KOLSCH e SAISON Fermentadas na mesma temperatura: PODE?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Bom dia pessoal
Esta é minha primeira postagem e gostaria muito da contribuição de vocês, pois sou bem iniciante na arte de fazer cerveja.
Vou fazer 2 brassagens visando a festa de meu aniversário. Queria fazer uma Saison e uma Kolsch. Porém como vou fazer as duas juntas e só tenho uma geladeira, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do ciclo de temperatura de fermentação e maturação.
Fermentação:
- 2 dias a 18 graus
- 2 dias a 20 graus
- 2 dias a 22 graus
- 2 dias a 24 graus
Maturação:
- 7 dias a 10 graus
- 7 dias a 2 graus

Posso fazer este mesmo ciclo de fermentação para estes dois estilos?

Obrigado desde já!!!
 
Primeiro você tem que dar uma olhada na temperatura de trabalho de ambas as leveduras a serem utilizadas. Caso trabalhem numa mesma faixa, já facilita o seu trabalho.

Posteriormente, tem que ver o que essas temperaturas podem implicar no sabor da sua cerveja. Existem bons tópicos com essas informações aqui no forum.
 
Pretende fermentar as duas ao mesmo tempo na mesma geladeira?
 
Bom dia pessoal.
Obrigado pelas respostas.

@Leonerd - pretendo aproveitar a geladeira, que estará fazendo uma Saison para fazer a outra também.

@peterthomasu - O ciclo de temperatura é baseado na produção da Saison. Lendo bastante coisas defini esse ciclo. Pelo que li, para criação dos esteres que dão o sabor frutado na Saison é necessário o aumento da temperatura. Está correto?

@Scaranello - Os fermentos a principio serão:
Saison: Belle Saison - Lallemand.
Kolsch: US 05

Quanto aos fermentos, não sei se estes são os melhores. Alguma sugestão?

Na aba de Receitas eu publiquei as duas receitas para comentários. Agradeceria se olhassem e dessem opniões também!

Valeu pelas dicas
 
Bom dia pessoal
Esta é minha primeira postagem e gostaria muito da contribuição de vocês, pois sou bem iniciante na arte de fazer cerveja.
Vou fazer 2 brassagens visando a festa de meu aniversário. Queria fazer uma Saison e uma Kolsch. Porém como vou fazer as duas juntas e só tenho uma geladeira, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do ciclo de temperatura de fermentação e maturação.
Fermentação:
- 2 dias a 18 graus
- 2 dias a 20 graus
- 2 dias a 22 graus
- 2 dias a 24 graus
Maturação:
- 7 dias a 10 graus
- 7 dias a 2 graus

Posso fazer este mesmo ciclo de fermentação para estes dois estilos?

Obrigado desde já!!!

1º - só é possível controlar a temperatura de 1 cerveja em uma geladeira. A temperatura interna da geladeira não é a mesma do líquido. As leveduras serão diferentes, os mostos serão diferentes, e logicamente as temperaturas de fermentação serão diferentes. É possível fazer cerveja assim? sim, claro. Melhor que sem controle de temperatura. Mas tenha em mente que tu só estará controlando efetivamente no máximo 1 dos 2 fermentadores.

2º - se tu trabalhar com leveduras "convencionais" para estes estilos de cerveja, não são 2 cervejas que "pedem" regimes de fermentação similar. A kolsch é considerada uma cerveja híbrida, que se beneficia de temperaturas relativamente baixas para ales (eu usaria 15 ~ 16ºC inicialmente), sendo uma cerveja bem limpa. A saison vai pro outro lado, seu perfil é caracterizado pelos aromas e sabores provenientes de fermentação, e geralmente o regime de fermentação são com temperaturas mais altas.
 
@tiefensee

Perfeita explicação. Obrigado pelos comentários!

A kolsch ficará para a próxima!


Valeu!
 
marcelo, apesar de não ser o ideal, acredito que você possa fazer as duas simultaneamente (ou quase), sem impacto significativo
o perfil do US-05 é limpo, e se brassar a kolsch uns dias antes, creio que dê pra casar os cronogramas e passar a controlar o termostato a partir da saison
 
Dependendo da temperatura de onde você mora, você consegue fermentar a saison em temperatura ambiente.
 
@karkassa
Dá pra fazer isso sim. Muito interessante. Obrigado pela dica

@lpera
Mesmo com o calor que está fazendo? Vou fazer na casa dos meus pais e lá o clima é muito quente durante o dia e esfria a noite. Valeu pela dica!
 
@karkassa
Dá pra fazer isso sim. Muito interessante. Obrigado pela dica

@lpera
Mesmo com o calor que está fazendo? Vou fazer na casa dos meus pais e lá o clima é muito quente durante o dia e esfria a noite. Valeu pela dica!

Então, um amigo meu tem um banheiro no apartamento dele em que a temperatura fica constante em 22-24 graus. Nesse caso eu inocularia perto dos 20 e deixaria subir. No maximo colocaria em um balde, caixa com gelo e agua para que nao suba mais do que 24-25.
 
Back
Top