então eu li aqui - http://brewerschoice.com.au/saf-yeasts/ - que o Safale S04 pode fazer "pseudo-lagers" entre 15oC e 16oC, e ajustei a temperatura do termostato. Mas mesmo assim não surgiu atividade, e então aumentei mais um pouco a temperatura para 16o-17o

Ontem a noite não tinha começado ainda atividade no airlock e então hoje de amanhã acordei decidido a colocar mais algum fermento.... mas no que eu abri a geladeira vi que havia atividade no air lock, só que não muito vigorosa.

Pergunto, o que eu faço? Deixo assim e aguardo? Taco mais fermentos?
 
Aumenta a temperatura pra 18 graus, sacode o fermentador, e espere.

Se não borbulhar, tá com problema de vedação.

O fermento não morreu porque colocaste ele a 8 ou 9 graus.

Abraço,
 
Valeu Guenther! Vou fazer isso chegando em casa.
 
Pois então.... continuo com problema nessa leva

Sumarizando: Coloquei para fermentar um fermento ale numa temperatura de lager(por burrice mesmo). Quando eu percebi, aumentei a temperatura e depois de uns dias a fermentação pegou no tranco.

Coloquei esse balde a temperatura ambiente desde o dia 9 e até hoje eu percebo que a fermentação ainda está acontecendo (2 semana e meia).
O airlock não está borbulhando mais, mas sempre está desnivelado, por mais que eu nivele. Ou seja, está sendo formado CO2 continuamente. E ainda está com off-flavor de diacetil.

Estou preparando um starter com fermento Red Star Pasteur Champagne e pretendo jogar no balde entre hoje e amanhã. Faço bem?
 
Alan, você tem medido a gravidade?

Qual seria a a gravidade final esperada? e como está?

Qual exatamente é o objetivo de inocular um "Red Star Pasteur Champagne"? O que você planeja com isso?
 
Olá Paulo,
medi uma vez só, mas parei quando percebi que ainda tinha atividade no airlock.
Eu estou fazendo um wet pak (misto de extrato e all grain) -> esse aqui: http://www.countrybrewer.com.au/products/Wetpak-Southern-Lager.html
E aí não tenho nenhuma informaçao de gravidade do fabricante...

Bem... eu tive essa ideia de inocular um "Red Star Pasteur Champagne" ao lidar com um hidromel que parou a fermentaçao numa SG muito alta.... aí eu encontrei essa recomendaçao
http://home.comcast.net/~mzapx1/FAQ/StuckFerm.pdf

E pensei... po, já que vou fazer isso no hidromel, vou fazer nessa cerveja tambem. Meu raciocinio é que a inoculaçao faria com que o diacetil e alcoois superiores fossem absorvidos mais rapidamente.

Eu sei que essa cerveja não vai ficar grandes coisas.... minha esperança é só diminuir o off-flavor para ficar ao menos razoavel
 
Back
Top